A Nova Casa de World Trigger.
Depois da ótima notícia que a série World Trigger será transferida da Weekly Shonen Jump para a Jump SQ, vamos analisar detalhadamente a TOC da edição de Novembro (Que ironicamente é lançada em Outubro – O calendário comercial japonês está sempre um mês a frente do real -) e ver como está a situação dos mangás que World Trigger terá que conviver pelos próximos anos. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC #11 de 2018!
TOC Monthly Jump SQ #11
Mona Lisa Mania (Página Colorida de Abertura, Nova Série de Yoshikage)
01 – Rurouni Kenshin: Meiji Kenkaku Romantan – Hokkaido-hen c08
Owari no Seraph (Página Colorida) c72
02 – Sousei no Onmyouji c64
03 – Gag Manga Biyori GB c55
Majo no Kaiga-shuu (Página Colorida) c12
04 – Kono Oto Tomare c73
Yuukoku no Moriarty (Página Colorida) c27
05 – Ao no Exorcist c104
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu c69
06 – Houkago no Oujisama c102
Dokyuu Hentai H×Eros (Capa, Página Colorida) c23
07 – Kemono Jihen c23
08 – Platinum End c35
09 – Kojirase Hyakki Do Minor c10 e c11
10 – Untrace c07
11 – Demon Tune c10
12 – Yuugai Shitei Doukyuusei c29
13 – Chi no Soko no Mahoutsukai (FIM) c08
Ausentes: Shin Tennis no Oujisama
Previa da Jump SQ #12
Capa: Ao no Exorcist
Página Colorida de Abertura: Boxer’s Blast (Nova Série de Sakai Atsukrou <Roteiro> & Akatsuki Akira ((Desenhista de Medaka Box)) <Arte>)
Página Colorida: Yuukoku no Moriarty (Anúncio importante), Kemono Jihen, Dokyuu Hentai H×Eros, Untrace, Mona Lisa Mania
One-shot: “Shitabashiri” (Masuda Kousuke((autor de Gag manga Biyori GB)) <Roteiro> & Ikeda Akihisa ((autor de Rosario Vampire)) <Arte>)
Começando pelos mangás não ranqueados tivemos “Mona Lisa Mania” estreando, uma nova série bem interessante, que tem como sua principal temática a pintura. Vamos ver se vai dar certo. Também tivemos página colorida para Owari no Seraph que lançou um novo volume nesse mês. Yuukoku no Moriarty, história baseada em Sherlock Holmes, também recebeu página colorida – os editores estão percebendo que o público está gostando bastante da série e deste modo estão dando um grande destaque -. Majo no Kaiga-shuu também recebeu página colorida, por causa do lançamento do seu novo volume que vendeu cerca de 7 mil cópias em 4 dias, e por fim tivemos página colorida e capa para a série ecchi “Dokyuu Hentai HxEros” que vem tendo um ótimo sucesso e tem tudo para se tornar o substituto de TO LOVE-Ru Darkness na revista. Lembrando que a Jump SQ, mesmo sendo uma revista Shonen, tende a permitir um material mais adulto, sem grandes censuras.
Em primeiro lugar tivemos Rurouni Kenshin que vem tendo um grandíssimo apoio editorial e seu último volume acabou sendo um sucesso de vendas, alcançando a marca de 322 mil cópias em 1 mês e meio. Em segundo lugar tivemos Sousei no Onmyouji que pode estar um pouco preocupado com a chegada de World Trigger. Por mais que Sousei venda bem para os padrões da revista e com a chegada de World Trigger, a série passará longe de correr risco de cancelamento, pode acontecer que o mangá comece a ter um pouco menos de destaque. World Trigger deve vender entre 250 à 300 mil cópias, o que configuraria a série como um dos pilares da revista, justamente com Ao no Exorcist e Owari no Seraph (que venderia menos que World Trigger). Sousei no Onmyouji, que atualmente é o terceiro pilar da revista, pode ser rebaixado para o quarto pilar, recebendo assim menos publicidade. Por isso, a série não deve ficar muito alegre com a chegada de World Trigger.
Em terceiro lugar tivemos Gag Manga Biyori que continua sendo o pilar “das comédias”, e mesmo a Jump SQ tendo menos comédias que os anos precedentes, esse título continua sendo bem relevante. Próxima semana o autor lançará um One-Shot com a arte de Ikeda Akihisa, de Rosario Vampire, pode acabar saindo um material bem interessante (e que pelo que tudo indica, não deve ser voltado para a comédia). Porém, muito provavelmente esse One Shot será somente uma parceria especial e não tem propósito de se tornar uma série na revista. Em quarto lugar tivemos Kono Oto Tomare!, que está preparando o terreno para o seu anime que deve ser lançado em abril do próximo ano, uma temporada que tem tudo para ser muito concorrida: Estréia de Kimetsu no Yaiba, Shingeki no Kyojin Season 3, One Punch-Man Season 2, Kenja no Mago Season 1 (Aposta da Shonen Magazine), Mix Season 1 e talvez o anime de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai. Como os editores ainda não anunciaram a data da estréia do anime (e muito provavelmente não é em Janeiro), talvez seja melhor adiar Kono Oto Tomare! para Julho de 2018.
Em quinto lugar tivemos Ao no Exorcist, que continua sendo o rei da revista e atualmente está desenvolvendo um flashback muito explicativo. Nem mesmo a chegada de World Trigger deve ameaçar a dominação que Ao no Exorcist tem na Jump SQ.A série mesmo não recebendo posições altas, por decisão unicamente estratégica, é de longe aquela que mais convence os japoneses a comprarem os volumes mensais da Jump SQ, e essa situação não tem previsão para mudar nos próximos meses. Antigamente pensávamos que Sousei no Onmyouji e Owari no Seraph poderiam ameaçar o reinado de Ao no Exorcist, mas nem chegaram perto de suas vendas. Em sexto lugar tivemos Houkago no Oujisama, que é a comédia spin-off de Shin Tennis no Oujisama, que essa semana esteve ausente na revista (constantemente o autor decide dar essas pausas para respirar). A série normalmente não é ranqueada, pois sempre é colocada após Shin Tennis no Oujisama, mas como essa semana, a série mãe estava ausente, decide considerar sua colocação. Faria o mesmo comSalaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu.
Em sétimo lugar tivemos Kemono Jihen, uma das principais apostas da Jump SQ, é um B-Shounen que une elementos sobrenaturais e de romances. A série teve uma boa recepção inicial, mas por causa de suas colocações e por não ter o excesso de propaganda, que por exemplo, Moriarty está recebendo, acredito que os editores não acreditam tanto assim no potencial da série e já estão vendo nesse segundo ano de vida, uma possível queda de popularidade. Kemono Jihen não corre risco de cancelamento e ainda é uma aposta da revista, mas talvez, os editores não estejam tão seguros em continuar apostando na série. Em oitavo lugar tivemos Platinum End que continua na revista por causa do nome dos autores: A série acabou não sendo bem recepcionada, porém como os autores são bem renomados, Platinum End acabou vendendo bem e mantendo um bom número de leitores. Por isso, os editores decidiram classificar na zona intermediária a série e deixá-la na revista até quando a dupla (Ohba e Obata, que criaram Death Note e Bakuman) decidam encerrar a série. Não é necessário cancelar uma série que vende bem, só porque não agrada a maioria dos leitores. Os editores podem manter a história e agradar esse público específico que ainda acompanha o mangá.
Em nono lugar tivemos Kojirase Hyakki Do Minor que por mais que esteja em uma posição intermediária mesmo com poucos capítulos não chega a correr risco de cancelamento (atualmente). A série é uma comédia com elementos românticos que se baseia no fator “Kawaiii” dos seus personagens para atrair os seus públicos. A verdade é que Kojirase Hyakki Do Minor tem muitos personagens fofos e divertentes. A série não teve uma recepção monstruosa, mas parece que agradou um público, por isso os editores vão esperar mais alguns meses antes de decidir o futuro da série. O mesmo vale para o décimo colocado Untrace, que vai lançar no próximo mês (Novembro) o seu segundo volume. A série não deve ser cancelada nos próximos dois ou três meses, porém, dependendo das vendas do seu segundo volume, os editores podem decidir cancelar o mangá daqui a quatro ou cinco meses. Por enquanto, os editores estão em “Holding”, esperando o lançamento do seu próximo volume para saber qual será o próximo passar a dar em relação a Untrace.
Em décimo primeiro lugar tivemos Demon Tune e em décimo segundo lugar tivemos Yuugai Shitei Doukyuusei. O primeiro mangá não agradou nem um pouco o público da Jump SQ e deve ser cancelado quanto mais cedo possível, inclusive acredito que veremos a série dando adeus a revista já na próxima edição – O seu volume vendeu realmente muito mal e os editores não tem nenhum motivo para manter a série na revista por mais alguns meses -. Enquanto Yuugai Shitei Doukyuusei, mesmo tendo possibilidades de ser cancelado nas próximas edições, acabou agradando um público mais específico e já está na revista à dois anos e meio. Eu ainda acredito que a série acabará sendo cancelada nos próximos meses (com possibilidades pequenas, mas reais, de ser já na próxima edição), mas Yuugai Shitei Doukyuusei tem material e público para contestar minha previsão e sobreviver na revista. Em último lugar tivemos Chi no Soko no Mahoutsukai, que acabou não dando tanto certo na revista e foi cancelado antes do lançamento do seu segundo volume.