Loucas e Larazentos.
Em uma edição no dizemos a adeus para Shokugeki no Souma (que terá um epilogo lançado na Jump GIGA), tivemos uma TOC muito estranha, mesmo que tenha sido extremamente curto. Talvez esta tenha sido a melhor TOC do ano, com muitas surpresas e várias informações interessantes. Sem mais delongas, vamos ver essa TOC:
Weekly Shounen Jump #29 (17/06/2019)
Kimetsu no Yaiba c162 (Capa e Página Colorida de Abertura)
Samurai 8: Hachimaru-den c06
01 – Chainsaw-man c26
02 – Act-Age c69
03 – Black Clover c209
Yakusoku no Neverland c138 (Página Colorida)
Tokyo Shinobi Squad c03
04 – Haikyuu!! c353
Jujutsu Kaisen c63 (Página Colorida)
Futari no Taisei c05
05 – Boku no Hero Academia c232
Shokugeki no Souma c315 (Página Colorida, Anúncio da Quarta Temporada e de um Epilogo na Jump GIGA.)
06 – Dr. Stone c109
Beast Children c04
Kinnikuman (Página Colorida)
07 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c115
08 – Hinomaru Zumou c245
09 – Yuragi-sou no Yuuna-san c163
10 – Saigo no Saiyuuki c15
11 – Kamio Yui wa Kami wo Yui c14
Ausente: One Piece c946 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Com Kimetsu no Yaiba, ONE PIECE, Yakusoku no Neverland e Jujutsu Kaisen ausentes, o caminho estava abertíssimo para Dr.Stone ou Haikyuu!! assumirem a primeira colocação, mas os editores nos surpreenderam colocando Chainsaw-man em primeiro lugar. Quando eu disse que a série provavelmente se tornaria um novo Psyren, os editores demostram que acreditam SIM no potencial de Chainsaw-man, e talvez a seja esteja mais para um novo World Trigger. É importante dizer que mesmo sendo circustancial esse primeiro lugar (Os três mangás com mais primeiras colocações estavam ausentes e Samurai 8 para os japoneses é o verdadeiro primeiro colocado), essa primeira colocação não deixa de ter um significado simbolico para Chainsaw-man, que iniciou com colocações baixíssimas, se estabilizou na revista e agora conseguiu chegar ao seu topo.
Em segundo lugar tivemos outra boa surpresa: Act-Age conseguiu a segunda colocação. Podemos dizer que essa é edição das loucas e dos lazarentos, como diria Chico Buarque. O mangá sobre atuação está conseguindo conquistar o coração dos japoneses e mesmo não sendo um sucesso explosivo, continua aumentar suas vendas e conquistar mais espaço na revista. O medo do cancelamento está no passado e agora já começamos a planejar o seu anime. É quase certo que a série alcance seus dois anos de vida e ganhe um anime nesse período. Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que continua recebendo boas colocações. Eu tenho uma leve impressão que Black Clover vai restar nos primeiros colocados por enquanto, mas em breve, talvez quando estrear a quarta temporada de Boku no Hero Academia, a série retorne a zona intermediária, e Boku no Hero Academia fique entre os cinco primeiros colocados.
Em quarto lugar tivemos Haikyuu!!, que melhorou muito sua posição em comparação a semana passada, mas não se animem tanto, todas as posições a partir dessa são extremamente falsas. Por causa das séries não ranqueadas e o excesso de páginas coloridas, aconteceu que os mangás que ficaram em quarto, quinto, sexto, em diante, na verdade em ordem de leituras estão em colocações bem mediocres. É mais por utilizarmos o modelo ocidental que as colocações parecem boas, mas na verdade foram mediocres. Haikyuu!! é o oitavo mangá em ordem de leitura, mas parece no ranking puro está na quarta colocação. De qualquer modo, em comparação a semana passada, Haikyuu!! melhorou MUITO sua posição. Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que está somente na décima primeira colocação na ordem de leitura, uma posição intermediária.
Em sexto lugar tivemos a primeira grande decepção da semana: Dr.Stone – A série tinha realmente TUDO para conseguir a primeira colocação na TOC. Todos os seus inimigos estavam ausente, mas o que os editores escolheram? Não classificar a série nem nas cinco primeiras colocação, pior, se analisarmos o sistema japonês, está em décimo terceiro lugar na ordem de leitura, uma colocação que eu consideraria baixa para o padrão do mangá. Lembrando que Dr.Stone vai ganhar sua primeira temporada do anime próximo ano. Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que está na sua zona de sempre, sem grandes surpresas. A série vai sobrevivendo na revista e tem uma popularidade bastante estável. Os editores provavelmente não planejam cancelar a série esse ano, de nenhum modo.
Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que como comentei semana passada também não está correndo risco de cancelamento. A sua colocação essa semana é realmente muito baixa, porém, os editores devem ter voltado a classificar mal Hinomaru Zumou e Yuragi-Sou no Yuuna-San, que ficou na nona colocação essa semana, pois agora existem dois mangás para servirem como almofadas. E daqui a pouco, existirão, no minimo, outros dois mangás que também estarão abaixo dos dois veteranos. Porém, Yuragi-Sou no Yuuna-San, por causa de seu estilo, corre um pouco maior risco de cancelamennto que Hinomaru Zumou. Em penúltimo lugar tivemos Saigo no Saiyuuki e em último tivemos Kamio Yui wa Kami wo Yui. Os dois mangás devem acabar sendo cancelados na próxima leva.