Feliz Natal, pessoal!
Feliz Natal para todo mundo: Leitores do Analyse It, leitores da Shonen Jump e autores que nos entregaram séries incríveis, que nos levam a explodir de choro, felicidade e ás vezes de raiva. Com esse clima de “natal”, vamos ver uma das últimas (se não a última) TOC de 2018:
Weekly Shonen Jump #04-05 (22/12/2018)
Capa: Protagonista da WSJ
Kimetsu no Yaiba c140 (Página Colorida de Abertura, Capítulo totalmente Colorido)
01 – Yakusoku no Neverland c117
02 – One Piece c928
03 – Haikyuu!! c332
04 – Jujutsu Kaisen c41
05 – Black Clover c187
Gokutei Higuma c02 (Página Colorida)
06 – Act-Age c47
07 – Boku no Hero Academia c211
Boruto: Naruto Next Generations c30 (Página Colorida, Mensal)
Chainsaw-man (Capítulo 04)
08 – Jimoto ga Japan c16
ne0;lation (Capítulo 03)
09 – Dr. Stone c88
Hinomaru Zumou c223 (Página Clorida)
10 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c93
11 – Shokugeki no Souma c293
12 – Yuragi-sou no Yuuna-san c141
Shishunki Renaissance! David-kun c16
Ausentes: Hunter x Hunter c391
Weekly Shounen Jump #06-07 (05/01/2019):
Capa e Página Colordia de Abertura: One Piece
Página Colorida: Yakusoku no Neverland, Dr. Stone e One-shot de Ryuuhei Tamura (Beelzebub)
Kimetsu no Yaiba, Página Colorida de Abertura
Seguindo a tradição, começamos comentando os mangás não classificados: Kimetsu no Yaiba acabou recebendo uma interessante página colorida de abertura, com Hinomaru Zumou recebendo uma página colorida, porém, em uma colocação extremamente baixa. Os três novatos ainda estão tentando convencer os leitores, porém parece que Chainsaw-man conseguiu agradar o público japonês, conquistando um bom grupo de leitores (ainda é cedo para dizer se a série irá funcionar, vamos esperar ao menos a recepção dos cinco primeiros capítulos). Já neo;lation não começou muito bem e não conseguiu conquistar tantos leitores assim. Como na próxima semana NÃO teremos uma TOC, irei trazer minhas primeiras impressões de ao menos duas desses três novas séries.
Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que continua recebendo ótimas colocações, inclusive no Ranking Analyse It está liderando a classificação, superando ONE PIECE. A série também é, por enquanto, aquela que mais recebeu primeiras colocações, com duas vezes em quatro edições. E parece que nas próximas semanas irá receber muitas página coloridas, pois deve estrear o seu anime. Alguma pessoas se perguntaram se esse destaque na capa significa que a série é um dos pilares: Bem, ano passado vimos Black Clover sendo um dos “principais” mangás da capa de grupo e mesmo assim a série não chegou a se tornar um dos pilares da revista. Mesmo sendo importante, esses destaques, eles não são provas que um “X” mangá virou um pilar. Yakusoku no Neverland vende bem o suficiente para se considerado um, mas mesmo assim devemos esperar o rendimento do anime para poder classificar a série como um quarto pilar ou um semi-pilar, título que corresponde a sua atual situação.
Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que na classificação Analyse It também está em segundo lugar, mas tem grandes chances na próxima semana de assumir a liderança. Sobre a TOC, ONE PIECE ainda não conquistou uma primeira colocação essa semana, e não deve conquistar também na próxima semana. Inclusive, a próxima semana tem tudo para ser uma série que ainda não conquistou a medalha de ouro no ano de 2019 a conquistá-la, pois até agora três mangás conseguiram: Dr.Stone, Neverland e Kimetsu no Yaiba, e somente o último citado tem a possibilidade de estar em primeiro lugar. Será que Jujutsu Kaisen vai conseguir pegar seu primeiro lugar do ano? Ou teremos alguma grande surpresa? Voltando a ONE PIECE, mesmo ainda não tendo nenhuma medalha de ouro, a série tem várias medalhas de prata e está muito bem na revista, ainda é o rei dos mangás. Em terceiro lugar tivemos Haikyuu!!, que está no TOP 5 pela segunda semana consecutiva, e acredito que em breve voltará a zona intermediária, porém, por enquanto vai aproveitando bem essa “volta ao passado”, no qual a série se encontrava constantemente entre os cinco primeiros colocados.
Em quarto lugar tivemos o já citado Jujutsu Kaisen, a série continua vendendo muito bem e mostrando para todo mundo que é um sucesso enorme. É a série favorita para conquistar a medalha de ouro na próxima semana e somente Kimetsu no Yaiba, caso não tenhamos nenhuma surpresa, pode deter Jujutsu Kaisen. É inegável que Jujutsu Kaisen conseguiu conquistar o público japonês, que simplesmente se apaixonou pela narrativa e batalhas criadas pela super talentosa autora da série, Gege Akutami. O próximo ano muito provavelmente será de grandíssimo sucesso para a série, no qual o mangá tenderá a se estabelecer no mercado de uma vez por todas. Lembrando que Jujutsu Kaisen vai completar um ano de vida, por isso muito em breve a obra vai receber a sua terceira capa e página colorida de abertura, tão esperada pelos seus leitores. Em quinto lugar tivemos Black Clover, que continua sendo bem classificado, mesmo não disputando em nenhum momento pela primeira colocação. Black Clover, para mim é um dos semi-pilares da revista, porém, caso seja superado por ao menos UM desses três mangás: Jujutsu Kaisen, Kimetsu no Yaiba (pós-anime) ou Dr.Stone, deve perder o título de “semi-pilar” e se tornar uma “série de sucesso”, que porém não é um dos principais “focus” da revista. Eu compararia o sucesso de Black Clover à aquele de Katekyou Hitman Reborn.
Em sexto lugar tivemos Act-Age, que por mais que esteja muito bem classificada no “Ranking Analyse It”, tenderá a perder posições nas próximas semanas. A série é um sucesso e continua aumentando de vendas, inclusive deve superar em algum momento Dr.Stone e Yuragi-Sou no Yuuna-San, porém mesmo assim não chega a ser uma das principais séries da revista, no qual os editores vão utilizar o capital financeiro para divulgar e manter ao longo de todo o ano de 2019 em destaque: Outros mangás devem serem mais bem tratados pelos editores – porém mesmo assim acredito que veremos uma capa e página colorida de abertura de aniversário em fevereiro -. Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia, que confirmou sua quarta temporada para Outubro de 2019, por isso o estúdio terá alguns meses para produzir uma quarta temporada de altíssima qualidade. Como comentaram na zona de comentários da TOC anterior, esse modelo de “temporadas anuais” está funcionando muito bem para Boku no Hero Academia, que deve chegar, no minimo, até a quinta temporada.
Em oitavo lugar tivemos Jimoto ga Japan, que recebeu um incrível anúncio na Jump Festa – A SÉRIE VAI GANHAR UMA ADAPTAÇÃO ANIME EM ABRIL – “Como assim?”. Todo mundo acabou sendo pego de surpresas, mas parece que os editores já querem lançar uma adaptação em anime, que deve ser muito parecido com a adaptação de Isobe Isobee Monogatari (episódios curtos que devem ser lançados no intervalo de algum programa popular). Será interessante ver quanto isto vai influenciar na popularidade da série, que mesmo os editores não dando grandes posições na TOC (David-Kun tende a ser melhor classificada), vem recebendo uma grande publicidade externa. Por exemplo, meses atrás os editores estavam procurando sponsors para os produtos relacionados a Jimoto ga Japan, mesmo a série tendo menos de dez capítulo. A Shueisha está apostando alto na comédia. Em nono lugar tivemos Dr.Stone, que continua vendendo mal, mas ao mesmo tempo, ainda tem um grande apoio editorial que deixa a série em uma situação estável e segura, inclusive na próxima semana Dr.Stone vai ganhar página colorida. Caso o seu anime, que será lançado em Julho, acabe não dando certo, talvez a situação de Dr.Stone comece a mudar e os editores podem desistir da série, deixando-a morrer lentamente.
Em décimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que esse ano ainda não teve realmente uma boa posição na TOC, continua sendo classificado na zona intermediária ou entre os cinco últimos colocados. O motivo? Os editores tem uma tendência a não classificar bem séries do gênero (Comédia romântica). porém esse não é o único motivo, mesmo assim os editores, mesmo acreditando no potencial da série, preferem dar um destaque para outras séries que são mais longeva. Em décimo primeiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que nas últimas edições conseguiu se recupera e agora está dando a entender que quem será cancelado é Yuragi-Sou no Yuuna-San, que pela segunda semana consecutiva acabou restando na última colocação. Enquanto Shokugeki no Souma ainda vende bem, Yuragi-Sou no Yuuna-San atualmente é o segundo mangá com mais de 1 ano de vida que MENOS vende na revista, perdendo somente para Hinomaru Zumou, que ainda parece ser um dos protegidos dos editores e pelo que tudo indica, sua popularidade interna ainda é alta o suficiente para a série ser salve. Nenhum desses três mangás ainda estão salvos, atualmente o favorito a ser cancelado é Yuragi-Sou no Yuuna-San, mas ainda sim pode acontecer que nenhum desses mangás acabe realmente cancelado, se os editores encontrarem um modo de lançar uma leva de somente um ou dois mangás.