Go Big or Go Home
Essa TOC adotarei uma estratégia diferente: Irei comentar principalmente de dois mangás; Kimetsu no Yaiba e Haikyuu!!, já que esses dois mangás tiveram um conteúdo muito importante nessa semana. Já as demais séries irei comentar mais rapidamente. Para saber a situação mais em específico desses mangás, recomendo ir na TOC da semana passada, no qual reservei um paragrafo para cada um dos mangás presentes na revista:
Weekly Shounen Jump #46 (12/10/2019)
Boku no Hero Academia c246 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Kimetsu no Yaiba c178
02 – Haikyuu!! c369
03 – Dr. Stone c125
04 – Black Clover c224
Jujutsu Kaisen c79 (Página Colorida)
05 – Yozakura-san Chi no Dai Sakusen c08
06 – Yakusoku no Neverland c154
Boku no Hero Academia: Team Up Mission (Página Colorida, Capítulo Especial vindo da Saikyo Jump)
07 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c131
Mitama Secu-Ri-ty c07 (Pré-Rank)
08 – Yuragi-sou no Yuuna-san c179
Jump Gag Festival
09 – Chainsaw-man c42
10 – Act-Age c85
11 – Kamio Yu wa Kami wo Yui c30
12 – Samurai 8: Hachimaru-den c22
13 – Futari no Taisei c21
14 – Beast Children c20
15 – Tokyo Shinobi Squad c19
Ausentes: One Piece c959 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Previa da Weekly Shounen Jump #47
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Chainsaw-man
Pagina Colorida: Act-Age, Spy x Family (Capítulo especial vindo da Shounen Jump +)
Ausentes: Haikyuu!!, Hunter x Hunter (Hiato)
Extra: Mitama Secu-Ri-ty (capítulo duplo, 34 páginas no total)
Página Colorida de Abertura, Boku no Hero Academia.
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida de abertura para Boku no Hero Academia, que está lançando a sua nova temporada, que todo mundo espera que seja um grande sucesso. Jujutsu Kaisen também ganhou página colorida, e Mitama Security recebeu o seu pré-rank, que acabou sendo uma posição boa, mas o fato que vai receber páginas extras na próxima semana dá a entender que a série acabou sendo bem recebida pelo público.
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que continua aumentando suas vendas: O seu último volume terminou o estoque em praticamente 1 semana, demonstrando como suas vendas foram altíssimas. Eu sempre repito, que tirando alguns casos especiais (como venda do primeiro volume ou um boost surpresa), é uma boa notícia que o mangá vendeu acima do esperado. Porém, em casos como o de Kimetsu no Yaiba, que todo mundo já esperava que a série vendesse acima de 600 mil cópias esse volume (já que o anterior alcançou esse valor), eu considero mais um erro dos editores que pode prejudicar suas vendas.
Kimetsu no Yaiba é um sucesso absoluto, inegável, e já se tornou um novo pilar da revista – Corre risco de acabar em breve? Sim, mas vamos esperar os próximos capítulos antes de definir algo – Deste modo, os editores sabiam que a série vendia muito, por qual motivo imprimir somente 400/450 mil cópias? A Shueisha ultimamente vem errando bastante nesses cálculos, a prova é a quantidade enorme de REPRINT que várias obras receberam esse mês. Alguns de vocês devem se perguntar, qual é o problema da Shueisha cometer esses erros? É só imprimir mais. As reimpressões tendem a durar 2 semanas, por isso tem um período de 15 dias que as lojas ficam SEM O VOLUME, ou com uma quantidade pequena. Muitas pessoas para não deixar de ler a série, pode decidir procurar na internet, deste modo, a série acaba perdendo um comprador.
Lembrando que Kimetsu no Yaiba vai ganhar um filme, que vai cobrir um dos arcos do mangá, por isso será um dos poucos filmes da história de uma adaptação de um mangá que não será totalmente “filler”. O filme ainda não tem data de estreia, mas é especulado que será lançado no Q4 de 2020. A sua produção começou antes da primeira temporada começar, por isso pelo tempo (praticamente 1 ano e meio para ser lançado) podemos esperar uma animação de altíssima qualidade. Já a segunda temporada ainda não tem nenhuma previsão de estreia, eu acredito que será em abril de 2022, sinceramente. Pelo menos esse esquema de lançamento deve manter a série ativa pelos próximos três anos, o que é um bom resultado. Espero mesmo que Kimetsu no Yaiba não acabe logo, para a WSJ pode recolher os frutos desse enorme sucesso.
Página Colorida, Boku no Hero Academia.
Em segundo lugar tivemos Haikyuu!!, que surpreendeu todo mundo com um grande “plotwist” – Algumas pessoas previram o que ia acontecer, mas a grande maioria não. Antes de comentar em maiores detalhes sobre o roteiro de Haikyuu!!, comentarei sua colocação: A série foi bem classificada essa semana justamente por causa da importância do seu capítulo, mas de qualquer modo, isso demonstra como os editores ainda acreditam em Haikyuu!!, e não estão disposto a abandonar o mangá: A série vende cerca de 500 mil cópias, e mesmo sendo uma quantidade menor que a de Kimetsu no Yaiba, Boku no Hero e Neverland, ainda é uma quantidade absurdamente alta. Haikyuu!! é o principal mangá de esporte no mercado e merece todo o respeito do mundo. Quem sabe com a nova temporada, não consiga também recuperar um pouco o destaque dentro da revista. Improvável, mas não impossível.
Sobre o novo arco da série: Para quem tem medo de spoiler, aviso que irei comentar de maneira muito superficial sobre o que aconteceu na série: Vocês não saberão o contexto desse tal acontecimento, e nem mesmo suas consequências. Por isso, eu acredito que mesmo tendo um pequeno spoiler, vocês não devem se preocupar. O capítulo 369 nos reservou uma grande surpresa: Um Time-Skip, no qual vemos um salto temporal de 4 anos, e o transferimento do protagonista, Hinata, ao Rio de Janeiro, trabalhando como entregador de comida (Estilo iFood). O que isto significa para a série? O fim de todos os arcos colegiais, talvez agora teremos somente partidas professionais, uma possível cobertura das olimpíadas que acontecem em Tóquio. Eu acredito que o primeiro arco será já a prova que o autor adotará uma narração totalmente inusitada: Talvez vejamos partidas de Beachvolley (Volêi de Praia) nas praias do Rio de Janeiro.
Outro elemento que pode acabar revolucionando os capítulos de Haikyuu!! é justamente a divisão dos personagens principais; cada protagonista deve ter seguido uma estrada própria. Quem continuou no Vôlei? Quem acabou indo para uma outra cidade? Será que o time irá se reunir? Quem está tendo sucesso no profissional? São perguntas que serão respondidas pouco a pouco e devem dar um dinamismo muito interessante para uma das melhores séries de esporte da atualidade. As vendas de Haikyuu!! estavam caindo, porém, essa mudança total na sua narrativa tem como objetivo entregar para o leitor um conteúdo totalmente novo, com novos desafios e novos personagens. Pode acabar dando muito errado e as vendas da série caírem absurdamente, mas pode ser justamente o grande trunfo da série, que pode voltar a estar nos holofotes e quem sabe, atrair os leitores que deixaram de ler a série por ser muito “repetitiva”. Como dizem em inglês: “Go Big or Go Home”, Haikyuu!! decidiu executar uma grande jogada. Haikyuu!! vai estar ausente na próxima semana.
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que continua recebendo boas colocações por parte dos editores. O seu anime acabou tendo um bom sucesso e provavelmente terá uma segunda temporada, o que deve ajudar muito a série a se manter em atividade: É sempre importante uma série ter um conteúdo a mais (Anime, Filme, Jogo etc.), justamente para manter o público interessado no mangá. Com avançar dos anos, uma série tende a se tornar repetitiva, e sofrer com a crise dos quatro a seis anos (período no qual a maioria das séries tem uma queda enorme em vendas, que pode inclusive resultar no seu cancelamento). Toriko, é um grande exemplo de série que acabou sendo cancelado justamente nesse período, mesmo tendo um início de grande sucesso. Ter um anime em exibição ajuda a minimizar essa crise, e em alguns casos, até mesmo a neutralizá-la. Em quarto lugar tivemos Black Clover, que continua estável.
Página Colorida, Jujutsu Kaisen
Em quinto lugar tivemos o primeiro rank de Yozakura-san Chi no Dai Sakusen, nas últimas levas sempre deixei claro que no último ano, o “primeiro rank” acaba sendo positivo, mesmo uma série não sendo bem recebida. O motivo é que os editores estão decidindo de prolongar o período de testes antes de definir o futuro de uma série (Também o período que uma série fica na revista também está sendo prolongado, muitos mangás estão conseguindo chegar a 20 capítulos, mesmo sendo um fracasso concreto). Porém, no caso de Yozakura-san eu realmente acredito que a série acabou sendo bem recepcionada pelo público. Os seus comentários nos fóruns são positivos e seus capítulos têm uma qualidade constante. Vamos esperar as próximas duas semanas para ter certeza, mas tenho que dizer que a situação de Yozakura-san parece ser positiva.
Em sexto lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que essa semana ficou fora do TOP 5, mas em duas semanas deve retornar aos cinco primeiros colocados. A série também teve um capítulo muito importante (porém na semana passada), que comprova que realmente o mangá está indo para o seu fim. Não deve superar o ano de 2020 de nenhum modo. Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que também pode acabar em 2020, mas tudo depende da vontade do autor. É uma série, como Nisekoi, que pode ser estendida por vários anos, simplesmente enfiando um filler atrás do outro. Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que se encontra em uma situação bem confortável, tendo tantas séries como almofada. Talvez o possível sucesso das duas novas séries seja uma notícia ruim para a série em longo prazo.
Em nono lugar tivemos Chainsaw-man, que mesmo não tendo vendas altíssimas, está conseguindo ótimos resultados. Em décimo lugar tivemos Act-Age, que também se encontra em uma situação estável: Para mim o seu anime não será anunciado em fevereiro, mas sim em meados de 2020. O motivo é bem simples: Os editores devem primeiro priorizar Jujutsu Kaisen, e logo depois Act-Age – Uma diferença de quatro meses entre um anúncio e outro é o suficiente para equilibrar o budget de publicidade -. Próxima semana a série recebe sua merecida capa. Em décimo lugar tivemos Kamio Yu wa Kami wo Yui que deve ser cancelado somente no próximo ano, para mim os editores irão estrear somente três novas séries nessa leva, por um motivo estratégico que irei explicar daqui a dois parágrafos.
Em décimo primeiro lugar tivemos Samurai 8, que continua tendo dificuldades em vendas. Lembrando que Boruto conseguiu vender 300 mil cópias no seu primeiro volume. Já Samurai, se tiver sorte, consegue alcançar a marca de 30 mil cópias, uma quantidade infinitamente menor. É preocupante a situação de Samurai 8, e eu não acredito que veremos a série sobrevivendo por muito tempo: Talvez seja transferida, mas muito provavelmente não consegue completar 1 ano na revista. Para mim será “cancelado” em fevereiro ou março, juntamente com Kamio Yu wa Kami wo Yui. (Quando uso cancelado, inclui a transferência. Estou dizendo que a série foi cancelada da line-up da WSJ). A situação de Samurai 8 é realmente muito ruim.
Nas últimas colocações tivemos respectivamente: Futari no Taisei, Beast Children e Tokyo Shinobi Squad. Essas três séries devem ser canceladas muito em breve, provavelmente entre a edição #48 e #52 deste ano. Os editores devem cancelar somente essas duas séries por um simples motivo: Parece que as duas novas séries (Mitama e Yozakura-san) acabaram dando certo, por isso se os editores cancelarem quatro ou cinco mangás, vão ficar sem nenhum mangá para cancelar na leva de fevereiro ou março. Deste modo é mais inteligente cancelar esses três mangás já agora, e deixar as duas obras dos autores veteranos, que conseguiram vender mais, para fevereiro, assim, inclusive dão tempo para que esses autores consigam modificar suas obras, e quem sabe, até salvá-las do cancelamento iminente.