Q Q isso Haikyuu?
O dia dos namorados está chegando (14 de Fevereiro), por isso os editores decidiram unir os dois mangás de romance da revista, para desejar aos seus leitores um simpático “Happy Valentine”. E no mesmo tempo, também entregaram uma TOC muito interessante, com várias surpresa, começando já na primeira colocação, com Haikyuu!! em primeiro lugar depois de muitos meses. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #11 (09/02/2019)
Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c98 (Capa, Página Colorida de Abertura, Aniversário de 2 anos)
Yuragi-sou no Yuuna-san x Saotome Shimai wa Manga no Tame nara!? (Capítulo Crossover com série da Shounen Jump +)
Yuragi-sou no Yuuna-san c146 (Capa, Página Colorida, Aniversario de 3 Anos)
01 – Haikyuu!! c337
02 – One Piece c932
Jujutsu Kaisen c46 (Página Colorida)
03 – Yakusoku no Neverland c122
04 – Kimetsu no Yaiba c145
05 – Dr. Stone c93
06 – Black Clover c192
Seigan no Yamato (Página Colorida, One-shot de Miho Tanaka)
07 – Boku no Hero Academia c216
J RomCom Festival! (Página Colorida, One-shot de Kentarou Yabuki y One-shot de Tsunehiro Date)
08 – Shishunki Renaissance! David-kun c21
09 – Act-Age c52
Gokutei Higuma c07
10 – Chainsaw-man c09
11 – ne0;lation c08
Shokugeki no Souma c298 (Página Colorida)
12 – Hinomaru Zumou c228
Jimoto ga Japan c21
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c32 (Série Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Prévia da Shounen Jump #12
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Haikyuu!!
Pagina colorida: Yakusoku no Neverland, Jimoto ga Japan, Fantasies (One-shot de Gen Oosuga – autor de Golem Hearts)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos uma capa dupla de dias dos namorados. Os dois mangás que dividiram o espaço foram Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Yuragi-Sou no Yuuna-San. Além desse destaque, Yuragi-Sou lançou um capítulo crossover com uma série da Jump Plus, demonstrando que suas vendas podem estar caindo, mas a série ainda está viva. Também tivemos nessa edição, página colorida para Jujutsu Kaisen e para Shokugeki no Souma, que mesmo recebendo uma merecida página colorida, acabou sendo classificado entre os últimos colocados. Os editores não estão mais com disposição em dar destaque para a obra.
Sinceremante, quando comentei que não teríamos nos preocupar com Haikyuu!! entre os últimos colocados na semana, eu não esperava que a série conseguisse conquistar a primeira colocação na TOC sucessiva, porém isto aconteceu, para alegria da nação brasileira. Essa semana tivemos uma grandíssima surpesa, e a série de vôlei, que ainda é um dos pilares da revista, conseguiu pegar para sí a medalha de ouro. Além disso, a série na próxima semana vai receber capa, para comemorar o seu aniversário de 7 anos. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE que se encontra em uma situação bem confortável, mesmo que nos últimos capítulos o autor entregou uma mudança na narração que pode acabar mudando bastante o percorrer desses últimos arcos da série. Lembrando que Oda já deixou claro que ONE PIECE está na sua reta final.
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, em quarto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba e em quinto lugar tivemos Dr.Stone – Todos esses mangás ganharam (ou ganharão) um anime esse ano, e estão lutando para se tornar um dos pilares da revista. Yakusoku no Neverland seria quase uma certeza que se tornaria um dos pilares, por variados motivos; porém como a série não deve durar ainda muito tempo na revista, os editores provavelmente não irão promover o mangá ao posto de “Pilar”, deixando-o como um semi-pilar. Já Kimetsu no Yaiba, na minha opinião, é o favorito para conquistar essa vaga, por um simples motivo: A série ainda parece que durar vários anos e ainda por cima tem um anime produzido por um grande estúdio. O anime ainda tem chances de acabar fracassando, já vímos casos de sucessos garantidos que tiveram animes com pouco apelo popular, porém, essas chances são baixas. O único problema para Yaiba são suas vendas, a série terá que triplicar suas vendas para se tornar um pilar. Por fim, Dr.Stone já vende muito mal (em comparação aos demais mangás da revista) e ainda por cima entre esses três, Dr.Stone é aquele que tem o menor investimento para o anime, por isso, acredito que a série não vai conseguir se tornar um pilar.
Em sexto lugar tivemos Black Clover, no qual algumas pessoas estão comentando sobre a série possívelmente está terminando: Eu acredito que Black Clover ainda vai durar mais alguns anos, talvez vejamos um Time-Skip após esse arco, mas um encerramento da série parece ser improvável, principalmente se lembrarmos que ano passado os editores disseram que planejavam transformar Black Clover em um dos pilares da revista. Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que esse sim é um dos pilares da revista e não deve perder essa vaga tão cedo. A série só tenderá a aumentar suas vendas, pelo menos até 2020. A série conseguiu conquistar um público cátivo, que varia entre um público adulto que acompanhou Naruto e BLEACH, e um público mais jovem, que só começou a ler mangás nos últimos 5 anos. Essa mixagem de leitores faz com que a série tenha um grupo estável de seguidores.
Em oitavo lugar tivemos David-Kun, que está em uma situação bem confortável na revista e não deve estar correndo nenhum risco de cancelamento. Os editores encontraram duas comédias que agradaram o público japonês, porém mesmo assim essas duas comédias não devem se tornar um grande sucesso comercial. Para mim a revista ainda precisa encontrar um novo “Gintama”, série que seja predominantemente comédia, porém com várias cenas de ação que consegue conquistar um público geral. Em nono lugar tivemos Act-Age, que lançou o seu quinto volume esse mês, e para a surpresa de ninguém, o volume está sendo um sucesso de vendas. Em algumas lojas as cópias já se esgotaram, e os editores já estão planejando uma reimpressão. Act-Age está aumentando rapidamente suas vendas e já deve superar em breve Dr.Stone.
Em décimo lugar tivemos Chainsaw-man, que essa semana acabou sendo classificado em uma zona muito ruim, porém ainda não direi que a série está acabada. Sua recepção na internet acabou sendo boa, e seus leitores internacionais não são poucos, porém, a série mesmo assim não parece ter conquistado leitores o suficiente para os editores já classificarem a série como um “sucesso”. Eu acho que os editores esperarão as próximas semanas para definir qual será o próximo passo a dar em relação a série. Em décimo primeiro lugar tivemos Ne0;lation, que diferente de Chainsaw-man, eu acho que em breve será colocado abaixo de Hinomaru Zumou, Shokugeki no Souma e Yuragi-Sou no Yuuna-San, o trio que ultimamente está sempre nas últimas colocações. O motivo pelo qual acho que Ne0;lation deve restar sempre entre os últimos é bem simples: a série, diferentemente de Chainsaw-man, teve uma recepção bem medíocre na internet, e ainda por cima suas posições na TOC parecem estar pior. Em último lugar tivemos Hinomaru Zumou, que na ausência de Souma e Yuragi, teve que se acontentar com a última colocação.