Grupo de Elite.
Depois de sermos cruelmente atacados pelos meus inimigos imaginários (tivemos problemas com a renovação do Host), o Analyse It voltou com uma TOC GIGANTESCA com muitos mangás presentes. Por isso, sem mais delongas meus amigos, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #22-23 (29/04/2019):
CAPA: Protagonistas da Jump.
One Piece c941 (Página Colorida de Abertura)
01 – Yakusoku no Neverland c133
02 – Dr. Stone c103
03 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c109
Kimetsu no Yaiba c156 (Página Colorida)
04 – Jujutsu Kaisen c57
05 – Black Clover c203
06 – Kamio Yui wa Kami wo Yui c08 (Primeiro Rank)
07 – Chainsaw-man c20
To Love-Ru (Página Colorida, Capítulo Especial)
08 – Act-Age c63
09 – Boku no Hero Academia c226
10 – Haikyuu!! c347
11 – Shishunki Renaissance! David-kun c32
12 – Saigo no Saiyuuki c09
13 – Yuragi-sou no Yuuna-san c157
14 – Hinomaru Zumou c239
Gisou Buden (Oneshot de Reiya Machida, Página Colorida, 47 páginas)
15 – ne0;lation c19 (FIM)
16 – Shokugeki no Souma c309
17 – Gokutei Higuma c18
Jimoto ga Japan c32
Ausentes: Boruto c36 (Serie Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Fonte: Analyse It (Página Facebook – Lyn) e Jump World (Página Facebook).
Weekly Shounen Jump #24 (13/05/2019):
Capa e Página Colorida de Abertura: Samurai 8 (Nova Série de Masashi Kishimoto <Roteiro> e Akira Ookubo <Arte>)
Weekly Shounen Jump #25 (20/05/2019)
Capa e Página Colorida de Abertura: Futari no Taisei (Nova Série de Kentarou Fukuda)
Weekly Shounen Jump #26 (27/05/2019)
Capa e Página Colorida de Abertura: Beast Children (Nova Série de Kento Terasaka)
Weekly Shounen Jump #27 (03/06/2019)
Capa e Página Colorida de Abertura: Tokyo Nin Squad (Nova Série de Kento Matsura <Roteiro> e Yuuki Tanaka <Arte>)
Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que continua firme e forte na parte superior da revista. A Shonen Jump vem sendo protagonizada por quatro mangás ultimamente; ONE PIECE, Yakusoku no Neverland, Kimetsu no Yaiba e Dr.Stone, normalmente esses mangás sempre se encontram entre os cinco primeiros colocados, sendo ausentes em edições esporádicas ou quando ganham alguma regália (como página colorida). Eu considero uma aposta acertada, mesmo que nenhum desses mangás deve se tornar pilares da revista (Kimetsu no Yaiba tem potencial, mas ainda deve aumentar MUITO suas vendas para alcançar tal cargo). Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que também se encontra em uma situação bem confortável, já que faz parte desse grupo de “elite”. A série está esperando lançar o seu anime para ver se suas vendas aumentem, atualmente o mangá vende um pouco mais que Yuragi-Sou no Yuuna-San, que não vende muito bem e está constantemente correndo risco de ser cancelado justamente por suas vendas.
Em terceiro lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que por causa do seu anime veem ganhando bastante destaque por parte dos editores. As vendas da série não devem aumentar muito, porém não é um grande problema. Ninguém tem grandes expectativas para Boku-tachi, que atualmente não tem também uma expectativa de vida na revista muito alta. Se a série superar o ano de 2021 será um milagre, muito provavelmente já no meados de 2020 começaremos a ver o decadimento em popularidade da série, que inclusive não tem “história” para durar muito anos. Normalmente séries do seu gênero duram entre três a quatro anos, tirando algumas raras exceções. Em quarto lugar tivemos Jujutsu Kaisen que na semana passada acabou sendo capa da revista, um grande presente para a série que tem tudo para se tornar um dos grandes destaques da revista nos próximos dois anos. Muito provavelmente depois da estréia do anime de Dr.Stone, se não acontecer de encontrarem um novo grandíssimo sucesso entre esses três novos mangás (Samurai 8 não conta), Jujutsu Kaisen vai voltar à estar constantemente entre os cinco primeiros colocados da TOC.
Em quinto lugar tivemos Black Clover, se encontra em uma ótima situação, por mais que tenha falhado o seu plano de se tornar um dos pilares da revista; nesse sentido o trio (Haikyuu!!, Boku no Hero Academia e ONE PIECE) continuaram intactos, como podemos ver pela capa dessa edição. Uma série para ser um sucesso não precisa se tornar um dos pilares da revista, tivemos vários mangás que entraram na história sem serem pilares; Bakuman, Gintama, Katekyou Hitman Reborn, são alguns exemplos modernos. Por isso, Black Clover atualmente consegue muito boas unidades, tem posições estáveis na revista e ainda por cima tem um anime de sucesso na TV, está em uma ótima situação mesmo não sendo um pilar. Em sexto lugar tivemos Kamio Yui, eu sempre digo que nos últimos dois anos o “primeiro rank” perdeu o seu valor. Muitas séries são bem classificadas nos seus dois primeiros capítulos, para depois receber uma posição terrível no décimo capítulo. Para mim será o caso de Kamio Yui wa Kami. Eu esperarei um pouco mais para opinar sobre as suas colocações.
Em sétimo lugar tivemos Chainsaw-man que recebeu uma ótima colocação, conseguindo restar na frente de Haikyuu!!, Boku no Hero Academia e Act-Age. O mangá ainda não está recebendo o destaque de uma série com ótima recepção, mesmo seu primeiro volume tendo superado a marca de 40 mil cópias. O motivo pelo qual os editores estão esperando para dar um grande destaque a série é justamente essa leva monstruosa que vai estrear. Os editores provavelmente querem ver a recepção desses quatro novos mangás (principalmente Samurai 8) antes de decidir o futuro de Chainsaw-man. Em oitavo lugar tivemos Act-Age, que está muito tranquilo, mesmo que se dois desses quatro mangás derem certo, a concorrência por publicidade e boas posições na TOC deve aumentar e veremos Act-Age recebendo menos publicidade. Em nono lugar tivemos Boku no Hero Academia, que está semana acabou recebendo colocações baixas, mas esperarei a próxima semana para opinar.
Em décimo lugar tivemos Haikyuu!!, que está em uma situação similar a Boku no Hero Academia, porém, para mim, tem uma pequena diferença, os editores querem encontrar um substituto para Haikyuu!!, que provavelmente não deve durar mais tanto tempo na revista (Minha opinião; que se baseia no fato que acredito que depois desse torneio veremos o encerramento da série). Por isso, um novo mangá que venda mais de 600 mil cópias seria útil. Quem sabe Samurai 8 não seja essa série, quem sabe não seja Jujutsu Kaisen, e quem sabe não seja um dos outros três novatos. Veremos nos próximos meses. Em décimo primeiro lugar tivemos David-Kun, que ainda não acredito que será cancelado. A série deve sobreviver até quando os editores encontrarem comédias melhores. Em décimo segundo lugar tivemos Saigo no Saiyuuki, que para mim receberá sua primeira colocação real na próxima semana. Desde que tivemos a mudança no editor-chefe, percebi que muitos mangás (não todos) não recebem no capítulo oitavo ou nono, uma colocação referente a sua popularidade. Para dar mais tempo para a série se estabelecer com o público, os editores esperam antes de classificar mal o mangá, por isso é sempre importante suspeitar de boas colocações que não são acompanhadas por páginas coloridas.
Em décimo terceiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que agora que veremos o cancelamento de; ne0lation e Gokutei Higuma, deve voltar a estar nas últimas colocações. A série sempre está correndo um baixo risco de cancelamento, mas ainda não acredito que seja o seu momento. Talvez em novembro ou no primeiro semestre de 2020, mas até agosto desse ano, parece estar segura a série. Veremos as próximas semanas. Hinomaru Zumou é um outro mangá que muito provavelmente está seguro. Os editores parecem que não pretendem cancelar a série após essa leva de quatro mangás; lembrando que em teoria teremos NO MINIMO outras duas levas ainda esse ano; uma que deve estrear no mês de agosto, e uma outra que deve estrear em novembro. As duas devem ter entre um à dois mangás.
Em décimo quinto lugar tivemos o encerramento do lendário Ne0;lations. Os editores finalmente perceberam que esqueceram de cancelar o mangá e decidiram encerra-lo nessa edição. Eu espero que sejam mais atentos nas próximas edições e evitem que esses zumbis estranhos continuem na revista por motivos desconhecidos. A série era um fracasso desde o primeiro capítulo, material para “cancelamento precoce”, mas como ultimamente os editores estão mais bons (sweethearts), a série conseguiu chegar a marca de 19 capítulos. Em décimo quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma, que corre risco REAIS se ser transferido na próxima semana. Os editores irão estrear quatro mangás, sendo que dois ocuparão a vaga de Gokutei Higuma e Ne0;lations. Um terceiro ocupará a vaga que estava em aberto à vários meses, e o quarto? Será um “slot” aberto a mais na revista? Veremos. Shokugeki no Souma se encontra em uma situação complicada. Em último lugar tivemos Gokutei Higuma, que deve ser cancelado na próxima semana.