Samurai 8 respira?
Weekly Shounen Jump #47 (21/10/2019)
Chainsaw-man c43 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – One Piece c959
02 – Dr. Stone c126
03 – Yakusoku no Neverland c155
04 – Black Clover c225
Act-Age c86 (Página Colorida)
05 – Kimetsu no Yaiba c179
06 – Boku no Hero Academia c247
Spy x Family (Página Colorida, Capítulo Especial vindo da Shounen Jump +)
Mitama Secu-Ri-ty c08-09 (“Primeiro Rank”, Capítulo Duplo)
07 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c132
08 – Jujutsu Kaisen c80
09 – Yozakura-san Chi no Dai Sakusen c09
10 – Samurai 8: Hachimaru-den c23
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c180
12 – Tokyo Shinobi Squad c20
13 – Kamio Yu wa Kami wo Yui c31
14 – Beast Children c21
15 – Futari no Taisei c22
Ausentes: Haikyuu!! c370 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Previa da Weekly Shounen Jump #48
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Dr. Stone
Pagina Colorida: Yuragi-sou no Yuuna-san, Haikyuu!!, Tokyo Grind Horror Channel (One-Shot de Tadaichi Nakama)
Ausente: Yakusoku no Neverland
Extra: Dr. Stone Reboot: Byakuya (Nova Mini-Serie de Boichi, 9 capítulo)
Começando pelos mangás não ranqueados, como capa e página colorida de abertura tivemos Chainsaw-man, que está preste a completar 1 ano de vida. A série conseguiu agradar um público bem específico da revista, que considero o mangá uma obra diferente, porém ao mesmo tempo a sua simplicidade narrativa e seu humor relacionado à mulheres, beirando ao ecchi, acabou afastando alguns leitores. Chainsaw-man é uma obra com potencial, mas que por seu estilo narrativo, não deve conseguir explodir em sucesso como Kimetsu no Yaiba e Boku no Hero Academia, por exemplo. Mas pode se tornar uma boa obra de zona intermediária.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que depois de duas semanas ausentes, a série retornou para a revista em primeiro lugar: Obviamente os editores escolheram muito bem a colocações de ONE PIECE – A série deveria retornar na primeira colocação depois de uma semana ausente, não podia voltar em terceiro ou quarto, como á algumas semanas atrás. Lembrando que muito provavelmente a edição perde leitores quando ONE PIECE está ausente; tem muita gente que só compra a WSJ para ler ONE PIECE, no máximo lê um ou dois mangás além da série de Eiichiro Oda. É como eu sempre digo: O pilar é um mangá que quando está ausente pode prejudicar as vendas da revista.
Muitas pessoas (principalmente a geração mais nova) começaram a se apaixonar pela WSJ por causa de Boku no Hero Academia. Um grande público feminino começou a se interessar pela revista justamente por causa de Kuroko no Basket e depois Haikyuu!!, tornando os dois mangás pilares. Agora, com o aumento absurdo em vendas de Kimetsu no Yaiba, a série deve ter atraído muitos leitores: Por isso eu considero o mangá o mais novo pilar da revista. Um pilar não é um mangá que vende muito bem, se não Hunter x Hunter também seria, mas sim uma série que sustenta CONSTANTEMENTE a revista, convencendo um grande número de pessoas a comprarem a Weekly Shounen Jump. Isso que faz de ONE PIECE, Boku no Hero Academia, Haikyuu!! e Kimetsu no Yaiba um pilar.
Em segundo lugar tivemos Dr.Stone, que na próxima semana irá receber uma mini-sériespin-off de 9 capítulos na revista: Os editores continuam apostando alto na revista, PORÉM, agora irei defender o mangá. Lançar uma mini-série que será desenhada pelo próprio Boichi não é um problema realmente. Vai diminuir a colocação de algum mangá? Muito provavelmente, porém não trará grandes danos a revista, muito pelo contrário, pode ajudar a aumentar a sua popularidade, pois novos leitores, podem decidir ler a mini-série, gostar e começarem assim a ler Dr.Stone. Para mim é uma situação WIN-WIN, que só vai trazer benefícios tanto para a série quanto para a revista. É importante porém os editores não exageraram com a mini-série e dar várias páginas coloridas.
Já sobre o anime de Dr.Stone, tenho péssimas notícias: O primeiro volume vendeu cerca de 600 cópias, um resultado baixíssimo, e deve superar por pouco a quantidade de 1000 cópias no seu “lifespan”. É importante deixar claro que o streaming atualmente é mais importante que as vendas do Blu-Ray, inclusive, Yakusoku no Neverland vendeu um pouco mais de 1000 cópias no seu primeiro volume e mesmo assim ganhou uma segunda temporada; provavelmente Dr.Stone vai ganhar uma segunda temporada, porém essa venda baixa é uma prova que o anime também não conseguiu ser um grandíssimo sucesso, mesmo tendo ajudado em popularidade o mangá e ter tido uma recepção positiva. Podemos considerar o anime de Dr.Stone um moderado sucesso, que deve ter sido um pouco abaixo do esperado pela Shounen Jump, mas também não deve ter decepcionado completamente a revista. Eu diria que as vendas do seu anime correspondem com a popularidade prévia do mangá.
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que continua sua caminhada para o encerramento. A série concluiu o desenvolvimento de um dos seus principais personagens e agora está entrando em um momento de ação frenética, inclusive os autores parecem que vão dar uma pequena respirada na próxima semana antes de escrever uma sequência de capítulos emocionantes (ao menos assim esperamos). Yakusoku no Neverland está realmente chegando ao seu fim, e não acredito que vá impactar tanto assim seu adeus à revista: Os editores estão apostando bem mais em Kimetsu no Yaiba. Em quarto lugar tivemos Black Clover, que continua estável na revista, com seu anime em exibição. Sejamos sinceros, eu não tenho realmente muito o que comentar sobre a série. Black Clover está em uma situação bem confortável.
Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que continua aumentando suas vendas. Porém esse capítulo acredito que tenha sido extremamente importante para a série, já que tivemos a morte de alguns personagens importantes (Não entrarei em detalhes para evitar spoilers – nem nos nomes e nem na quantidade de mortos -). Inclusive é estranho os editores terem colocado a série em uma colocação tão baixa, mesmo com um capítulo tão relevante. Normalmente Kimetsu no Yaiba está entre os três primeiros colocados, mas essa semana, no qual tivemos a morte de alguns personagens, colocaram a série em quinto lugar. Provavelmente não acharam necessários classificar a série bem para esse capítulo. Em relação a série está acabando; Eu sou totalmente ciente dessa possibilidade, inclusive comentei algumas vezes nas análises anteriores, porém, existe uma possibilidade que a série acabe sendo estendida mesmo assim. Por isso, eu deixo a situação de Kimetsu no Yaiba em aberto, mesmo sendo muito mais provável o seu encerramento em breve.
Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que começou um novo arco que pode ser muito importante para o desenvolvimento de dois personagens “core”. Inclusive algumas pessoas suspeitam de um time-skip – Aliás, à algumas semanas que tem essa teoria em atividade que Boku no Hero Academia talvez tenha um time-skip, o que não seria uma estratégia ruim por parte do autor. Quem sabe pular diretamente para o terceiro ano. Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que se encontra em uma situação bem confortável. Este é um outro mangá que pode terminar a qualquer momento, porém, também pode ser estendido ao infinito, por isso, eu prefiro não prever o seu encerramento: Aprendi com Nisekoi e depois com Gintama, que algumas séries são realmente complicadas de prever um encerramento. É melhor esperar um anúncio oficial, como já aconteceu com Yakusoku no Neverland (que anunciou que o arco atual é o seu clímax).
Em oitavo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua em uma situação confortável, mesmo não recebendo tanto destaque por parte dos editores. A série já está quase alcançando Black Clover em vendas, mesmo sendo um anime, um resultado espetacular. Em nono lugar tivemos Yozakura-San Chi no Dai Sakusen; é uma colocação ruim, porém eu ainda não me preocuparia tanto. A série não está entre os últimos colocados, e mesmo tendo chance de ser cancelado (como qualquer novato tem), é melhor esperar ao menos a próxima TOC antes de definir com certeza qual será o futuro da série. O seu companheiro recebeu dois capítulos em uma edição, o que demonstra que os editores gostaram do mangá: Também não é uma certeza de salvação, mas eu acredito que veremos os dois mangás dessa nova leva sobrevivendo, mesmo que não devem ser um sucesso imediato em vendas. Não parecem ter uma popularidade explosiva.
Em décimo lugar tivemos Samurai 8, que conseguiu não estar entre os cinco últimos colocados essa semana, uma boa notícia? Não. Simplesmente é uma garantia que a série não será cancelada na próxima leva, mas eu já tinha previsto isto nas semanas anteriores. Samurai 8 deve chegar a ter cinco à seis volumes. A série corre mais risco em ser cancelado na leva de Fevereiro/Março. Por enquanto, Samurai 8, principalmente por causa do nome de Masashi Kishimoto, não deve ser cancelado. Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que acabou sendo mal classificado, mas não estar correndo risco de cancelamento. O mangá inclusive vai receber página colorida na próxima semana, o que já deve servir como prova que a série não está nos planos de cancelamento dos editores, ao menos pelos próximos 4 meses.
Em décimo segundo lugar tivemos Tokyo Shinobi Squad, que deu uma respirada, mas deve ser cancelado. Em décimo terceiro lugar tivemos Kamio Yu wa Kami wo Yui, que para mim sobreviveria a essa próxima leva, mas esssa colocação abaixo de Tokyo Shinobi Squad, me fez duvidar: E se os editores estrearem quatro mangá nessa leva, e em fevereiro tivermos o retorno de Hunter x Hunter e a estreia de somente um novato, com o cancelamento de Samurai 8? É uma possibilidade real. Por isso, pode ser que Kamio Yu wa Kami wo Yui acabe sendo cancelado na próxima leva. Em penúltimo lugar tivemos Beast Children, que também deve ser cancelado, e em último lugar tivemos Futari no Taisei, que também será cancelado, para a tristeza de Luís Garrido.