O momento de Kimetsu no Yaiba.
Depois de duas semanas sem TOC tenho muito o que dizer: Em uma edição protagonizada pelo aniversário de Yakusoku no Neverland, e páginas coloridas de Haikyuu!!, Boku-tachi e um One-Shot, vimos Kimetsu no Yaiba ter uma outra vitória muito interessante. Pouco a pouco o mangá vai virando um pilar. Vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #38 (19/08/2019)
Yakusoku no Neverland c146 (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de Três Anos)
01 – Kimetsu no Yaiba c170
02 – One Piece c952
03 – Dr. Stone c117
04 – Boku no Hero Academia c239
Haikyuu!! c361 (Página Colorida)
05 – Jujutsu Kaisen c71
06 – Chainsaw-man c34
Ultramarine Battle (Página Colorida, One-shot de Furutu Seiran)
07 – Black Clover c216
Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c123 (Página Colorida)
08 – Act-Age c77
09 – Yuragi-sou no Yuuna-san c171
10 – Samurai 8: Hachimaru-den c14
11 – Kamio Yui wa Kami wo Yui c22
12 – Saigo no Saiyuuki c23 (Capítulo FIM)
13 – Tokyo Shinobi Squad c11
14 – Beast Children c12
15 – Futari no Taisei c13
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #39 (26/08/2019)
Capa e Página Colorida de Abertura: Yozakura-san Chi no Daisakusen (Nova Série de Hitsuji Gondaira)
Página Colorida: Dr. Stone, Black Clover, e Bone Collection (One-shot de Jun Kirazaka)
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiatus)
Weekly Shounen Jump #40 (02/09/2019)
Capa e Página Coloridade Abertura: Mitama Secureity (Nova serie de Tsurun Hatomune)
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que eu comecei finalmente a ver o anime e devo assumir que a qualidade é espetacular. O seu sucesso não vem por nada: Como esperado da Ufotable, o trabalho entregue acabou sendo de impecável, e como consequência, vimos um aumento interessante em vendas do mangá. O seu anime também está vendendo muito bem, chegando quase a marca de 12 mil cópias em 1 semana (resultado altíssimo para os padrões de vendas do DVD/Blu-Rays), o anime mais bem vendido da temporada. Kimetsu no Yaiba é um sucesso absoluto.
O seu episódio 19 teve uma recepção absurda, o que pode ainda mais aumentar as vendas da série: Para muitos o anime entregou uma das cenas melhores animadas e emocionantes dos últimos anos. Inclusive no Imdb, o episódio está com a nota de 9.9 em 1.200 reviews, uma das notas mais altas da história do site. Se muitos acreditavam que o anime de maior sucesso do ano seria Yakusoku no Neverland, acabou se enganando, o grupo que apostava em Kimetsu no Yaiba, parece estar ganhando – mesmo que o mangá da Neverland ainda vender mais que Kimetsu no Yaiba -. Estamos vendo o nascimento de um novo pilar?
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua sua caminhada solitária como o rei da revista, o rei dos mangás. A série vende acima de 2 milhões de cópias, e não tem nenhum mangá que consiga acompanhar as vendas da série. E não será Kishimoto com Samurai 8 a conseguir contestar Oda. Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que também está lançando o seu anime, mas não está conseguindo ter a mesma recepção que Kimetsu no Yaiba – Podemos dizer que Kimetsu está meio que ofuscando a estrela de Dr.Stone -. O seu boost parece pequeno por enquanto, vamos ter certeza quando for lançado seu volume.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que viu Yakusoku no Neverland alcançá-lo em vendas, e pelo andar da carruagem, Kimetsu no Yaiba também pode conseguir colar na série de super-heróis. Lembrando que Boku no Hero Academia é a segunda série que mais vende na revista. Eu não vejo isso como uma ruim notícia para Boku no Hero Academia, pois ainda temos uma vaga de pilar em aberto, que pode ser entregue justamente para Kimetsu no Yaiba, e já no caso de Yakusoku no Neverland, a série está chegando ao seu climax, por isso deve terminar entre 1 ano (O seu anime deve ter umas três temporadas, vendo que o Blu-Ray não é um grande sucesso de vendas como Kimetsu no Yaiba). Boku no Hero Academia continua em uma ótima situação, só que agora com ótimos concorrentes.
Em quinto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que para mim, com um bom estúdio, tem potencial de se tornar um novo Kimetsu no Yaiba, um novo Boku no Hero Academia. As vendas de Jujutsu Kaisen já são altas, alcançando já a marca de 200 à 220 mil cópias por volume (contando todo seu life-span) – Yakusoku no Neverland e Boku no Hero Academia tendem a vender 500 mil cópias por volume, Kimetsu no Yaiba deve estar chegando na casa de 420 mil cópias por enquanto, e Black Clover na casa dos 250 à 280 mil cópias. Por isso o que significa uma vendas de 200 mil cópias para Jujutsu Kaisen, que ainda não recebeu um anime? Coisas muito boas. Caso seja um bom estúdio a adaptar o mangá, por exemplo, a Ufotable, podemos esperar um anime de altíssima qualidade, que pode catapultar a série a vende 400 à 500 mil cópias, conseguindo lutar de igual para igual com os outros três mangás já citados.
Em sexto lugar tivemos Chainsaw-man, que deve estar vendendo ainda entre 40 à 50 mil cópias por volume, um resultado aquém do esperado. Inicialmente suas vendas pareciam altas, mas não vímos grandes evoluções desde o primeiro volume. Eu não estou dizendo que Chainsaw-man deve ser cancelado, muito pelo contrário, vendo que temos tantos mangás ruins na revista atualmente, a série deve ser mantida viva e receber uma possibilidade de melhorar sua situação (Já que o potencial para isto tem), mas eu só não espero que os editores o transformem em um novo Hinomaru Zumou, caso depois do quinto volume, as vendas continuem abaixo de 50 mil cópias.
Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que vem sendo superado por vários mangás em vendas. Ao pouco a série vai se tornando somente uma boa série de zona intermediária, nem mais semi-pilar pode ser considerado. Jujutsu Kaisen também está alcançando a série, e deve superar Black Clover assim que tiver um anime (mesmo que seja de qualidade mediana). Black Clover não vai acabar sendo cancelado, suas vendas continuam boas, mas a revista pouco a pouco está tendo mangás que vendem mais.
Em oitavo lugar tivemos Act-Age, que deve estar vendendo 150 mil cópias em um volume (considerando todo o life-span), um bom resultado, que talvez garanta um bom estúdio para o mangá. A série precisa de um estúdio que saiba adaptar as delicadezas das interpretações e que consiga transmitir com qualidade as metáforas visuais da série. Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que tendo todas essas almofadas, se encontram em uma ótima situação na revista. A série não corre risco de cancelamento, e deve chegar viva até o ano de 2020.
Em décimo lugar tivemos Samurai 8, que deve chegar vivo até 2020, não sendo cancelado nessa leva de dois mangás, e nem na próxima, que deve ter três mangás novos. Porém, caso a recepção de Samurai 8 continuar ruim, tem chances reais que o mangá termine sendo cancelado em 2020. Em décimo primeiro lugar tivemos Kamio que deve ser cancelado na próxima leva, se os editores não decidirem salvá-lo (por exemplo, cancelando precocemente Beast Children). Em décimo segundo lugar tivemos Saigo no Saiyuuki que acabou sendo cancelado, o mangá não deu certo e comentarei mais tarde sobre o seu cancelamento. E por fim, nas três últimas colocações tem as três novas séries de não-veteranos, que devem ser canceladas na leva de fim de ano.