O que é BDSM?
Talvez com essa capa eu não posso perguntar o que é “Golden Shower”, mas com certeza me veio em mente uma cena de BDSM, principalmente por causa de todas essas personagens femininas acorrentando o protagonista da história. Por isso, nesse clima de imagens estranhas do carnaval, capas “suspeitas” na Shonen Jump e perguntas inapropriadas no twitter, vamos ver o que a TOC da décima quinta edição de 2019 nos entregou.
Weekly Shounen Jump #15 (11/03/2019)
Kamio Yui wa Kami wo Yui c01 (Capa, Página Colorida de Abertura – Nova Série de Hiroshi Shiibashi -)
01 – One Piece c935
02 – Kimetsu no Yaiba c149
03 – Yakusoku no Neverland c126
Saigo no Saiyuuki c02 (Página Colorida)
04 – Dr. Stone c97
05 – Boku no Hero Academia c219
Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c102 (Página Colorida)
06 – Haikyuu!! c341
07 – Black Clover c196
08 – Jujutsu Kaisen c50
09 – Act-Age c56
Hinomaru Zumou c232 (Página Colorida)
10 – Shokugeki no Souma c302
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c150
12 – Jimoto ga Japan c25
13 – Chainsaw-man c13
14 – Gokutei Higuma c11
15 – ne0;lation c12
Shishunki Renaissance! David-kun c25
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c34 (Serie Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #16 (18/03/2019)
Capa e Página Colorida de Abertura: Black Clover (Quarto Aniversario)
Página Colorida: Dr. Stone, Act-Age e Kamio Yui wa Kami wo Yui
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estréia da nova série de Hiroshi Shiibashi, o autor de Nurariyon no Mago, série de sucesso que ainda tem vários seguidores ao redor do mundo, por isso Hiroshi Shiibashi é um autor veterano que tem capacidade de entregar uma série de sucesso. É sua terceira tentativa, a sua segunda, Illegal Rare, vendia cerca de 50 mil cópias por volume, e mesmo atualmente sendo um bom resultado, na época acabou não agradando os leitores, e assim a série acabou sendo cancelada. Também tivemos página colorida para Saigo no Saiyuuki, que dividiu um pouco a opinião das pessoas. E por fim, tivemos página colorida para Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Hinomaru Zumou, duas séries veteranas.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que com essa primeira colocação conseguiu se aproximar um pouco mais de “Yakusoku no Neverland” no Ranking Analyse It. Sobre a situação da série na TOC, não é que mudou muito nesses últimos anos: independente de quais são seus adversários, ONE PIECE continua entrando os dois primeiros colocados. A série é uma constante quando está classificado na TOC, e deve continuar assim até o seu último capítulo (que inclusive, para mim, irá receber capa e página colorida de abertura, como KochiKame). Em segundo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que está cada vez mais próximo da estréia do seu anime, falta somente 1 mês. Estou muito ansioso para saber quanto aumentará as vendas da série, e se Kimetsu no Yaiba se tornará o mais novo pilar, como os editores planejavam ano passado.
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland – Eu tinha medo quando o anime lançou que talvez o público que assiste anime, que é mais acostumado a história com ritmo mais rápido, se cansaria de 13 episódios só sobre a fuga das crianças, mas parece que o anime, mesmo com um ritmo lento (porém mais rápido que o mangá), está conseguindo agradar os seus telespectadores. Yakusoku no Neverland é um sucesso gigantesco e está trazendo rios de dinheiro para a Shueisha. Em quarto lugar tivemos Dr.Stone, que também vai ganhar o seu anime em breve. A série é o quarto mangá que mais recebe destaque por parte dos editores, perdendo somente para: ONE PIECE, Yakusoku no Neverland e Kimetsu no Yaiba, porém, mesmo assim, continua sendo o segundo mangá que MENOS vende na revista, são dados preocupantes. O público japonês não está engajado em comprar os volumes de Dr.Stone.
Em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que também vem ganhando boas colocações ultimamente, inclusive está na frente de Act-Age no Ranking Analyse It. Para muitos seria normal uma série tão popular que como Hero estar na frente de Act-Age, mas ano passado os editores decidiram adotar uma estratégia inédita: Destacar somente os mangás novatos, e deixar os veteranos na zona intermediária, não parece ter dado tão bons frutos, pois este ano, os editores VOLTARAM a dar boas colocações aos dois veteranos que são pilares: Boku no Hero Academia e Haikyuu!!, mesmo ainda preferinndo destacar alguns novatos. Deste modo, ver Boku no Hero Academia entre os primeiros colocados, é uma boa notícia, e levando em conta o comportamento dos editores no ano passado, não é um acontecimento normal. Em sexto lugar tivemos Haikyuu!!, que também está comemorando suas boas colocações.
Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que entre os mangás veteranos, está um pouco esquecido pelos editores, porém, para alegria dos seus seguidores, ganhará capa e página colorida na próxima semana, em comemoração ao seu quarto aniversário. Eu não acredito que isto seja uma mudança na política adotada pelos editores em relação a série, Black Clover continuará na zona intermediaria. Em oitavo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que lançou o seu quarto volume, e parece que continuou a vender muito bem. A série pode não estar recebendo um grande destaque por parte dos editores esse ano (mesmo que eu ache que a série na edição #17 irá receber capa e página colorida de abertura), porém no momento certo (perto do anúncio do anime) os editores devem voltar a destacar o mangá, que é muito importante para o futuro da revista. Em nono tivemos Act-Age, que irá receber uma página colorida na próxima semana. Os editores estão evitando dar capa para série, ao invés disso, preferem entupir a série de páginas coloridas.
Em décimo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que depois de 3 décadas conseguiu sair do Bottom 5. O que isto significa? O mesmo que significou para Yuragi-Sou no Yuuna-San e Hinomaru Zumou nas semanas passadas. É os editores mostrando aos leitores que a série, por enquanto, não corre risco de cancelamento. Shokugeki no Souma deve sair vivo dessa leva, que parece que vai resultar no cancelamento de nenhum mangá, para a nossa alegria. Eu ainda acho cedo para dizer se Shokugeki no Souma irá sobreviver à leva de Kishimoto, porém, é provável que isto aconteça. Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que também está seguro e não corre nenhum risco de cancelamento. Em décimo segundo lugar tivemos Jimoto Ga Japan, que não está vendendo bem, mas isto realmente não importa, pois em casos de comédias como Jimoto ga Japan, a popularidade interna (por isso a votação nos cartões) são bem mais importantes. Obviamente, se a série ter um mínima de queda de popularidade nos cartões, os editores não terão motivos para manter a série.
Em décimo terceiro lugar tivemos Chainsaw-man, que essa semana recebeu uma colocação ruim, mas acredito que já veremos uma melhora na próxima semana. O seu primeiro volume VENDEU BEM, e os editores não tem mais nenhum motivo para cancelar imediatamente a série – Inclusive, se forem inteligentes, irão encher a série de publicidade para ver o seu potencial de vendas no segundo volume. Vimos uma campanha no Twitter, 2ch e também em outras rede sociais para “salvar” Chainsaw-man, que acabaram inflando suas vendas. Muitas pessoas compraram mais de dois volumes da série. Porém, isto mesmo assim é um bom sinal, demonstra que os seus leitores estão disposto a fazer uma grande publicidade boca a boca sobre a série, por isso podem conseguir atrair novos leitores nos próximos volumes. O que quero dizer é que se os editores forem inteligentes, vão dar um grande destaque para Chainsaw-man nas próximas semanas, para poder no segundo volume ver o real potencial de vendas da série. Em décimo quarto lugar tivemos Gokutei Higuma, que tem 10% de chance de se salvar. E em último lugar tivemos Ne0;lation que será cancelado.