Haikyuu!! vai acabar???
Weekly Shounen Jump #48 (28/10/2019)
Dr. Stone c127 (Capa e Página Colorida de Abertura)
Dr. Stone reboot: Byakuya c01 (Mini-Série, 9 Capítulos)
01 – One Piece c960
02 – Kimetsu no Yaiba c180
03 – Boku no Hero Academia c248
Haikyuu!! c370 (Página Colorida)
04 – Jujutsu Kaisen c81
05 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c133
06 – Mitama Secu-Ri-ty c10
07 – Black Clover c226
Tokyo Grin Horror Channel (Página Colorida, One-shot de Tadachi Nakama)
Yuragi-sou no Yuuna-san c181 (Página Colorida)
08 – Yozakura-san Chi no Dai Sakusen c10
09 – Chainsaw-man c44
10 – Act-Age c87
11 – Yui Kamio wa Kami wo Yu c32
12 – Futari no Taisei c23
13 – Samurai 8: Hachimaru-den c24
14 – Tokyo Shinobi Squad c21
15 – Beast Children c22
Ausentes: Yakusoku no Neverland c156 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump (04/11/2019):
Capa e Página Colorida de Abertura: Act-Age
Página Colorida: Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai, Mato Seihei no Slave (Capítulo especial de la Shounen Jump +) e Shirosugi! Aku no Soshiki (One-shot de Tatsuya Hatakeyama)
Ausentes: Boku no Hero Academia c249 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Dr.Stone, Página Colorida de Abertura
Começando pelos mangás não ranqueados tivemos capa e página colorida de abertura para Dr.Stone, que também lançou uma mini-série que durará 9 capítulos – Comentei sobre essa mini-série na semana passada –. Também tivemos página colorida para Haikyuu!!, que anunciou seu arco final, uma notícia que acordou surpreendendo todo mundo. Por isso semana irei me dedicar um pouco mais a série de vôlei, mesmo tendo recebido uma página colorida, aliás, Yuragi-Sou no Yuuna-San também recebeu página colorida. Yakusoku no Neverland essa semana teve uma pequena pausa. Hunter x Hunter continua em hiato (Oh novidade!)
O anúncio que Haikyuu!! está no seu arco final pegou muitas pessoas de surpresas, inclusive levando a série em primeiro lugar nos Trending Topics do Twitter no Japão. Para quem não sabe, o nosso querido mangá de vôlei acabou de passar por um time-skip muito importante e mudou completamente a sua narrativa: Muitos esperavam que seria o início de uma sequência de arcos no mundo adulto, porém, parece que não: O autor de Haikyuu!! decidiu dar esse pulo narrativo justamente para iniciar o arco que irá encerrar a série. Porém o que isso significa para o mangá? Primeiro devemos lembrar que um arco de Haikyuu!! pode facilmente durar 2 à 4 anos, depende de quanto tempo irá durar a preparação para o torneio e as partidas do torneio, que provavelmente resultarão na vitória de Hinata. Por isso, isso não significa que a série irá acabar próximo ano, muito pelo contrário, a série muito provavelmente deve acabar entre 2021 e 2023.
Ainda é cedo para dizer quais são os reais planos do autor nesse último arco: Muitos dizem que irá ter um último torneio professional, outros apostam nas olimpíadas de 2020, que será em Tóquio, por isso, apostam que a série terá um segundo time-skip, as teorias são tantas e somente nas próximas semanas poderemos saber qual é a verdadeira, mas essa notícia já tem um dado concreto: A Weekly Shonen Jump precisa encontrar um substituto para Haikyuu!! – Um novo mangá de esporte que tenha uma popularidade alta, mesmo não seja tão grande quanto a de Haikyuu!!. Atualmente a revista não tem nenhum mangá de esporte bem estabelecido e é necessário, nos próximos três anos, encontram uma série consiga ocupar o espaço que será deixado em aberto. É uma corrida contra o tempo.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que já vendeu 9.24 milhões de cópias esse ano, uma quantidade superior à aquela de 2018, no qual vendeu 8.1 milhões de cópias. Vi algumas pessoas festejam esse fato. Então meus amigos, eu sempre disse que as vendas dos mangás estão caindo por um fator muito simples: Muitas pessoas estão deixando de comprar os volumes físicos para comprar os volumes digitais. Ainda é cedo para dizer que a leitura em papel irá morrer, vemos nos livros um movimento de contraparte por parte da leitura cartácea, no qual, muitas pessoas ainda preferem folhear o livro, do que ler em um Tablet, Computador ou Celular. Deste modo, é possível que em um determinado momento essa migração termine, e as duas mídias consigam conviver, porém, por enquanto estávamos vendo uma queda de vendas da mídia física e um possível aumento da mídia digital.
Então, o que significa esse aumento de ONE PIECE? Nada. As suas vendas provavelmente ainda estão caindo ou, se quisermos ser positivos, continuaram a mesma. Então, como a série conseguiu aumentar de 1 milhão de cópias? É uma questão que muitos esquecem de contar quando veem as vendas totais e eu sempre tento lembrar na minha análise das vendas anuais: A quantidade de volumes lançados. Em 2018, ONE PIECE lançou 3 volumes (88, 89 e 90), enquanto esse ano acabaram sendo lançados 4 volumes(91, 92, 93 e 94). Obviamente, se lance mais volume, acabe vendendo mais. Por isso, ONE PIECE não aumentou de vendas. Porém isso não significa que a série ainda venda muito bem, sejamos sinceros, 9 milhões de cópias em 11 meses é um resultado espetacular e almejado por muitas séries.
Em segundo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que vendeu 9.23 milhões de cópias, e deve conseguir com o mês de novembro, superar ONE PIECE em vendas. É um resultado realmente fantástico, já que, se não me engano, somente Death Note conseguiu superar ONE PIECE em vendas anuais*. Isso no ano que a série acabou sendo encerrada. Por isso, é realmente um grande feito alcançado pelo mangá, que provou que com um anime de altíssima qualidade, a Shounen Jump ainda pode demonstrar que seus mangás são extremamente relevantes ao mercado. Lembrando que Kimetsu no Yaiba, muito provavelmente está entrando no seu último arco, mesmo tendo uma possibilidade que seja prorrogado (Yakusoku no Neverland e Haikyuu!! já anunciaram seu fim, enquanto Kimetsu no Yaiba ainda não). Como comentei na semana passada, e muitos concordaram comigo nos comentários, eu acho improvável que Kimetsu no Yaiba continue nesse arco, o autor está fechando muito bem a série.
Em terceiro lugar tivemos Boku no Hero Academia, que vendeu cerca de 4,35 milhões de cópias, um ótimo resultado, levando em conta que a série esse ano não ganhou nenhum estímulo externo, como uma nova temporada (Sim, acabou sendo lançada em outubro, mas na maioria do ano não teve nenhum estímulo externo). Boku no Hero Academia se encontra em uma situação estável, no qual não corre nenhum risco de cancelamento. O mangá é um dos pilares da revista, e sinceramente deve continuar nessa posição pelos próximos dois anos: Temos atualmente três pilares certos Haikyuu!!, Boku no Hero Academia e ONE PIECE, e no caso, um mangá que tem TUDO, mas TUDO para ser um pilar: Kimetsu no Yaiba, porém essa dúvida, se a série está realmente terminando, deixando a situação em aberto. O destaque dado pelos editores é de um pilar. Talvez a série seja uma exceção a regra: Um pilar que tem uma duração pequena.
Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que vai ter seu próprio espaço na Jump Fiesta, evento normalmente dedicado a série da WSJ que tem anime, o que praticamente garante que o mangá irá receber, ao menos uma OVA no evento. O mais provável é que vejamos o anúncio do seu anime. O estúdio ainda é um mistério, mas muito provavelmente os editores esperam que Jujutsu Kaisen tenha um aumento de vendas altíssimo (três vezes), por isso pode chegar a um aumento similar ao de Boku no Hero Academia e Yakusoku no Neverland, se tornando assim um forte candidato a pilar da revista, destronando de uma vez por todas Haikyuu!!, que atualmente não tem mais a importância que tinha a dois ou três anos atrás. Jujutsu Kaisen tem um grandíssimo potencial, sem anime praticamente vende igual a Black Clover, por isso, suas vendas podem aumentar MUITO com o anime. Tudo dependerá do trabalho entre o estúdio escolhido e os editores da Weekly Shonen Jump.
Em quinto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que se encontra em uma situação estável. Em sexto lugar tivemos Mitama Secu-Ri-ty, que conseguiu uma ótima colocação, e ainda por cima recebeu nas edições anteriores um capítulo duplo: Podemos dizer que os editores estão apoiando Mitama. Eu não vou dizer ainda é a série é um sucesso, pois já vimos casos de comédia sendo bem classificadas, depois venderem muito mal e serem transferida (Cof Cof Jimoto Ga Japan & David-Kun Cof COf). Os editores estão tão desesperados em lançar uma comédia de sucesso, que estão dando um grande destaque para qualquer uma que seja lançada. Por isso, irei esperar o lançamento do seu primeiro volume para dizer se a série é um sucesso ou um fracasso. Porém, tenho que assumir que estou muito otimista sobre o futuro da série de comédia.
Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que continua em uma situação estável na revista. O seu anime é um sucesso e o mangá tem boas vendas. É um típico mangá de meio de tabela. Tabata Yuuki é um autor que se esforçou demais para lançar uma série de sucesso, e acredito que merece todo o sucesso que está conseguindo com Black Clover. Em oitavo lugar tivemos Yozakura-San Chi no Dai Sakusen, a outra nova série: O mangá não está recebendo posições tão boas quanto a de Mitama Secu-Ri-ty, contudo está sendo classificado acima de séries novatas bem estabelecidas, como Chainsaw-man e Act-Age, por isso, podemos ver uma boa fé por parte dos editores. É muito provavelmente que a série consiga superar a marca de 4 volumes, porém devemos esperar as vendas do primeiro volume antes de dizer se é um sucesso ou um fracasso, de qualquer modo, Yozakura-San começou com o pé direito. Para mim a série irá ter um começo lento, mas aumentará volume após volume, como aconteceu com Act-Age.
Tokyo Grin Horror Channel, One Shot
Em nono lugar tivemos Chainsaw-man, que vai sobrevivendo. A série está aumentando de vendas, entregando capítulos interessantes e conquistando novos leitores todas as semanas. Ainda é cedo para pensar em um anime, mas quem sabe, daqui a um ano, não estejamos a comentar sobre qual estúdio irá adaptar o mangá. Em décimo lugar tivemos Act-Age, que também vem entregando capítulos de altíssima qualidade. A série vai ganhar capa e página colorida de abertura na próxima semana, entretanto, não vai ter um anúncio importante, somado ao fato que não a Shueisha não reservou um espaço próprio para a série na Jump Fiesta, é muito improvável que tenhamos um anúncio do anime (Improvável, mas não impossível). Além disso, seria muito estranho que a série recebesse um anime antes de Jujutsu Kaisen, que teve uma recepção muito melhor. Acredito que Act-Age irá ter seu anime anunciado no fim do primeiro semestre ou no começo do segundo semestre, com um possível lançamento no mês de janeiro de 2021.
Em décimo primeiro lugar tivemos Yui Kamio wa Kami wo Yui, que corre risco de ser cancelado na próxima leva – E levando em conta que os editores estão realmente demorando para lançar a leva, as chances de um cancelamento de Yui Kamio wa Kami wo Yui aumentam – mas eu ainda acredito que a série irá sobreviver até 2020, sendo cancelado juntamente com Samurai 8 na leva de fevereiro-março. Em décimo segundo lugar tivemos Futari no Taisei, que se fosse em 2012 já teria sido cancelado faz 1 mês, mas os editores por algum motivo não estão cancelando os três novatos (Beast Children e Tokyo Shinobi Squad) que deram errado: Devem estar preparando algo de muito grandioso para a próxima leva. Depois tivemos respectivamente Samurai 8, Tokyo Shinobi Squad e Beast Children. Esses dois últimos estão fazendo hora extra e deveriam já ter sido cancelados. Quanto mais demora a leva para estrear, mais provavelmente seja que essa nova leva tenha mais de três mangás, por isso, aumenta o risco de cancelamento de Yui Kamio wa Kamio wo Yui e Samurai 8.
*Em 2006, Death Note vendeu mais que ONE PIECE, contando as vendas anuais. Shingeki no Kyojin também chegou a estar próximo a superar ONE PIECE, inclusive vendendo bem mais que Kimetsu no Yaiba esse ano, porém naquela época ONE PIECE vendia MUITO MAIS, já que ainda estava sentindo o efeito do boost de vendas de Marineford. Em contraponto, Kimetsu no Yaiba está vendendo 9.23 milhões SEM CONTAR as vendas digitais, então a série na verdade pode estar vendendo muito mais. Sobre vendas de um ÚNICO VOLUME – O mangá Josei, NANA, por um período vendeu mais que ONE PIECE, mas por lançar poucos volumes ao ano, não conseguia vender mais que a série nas vendas anuais –.