A Volta de Kishimoto.
O primeiro mangá de uma leva de 4 mangás, e nada melhor do que iniciar com uma série Sci-Fi de Masashi Kishimoto, conhecido por Naruto, uma das maiores séries da história. O autor retorna a revista com um grandíssimo “hype” e com a possibilidade de ser mais uma série de sucesso, nessa revista CHEIA de mangás promissores e de novos sucessos. Algum mangá bom vai acabar sobrando.
Weekly Shounen Jump #24 (13/05/2019)
Samurai 8 Hachimaruden (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Masashi Kishimoto <Roteiro> e Akira Ookubo <Arte>)
01 – One Piece c942
02 – Yakusoku no Neverland c134
03 – Kimetsu no Yaiba c157
Dr. Stone c104 (Página Colorida)
04 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c110
05 – Black Clover c204
06 – Act-Age c64
07 – Chainsaw-man c21
Jujutsu Kaisen c58 (Página Colorida)
08 – Kamio Yui wa Kami wo Yui c09
09 – Boku no Hero Academia c227
10 – Hinomaru Zumou c240
11 – Shishunki Renaissance! David-kun c33
Haikyuu!! c348 (Página Colorida)
12 – Yuragi-sou no Yuuna-san c158
13 – Saigo no Saiyuuki c10
14 – Gokutei Higuma c19 (FIM)
15 – Shokugeki no Souma c310
Jimoto ga Japan c33
Ausentes: Boruto c36 (Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Prévia da Weekly Shounen Jump #25
Capa, Página Colorida de Abertura: Futari no Taisei (Nova Série de Kentarou Fukuda)
Página colorida: Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Act-Age, Samurai 8
Weekly Shounen Jump #26
Capa, Página Colorida de Abertura: Beast Children (Nova Série de Kento Terasaka)
Weekly Shounen Jump #27
Capa, Página Colorida de Abertura: Tokyo Nin Squad (Nova Série de Kento Matsura (Roteiro) & Yuuki Tanaka (Arte))
A nova leva chegou, e veio com a estréia de Samurai 8, que irei comentar o primeiro capítulo nessa Terça-Feira, e na Quinta-Feira ou Sexta-Feira, lançarei uma matéria sobre o que mudará na revista a estréia da série. A nova série de Kishimoto estreia com um grande hype e tem grandes chances de ser um sucesso. A série estréia com o objetivo de se tornar um dos novos pilares da revista. Também tivemos páginas coloridas para Dr.Stone, Jujutsu Kaisen e Haikyuu!!, que pegou uma colocação bem baixa, mesmo tendo uma página colorida.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE – Oda deve estar muito alegre com a volta de Kishimoto. Os dois autores tinham uma rivalidade muito legal, no qual se respeitavam e ao mesmo tempo um queria destruir o outro. Samurai 8 chega para ser um dos principais mangás da revista, e mesmo só durando dois anos (a previsão de Kishimoto são de 10 volumes), a série nesses dois anos pode conseguir peitar ONE PIECE. Em segundo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que está conseguindo ter posições tão boas quanto ONE PIECE este ano. Eu não acredito que os editores vão piorar as posições da série nas próximas semanas, por isso devemos ver por todo o ano, Yakusoku no Neverland nas cinco primeiras colocações.
Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que dependendo das posições que serão classificadas Samurai 8, pode sofrer com um “downgrade”. Se Samurai 8 for um sucesso, muito provavelmente os editores vão classificar a série sempre nas cinco primeiras colocações; e eu acho que as três séries que vão ter suas colocações pioradas são: Dr.Stone (principalmente), Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland. Caso não seja um sucesso, os editores mesmo assim devem classificar a série de Kishimoto na zona intermediária. Muito provavelmente Samurai 8 vai vender bem nos primeiros volumes, caindo de vendas somente nos seguintes (vide: Platinum End e Robot x Laserbeam), por isso muito dificilmente veremos nos primeiros meses Samurai 8 sendo mal classificado. Sobre as vendas de Kimetsu no Yaiba, estão aumentando lentamente, é um boost gradual, que deve ser sentido mais daqui à alguns meses.
Em quarto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que está recebendo boas colocações por causa do seu anime. Muito provavelmente em Julho a série vai retornar a zona intermediária, no qual pertence. Em quinto lugar tivemos Black Clover, que continua seu bom rendimento na revista. Sim, os editores estão dando menos destaque para a série; a Weekly Shonen Jump tem mangás mais promissores a serem destacadas, mas isto não significa que Black Clover foi esquecido, muito pelo contrário, ainda é uma série importante, com muitos leitores fiéis e com apoio editorial. Em sexto lugar tivemos Act-Age, que já conseguiu superar as vendas de Dr.Stone (que lembrando, são terríveis). Por isso a série já alcançou um patamar que não arrisca mais ser cancelado. Já Dr.Stone teve mais uma notícia ruim, atualmente a série vende mais só que Hinomaru Zumou e talvez um pouco mais que Yuragi-Sou no Yuuna-San (Chainsaw-man ainda não completou 1 ano para entrar na disputa).
Em oitavo lugar tivemos Kamio Yui, que irei comentar suas posições somente a partir da décima colocação. Como comentei na TOC anterior, os editores estão demorando um pouco para classificar nas posições reais as novas séries, muitas vezes esperando até o décimo capítulo, deste modo, é sempre bom esperar um pouco antes de dar um veredito. Em nono lugar tivemos Boku no Hero Academia, que ultimamente está voltando a estar na zona intermediária. A WSJ ainda está classificando bem Haikyuu!! e Black Clover, mas voltou a classificar mal Boku no Hero Academia. O motivo é desconhecido, podemos só criar suposições: Talvez os editores querem dar mais destaque para um dos novatos dessa leva (Exemplo: Samurai 8), por isso já está preparando o terrano. Talvez acham que o Boku no Hero Academia não precise mais de publicidade. Tem vários motivos, quais vocês acham que seja?
Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que continua sobrevivendo, semana após semana, mesmo vendendo muito mal. Com o grande apoio editorial e com uma popularidade interna boa, a série vai contrariando todo mundo que acredita que as vendas definem se uma série vai sobreviver ou não na revista. Ás vezes, é bem mais importante ser bem visto pelos editores e ter uma popularidade interna alta o suficiente para sobreviver. Toriko, Robot x Laserbeam, e daqui a pouco Shokugeki no Souma, acabaram sendo cancelados, e Hinomaru Zumou sobreviveu. Em décimo primeiro lugar tivemos David-Kun, que também vai sobrevivendo, mesmo vendo muito pouco (menos de 10 mil cópias por volume). O motivo? Eu acredito que seja por não terem uma outra comédia de qualidade para substituir a série. Enquanto não encontrarem uma nova comédia, Jimoto ga Japan e David-Kun vão conseguir se manter vivos.
Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que mesmo tendo melhorado suas colocações, ainda não é certo que a série vai superar o ano de 2019. Com a estréia de tantas novas séries, eu acho mesmo que Yuragi-Sou vai chegar no segundo semestre de 2020, mas ainda existe uma pequena possibilidade, dependendo de quantas dessas novas séries vão dar certo, de Yuragi-Sou dançar. Shokugeki no Souma, mesmo assim deve acabar sendo cancelado antes. Em décimo terceiro lugar tivemos Saigo no Saiyuuki, que no capítulo 8 e 9 ficou na zona intermediária, para no décimo capítulo ter sido classificado na sua colocação real. Como eu tinha previsto, os editores “adiaram” sua classificação, para os editores acreditarem que a série tinha sido bem recepcionada e assim voltar a ler. Muito provavelmente Saigo no Saiyuuki vai ser cancelado, não conseguiu convencer o público japonês.
Quem acabou sendo cancelado foi Gokutei Higuma, que já estava cancelado, só que esqueceram de oficializar. Eu não acredito que o autor terá uma segunda possibilidade, mesmo tendo uma lançada uma série, que para mim, não era ruim. Quem sabe, não receba uma série na Jump Plus. Em último lugar tivemos Shokugeki no Souma, que se Kamio Yui wa Kami wo Yui sobreviver, com quase toda certeza acabará sendo cancelado na próxima leva, caso não sobreviver, e a próxima leva estrear dois mangás (muito provável), não vai ser cancelado. A situação de Shokugeki no Souma é muito complicada, e as chances da série não superar 2019 são altas; seja por cancelamento ou por encerramento natural.