PAREM DE SABOTAR JUJUTSU!
*Título sensacionalista simplesmente para chamar atenção do público sobre as constantes posições intermediárias que a série Jujutsu Kaisen vem recebendo nos últimos três meses.* Essa semana tivemos uma TOC que não entregou grandes surpresas, mas justamente por ser muito similar as TOCs passadas, pude trazer um comentário diferente de todos, principalmente em relação a Kimetsu no Yaiba, Dr.Stone e Yakusoku no Neverland. Vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #17 (25/03/2019)
One Piece c937 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – Kimetsu no Yaiba c151
02 – Dr. Stone c99
03 – Yakusoku no Neverland c128
04 – Act-Age c58
Kamio Yui wa Kami wo Yui c03 (23 Páginas)
Haikyuu!! c343 (Página Colorida)
05 – Boku no Hero Academia c221
06 – Black Clover c198
Saigo no Saiyuuki c04
07 – Jujutsu Kaisen c52
Boruto c34 (Página Colorida, Mensal)
08 – Hinomaru Zumo c234
09 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c104
10 – Shishunki Renaissance! David-kun c27
Chainsaw Man c15 (Página Colorida, 21 paginas)
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c152
12 – Shokugeki no Soma c304
13 – Gokutei Higuma c13
14 – ne0;lation c14
Jimoto ga Japan c27
Ausente: Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #18
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Kimetsu no Yaiba
Pagina Colorida: Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai, Jimoto ga Japan, Kimetsu no Yaiba: Tomioka Giyuu Gaiden – Parte 1 (Side-Story especial de Kimetsu no Yaiba, escrita por Koyoharu Gotouge e desenhada por Ryoji Hirano)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos capa e página colorida de abertura para ONE PIECE, que depois de um ótimo começo de arco, se “acalmou”, como acontece em quase todos os arcos de Oda. Também tivemos nessa mesma edição, um novo capítulo do nosso não tão querido BORUTO, que terá o grande desafio de alcançar 30 volumes. Haikyuu!! recebeu uma página colorida, e por fim, nas últimas posições, tivemos Chainnsaw-man que também recebeu uma página colorida, além de algumas páginas extras. Os editores parecem dispostos a salvar a série, mas ainda não acreditam totalmente no seu sucesso (mesmo suas vendas dizendo o contrário), por isso ainda não estão classificando Chainsaw-man bem.
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que lançou mais um trailer do seu anime. Eu sinceramente estou gostando muito do material que está sendo apresentado, a série parece que vai ter um clima mais “dark” que o próprio mangá; são poucos os animes que acabam dando certo em cada temporada e sabemos que muitos animes de altíssima qualidade acabam flopando, mas eu realmente acredito que esse anime vai acabar dando certo, e Kimetsu no Yaiba vai se tornar um sucesso mundial. Em segundo lugar tivemos também Dr.Stone, que também lançou nessa semana o trailer do seu anime que será lançado em julho. O trailer acabou me surpreendendo bastante, a animação parece ser de altíssima qualidade (pelo menos nos primeiros capítulos). Lembrando que Dr.Stone é um dos mangás que menos vende na revista, por isso um anime de sucesso ajudaria a série a ter vendas melhores. Dr.Stone me lembra muito Medaka Box, que tinha um grande apoio editorial, mesmo nunca dando o retorno financeiro esperado. Espero que o anime de Dr.Stone não seja um fracasso como foi o de Medaka Box.
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que está aproveitando todo o sucesso do seu anime. O que vou dizer é muito polêmico, mas vou dizer mesmo assim. Caso uma nova série faça sucesso (Desta última leva ou da próxima leva), os editores terão que piorar as posições na TOC de uma série já presente, para poderem colocar a nova série entre os primeiros colocados. A solução pode ser aumentar a rotação das séries nas cinco primeiras colocações, por isso, todas começam a ter uma média menor, mas pelo menos nenhuma acaba sendo prejudicada. A segunda opção pode ser escolher uma série que está quase sempre entre os primeiros colocados, e deixa-lá na zona intermediária. Para mim (aí vem a opinião polêmico), como Yakusoku no Neverland não vai durar muito tempo, os editores bem que poderiam deixar a série entre a quinta e a oitava colocações, mais ou menos no mesmo status que Black Clover, e colocar a nova série nas colocações mais altas. Em quarto lugar tivemos Act-Age que essa semana deu um pulo do gato e conquistou uma ótima colocação. A série continua sendo uma montanha russa, como todas as séries que são não B-Shounen da revista viram no começo de suas carreiras na revista.
Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia e sexto lugar tivemos Black Clover – Sim, eu propus essa idéia polêmica de piorar as posições de Yakusoku no Neverland, mas acredito que isto acontecerá? Não. Eu mesmo provavelmente não pioraria as colocações de Yakusoku no Neverland. A estratégia mais simples seria justamente retirar definitivamente Haikyuu!!, Boku no Hero Academia e Black Clover do TOP 5 (essas três séries estão ultimamente muito presente entre os cinco melhores), deixá-las na intermediária, e colocar essa nova série nos cinco primeiros colocados. O problema dessa estratégia é que acabariamos irritando uma Fanbase que ano passado quase queimou a sede da Shonen Jump por causa das posições ruins da sua série preferida; sim, estou falando dos fãs de Boku no Hero Academia. A verdade é que se for lançada uma série de sucesso, os editores terão que prejudicar algum ou alguns mangás na revista.
Em sétimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que continua na zona intermediária. Os editores ultimamente estão propositamente dando a série posições “medíocres”, que eu acredito que sejam temporanêas. Um desses três mangás que vemos constantemente nas cinco primeiras colocações (Dr.Stone, Yakusoku no Neverland e Kimetsu no Yaiba) terá que perder sua dominância em breve. Já são um ano e meio que esses mangás estão sempre entre os primeiros colocados, e está na hora de mudar (Lembrando que ONE PIECE também entra nesse cálculo, mas com certeza o mangá de Oda não terá suas colocações pioradas). Jujutsu Kaisen PRECISA estar entre os primeiros colocados, e os próximos sucessos VÃO PRECISAR estar entre cinco primeiros colocados. Os editores podem escolher à algumas séries novas não dar um tratamento especial (na TOC), como provavelmente acontecerá com Chainsaw-man, e como acontece com Act-Age, mas em casos de séries que são grandíssimos sucessos de vendas, como Jujutsu Kaisen é errado deixá-la na zona intermediária por tanto tempo, pode prejudicar suas vendas. Lembrando que por um curto período os editores decidiram “desistir” de Dr.Stone para destacar Jujutsu Kaisen, mas depois mudaram de ideia, por causa do anime de Dr.Stone. Por isso, o intento de colocar Jujutsu Kaisen no TOP 5 tinham. Eu concordo em deixar, por enquanto essas três séries que vão ganhar anime (estão ganhando) nas primeiras colocações, mas se fizerem sucesso, será correto mantê-las entre os três primeiros?
Em oitavo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que não será cancelado na próxima leva. A série continua provando que vender mal não garante seu cancelamento, principalmente quando o público interno ama sua série. Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que nunca recebeu o apoio que Dr.Stone recebia, mesmo vendendo mais. Como eu disse anteriormente, Dr.Stone me lembra muito Medaka Box, que nunca deslanchou em vendas, mas como tinha um autor de respeito, acabava recebendo um grande destaque. Dr.Stone mesmo sendo um dos mangás com melhor média de posições na TOC, muitas páginas coloridas e vários investimentos por parte da Shueisha, só consegue vender mais que Hinomaru Zumou e Act-Age, sendo que a última vem em um crescendo de vendas, e pode conseguir superar Dr.Stone. Mesmo assim, no meu ponto de vista, Dr.Stone é uma ótima série e torço muito para que o anime transforme a série em um sucesso gigantesco. Talvez Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai merecia um pouco mais de consideração por parte dos editores. Porém, na altura do campeonato, é tarde demais para dar destaque a essa comédia romântica que agradou tantas pessoas.
Em décimo lugar tivemos David-Kun… Então… O mangá está na revista. Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que na na minha opinião não será cancelado na próxima leva. Suas colocações melhoraram, e a ter uma série do gênero, ajuda a revista, comercialmente falando. O mangá está conseguindo se estabilizar em vendas, e além disso, o décimo segundo colocado, Shokugeki no Souma, parece mesmo estar terminnando. Eu não daria mais de seis meses de vida para a série de culinária – aliás, digo algo mais agressivo, existe o risco real da série acabar nos próximos dois meses. Por isso, eu não duvidaria em ver, por exemplo, Shokugeki no Souma chegando ao seu fim no começo de maio, quando vai estrear a nova leva, e tendo alguns capítulos extras na Jump GIGA, para estimular um gato pingado a comprar a revista. Em décimo terceiro lugar tivemos Gokutei Higuma, que sejamos sinceros, vai ser cancelado. As chances de salvação da série são de 99.7% atualmente (número casual que serve só para dar impacto aos leitores). Por fim, na última colocações tivemos Ne0;lation, que ainda não foi cancelado por motivos desconhecidos.