Semana dos Esportes.
Em uma edição que tivemos um mangá de esporte como capa, o nosso querido Haikyuu!!, pilar da revista que está completando incríveis sete anos de vida, também tivemos algumas grandes surpresas nessa edição: uma espetacular posição por parte de 2Hinomaru Zumou, péssimas colocações para os novatos, principalmente para Gokutei Higuma, que estreou na TOC nas últimas colocações. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #12 (18/02/2019)
Haikyuu!! c338 (Capa, Página Colorida de Abertura, Setimo Aniversario)
01 – Dr. Stone c94
02 – One Piece c933
03 – Kimetsu no Yaiba c146
04 – Boku no Hero Academia c217
Yakusoku no Neverland c123 (Página Colorida)
05 – Hinomaru Zumou c229
06 – Act-Age c53
07 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c99
Fantasies (Página Colorida, One-shot de Gen Oosuga)
08 – Black Clover c193
Jimoto ga Japan c22 (Página Colorida)
09 – Jujutsu Kaisen c47
10 – Yuragi-sou no Yuuna-san c147
11 – Chainsaw-man c10
12 – Shokugeki no Souma c299
13 – Gokutei Higuma c08 (Primeiro Ranking)
14 – ne0;lation c09
Shishunki Renaissance! David-kun c22
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c32 (Serie Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #13 (25/02/2019)
Capa e Página Colorida de Abertura: Dr. Stone (Segundo Aniversario)
Página Colorida: Boruto: Naruto Next Generations, Kimetsu no Yaiba e Maken Kaji-shi Handago (One-shot de Shinobu Nakano)
Ausentes: Boku no Hero Academia c218, Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que mesmo ainda estando muito bem na TOC, está em uma situação complicada quando o assunto são as suas vendas: A série é atualmente a terceira que MENOS vende na revista, perdendo somente para Hinomaru Zumou e Act-Age, que pelo andar da carruagem, tem grandes possibilidades de superar Dr.Stone nos próximos dois volumes. Por isso, a série está dependendo do seu anime para se tornar um sucesso, pois após dois anos de vida, muito dificilmente veremos suas vendas terem grandes melhorias, sem nenhuma ajuda externa. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua bem estável na revista, caminhando para o seu encerramento. É um assunto polêmico quanto a série ainda vai durar: Oda continua repetindo que a série irá terminar daqui a 3 à 5 anos, mas sabemos que um autor pode errar sua previsão. Única certeza que temos que é, sim, One Piece está caminhando para o seu fim.
Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que daqui à dois meses vai estrear o seu anime. Por isso, os editores já estão preparando o terreno para transformar o anime de Kimetsu no Yaiba em um sucesso similar à aquele de Yakusoku no Neverland, que lançou o seu anime em Janeiro desse ano, e ganhou um grandíssimo boostr de vendas, inclusive, os volumes antigos da série apareceram entre os cinquenta mais vendidos também na primeira semana do mês de fevereiro, que é uma das mais baladas. Na próxima semana, Kimetsu no Yaiba, irá receber uma página colorida, e deve receber muitas outras nas semanas sucessivas. É importante também dizer que os editores não parecem estar preocupados em encontrar novas séries de sucesso, pois estão lançando realmente poucas séries novas. A certeza no sucesso do anime de Kimetsu no Yaiba e também no sucesso da nova série de Kishimoto (autor de Naruto), está fazendo que os editores prefiram não se arriscar tanto. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que por mais uma semana, conseguiu estar entre os cinco primeiros colocados. Os editores voltaram a classificar bem a série, isto é muito bom.
Em quinto lugar tivemos uma grandíssima surpresa, depois de muitos meses nas últimas colocações, Hinomaru Zumou deu a volta por cima e conseguiu estar entre os cinco primeiros colocados nesta semana. Isto significa que agora a série voltou a ter o apoio editorial? Não, Hinomaru Zumou voltará muito em breve para as últimas colocações, muito provavelmente já na próxima semana, porém, os editores demonstraram nesta semana que não tem nenhuma previsão de cancelar a série na próxima leva – na verdade, nenhum dos veteranos, minha teoria que talvez os editores não planejavam cancelar nenhum daqueles mangás, acabou se concretizando, mesmo que de modo diferente do que eu tinha imaginado -. Hinomaru Zumou continua sendo a série que menos vende na revista, mas pelo menos sabemos que a série deve chegar viva até maio, quando vai completar cinco anos de vida. Em sexto lugar tivemos Act-Age que continua aumentando suas vendas e em breve deve conseguir superar Dr.Stone
Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai. O seu anime, que irá estrear em abril deste ano, não está recebendo muito destaque: Os editores estão gastando os seus capitais em Dr.Stone, Yakusoku no Neverland e Kimetsu no Yaiba, mas isto não significa que obrigatoriamente a série será ignorado pela revista quando o anime lançar; os editores devem dar um minimo de publicidade a obra em abril, além de melhorar suas posições na TOC. Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai pode não ter o potencial que tinha, por exemplo, Nisekoi, porém mesmo assim continua sendo uma série que vende bem, e conseguiu se tornar mais comercialmente vantajosa que seus dois companheiros de leva: Robot x Laserbeam e Dr.Stone. Em oitavo lugar tivemos Black Clover, que essa semana restou na zona intermediária, que na minha opinião, levando em conta sua temporada, é onde deve estar. Rumores dizem que o seu anime será encerrado definitivamente no episódio 102. Seria complicado Black Clover se tornar um anime eterno, porém, ter um anime semanal que durou dois anos, seria um grande feito para qualquer série.
Em nono lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que essa semana esteve em uma colocação ruim, mas na próxima semana deve já retornar aos seis primeiros colocados. Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que mesmo tendo uma queda de vendas, deve acabar sobrevivendo. Os editores devem estrear em abril uma leva com três mangás, e os três cancelados devem ser os três novatos. Eu não diria que as chances de Yuragi-Sou no Yuuna-San não ser cancelado se azeraram, pois, Chainsaw-man, que restou na décima primeira colocação, tem uma boa popularidade internacional, e os editores devem esperar as vendas do seu primeiro volume antes de decidir o seu futuro. A série do autor de Fire Punch! está muito perto do cancelamento, mas diferente dos seus dois companheiros, ainda tem chances de conseguir se salvar. Lembrando que o seu volume vai ser lançado já nesse mês de março, por isso, os editores não terão que esperar muito tempo para decidir qual será o futuro da série.
Em décimo segundo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que também deve sobreviver ao cancelamento, e mesmo estando em uma colocação ruim, continuo defendendo meu ponto que entre os veteranos, é aquele com menor chance de ser cancelado, por causa das suas boas vendas. Eu tinha teorizado que os editores utilizariam os “slots” vazios para estrear uma leva com um ou dois mangás esse mês, sem precisar cancelar nenhum dos veteranos – porém parece que os editores decidiram utilizar uma estratégia diferente, devem simplesmente não estrear nenhum mangá nesse mês de Fevereiro, e vão cancelar os novatos já em abril, quando chegar a leva de Masashi Kishimoto, o criador de Naruto. Os dois últimos colocados, respectivamente, Gokutei Higuma e ne0;lation são dois cancelamentos certos. Se os editores decidirem estrear uma leva com três mangás, Chainsaw-man também deve acabar rodando. Os veteranos só devem ser cancelados se a leva tiver mais de três mangás, o que é possível, levando em conta que ainda não estrearam nenhum mangá esse ano. Podemos até mesmo ver uma super leva de cinco mangás, com três novatos cancelados, um veterano e o aproveitamento dos slots em aberto. Ainda é cedo para termos certeza de alguma coisa. Por enquanto, aposto, em uma leva de três mangás, com os três novatos dançando.