Fim de Shokugeki no Souma.
Tivemos essa semana uma edição muito interessante, com o anúncio do encerramento de Shokugeki no Souma, além da estreia do último novato. Páginas coloridas para Yuragi-Sou no Yuuna-San e Yakusoku no Neverland, e por fim, o Ranking de vendas da Jump no primeiro semestre. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #27 (03/06/2019)
Tokyo Shinobi Squad c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Kento Matsuri (Historia) e Yuuki Tanaka (Arte))
01 – Kimetsu no Yaiba c160
02 – One Piece c944
Yakusoku no Neverland c136 (Página Colorida)
Samurai 8: Hachimaru-den c04
03 – Black Clover c207
04 – Dr. Stone c107
05 – Boku no Hero Academia c230
Beast Children c02 (Página Colorida, 25 páginas)
06 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c113
07 – Jujutsu Kaisen c61
Futari no Taise c03 (23 páginas)
08 – Haikyuu!! c361
09 – Act-Age c67
Yuragi-sou no Yuuna-san c161 (Página Colorida)
10 – Hinomaru Zumou c243
11 – Chainsaw-man c24
12 – Shokugeki no Souma c313 (Anúncio do Fim)
13 – Kamio Yui wa Kami wo Yui c12
14 – Saigo no Saiyuuki c13
Ausentes: Boruto c36 (Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Previa da Weekly Shounen Jump #28
Capa, Pagina Colorida de Abertura: One Piece
Pagina Colorida: Dr. Stone, Tokyo Shinobi Squad, Jigoraku (Capítulo especial da Shounen Jump +), Boruto (Anuncio Importante)
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba. Ainda é cedo para comentar sobre as vendas do Blu-Ray do anime, mas o mangá está recebendo um ótimo boost em vendas, provando que o anime está sendo um bom sucesso. O público também está comentando bastante da série, e mesmo que alguns não estejam gostando (O que é natural), em geral, Kimetsu no Yaiba está sendo bem recepcionado. É quase garantido uma segunda temporada. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua em sua situação estável, com sua popularidade sendo enorme, inclusive na próxima semana irá receber capa e página colorida de abertura. Pensávamos que esse arco poderia voltar a aumentar as vendas da série, mas parece que não será o caso. O arco se estagnou, e mesmo tendo alguns capítulos de alta qualidade, não deve ser o suficiente para atrair o público que deixou de comprar os volumes.
Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que atualmente é o sexto mangá que mais vende na revista: A série perde para os três pilares, o semi-pilar Yakusoku no Neverland (que dependendo pode ser também um dos pilares da revista) e para Kimetsu no Yaiba, que está tentando se tornar um pilar. Por isso, o resultado da série, que já tem um anime de sucesso em exibição é muito bom. Os editores não tem nenhum motivo válido para classificar mal um dos B-Shounen de maior sucesso da revista. Em quarto lugar tivemos Dr.Stone, que continua vendendo mal, mas pelo menos, ao menos esse primeiro semestre conseguiu estar a frente de Yuragi-Sou no Yuuna-San. A série não vem conseguindo convencer o público japonês a comprar seus volumes, e vem sendo superada pelos novatos, que em menos de 1 ano, conseguem vender mais que a série veterana.
Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que esse primeiro semestre ficou na terceira colocação – E provavelmente deve restar nessa posição até o fim desse ano, podendo ser superado no máximo por Kimetsu no Yaiba, por causa do boost do seu anime. É importante dizer que Boku no Hero Academia ainda vende mais que Yakusoku no Neverland, que ficou em segundo lugar na classificação, próximo a ONE PIECE. O motivo pelo qual a série de aventura e mistério conseguiu superar o mangá de super-heróis foi justamente o anime lançado em Janeiro desse ano, que causou um boost em enorme nos volumes antigos de Yakusoku no Neverland. Muito provavelmente, próximo ano, Boku no Hero Academia estará acima de Yakusoku no Neverland. Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que vendeu bem, mas nada demais. É um sucesso, mas longe de ser um dos principais destaques da revista.
Em sétimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que vendeu 761 mil unidades em 6 meses, um resultado admirável para uma série nova: Deve superar as vendas de Shokugeki no Souma no próximo ano (R.I.P Souma). E por mais que os editores ainda não estão dando tanto destaque para a série – Yakusoku no Neverland e Dr.Stone receberam bem mais atenção no seu primeiro ano de vida -. Eu acredito que Jujutsu Kaisen está caminhando para se tornar um ótimo candidato ao posto de pilar. Não será uma tarefa fácil, mas o posto de Haikyuu!! deve ser cedido daqui à alguns anos, já que suas vendas continuam caindo. Eu não estou dizendo que Haikyuu!! vai ser cancelado, somente que não deve continuar como pilar até o seu encerramento, caso dure mais de dois anos. A série, que essa semana ficou em oitavo lugar, continua muito popular, mas suas vendas estão caindo, e os novos mangás estão se tornando cada vez mais vantajosos comercialmente para os editores. Lembrando que Haikyuu!! já é a mais de 4 anos pilar da revista, um longo período.
Em nono lugar tivemos Act-Age, que já conseguiu superar em vendas Dr.Stone e Yuragi-Sou no Yuuna-San, um ótimo resultado. Acredito que a série vai chegar ao seu segundo ano de vida, vendendo mais que Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, por exemplo. A série não tem um potencial para se tornar um pilar, como seu companheiro de leva, mas pode se tornar um grande mangá de meio de tabela, que consegue atrair um público diferenciado para a revista. É sempre importante ter uma variedade de estilos dentro da WSJ, para assim atrair quanto mais leitores possíveis. Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que continua vendendo mal, porém sobrevive. Em décimo primeiro lugar tivemos Chainsaw-man, que está lentamente aumentando de vendas, e deve conseguir completar um ano de vida sem problemas. O sucesso dessas novas séries vai definir se a série vai conseguir alcançar o seu segundo ano de vida ou não. Por exemplo, a situação de Chainsaw-man está muito boa.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que irá terminar em três capítulos. A série aidna vende bem, mesmo já tendo sido superada por várias séries mais novas. Porém, a questão do encerramento de Souma era sua constante queda de vendas e arcos de terrível qualidade. Por isso, muito provavelmente, os editores juntamente com os autores chegaram a conclusãõ de encerrar a série um pouco antes do previsto. Porém, talvez, a série não termina definitivamente, existe uma possibilidade de ser transferida, já que anunciaram um anúncio em relação a série na edição #30. Em décimo terceiro lugar tivemos Kamio Yui wa Kami wo Yui que será cancelado, juntamente a Saigo no Saiyuuki.
Vendas dos Volumes da Jump no primeiro semestre:
1. One Piece: 5 015 325
2. Yakusoku no Neverland: 4 180 039
3. Boku no Hero Academia: 3 148 345
4. Haikyuu!!: 2 451 633
5. Kimetsu no Yaiba: 1 577 295
6. Black Clover: 1 029 632
7. Shokugeki no Souma 834 321
8. Jujutsu Kaisen: 761 224
9. Bokutachi wa Benkyō ga Dekinai: 606 504
10. Act Age: 566 529
11. Dr. Stone 472 088
Extra:
World Trigger: 811 983