O segundo mangá da nova leva.
Após a estréia de Chainsaw-man, do criador de Fire Punch, tivemos uma dupla de novatos estreando um novo mangá, intitulado de: “ne0;lation”. Essa TOC não trouxe somente uma nova série, mas também algumas pequenas novidades e situações que podem se tornar muito importantes nos próximos meses, principalmente em relação a Yakusoku no Neverland, Haikyuu!! e os três últimos colocados, o trio veterano que luta contra o cancelamento. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
Weekly Shonen Jump #02 (10/12/2018)
ne0;lation c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de “Hirao Tomohide” e “Yoda Mizuki”)
01 – Dr. Stone c86
02 – One Piece c927
Chainsaw-man (Página Colorida, Capítulo 02)
03 – Yakusoku no Neverland c115
04 – Boku no Hero Academia c209
Jujutsu Kaisen c39 (Página Colorida)
Saotome Shimai wa Manga no Tame nara!? (Capítulo Especial, Série da Jump Plus)
05 – Kimetsu no Yaiba c138
06 – Black Clover c185
Chikyuu Bouei-gun Nirasawa Chuuton-chi (Página Colorida, One-shot)
07 – Jimoto ga Japan c14
08 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c91
09 – Haikyuu!! c330
10 – Act-Age c45
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c139
12 – Hinomaru Zumou c221
13 – Shokugeki no Souma c291
Shishunki Renaissance! David-kun c14
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c30 (Mensal), Hunter x Hunter c391 (Hiato)
Weekly Shounen Jump #03 (17/12/2018):
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Gokutei Higuma (Nova Série de Hogami Natsu)
Pagina Colorida: Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai, ne0;lation, Nisekoi (Capítulo Especial)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estreia da segunda série da leva, ne0;lation, uma semana após o lançamento do estranho e interessante Chainsaw-man. Como já tinha dito na área de comentários, irei escrever sobre as novas séries, que parecem ser todas bem promissoras. Também tivemos nessa edição uma página colorida para Jujutsu Kaisen, que está recebendo vários PV’s ultimamente, todos relacionados ao lançamento do seu novo volume. A página colorida dessa semana também é para estimular os leitores a comprarem tanto o volume três quanto o volume zero da série.
Em primeiro lugar tivemos Dr.Stone, que na “Classificação Analyse It”, que posto nos comentários, assumiu a liderança. Os editores chegaram a algumas semanas atrás classificaram mal o mangá, porém acabou sendo temporário. Muito provavelmente até quando estrear seu anime, Dr.Stone continuará entre os cinco primeiros colocados, tendo somente pequenos períodos na segunda parte da revista. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE, que continua desenvolvendo Wano que tem tudo para ser um dos melhores arcos da história de ONE PIECE e pode ajudar a série a recuperar um pouco das vendas perdidas ao longo desses últimos cinco anos. É importante dizer que mesmo que acabe não recuperando, o próximo arco, que deve ser o penúltimo ou até mesmo o último da saga, dependendo das escolhas narrativas de Oda, devem com quase toda certeza ajudar a série a vender novamente acima de 3 milhões de cópias.
Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que está preparando o terreno para que daqui a um mês estreie o seu anime. A série tem tudo para se tornar um grande sucesso comercial, vendendo acima de 1 milhão de cópias por volume. Lembrando que o anime não terá como objetivo alcançar o mangá. Parece que irá ser de somente 13 episódios e será somente o “arco da fuga”, uma escolha muito inteligente por parte do estúdio. Yakusoku no Neverland tem que apostar muito nesse primeiro arco que até hoje é o preferido dos leitores. Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia, o segundo mangá que mais vendeu volumes em 2018. É interessante ver que mesmo a série voltando a ter mais de 15 páginas por capítulo, os editores continuaram classificando bem a série. Parece que decidiram voltar a deixar Boku no Hero constantemente entre os seis primeiros colocados.
Após a primeira colocação da semana passada, Kimetsu no Yaiba teve uma grande queda, conquistando assim somente a quinta colocação no Ranking, nona colocação se utilizarmos o sistema japonês – Posição mediana para a série que não chega aos pés da medalha de ouro – O mangá continua sendo uma das principais obras da revista e conseguiu no ano passado ser a sétima série mais vendida da WSJ (entre os mangás ainda presentes). A série tem um potencial real de acabar o ano de 2019 como o quinto mangá mais vendido, superando Black Clover e Shokugeki no Souma, tudo depende da qualidade do seu anime. Em sexto lugar tivemos Black Clover, que nessas duas primeiras TOC’s acabou não conquistando posições altas, principalmente se levarmos em conta a ordem japonesa (no qual a série acabou sendo o décimo colocado). Porém eu não penso que seja um sinal que os editores estejam abandonando a série, a verdade é que Black Clover é atualmente um mangá de meio de tabela e deve continuar tendo esse “status” por ainda vários meses. Somente em algumas semanas ou sequências de capítulo que veremos a obra alcançando colocações mais altas.
Em sétimo lugar tivemos Jimoto ga Japan, que se utilizarmos o sistema japonês, está normalmente tendo colocações legeiramente mais baixas que David-Kun, o que pode significar que a série esteja tendo uma recepção menor que seu companheiro de leva – informação que só poderemos confirmar quando for lançado o primeiro volume das duas séries, que deve acontecer em Janeiro do próximo ano -. Por enquanto, Jimoto ga Japan continua seguro na revista. Em oitavo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que por pouco não esteve entre os cinco últimos colocados. A série pode não estar muito bem classificada no “Ranking Analyse It”, que vocês podem ver nos comentários, porém continua segura na revista e só está esperando o seu anime estrear. Inclusive, em 2018, Boku-tachi conseguiu vender 800 mil cópias, um resultado muito bom, que mostra que a série tem um potencial comercial que merece ser aproveitado. Quem sabe, em 2019 não consiga alcançar a marca de 2 milhões de cópias vendidas.
Em nono lugar tivemos Haikyuu!!, que novamente restou entre os cinco últimos colocados. Com o possível cancelamento de Hinomaru Zumou, em minha opinião, os editores devem se preocupar em encontrar um novo mangá de esporte de sucesso na próxima leva e garantir que a quarta temporada de Haikyuu!! estreie ainda em 2019, quem sabe, em outubro. É muito importante que o gênero, que desde os anos 80 se tornou importantíssimo na revista, continua sendo muito bem representado – Estamos vendo pouco a pouco os mangás de esporte desaparecendo na revista, realidade muito preocupante. Em décimo lugar tivemos Act-Age, que depois de várias semanas ótimas, recebendo página coloridas e ótimas colocações, acabou sendo classificado entre os últimos colocados, porém, ainda não corre risco algum de cancelamento. Act-Age está aumentando em vendas e demonstrando que consegue se tornar uma nova série de sucesso.
Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, seguido por Hinomaru Zumou em décimo segundo lugar e, encerrando a classificação da TOC, tivemos em décimo terceiro lugar, a nossa querida série, Shokugeki no Souma – Quanto mais vemos a série de culinária restando exatamente na última colocação, mais preocupante fica a sua situação. Existe uma possibilidade real que Shokugeki no Souma na verdade seja já encerrado nos próximos meses, principalmente se os autores correrem com a história. Ainda são maiores a possibilidade de cancelamento de Hinomaru Zumou e Yuragi-Sou no Yuuna-San, principalmente a de Hinomaru Zumou, que é a série vende menos. Porém, não seria uma surpresas se vermos ainda no primeiro semestre de 2019, Shokugeki no Souma dando adeus à revista, após um último arco extremamente apressado. Os editores estão realmente tratando muito mal a série.