O Retorno da TOC.
Depois de algumas semanas férias, no qual eu aproveitei para viajar as belas praias da Tailândia. com o dinheiro que eu ganho analisando semanalmente essa TOC e dando conselhos para os editores da revista em quais mangás cancelarem, voltamos a analisar a Weekly Shonen Jump, para a minha tristeza. Brincadeiras à parte, é o momento de começar uma vez por todas esse ano de 2019, e nada melhor que começar com uma TOC interessante, que nos entrega várias informações importantes:
Weekly Shounen Jump #08 (21/01/2019)
Yakusoku no Neverland c119 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – One Piece c930
02 – Dr. Stone c90
03 – Act-Age c49
04 – Boku no Hero Academia c213
05 – Haikyuu!! c334
Jujutsu Kaisen c43 (Página Colorida)
06 – Kimetsu no Yaiba c142
Gokutei Higuma c04
Hakutei no Erica (Página Colorida, One-shot de Yuzuriha Kenta)
07 – Black Clover c189
08 – Jimoto ga Japan c18
ne0;lation c05
Chainsaw-man c06
Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c95 (Página Colorida)
09 – Hinomaru Zumou c225
10 – Shokugeki no Souma c295
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c143
Shishunki Renaissance! David-kun c18
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c31 (Mensal), Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Prévia da Shonen Jump #09
Capa, Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Haikyuu!!, Yuragi-sou no Yuuna-san, Undead + Unluck (One Shot de Tozuka Youshifumi)
Começando pelos mangás não classificados, como já é de tradição. Tivemos capa e página colorida de abertura para o nosso querido Yakusoku no Neverland, que lançou o seu anime nesse mês. Eu recomendo vocês darem uma olhada, pois parece ser uma adaptação bem fiel ao mangá, que é de altíssima qualidade. Também tivemos página colorida para Jujutsu Kaisen, que continua tendo um grande apoio editorial, e para o nosso amado Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que deve lançar o seu anime em abril desse ano.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que se encontra em uma situação interessante: Oda deu mais uma entrevista avisando que ONE PIECE irá terminar um pouco após o volume 100, por isso podemos deduzir que entre o volume 102 e 106, a série com o capítulo 931 (próxima semana) deve alcançar a marca de 92 volumes prontos, por isso teríamos entre 10 à 14 volumes, que seriam 3 ou 4 anos, dependendo do ritmo de Oda, o que eu sinceramente acho muito pouco tempo -. Percebemos nesse capítulo que Oda está adiando muito a história e realmente pretende terminar ONE PIECE em um tempo breve, o seu objetivo é muito claro, terminar a série nos próximos 150 capítulos, e mesmo que não consiga, é inegável que seu objetivo atual seja esse. Os editores da revista já devem estar se preparando para uma realidade no qual, daqui a cinco anos, ONE PIECE não esteja mais na revista.
Em segundo lugar tivemos Dr.Stone, que continua muito bem classificado na revista. A série está começando um novo arco que parece estar agradando os seus leitores (Muitos se decepcionaram com o encerramento da “guerra” que teve no arco precedente). Esse parece ser um ano muito especial para Dr.Stone, já que lançará o seu anime em julho. É o momento da série provar que tem capacidade de se tornar uma série de sucesso, pois suas vendas, mesmo depois de 2 anos do seu lançamento, ainda não deslancharam. Em terceiro lugar tivemos Act-Age, que continua sendo muito bem classificado. A série tem total apoio dos editores e está aumentando suas vendas – Pelo que percebi já está conseguindo superar a marca de 90 mil cópias por volume, uma quantidade que continua a segunda menor entre as séries com mais de um ano de vida (a primeira é justamente Hinomaru Zumou), mas acredito que em breve veremos a série superar Yuragi-Sou no Yuuna-San, que pode ser cancelada a qualquer momento.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que teve uma boa colocação, a série nas últimas duas edições não teve boas colocações, mas se analisarmos as últimas dez edições, percebemos que Boku no Hero Academia está constantemente entre os cinco primeiros colocados, o que não acontecia no início e meados de 2018. Os editores estão mantendo a estratégia de dar mais destaque aos mangás novatos, porém, ultimamente decidiram voltar a dar boas colocações os outros dois pilares da revista: Boku no Hero Academia e Haikyuu!!, que essa semana restou na quinta colocação. Esses dois mangás passaram por momentos complicados e ainda acredito que o veremos sendo mal classificados esporadicamente. porém, no geral, os editores parecem estar mais dispostos a entregarem colocações mais altas nesse ano de 2019 do que estavam no ano passado.
Em sexto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que também se encontra em uma situação muito confortável na revista; a série deve ganhar o seu anime em abril e devo assumir que os trailers apresentados até o momento me agradaram bastante. Tudo indica que será uma adaptação de altíssima qualidade. Deste modo, a série tem chances reais de ter um grande aumento de vendas, como está acontecendo já com Yakusoku no Neverland, que seus volumes mais antigos já estão retornando aos mais vendidos da semana. Eu não acho que Kimetsu no Yaiba irá conseguir superar a marca de 500 mil cópias por volume após sua primeira temporada, mesmo que eu espere que isto aconteça, mas se a adaptação for um sucesso, com certeza irá superar a marca de 350 mil cópias, o que seria um resultado magnífico. Lembrando que nem sempre uma boa adaptação resulte em um anime de sucesso. Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que eu acredito que não deve nunca mais ser um verdadeiro concorrente pela primeira colocação, conquistando no máximo uma vez a primeira colocação esse ano (Espero que eu esteja errado e a série volte a disputar o primeiro lugar constantemente).
Em oitavo lugar tivemos Jimoto ga Japan que também vai ganhar o seu anime em abril, para a surpresa de muitas pessoas. Lembrando que será um anime curto que deve ser transmitido no intervalo de um programa de TV, como aconteceu com Isobe Isobeee Monotari. Não esperem nada de grandioso. Por incrível que pareça ao longo do ano de 2019, DEZ SÉRIES da Shonen Jump vão lançar ao menos um episódio do seu anime na televisão, teremos: Os episódios restantes de Hinomaru Zumou; as séries com episódios semanais (Boruto, ONE PIECE e Black Clover), as primeiras temporadas de: Jimoto ga Japan, Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland, Dr.Stone e Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai; e uma nova temporada de Boku no Hero Academia. Será que teremos outras surpresas? Quem sabe uma nova temporada de Haikyuu!! ou Shokugeki no Souma (Improvável). De qualquer modo a Weekly Shonen Jump está apostando bem alto nesse ano, deve ser um dos mais importantes da história da revista.
Em nono lugar tivemos Hinomaru Zumou que não deve acabar sendo cancelado na próxima leva, a série está sendo constantemente classificada acima de Shokugeki no Souma e Yuragi-Sou no Yuuna-San, e mesmo eu achando que a série de sumô não irá superar o ano de 2019, ainda não é o seu momento para abandonar a revista. Em décimo lugar tivemos Shokugeki no Souma, que por causa das suas vendas, eu ainda não acho que os editores estão dispostos a cancelar a série, tem um risco, como Hinomaru Zumou também está correndo risco, mas para mim, se os editores cancelarem uma série veterana, será Yuragi-Sou no Yuuna-San, que inclusive irá receber uma página colorida na próxima semana, juntamente a Haikyuu!! e Boku no Hero Academia. Para mim, o que veremos realmente será um dos novatos sendo cancelado precocemente e os editores estreando uma série sem cancelar nenhuma outra. Um veterano será cancelado somente quando estrearem o novo mangá de Masashi Kishimoto, que vai simplesmente eclipsar o cancelamento do mangá veterano. Aliás, seria um momento perfeito para tiraram Shokugeki no Souma, sem as pessoas reclamarem demais.