Novatos brigando pelo Spotlight
Os editores preferiram entregar uma TOC mais contida nessa edição que teve dois mangás novatos na capa, um estranho falso encerramento de Gintama, uma estranha leva cortada ao meio e outros elementos que irei comentar ao longo da análise. Foi uma decisão bem inteligente, levando em consideração a loucura que a edições por sí só já trouxe para a semana. Por isso sem mais delongas, vamos ver a TOC dessa semana:
Weekly Shounen Jump #42 (15/09/2018)
Shishunki Renaissance David-kun c01 (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de Yuushin Kuroki, 23 páginas)
01 – One Piece c917
02 – Kimetsu no Yaiba c126
Gintama c698 (Página Colorida, FIM, Transferido para a Jump GIGA)
03 – Jujutsu Kaisen c27
04 – Dr. Stone c74
Apollo (Página Colorida, Quarto Participante da Golden Future Cup)
05 – Black Clover c173
06 – Boku no Hero Academia c198 (13 páginas)
07 – Yakusoku no Neverland c103
08 – Act-Age c33
09 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c79
10 – Haikyuu!! c318
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c127
12 – Hinomaru Zumou c209
13 – Shokugeki no Souma c279
14 – Alice to Taiyou c11
15 – Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c12
Jimoto ga Japan c01 (Capa, Página Colorida, Nova Série de Seiji Hayashi, 33 páginas)
Ausentes: Boruto c27 (Série Mensal), Hunter x Hunter c381 (Retorna na Edição #43) e World Trigger c165 (Hiato)
Prévia da Weekly Shonen Jump #43
Capa, Página Colorida de Abertura: Jujutsu Kaisen
Página Colorida: Jimoto ga Japan, Shishunki Renaissance David-kun, Hunter x Hunter (Retorno do Hiato)
Página Colorida de Abertura: Shishunki Renaissance David-Kun
Essa semana tivemos uma edição estranha (mais estranha do que esperávamos), e não estou dizendo isto porque estreou dois mangás de comédia bizarros, mas sim por algumas decisões editoriais não muito claras. Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida abertura a nova série: “Shishunki Renaissance David-kun”, que conta a história de um estudante do colegial que parece muito, mas MUITO com o “David” de Michelangelo Buonarroti (Se vocês não conhecem, recomendo dar uma pesquisada no Google, mesmo que seja difícil que alguém não conheça as principais obras de um dos maiores gênios da história). A outra série, que também ganhou a capa, mas “só” teve uma página dupla de “encerramento” foi Jimoto ga Japan, que sempre irá fechar a revista a partir de agora. A série é uma comédia sobre um garoto que vem do Japão, e essa são todas as informações que eu tenho até agora sobre o mangá. Os dois mangás são comédias que tem como objetivo substituir Gintama.
Falando em Gintama, a série acabou sendo “encerrada” nessa edição, porém o seu encerramento na verdade é um transferimento para a Jump GIGA, no qual a série deve continuar por ainda alguns meses ou anos, até mesmo de ser totalmente concluída. O autor deixou claro que tinha concordado com os editores em encerrar o mangá em agosto, mas acabou prolungando o seu encerramento até meados de Setembro. Em sí, mesmo que a três anos atrás o autor tinha realmente planejado acabar com Gintama, enquanto escrevia esse último arco acabou mudando de ideia e ainda não se sente preparado para dar adeus a sua amada criação. Você deve pensar “Mas se o autor mudou de ideia, não seria melhor manter a série na line-up atual?”
Então, a Shonen Jump em uma situação normal, iria manter o mangá na revista, mas parece que já tinham planejado todo o encerramento de Gintama quando o autor anunciou que não iria mais continuar o mangá. O autor deve avisar aos editores com 6 meses de antecedência que a série irá terminar, para assim os editores poderem planejar seus substitutos, avisar todos editores da Shueisha, os patrocinadores e etc. Entretanto, quanto mais perto da data de encerramento chegava, mais incerto sobre realmente terminar o mangá Sorachi (o autor) ficava, assim ele decidiu não terminar mais o mangá, pegando todos os editores surpresa, que tinham todas as cartas prontas para o encerramento de Gintama. Para diminuir o “dano”, deixaram Sorachi continuar a série na Jump GIGA, evitando que a série fosse encerrada de uma vez só, sem que o autor realmente queira. O grande problema do encerramento de Gintama é a falta de mangás de comédia na revista, e não podemos apostar nesses dois mangás como sucessores da série, pois não sabemos se serão um sucesso ou um fracasso gigantesco (Comédias tendem a fracassar, é um grande HIT ou MISS).
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE, que depois de uma semana de pausa retornou para a revista pegando a medalha de ouro. Em segundo lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que também se encontra em uma situação estável e está esperando que seu anime estreie em abril. Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen que não vendeu mais que Dr.Stone, mesmo tendo superado a série no primeiro dia de vendas. O mangá superou a marca de 50 mil cópias vendidas na primeira semana, um ótimo resultado para um segundo volume – Enquanto o seu primeiro volume em dois meses alcançou a marca de 90 mil cópias, também muito boa – A série provavelmente conseguirá já superar as vendas de Dr.Stone no seu terceiro volume. Os editores não deixarão mais a série descansar e a encherão de publicidade pelo próximo um ano (no minimo). Próxima semana inclusive vai ganhar capa e página colorida de abertura, a primeira da série desde o seu lançamento. Ainda é cedo para dizer se Jujutsu Kaisen se tornará um pilar da revista, se será um novo Boku no Hero Academia ou um novo Black Clover, porém não podemos negar que a série tem tem um potencial enorme para se tornar um mangá de grande importância para a revista.
Página Colorida: Gintama (FIM)
Em quarto lugar tivemos Dr.Stone, que continua sofrendo com sua estagnação de vendas. A série está cada vez mais distante de Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, que mesmo lentamente, continua aumentando suas vendas. Já comentei nas semanas anteriores a situação de Dr.Stone e repito que não é muito boa. Os editores devem continuar apostando na série e provavelmente veremos o mangá ganhando um anime quando completar 2 anos, porém, é inegável que sozinho a série não tem capacidade de conseguir se tornar um sucesso de vendas do mesmo nível de Kimetsu no Yaiba, por exemplo. O problema de Dr.Stone é que tem o risco alto do seu anime não resultar em um aumento de vendas. Os editores devem utilizar esses meses prévios ao anúncio do seu anime para analisar bem os motivos pelo qual o público não está comprando os volumes da série, para assim quando forem produzir a animação, poderem alterar os elementos que talvez não seja de tanto agrado aos leitores e potencializar aqueles que são de grande agrado. Em quinto lugar tivemos Black Clover, que continua estável na revista.
Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia, que nessa semana teve um capítulo de pouquíssimas páginas. Lembrando que a saúde do autor de Boku no Hero Academia não é das melhores, por isso é mais do que aceitável que em algumas semanas ele lance capítulos mais curtos ou até mesmo tenha algumas páginas, como vinha fazendo a alguns meses atrás (quando sua saúde piorou). Em sétimo lugar tivemos Yakusoku no Neverland, que mesmo recebendo uma colocação, que para seu standard é baixa, não devemos nos preocupar. Os editores simplesmente decidiram de dar um grande destaque para outras séries. Sobre a série estar já nos seus últimos arcos, existe uma possibilidade real, que discutimos na zona de comentários da análise passada, que na verdade esse último arco dure mais 10 volumes (atualmente a série tem 20 volumes, por isso seria praticamente mais dois anos e meio de arco). Eu acho improvável, mas como a autora tinha comentando que a série duraria entre 20 a 30 volumes, é possível que esse arco dure mais que todos os arcos somados. É importante dizer que a autora já comentou sobre a série ter superado sua metade quando tinha 8 volumes, por isso nos levaria a crer que seria encerrada entre o volume 15 e 16. Por isso são várias informações confusas que talvez nos leve a crer que nem eles mesmo sabem qual será o ritmo real desse último arco (algo muito normal no mundo dos mangás – Oda é mestre nisso, por exemplo -).
Página Colorida: Apollo
Quarto Participante da GFC.
Em oitavo lugar tivemos Act-Age que voltou a estar na zona intermediária. A série vai continuar tendo esse vai e vem: Algumas semanas conseguirá estar entre os cinco primeiros colocados, outras estará na zona intermediária. Para uma série que vende como Act-Age, é a decisão correta, quando o mangá conseguir superar a marca de 80 mil cópias por volumes, talvez podem começar a classifica-la mais constantemente entre os primeiros colocados. Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que também está na sua zona normal, a série normalmente fica na zona intermediária, dando vários pulos entre os primeiros colocados (mais frequentemente que Act-Age). Suas vendas continuam muito boas. A série está lentamente se distanciando de Dr.Stone, mostrando que realmente foi uma decisão correta os editores apostarem antes no anime de Boku-tachi e depois em Dr.Stone. Já em décimo lugar tivemos Haikyuu!! que continua recebendo posições polêmicas e medianas, mas mesmo assim, vou continuar afirmando que a série continua sendo um dos pilares da revista ao lado de ONE PIECE. Talvez quando for lançada sua quarta temporada, veremos a série recebendo um pouco mais de destaque nas TOCs.
Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que não deve ser cancelada na próxima leva: Os editores enlouqueceram e cancelaram quatro mangás, mas por enquanto trouxeram para a revista somente três novos, sendo um deles tendo somente poucas páginas por capítulo. Talvez os editores estejam planejando diminuir as páginas da revista, depois de terem aumentando um pouco à dois anos atrás, uma decisão que para mim não é nem um pouco acertada. Existe a possibilidade que simplesmente vão deixar essa vaga em aberto até a próxima leva, quando aí sim vão poder estrear mangás mais relevantes. Talvez planejavam lançar uma série de um veterano que acabou não ficando pronta a tempo, deste modo lançaram somente duas novas comédias e anunciaram o retorno de Hunter x Hunter. Deste modo, sendo que para a próxima leva já temos uma vaga em aberto e dois mangás que serão cancelados – Tanaka Seiji e Alice – Yuragi-Sou no Yuuna-San deve acabar se salvando por mais alguns meses. Porém mesmo assim acredito que acabará sendo cancelada em 2019, provavelmente no segundo semestre. Em décimo segundo lugar tivemos Hinomaru Zumou que vai estrear seu anime em menos de um mês. Provavelmente na edição #45 ou #46 deve receber uma capa com a página colorida de abertura.
Em décimo terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma que continua recebendo posições ruins, porém não está correndo risco de cancelamento. Suas vendas inclusive não estão mais caindo como antigamente, estão é bastante estáveis, levando em conta a migração à mídia digital. Os editores não irão retornar a dar um bom destaque a obra, por motivos óbvios: É muito mais vantajoso apostar em séries novas, entretanto posso garantir que Shokugeki no Souma está seguro na revista por enquanto. Talvez a situação mude nos próximos meses. Por fim, nas últimas duas colocações tivemos respectivamente: Alice to Taiyou e Tanaka Seiji. Os dois mangás devem ser cancelados na próxima leva, que eu não consigo prever quando irá estrear. Pode ser a qualquer momento, inclusive na edição #44 (Simplesmente tivemos uma pausa na edição #43 por causa do retorno de Hunter x Hunter) ou na edição #47 ou #48 (Depois do lançamento do anime de Hinomaru Zumou). A verdade é que esses dois mangás dificilmente irão superar a marca de 18 capítulos.
Página Colorida: Jimoto ga Japan
*O motivo da TOC dessa semana ter saído um pouco mais tarde que o normal é bem simples: Eu tinha escrito uma análise bem diferente, que explicava um pouco a situação da revista e alguns erros dos editores que foram realizados nos anos anteriores, porém praticamente não comentava as posições. Quando terminei percebi que seria melhor lançar essa “análise diferente” em um post separado, talvez no quadro “Reflexões Semanais”, adaptando o texto ao quadro que atualmente está “dormente”. Deste modo, tive que reescrever toda a análise de um modo mais tradicional. Porém, no meio da próxima semana irei lançar essa análise da situação atual da revista.
**O Diego Felipe teve um problema no seu computador e não está podendo escrever as análises da Sunday e Magazine. Assim que o computador voltar da reparação (em breve), ele irá retornar a escrever as análises. Pedimos desculpa a todos por não termos a Magazine e a Sunday nessas últimas semanas!