Manga Plus!
Em uma edição que tivemos como capa Act-Age, pela primeira vez desde sua estreia, os editores decidiram nos entregar algumas posições bem estranhas, além de uma grande novidade externa: A chegada de uma aplicação de mangás para O PÚBLICO ESTRANGEIROS! Por isso, sem mais delongas, vamos comentar sobre essa TOC especial.
Weekly Shounen Jump #10 (04/02/2018)
Act-Age c51 (Capa, Página Colorida de Abertura, Primeiro Aniversário)
01 – One Piece c931
02 – Dr. Stone c92
03 – Black Clover c191
04 – Boku no Hero Academia c215
Mondai no Ooi Ryouriten (Página Colorida, One-shot de Shuuichi Asou)
05 – Jujutsu Kaisen c45
06 – Yakusoku no Neverland c121
07 – Kimetsu no Yaiba c144
08 – Chainsaw-man c08
Gokutei Higuma c06
09 – Jimoto ga Japan c20
10 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c97
ne0;lation c07
Gold Kid: Kindou to Yobareta Shougakusei (Página Colorida, One-shot de Kenosuke Osada)
Hinomaru Zumou c227 (Página Colorida)
11 – Haikyuu!! c336
12 – Yuragi-sou no Yuuna-san c145
13 – Shokugeki no Souma c297
Shishunki Renaissance! David-kun c20
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c32 (Serie Mensal) e Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Previa da Shounen Jump #11:
Capa, Página Colorida de Abertura: Yuragi-sou no Yuuna-san & Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai
Pagina Colorida: Shokugeki no Souma, Jujutsu Kaisen, Sekigan no Yamato (One Shot de Tanaka Miho)
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que continua soberano na revista, porém talvez não na aplicação internacional da Shonen Jump. O público internacional que baixou a aplicação da Manga Plus. está bem mais interessado em Boku no Hero Academia que em ONE PIECE, para a surpresa de muitos. Para quem não sabe, a Shueisha lançou uma aplicação chamada “Manga Plus” no qual irá publicar os seus mangás GRÁTIS. É uma ótima estratégia da empresa para combater a pirataria. Essa aplicação é internacional, porém não é lançada no Japão, China e Coréia, que já tem suas próprias apps. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone, que está na décima colocação na Manga Plus, superando Shokugeki no Souma, Kimetsu no Yaiba, Haikyuu!!, obras que no Japão são mais populares. Isto demonstra como o mangá tem um bom público internacional. A Manga Plus de certo vai aumentar a importância do público internacional para a Shueisha, que poderá ver instantaneamente qual é o apelo internacional de uma nova série. Dr.Stone pode vender menos, no Japão, que os mangás previamente citados, porém, pelo menos na aplicação é mais lido.
Em terceiro lugar tivemos Black Clover, que tem o seu anime lançado na Crunchyroll no mercado internacional, e vou aproveitar essa informações para DENUNCIAR! HORA DA DENUNCIA! O site Crunchyroll parece que está tirando do ar várias Fansubs e sites que divulgavam os animes. Com a desculpa da “pirataria”, sendo que a própria Crunchyroll nasceu da pirataria. Sempre digo que o melhor modo de combater a pirataria é entregando um conteúdo vantajoso e de alta qualidade para os leitores – como a Shueisha está procurando fazer com a Manga Plus e como a Netflix conseguiu fazer com o seu streaming – Utilizar essa velha técnica de “guerra à pirataria”, nunca funcionou e atualmente não funcionará. É o momento de nós, amantes de animes e mangás, contestarmos está ação egoista por parte da Crunchyroll. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que essa semana restou entre os cinco primeiros, mas mesmo assim essa quarta colocação não chega aos pés da sua primeira colocação na Manga Plus – A série é a mais querida na aplicação da Shueisha –
Em quinto lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que por mais seja um grandíssimo sucesso no Japão, parece ainda não ter conquistado os ocidentais. A série tem menos leitores que Act-Age, Chainsaw-man e Ne0;lation (esta última até que está sendo bem recepcionada pelos não-japonês, mas acredito que acabará sendo cancelada por causa da péssima recepção no oriente). Mesmo não tendo tantos leitores internacionais, os editores devem continuar apostando no mangá, pois o público japonês está amando e é só questão de tempo para que a série também se popularize no ocidente. Em sexto lugar tivemos Yakusoku no Neverland que está aumentando suas vendas de modo assustador: O seu anime é um sucesso gigantesco e deve colocar a série no TOP 5 séries mais vendidas do ano, para a alegria dos editores da Shonen Jump.
Em sétimo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que também se encontra em uma boa situação na revista, pois irá lançar o seu anime em abril e tem TUDO para ser um grande sucesso comercial. Em oitavo lugar tivemos a primeira classificação de Chainsaw-man, porém, o que este oitavo lugar significa? Nada. Os editores estão tendendo a classificar os dois primeiros mangás de uma nova leva na zona intermediária – eu comentei isto nas últimas duas levas – O motivo é bem simples; parece que o grupo editorial atual não está querendo mais tão extremista quanto os editores, classificando mal uma série após o quinto capítulos, preferem esperar que a série alcance o nono ou o décimo capítulo antes de decidir o seu futuro – Tirando alguns casos no qual a série realmente teve uma péssima recepção por parte do público japonês -. Em nono lugar tivemos Jimoto ga Japan, que tem mais leitures na Jump Plus que Jujutsu Kaisen, o que comprova que as comédias conseguem atrair muitos leitores, mesmo não demonstrando isso em vendas de volumes.
Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que na próxima edição irá dividir sua capa de aniversário com Yuragi-Sou no Yuuna-San, que também vai estar comemorando seu aniversário. Será bem interessante ver os dois mangás juntos, já que mesmo sendo de temáticas diferentes, os dois tem vários pontos em comum. Contudo essa página colorida mesmo assim é uma pequena má notícia para Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que perdeu a possibilidade de ter uma capa somente para sí. Os editores não estão apostando na série com a mesma intensidade que apostavam em Nisekoi, o que demonstra que acreditam que Boku-tachi irá ter um resultado financeiro inferior. Em décimo primeiro lugar tivemos Haikyuu!! que despencou de maneira assustadora, porém, vamos manter a calma. A série vinha recebendo muitas boas colocações, por isso acredito que seja somente uma posição temporanea.
Em décimo segundo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que na minha opinião não será mais cancelado na próxima leva (Eu estou indeciso sobre isto, mas atualmente acredito que a série irá se salvar). O motivo? Bem, para mim os editores irão cancelar precocemente um dos novos mangás e irão ocupar as vagas já em aberto, não precisando cancelar nenhum mangá veterano por enquanto. Eu ainda acredito que veremos Yuragi-Sou no Yuuna-San sendo encerrado esse ano, o mesmo vale para Shokugeki no Souma que ficou na décima terceira colocação, porém, para mim essas duas séries não irão estrear na próxima leva que deve chegar em abril deste ano.
AVISO: Finalmente chegou Fevereiro e estou bem mais livre. O meu próximo objetivo será terminar o TOP 10, por isso a próxima análise deve ser do TOP 1o (prefiro não definir nenhuma data). Logo após, vou gravar o próximo podcast com o Luís Garrido, e planejar uma Reflexão Semanal bem interessante.