Navegando entre as novas séries.
Quando eu disse que os editores não iriam estrear mais nenhum mangá, felizmente, acabei sendo pego de surpresas, e a Weekly Shonen Jump anunciou duas novas séries, mas quais serão os mangás cancelados? Bem, vamos ver agora:
Weekly Shounen Jump #13 (25/02/2019)
Dr. Stone c95 (Capa, Página Colorida de Abertura, Segundo Aniversario)
01 – Yakusoku no Neverland c124
02 – One Piece c934
03 – Haikyuu!! c339
04 – Black Clover c194
Kimetsu no Yaiba c147 (Página Colorida)
05 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c100
06 – Hinomaru Zumou c230
07 – Jujutsu Kaisen c48
Maken Kaji-shi Handago (Página Colorida, One-shot de Shinobu Nakano)
08 – Yuragi-sou no Yuuna-san c148
09 – Act-Age c54
Boruto: Naruto Next Generations c33 (Página Colorida, Mensal)
10 – Gokutei Higuma c09
11 – Shishunki Renaissance! David-kun c23
12 – Chainsaw-man c11
13 – Shokugeki no Souma c300
14 – ne0;lation c10
Jimoto ga Japan c23
Ausentes: Boku no Hero Academia c218 e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Saigo no Saiyuuki (Nova serie de Daijirou Nonoue – autor de Mutou Black)
Pagina Colorida: Yakusoku no Neverland, Jujutsu Kaisen e Shishunki Renaissance! David-kun
Weekly Shounen Jump #15
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Kamioyui wa Kami wo Yui (Nova serie de Shiibashi Hiroshi – autor de Nurarihyon no Mago)
Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que essa semana ficou em primeiro lugar, e na próxima semana irá receber uma página colorida de abertura. Os editores continuam apostando bastante na série, que atualmente já pode ser considerado um semi-pilar da revista. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua desenvolvendo sua história. Ultimamente estamos muito preocupados em quando a série irá acabar, porém o próximo grande evento que estar por vir, é o capítulo número 1000 da série, que deve acontece em 2020 – depois disto teremos o lançamento do volume 100, que também será um grande evento – Oda deve se preparar para entregar um milésimo capítulo de altíssima qualidade, e quem sabe, totalmente colorido. Se não for totalmente colorido, já que iria requer muito do autor, poderia ser um capítulo de 50 páginas, com um encerramento bombástico. Como vocês gostariam que fosse o capítulo 1000 de ONE PIECE?
Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, que ultimamente vem recebendo um ótimo tratamento por partes dos editores – A Shueisha percebeu que as vendas da série estavam caindo, e para reduzir a perda de pública, voltaram a dar um grande destaque para a obra, vamos ver se essa publicidade e ótima colocações na TOC irá ajudar Haikyuu!! a estabilizar suas vendas até quando for estrear a sua mais nova temporada. Em quarto lugar tivemos um outro mangá, que para muitos ainda é um novato, mas já podemos considerar um veterano, pois está preste a completar incríveis 4 anos de vida (O tempo passa rapidamente, meus amigos. Parece ainda hoje quando o G_I_A aparecia no Analyse It gritando “Chupa” a cada boa posição do Black Clover). A série continua tendo um bom apoio editoral, mas devemos ver, após o encerramento do seu anime, por quanto tempo os editores vão continuar apoiando Black Clover.
Em quinto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que já superou a marca de 100 capítulos, e vem demonstrando nessas últimas semanas que os editores estão dispostos a dar um destaque um pouco maior para a série nesses dois meses que precedem a estréia da primeira temporada do seu anime. Em sexto lugar tivemos Hinomaru Zumou, outro mangá que nas últimas duas semanas teve ótimas colocações. O mangá de sumô estava constantemente nas últimas colocações, mas justamente no período que os editores estavam preste a estrear uma nova série, os editores voltaram a classificar bem a série. É normal os editores fazerem isto, para assim os leitores terem uma falsa noção que a série ainda tem um grande apoio editorial, e acabou não sendo cancelada, pois ainda é popular.
Em sétimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que recebeu colocações mediocres nas últimas semanas, mas em breve deve voltar a estar nas cinco primeiras colocações. Próxima semana a série irá receber uma página colorida. Em oitavo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que deve ter recebido uma colocação mais alta pelos mesmos motivos de Hinomaru Zumou, uma estratégia editorial. A série está segura e parece não ter nenhuma chance de ser um dos dois mangás cancelados nessas nova leva – que na minha opinião, resultará em somente um mangá cancelado, o nosso querido Ne0;lation. Em nono lugar tivemos Act-Age, que como Jujutsu Kaisen está recebendo posições mais baixas temporaneamente. Os editores, por motivos desconhecidos, estão decidindo dar mais destaque nas séries veteranas nessas últimas semanas, mas acredito que muito em breve as séries novatas voltarão a estar entre as cinco primeiras colocações.
Em décimo lugar tivemos Gokutei Higuma, que após uma péssima colocações, a série melhorou levemente; o que isto significa? Para mim, não muita coisa. Eu não acredito que o mangá será cancelado nessa leva que estar para estrear, no qual temos dois autores não-novatos, um deles sendo Shiibashi Hiroshi, que já lançou um sucesso (Nurarihyon no Mago). Os editores devem salvar o cancelamento de Gokutei Higuma para quando for estrear a leva de Kishimoto, que deve chegar em abril. Em décimo primeiro lugar tivemos David-Kun, que teve uma posição ruim, mas não deve estar correndo risco de cancelamento por enquanto. Em décimo segundo lugar tivemos Chainsaw-man, que não está recebendo boas colocações, mas porém, ainda não deve ser cancelado. Os editores vão decidir se a série irá dançar ou não, somente na próxima leva.
Em décimo terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que tem uma pequena chance de acabar sendo cancelado. O fato da série ser a única que os editores não voltaram a classificar bem, demonstra que realmente o grupo editorial não está mais se importando com a série; Shokugeki no Souma ainda está na revista mais pela sua importância história e suas boas vendas, do que por boa vontade dos editores. Eu acredito que a série ainda não vá ser cancelada, mas dúvido que consiga superar o ano de 2019. Em último lugar tivemos Ne0;lation, que para mim tem grandes chances de ser cancelado na próxima ou na edição #15 – Os editores para essa nova leva devem utilizar uma das vagas em aberto, e depois cancelar um mangá (Ne0;lation) para dar uma vaga à segunda estréia.