O Retorno de Mutou Black.
Quando menos esperávamos, os editores anunciaram uma leva, que também teve uma segunda surpresa: O retorno do autor de Mutou Black, série sobre samurais que acabou sendo cancelada precocemente, mas que conseguiu agradar algumas pessoas por causa da sua arte. Porém, essa edição não teve somente essa surpresa, também tivemos uma TOC interessante, que demonstrou que os editores estão dispostos a dar um pouco mais de atenção aos mangás veteranos, por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #14 (01/03/2019)
Saigo no Saiyuuki c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Daijirou Nonoue – Autor de Mutou Black -)
01 – Kimetsu no Yaiba c148
02 – Boku no Hero Academia c218
Yakusoku no Neverland c125 (Página Colorida)
03 – Haikyuu!! c340
04 – Black Clover c195
05 – Dr. Stone c96
06 – Act-Age c55
Jujutsu Kaisen c49 (Página Colorida)
07 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c101
08 – Hinomaru Zumou c231
09 – Yuragi-sou no Yuuna-san c149
Shishunki Renaissance! David-kun c24 (Página Colorida)
10 – Chainsaw-man c12
11 – Shokugeki no Souma c301
12 – Gokutei Higuma c10
13 – ne0;lation c11
Jimoto ga Japan c24
Ausentes: One Piece c935, Boruto: Naruto Next Generations c34 (Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Prévia da Shounen Jump #15:
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Kamio Yui wa Kami wo Yui (Nova Série)
Pagina Colorida: Hinomaru Zumou, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, Saigo no Saiyuuki
Começando pelos mangás NÃO ranqueados, tivemos a estréia de um novo mangá, Saigo no Saiyuuki, do autor de Mutou Black, uma série que teve um roteiro de péssima qualidade, porém uma arte espetacular. Devemos ver que depois de todos esses anos que se passaram, o autor melhorou sua capacidade de escrever uma história. Sabemos que se depender da arte, a série com certeza será um grandíssimo sucesso, mas a realidade é que a arte, normalmente, não consegue transformar um mangá em um sucesso. Também tivemos nessa semana, página colorida para Yakusoku no Neverland, que continua lançando o seu anime, que é um sucesso mundial. Jujutsu Kaisen e por fim, a comédia ecchi, Shishunki Renaissance! David-Kun, que mesmo não vendendo muito bem, parece ter uma boa popularidade interna.
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que conquistou uma outra boa colocação, a série vem tendo um ótimo rendimento nesse começo de ano, inclusive se analisarmos o Ranking Analyse It, iremos perceber que a série se encontra em terceiro lugar, atrás somente de Yakusoku no Neverland, que vem tendo um ALTÍSSIMO destaque por parte dos editores, e ONE PIECE, que continua sendo o rei da revista. Acredito que assim que for lançado o seu anime, Kimetsu no Yaiba pode conseguir até mesmo superar ONE PIECE. Em segundo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que atualmente vem recebendo boas colocações por parte dos editores, mas passa longe de ser um dos mangás com maior destaque na revista. Boku no Hero Academia se encontra em uma situação bem confortável, com vendas altíssimas e com um grupo de seguidores que dará estabilidade para a série, por pelo menos, os próximos três anos. Talvez seja justamente por esse motivo que os editores preferem usar o capital da revista em outros mangás. A série é inegavelmente um dos pilares.
Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, que diferente de Boku no Hero Academia, vem recebendo um grandíssimo destaque por parte dos editores, nas últimas semana teve um: primeiro lugar > capa > uma terceira colocação > e por fim, uma outra terceira colocação. É uma sequência invejável, que demonstra como os editores estão dispostos a publicizar a série este ano. O motivo? Eu acredito que os editores perceberam que não era um bom sinal a queda de vendas de Haikyuu!! – este é, atualmente, o único mangá do gênero a ter um apoio popular, e sua queda de popularidade poderia resultar na migração para outra revista por parte do público amante de esporte, uma migração que depois se tornaria complicado reverter. Deste modo, enquanto não encontram um novato com uma boa série de esporte (o que parece ser bastante complicado, os editores atualmente não estão lançando nenhuma série do gênero), a melhor decisão é fazer de tudo para manter Haikyuu!! nos holofotes. Em quarto lugar tivemos Black Clover, que também recebeu uma boa colocação – Corrigindo a informação que entreguei na semana passada, o seu anime provavelmente superará a marca de 102 episódios, podendo chegar inclusive a 150, uma ótima notícia tanto para a revista quanto para os seguidores da série.
Em quinto lugar tivemos Dr.Stone, que é um outro mangá que vem recebendo um grande destaque por parte dos editores, inclusive está na quarta colocação no Ranking Analyse It, atrás de Kimetsu no Yaiba, e logo à frente de Haikyuu!!. Lembrando que a série irá receber muito em breve a primeira temporada do seu anime, que pode conseguir dar um bom “UP” na série, que desde sua estreia vem recebendo um grande destaque dos editores, mas nunca conseguiu deslanchar em vendas. Dr.Stone é um dos mangás que mais recebe posições altas na TOC, mas mesmo assim é atualmente o terceiro mangá que menos vende (entre aqueles com mais de 1 ano de vida), perdendo somente para: Act-Age, que em breve pode superar-lo e Hinomaru Zumou, que é um caso bem complicado. Falando em Act-Age, a série conseguiu a sexta colocação nesa semana, e ultimamente vem recebendo posições mais intermediárias, o mesmo vale para Jujutsu Kaisen que essa semana recebeu uma página colorida logo abaixo de Act-Age. O motivo? Os editores estão preferindo destacar as séries que vão receber um anime este ano (Dr.Stone, Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland), e ao mesmo tempo destacar alguns veteranos, para mostrar aos seus leitores que as suas séries continuam em destaque. Mas acredito que ainda esse ano, esses dois mangás vão retornar a ter uma boa publicidade. É um estado temporário.
Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que entre os mangás com zero chance de cancelamento neste ano, por isso retiro da lista: os três novatos, Hinomaru Zumou, Shokugeki no Souma e Yuragi-Sou no Yuuna-San, é aquele tem menos pontos no Ranking Analyse It (que é um ranking organizado por mim para medir o rendimento de uma série dentro da revista, utilizando como base as posições na TOC, capas e páginas coloridas). Por enquanto não é uma informação realmente preocupante, mas se o seu anime não der muito certo, eu acredito que os editores simplesmente irão esquecer a série – eu não estou dizendo que Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai será cancelado, simplesmente deixarão a série na zona intermediária ou entrada do Bottom 5, sem receber nenhuma página colorida, até quando o mangá começar a ter quedas de vendas, e assim sim, os editores puderem cancelar-lo. Infelizmente os editores não parecem estar apostando muito em Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, é só mais uma série na revista. Em oitavo tivemos Hinomaru Zumou que vem recebendo boas colocações. O que isto significa? Os editores não planejam cancelar a série na leva de Masashi Kishimoto, então, Hinomaru Zumou chegará vivo ao segundo semestre de 2019.
Outro mangá que deve chegar vivo no segundo semestre é Yuragi-Sou no Yuuna-San, que conseguiu diminuir a queda de suas vendas, e ultimamente os editores vem demonstrando que a série tem um apoio editorial: É bem provável que os editores planejem primeiro cancelar: Ne0;lations, Gokutei Higuma, Chainsaw-man e Shokugeki no Souma, antes mesmo de valutarem cancelar Yuragi-Sou no Yuuna-San, que ainda consegue superar a marca de 100 mil cópias. PORÉM, isto não significa que a série irá superar o ano de 2019, se as novas séries começarem a dar certo, ainda existe uma alta possibilidade de vermos Yuragi-Sou sendo cancelado ainda este ano, principalmente se suas vendas voltarem a despencar. Em décimo lugar tivemos Chainsaw-man, que é o único novato sem futuro definido: sua recepção acabou sendo mediana, e os editores parecem estar disposto a salvar a série, caso sua popularidade aumente nas próximas semanas. Acredito que, atualmente, estamos vendo uma luta entre Shokugeki no Souma e Chainsaw-man, sendo que o segundo tem muitas mais chances de acabar sendo cancelado, mas pode surpreender, principalmente se vender bem no seu primeiro volume, que acabou sendo lançado no mercado japonês hoje mesmo.
Em décimo primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que deve continuar se salvando, mas tem chances ALTAS de não conseguir superar o ano de 2019 – Basta somente UMA, das novas séries lançadas nesse primeiro semestre dar certo, para os editores se verem obrigados a cancelar um veterano, e levando em contas as posições dadas as séries veteranas em risco (Hinomaru Zumou, Yuragi-Sou e Souma), a série de culinária é aquela com maior possibilidade de ser cancelada. Inclusive, se os editores decidirem lançar três novos mangás na próxima leva, muito provavelmente se encontrarão em um dilema: cancelar Chainsaw-man ou Shokugeki no Souma? Eu acredito, repetindo, que vão cancelar Chainsaw-man (80 % de chance), mas se a série novata conseguir ter um aumento de popularidade nesse mês de março OU seu primeiro volume vender bem, os editores podem acabar escolhendo cancelar um veterano, que acredito que seria Shokugeki no Souma. Em décimo segundo lugar tivemos Gokutei Higuma, que tem 95% de chances de ser cancelado, porém os editores ainda não bateram o martelo, as próximas duas semanas irão definir o futuro da série. E em último lugar tivemos Ne0;lation que será cancelado em breve, talvez até mesmo na próxima semana. Neo;lation tem ZERO chances de sobreviver.
ANÚNCIO: Bem pessoal, o Analyse It NÃO ESTÁ acabando. Venho explicar para vocês motivo pelo qual eu estive atrasando a análise e não postando nenhuma matéria além da TOC (nem mesmo o TOP 10, que sinceramente, deveria ter saído a dois meses atrás – e nessa altura do campeonato, o hype acabou já sendo perdido -). Eu estava participando em um grupo de pesquisa (Como estagiário), e acabou sendo um experiência fantástica para mim. Por isso, nesses últimos meses eu estive muito focado nesse projeto, que deveria ter sido encerrado na primeira semana de Fevereiro, porém, acabou sendo adiado até essa última sexta-feira. Continuei a escrever a TOC, pois é realmente uma minha paixão, que acho que não vou largar tão cedo, hehe. Agora, que realmente estou mais livres, irei primeiramente voltar o Ranking Oricon nessa semana: Toda Quinta-Feira ou Sexta. E retornarei a postar a TOC mais cedo (Sexta ou Sáado), como eu vinha fazendo nos últimos meses. O TOP 10? Eu não estou muito animado em escrevê-lo, pois o “hype” morreu, estamos já em março, mas prometo que irei me esforçar para escrevê-lo nos próximos 7 dias, mesmo porque eu acredito que vocês vão gostar MUITO do TOP 3. Seria uma pena, não revelar o pódio desse ano, que para mim é um dos melhores dos últimos anos – com certeza melhor que o de 2017 -.