A Última TOC de 2018.
Feliz 2019 para todo mundo! Chegamos na última TOC do ano (para nós mortais, para os editores da WSJ, o ano novo começou a quase um mês atrás), e não é que os editores quiseram nos entregar uma TOC diferente? Talvez deixará um gostinho amargo para os leitores de Boku no Hero Academia, mas ao mesmo tempo deixará euforico os leitores de Jujutsu Kaisen e Haikyuu!!. Podemos dizer que é uma TOC muito polêmica nesse sentido. Ah sabe, como sempre digo, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shounen Jump #06-07 (05/01/2019)
Capa: Protagonistas da WSJ
One Piece c929 (Página Colorida de Abertura)
01 – Jujutsu Kaisen c42
02 – Haikyuu!! c333
03 – Kimetsu no Yaiba c141
04 – Black Clover c188
Yakusoku no Neverland c118 (Página Colorida)
Chainsaw-man (Capítulo 05)
ne0;lation (Capítulo 04)
Choujo Kessen!! (One-shot, Jump G-1 Grand Prix 2019)
Dr. Stone c89 (Página Colorida)
05 – Act-Age c48
06 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c94
Ranpa Rendan (Página Colorida, One-shot de Ryuuhei Tamura)
Gokutei Higuma (Capítulo 04)
07 – Boku no Hero Academia c212
08 – Shishunki Renaissance! David-kun c17
09 – Yuragi-sou no Yuuna-san c142
10 – Hinomaru Zumou c224
11 – Shokugeki no Souma c294
Jimoto ga Japan c17
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c31 (Série Mensal), Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Prévia Weekly Shonen Jump #08 (19/01/2019)
Capa e Página Colorida de Abertura: Yakusoku no Neverland
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos novamente uma capa grupal, com os protagonistas de cada mangá presente na revista. Essa bela capa acabou sendo acompanhada por uma bela página colorida de abertura de ONE PIECE, que sempre recebe AO MENOS uma das duas capas das edições duplas de início do ano, é praticamente uma tradição por parte da Weekly Shonen Jump. Também tivemos uma página colorida para Yakusoku no Neverland, que na próxima edição irá receber uma capa e página colorida de abertura MUITO IMPORTANTE, pois será destinada para divulgar o seu anime, que na altura do campeonato já deve ter lançado o seu primeiro episódio (que tentarei analisar no Podcast ou através uma análise). Dr.Stone também recebeu uma página colorida, e por fim, tivemos uma nova competição em jogo, mas como não sabemos NADA sobre essa nova competição, chamada de Jum G-1 Grand Prix, prefiro não comentar nada.
Em primeiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que como eu disse na semana passada estaria com a estrada livre para a primeira colocação e era o mangá com maior probabilidade de alcançá-la. Com a ausência de vários mangás que conquistam constantemente a primeira colocação, no caso; ONE PIECE, Yakusoku no Neverland e Dr.Stone, as únicas duas séries que poderiam conquistar a medalha de ouro eram Kimetsu no Yaiba e Jujutsu Kaisen, mas como Kimetsu no Yaiba já tinha conquistado a página colorida de abertura na semana passada, muito dificilmente os editores colocariam a série em primeiro lugar nesta semana. O resultado acabou sendo somente um, o novato, que tem menos de um ano de vida, conquistou o primeiro lugar. Em segundo lugar tivemos Haikyuu!!, que ultimamente está conquistando ótimas colocações na TOC. Os editores estão temporaneamente classificando bem a série, para provar para o público que Haikyuu!! continua popular e merece ser lido. Inclusive a série se encontra na quinta colocação no ranking de pontuação geral da TOC – que vocês podem ver nos comentários -. Porém, em breve deve retornar para a zona intermediária. Normalmente os editores tendem a classificar bem uma série veterana por algumas semanas, pelos motivos já explicados acima, para depois retornar a classificar-la na zona intermediária, para assim poder voltar a dar mais destaque aos novatos, que teoricamente precisam mais dessas ótimas colocações. Essa preferência editorial em dar um grande destaque para o novato é uma questão que posso discutir mais aprofundamente em uma análise separada.
Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que tínhamos pensado que semana passada a série recebeu um capítulo totalmente colorido, uma regália entregue somente para séries importantes, como Kuroko no Basket (Capítulo 196) ou Naruto (O seu último capítulo, número 700). Porém, não é exatamente assim. A versão fisica continuou em preto e branco, somente a versão digital que venho com um capítulo extra totalmente colorido. Isso se tornerá uma praxe da WSJ, que em todas versões digitais terá a versão colorida do capítulo de Kimetsu no Yaiba. Antigamente davam essa regalia para Yuragi-Sou no Yuuna-San, mas agora irão entregar para Kimetsu no Yaiba, que é mais popular. Esperem nos próximos meses ainda mais propagandas para estimular as pessoas a comprarem a série, que mesmo já vendendo muito bem, ainda tem um potencial enorme de vendas. Como eu disse anteriormente, o objetivo dos editores é transformar Kimetsu no Yaiba no terceiro pilar da revista, quem sabe no lugar de Haikyuu!!. Dei uma rápida olhada no capítulo colorado, que é o número 140, e devo assumir que é simplesmente fantástico. O autor sabe colorir muito bem as páginas, recomendo todo mundo dar uma olhada na raw digital. Por causa desse capítulo totalmente colorido, Kimetsu no Yaiba recebeu 5 pontos extras no “Ranking Analyse It”, além da pontuação normal por causa das suas posições, mas a série mesmo assim continuou no segundo lugar, atrás de Neverland e ONE PIECE. Em quarto lugar tivemos Black Clover, que continua recebendo posições boas interligadas com posições medianas. A série há muito tempo que não conquista uma primeira colocação, e mesmo ainda tendo chances de vermos Black Clover voltando ao primeiro lugar, as possibilidades são bem baixas. Se acontecer, deve ser no máximo uma vez no ano de 2019.
Em quinto lugar tivemos Act-Age que pegou uma “falsa quinta colocação” – Por mais que eu não utilize o modelo japonês para comentar a TOC, nesses casos extremos devo recorrer ao sistema japonês, no qual Act-Age na verdade restou na décima primeira colocação. Para quem não sabe, a TOC é simplesmente o índice da revista, por isso mostra a ordem de leitura dos mangás: O primeiro mangá dessa edição é ONE PIECE, depois Jujutsu Kaisen, e por aí vai. O sistema japonês leva em conta TODAS as colocações, mesmo dos mangás que receberam página colorida ou dos One-Shots, pois o importante é a ordem de leitura dos compradores. Deste modo Act-Age pode estar classificada na quinta colocação utilizando o modo ocidenntal, porém na ordem de leitura está na segunda metade da revista, demonstrando que os editores essa semana não tinham objetivo de classificar bem a série e simplesmente a classificaram em uma colocação mediana, depois de 10 obras. Podemos dizer que a posição de Act-Age nessa semana não acabou sendo nada demais. Em sexto tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que pelos mesmo motivos de Act-Age, acabou sendo classificado em uma zona intermediária, normal para a série, que em algumas semanas está nas últimas colocações e em outras está na zona intermediária-baixa.
Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que por mais que esteja na sétima colocação, na verdade conquistou uma péssima colocação, se olharmos a ordem de leitura. A série se encontrou nas últimas cinco colocações, utilizando o sistema japonês. É uma das posições mais baixas da história da série (a mais baixa se minha memória não me engana), porém garanto para vocês que não é preocupante essas colocações de Boku no Hero Academia. Até duas semanas atrás os editores estavam voltando a classificar bem a série, e quando o mangá tinha menos de 15 páginas por capítulos, os editores fizeram questão de sempre classificar Boku no Hero Academia entre os cinco primeiros colocados, porém, não deixa de ser chato ver uma série tão popular e querida, sendo mal classificada. Em si, os mangás veteranos estão recebendo um tratamento bem específico. Em algumas semanas estão entre os cinco primeiros colocados, mas normalmente se encontram na zona intermediária, e em algumas raras ocasições, entre os cinco últimos colocados. Ao menos, Haikyuu!!, Boku no Hero Academia e Black Clover recebem tal tratamento. Já, o novato Shishunki Renaissance! David-kun restou na oitava colocação, também sua pior até hoje, se utilizarmos o ranking japonês, porém, não devemos nos preocupar ainda. Será a venda do seu primeiro volume, lançado em janeiro de 2019, que irá definir realmente o seu futuro, e não está colocação negativa.
Em nono lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que demonstra que ainda não quer ser cancelado, mesmo não ganhando mais capítulos coloridos na versão digital, e pode acabar sobrevivendo nessa batalha feroz que está travada contra Hinomaru Zumou, o décimo colocado, e com Shokugeki no Souma, o décimo primeiro colocado. Até agora Yuragi-Sou no Yuuna-San restou duas vezes na última colocação, enquanto Shokugeki no Souma restou três vezes. Hinomaru Zumou, além de ter recebido uma página colorida, nunca restou na última colocação, demonstrando que os editores ainda acreditam na série, mesmo classificando-a mal. Eu acredito que a série não será cancelada, mas os editores podem acabar nos surpreendendo. Existe uma possibilidade real dos editores lançarem duas séries novas, ou até mesmo somente uma, sem cancelar nenhum mangá. Digo isto, porque a revista tem somente 18 séries, e por um longo período, a revista teve no mínimo, 20 séries. A Weekly Shonen Jump tem uma das menores line-up da sua história, e podem decidir expandir-la à qualquer momento, salvando assim todas essas três séries.
Desejo um ótimo 2019 para toda a equipe que me ajuda com o Analyse It: Diego Felipe, Luís Garrido, Son Claudio, Lyn e Lucas Henrique! E, desejo também um ótimo 2019 para todos vocês, leitores, que são o real motivo pelo qual o Analyse It existe, vocês são a alma desse site e sou muito grato a todos vocês! Muito Obrigado pelo ótimo 2018 e espero que 2019 seja ainda melhor! Ciaossu!