O Retorno de World Trigger.
Eu acho que essa semana tivemos uma edição muito especial, além da capa de Yakusoku no Neverland ser belíssima, tivemos o retorno de um mangá muito importante para a revista: World Trigger. A TOC, para honrar o retorno dessa série, também não decepcionou e entregou colocações interessantes, que irei comentar na análise abaixo. Por isso, sem mais delongas, vamos ver essa TOC:
Weekly Shounen Jump #48 (29/10/2018)
Yakusoku no Neverland c109 (Capa e Página Colorida de Abertura)
01 – One Piece c922
02 – World Trigger c165 (Retornando do Hiato)
Yuragi-sou no Yuuna-san c133 (Página Colorida)
Henshuusha Nante Roku na Manjonai! (One-shot de Yuusei Matsui, 5 páginas)
03 – Dr. Stone c80
04 – Boku no Hero Academia c203 (13 páginas)
Watashi no Hero Academia (One-shot de Youkou Akiyama, Segunda Parte, 5 páginas)
Shokugeki no Souma c285 (Página Colorida)
05 – Kimetsu no Yaiba c132
06 – Haikyuu!! c324
The Comiq c03
07 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c85
08 – Black Clover c179
Shishunki Renaissance! David-kun c07 (Pré-Rank)
09 – Jujutsu Kaisen c33
10 – Hunter x Hunter c386
11 – Act-Age c39
12 – Hinomaru Zumou c215
13 – Alice to Taiyou c17
14 – Sougou Jikan Jigyou Kaisha Daihyou Torijimariyaku Kaichou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c18
Jimoto ga Japan c07
Ausente: Boruto c29 (Série Mensal)
Previa da Weekly Shounen Jump #49:
Capa, Página Colorida de Abertura: Black Clover
Página Colorida: Act-Age, Haikyuu!!, Shishunki Renaissance! David-kun (Capítulo duplo)
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa (e QUE CAPA) e página colorida de abertura, a nossa querida série Yakusoku no Neverland. O mangá receberá o seu anime em janeiro e acredito que todo mundo está com grandes expectativas para a adaptação. Shokugeki no Souma e Yuragi-Sou no Yuuna-San receberam página colorida e conseguiram ficar em colocações relativamente altas, principalmente Yuragi-Sou. Interessante perceber que os editores prefeririam classificar Yuragi-Sou em uma colocação mais alta que Shokugeki no Souma – uma notícia preocupante para os fãs do mangá de culinária -. Próxima edição teremos página colorida e capítulo duplo para David-Kun, que parece ter sido bem recepcionado, mesmo com todas as polêmicas ao seu redor. E além disso, os editores estão procurando sponsors para Jimoto ga Japan, por isso muito provavelmente essa comédia também acabou dando certo, para a alegria dos editores. Os editores estavam desesperados por comédia e parece que encontraram dois novos sucessos.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que continua entregando capítulos bem emocionantes aos seus leitores – Principalmente agora que um inimigo muito importante está no centro das atenções -. Sobre suas vendas, o seu volume 90 chegou a 2 milhões de cópias depois de quase dois meses, somando aos 30% das mídias digitais, deve estar vendendo cerca de 2.8 milhões de cópias, o que não é um resultado nem um pouco negativo para a série, que continua tendo uma grandíssima popularidade, mesmo que venda menos que a alguns anos atrás (a série superava facilmente a marca de 3.2 milhões de cópias). Quando a série completar 100 volumes, daqui a dois anos, terá muito provavelmente um outro grande aumento de vendas e poderá voltar a superar 3 milhões de cópias mais facilmente. Em segundo lugar tivemos World Trigger, que restará na revista até a edição #52 desse ano, para depois ir para a Jump SQ. Nessa primeira semana os editores decidiram classificar bem a série, devemos ver nas próximas semanas se farão o favor da série de continuar classificando-a entre os primeiros colocados ou como não é mais um mangá da Line-Up, irão deixar a série em uma zona intermediária. De qualquer modo, é bom ver um mangá tão amado retornando em atividade. Bem-Vindo de volta World Trigger!
Em terceiro lugar tivemos Dr.Stone, que recebeu uma boa colocação por parte dos editores. A série continua estável, mesmo que nas últimas semanas vem recebendo mais colocações intermediárias que o normal. Em breve deve ser anunciado o seu anime, provavelmente no mês de fevereiro ou março, e suas posições devem voltar a ser mais altas. Em quarto lugar Boku no Hero Academia, que por causa do número baixo de páginas, continua sendo muito bem classificado – Vamos ver se a partir da próxima semana o autor vai retornar a escrever mais páginas ou se continuará a lançar menos de 14 páginas por semana. Foi anunciado essa semana que a série irá receber um Live-Action Hollywoodiano. Sendo sincero, tem muitas chances da série acabar não dando muito certo, PORÉM, se tentarem seguir uma “vibe” mais X-MEN e menos anime, pode acabar saindo um material Hollywoodiano de boa qualidade. Sejamos sinceros, os americanos não sabem adaptar mangás para o cinema (na verdade, nem os japoneses, tirando algumas exceções), por isso se tivermos sorte, vamos ter uma adaptação que não segue o roteiro ou a ambientação do quadrinnho, PORÉM, que é de boa qualidade e tem várias características da obra original. Como acontece com a grande maioria dos filmes de super-heróis. Seria legal termos um filme que respeite a atmosfera “anime” e ao mesmo tempo seja bem produzido, mas vindo de americanos, é bem difícil que isto aconteça.
Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba, que depois da página colorida da semana passada, conseguiu ficar nas primeiras cinco colocações, logo abaixo de Shokugeki no Souma na ordem de leitura. Um bom resultado para uma série que se encontra tranquila na revista, esperando somente a estreia do seu anime em abril. Em sexto lugar tivemos Haikyuu!!, que na próxima semana irá receber uma página colorida. Com a quase certeza que o anime de Hinomaru Zumou acabou dando em nada, Haikyuu!! se torna novamente o único mangá de esporte relevante da revista (a situação tinha uma pequena chance de mudar com o anime de Zumou). Os editores, na minha opinião, precisa lançar um mangá de esporte na próxima leva, principalmente se for um de um autor veterano. O problema é se algum autor veterano quer lançar uma obra do gênero. Sabemos que a criadora de Katekyou Hitman Reborn tinha vontade, porém o seu One-Shot de Hockey acabou sendo muito mal recepcionado. Acredito que a próxima leva estreia já na edição #50, por isso TALVEZ muito em breve teremos a resposta se algum mangá de esporte de promissor irá estrear.
Em sétimo lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que está na zona intermediária. Ainda não sabemos exatamente quando estreará seu anime, mas muito provavelmente não é em janeiro. Em oitavo lugar tivemos Black Clover, que voltou a receber uma quantidade maior de página (e por isso, acabou sendo classificado na zona intermediária). Levando em consideração que a série também receberá na próxima edição o maior destaque possível, por isso, capa e página colorida de abertura, podemos concluir que suas baixas quantidade de páginas nos últimos capítulos foi mais por uma doença temporária (como uma virose) e nada de crônico, como parece ser o caso do autor de Boku no Hero Academia. Sobre a situação da série em relação a sua popularidade, Black Clover continua sendo um mangá muito importante para a revista e deve continuar recebendo.
Em nono lugar tivemos Jujutsu Kaisen, que na semana passada recebeu página colorida, inclusive ficou acima de Kimetsu no Yaiba. Já nessa semana, os editores se deram a liberdade de classificar mal a série, dando destaque para outros mangás. Os leitores não devem se preocupar por causa dessa posição, próxima edição ou na edição #50, a série deve retornar já entre os seis primeiros colocados. Os editores, atualmente, não tem motivo para classificar mal Jujutsu Kaisen. Em décimo lugar tivemos Hunter x Hunter, que voltou a estar na zona intermediária / entrada do Bottom 5. O Togashi normalmente lança entre 10 à 12 capítulos antes, e acredito que esse ano novamente irá lançar nessa média – o que deve acabar combinando com uma nova leva estreando entre a edição #50 e #52 -. Eu acredito que teremos uma leva com três novos mangás, no máximo quatro (dependendo se vão substituir World Trigger ou não). Seria bem interessante, por exemplo, o mangá de Kishimoto ser lançado justamente na última edição do ano, fechando assim com chave de ouro esses 50 anos da revista.
Em décimo primeiro lugar tivemos Act-Age, que mesmo recebendo uma colocação muito ruim, na próxima semana receberá página colorida para compensar. Os editores ainda não estão prontos para desistir da série, que mesmo ainda não vendendo bem, está aumentando suas vendas e tem capacidade de alcançar a marca 100 mil cópias por volume antes do anime. Os editores só irão desistir da série se, por algum motivo, suas vendas pararem de crescer, como aconteceu com Samon-Kun wa Summoner e Sesuji wo Pin! to. Em décimo segundo lugar tivemos Hinomaru Zumou, que se encontra em uma situação muito complicada, suas vendas parecem estar aumentando muito bom, quase de modo insignificante. Esperarei as próximas semanas, mas parece que o seu anime, mesmo não sendo ruim, não acabou sendo um sucesso e a série continuará vendendo muito pouco – O que isto significa para Zumou? Os editores podem decidir de desistir da série, depois de tantos anos apoiando ela, mesmo vendendo tão pouco -. Saberemos a resposta nas próximas semanas. Nas últimas duas colocações tivemos respectivamente Alice to Taiyou e Tanaka Seiji.