4 anos de Clover.
Black Clover está comemorando 4 anos de vida, a série mais criticada da Shonen Jump atualmente, continua sobrevivendo e agradando boa parte dos seus seguidores. Também tivemos nessa edição páginas coloridas para a nova série, Kamio Yui wa Kami wo Yui, para Dr.Stone, e por fim para Act Age. Além, obviamente, de uma TOC interessante, no qual tivemos algumas ótimas surpresas, como a ótima colocação de Boku no Hero Academia e Boku-tachi. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #16 (18/03/2019)
Black Clover c197 (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de 4 Anos)
01 – One Piece c936
02 – Boku no Hero Academia c220
03 – Kimetsu no Yaiba c150
04 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c103
Kamio Yui wa Kami wo Yui c02 (Página Colorida, 25 páginas)
05 – Yakusoku no Neverland c127
06 – Yuragi-sou no Yuuna-san c151
Saigo no Saiyuuki c03 (23 páginas)
Dr. Stone c98 (Página Colorida)
07 – Jujutsu Kaisen c51
08 – Haikyuu!! c342
09 – Chainsaw-man c14
10 – Shishunki Renaissance! David-kun c26
Act-Age c57 (Página Colorida)
11 – Hinomaru Zumou c233
12 – Shokugeki no Souma c303
13 – ne0;lation c13
14 – Gokutei Higuma c12
Jimoto ga Japan c26
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c34 (Série Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Previa da Shounen Jump #17:
Capa, Pagina Colorida de Abertura: ONE PIECE
Página Colorida: Haikyuu!!, Chainsaw-man e Boruto (Mensal)
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, a série continua soberano na revista e deve receber na próxima semana Capa e Página Colorida de Abertura, esperamos que seja uma capa relacionada ao arco atual da série, e não simplesmente uma capa “genérica”, como algumas vezes acontece. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que por pouco não voltou a estar na primeira colocação da TOC: Como venho repetindo quase todas as semanas, os editores podem não estar dando mais o destaque que davam em 2016 ou 2017, porém, após um terrível 2018 (quando o assunto é a TOC), os editores voltaram a classificar a série em boas colocações. Boku no Hero Academia é o segundo pilar da revista, e atraí muitos leitores para a revista. Os editores dão uma importância enorme para a série, e essa medalha de prata, conquistada nessa edição, é a prova disto.
Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que está cada vez mais próximo do seu anime. Talvez o anime de Kimetsu no Yaiba deve se preparar para um problema que a série sofreu quando foi serializado: Os seus primeiros sete capítulos, mesmo sendo bem recebidos internamente, acabou não sendo um grande sucesso em vendas. Diferente da Shonen Jump, no qual Kimetsu no Yaiba estava disputando a “audiência” só contra um outro novo mangá (no caso, Yuragi-Sou no Yuuna-San), na televisão, tem MUITOS animes que estrearam na mesma temporada que Kimetsu no Yaiba. Caso o público não se sinta estimulado em continuar a ver a série, por causa do ritmo inicial lento, podem acabar abandonando-a depois de dois ou três episódios, o que acredito que não acontecerá, pois o estúdio é muito amado e entrega sempre produtos de alta qualidade. Em quarto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que também vai ganhar seu anime no próximo mês, deve ser por isso que os editores decidiram dar uma boa colocação para a série.
Em quinto lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que lançou o seu volume #13, e somando a venda do volume especial, superou a marca de 300 mil cópias. Os novos volumes de Yakusoku no Neverland estão vendendo cerca de 600 mil cópias (totais), por isso, ter já superado a marca de 300 mil cópias em menos de uma semana, demonstra que talvez o volume 13 conseguirá chegar na marca de 650 mil cópias – caso a série receba outra grande boost, quem sabe quando o anime terminar -, a série pode chegar até mesmo na marca de 700 mil cópias por volume, um resultado que seria fantástico. Em sexto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que desde que as três novas séries começaram a serem classificadas na TOC, voltou a receber ótimas colocações. Suas vendas parecem que se estabilizaram. Eu não diria que o mangá está salvo, ainda acredito que seja o mangá veterano com maior chance de cancelamento (mesmo que cada mês que passa, as chances que Shokugeki no Souma seja cancelado no segundo semestre desse ano aumentam), PORÉM, por enquanto Yuragi-Sou está salvo.
Em sétimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que no Ranking Analyse It acabou sendo superado por Boku no Hero Academia, e o que isto significa? Como utilizamos o Ranking Analyse It para ver quais séries os editores estão dando mais destaque, a pontuação de Jujutsu Kaisen, somado a sua posição dessa semana, comprova que a série não é, ATUALMENTE, prioridade dos editores, que estão preferindo dar destaque aos pilares e as séries que vão ganhar anime este ano, uma decisão correta. Mesmo assim, Jujutsu Kaisen estão vendendo muito bem, e conseguiu em 1 semana de vender, vender 100 mil unidades. A série já vende mais que: Dr.Stone, Yuragi-Sou no Yuuna-San, Sousei no Onmyouji, Yowamushi Pedal, e muitos outros mangás de várias revista, mesmo só tendo quatro volumes lançados, é um resultado fenomenal. Em oitavo lugar tivemos Haikyuu!!, que essa semana restou na zona intermediária, porém nas semanas anteriores esteve sempre entre os primeiros colocados, por isso, está longe de ser uma má notícia a sua colocação.
Em nono lugar tivemos Chainsaw-man, que lançou seu primeiro volume e vendeu 25 mil unidades na sua primeira semana. Podem parecer poucos, mas é um resultado ESPETACULAR, que praticamente garante a salvação da série pelos próximos três meses. A série pode não ter tido vendas espetaculares, mas são definitivamente maiores que as vendas iniciais de algumas séries presentes na revista atualmente: Kimetsu no Yaiba e Act-Age, iniciaram suas jornadas vendendo menos que 25 mil cópias na primeira semana. Atualmente Hinomaru Zumou vende praticamente a mesma quantidade de Chainsaw-man. Ainda é cedo para dizer se a série conseguirá vingar, tem muita estrada a ser percorrida, e devemos ver se suas vendas continuarão a aumentar, ou se estabilizarão, mas é inegável que a série começou com o pé direito. Próxima semana, os editores vão dar página colorida para a série, em comemoração as suas ótimas vendas.
Em décimo lugar tivemos Shishunki Renaissance! David-kun, que também lançou o seu mais novo volume. O caso de David-Kun é um pouco mais complicado; a série não está vendendo bem. O seu segundo volume deve vender cerca de 5 mil cópias no total, um resultado extremamente baixo que resultaria no cancelamento de qualquer série. PORÉM, não podemos esquecer que David-Kun é uma comédia e os editores não se importam muito com as vendas de uma comédia. Em mangás desse gênero, mesmo as vendas ainda sendo importantes, o fator decisivo acaba sendo sua popularidade interna, que infelizmente nós do Analyse It não podemos avaliar. Enquanto a popularidade interna de David-Kun for boa, a série continuará presente na revista. Logo após, na décima primeira colocação tivemos Hinomaru Zumou, que por enquanto, não está correndo risco de cancelamento, mas isto não significa que sobreviverá ao ano de 2019.
Em décimo segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que se encontra em uma situação confortável, porém não tanto: A série ainda tem chances de ser cancelada na próxima leva, mesmo que são baixas essas chances (Acredito que irá estrear somente dois mangás na próxima leva, e os cancelados serão Ne0;lation e Gokutei Higuma), além disso, quando olhamos a perspectiva para os anos de 2019 e 2020, claramente os editores não planejam mais manter a série na revista. Os próprios autores aumentaram o ritmo da série para poder termina-la no tempo mais breve possível. Shokugeki no Souma está caminhando para o seu cancelamento. Em décimo terceiro lugar tivemos Ne0;lations, que não tem nenhuma chance de se salvar, a série será cancelada. E em último lugar tivemos Gokutei Higuma, que provavelmente também será cancelada.