Edições dentro do normal
escrito por Diego Felipe
É, galera, ainda vai demorar para eu voltar a postar as análises das edições da Shonen Sunday sem ser de forma dupla. Mas pelo menos as análises continuarão saindo e, de quebra, levando em conta que a revista está precisando de mais agito, ao menos dá pra considerar o conteúdo relacionado às variações de posição dos mangás na ordem de leitura, já que maiores novidades estão começando a ficar raras. Nos últimos tempos, o padrão tem sido cada vez mais normal. Mas enfim, sem mais delongas, eis os índices das edições #34 e #35.
TOC Weekly Shonen Sunday #34 (2018):
Yui Oguri (Capa)
Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 31)
01. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 131)
02. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 110)
03. Detective Conan: Zero no Tea Time (capítulo 10)
04. Major 2nd (capítulo 146)
05. Shinobi no (capítulo 49)
06. Kimi wa 008 (capítulo 26)
07. Maoujou de Oyasumi (capítulo 109)
Sokyuu no Ariadne (Página Colorida) (capítulo 30)
08. Memesis (capítulo 20)
Daiku no Hatou (Página Colorida) (capítulo 58)
09. Be Blues ~ Ao ni Nare (capítulo 340)
10. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 76)
11. Saike Mata Shite Mo (capítulo 120)
12. Switch (capítulo 14)
13. Gopun Go no Sekai (capítulo 12)
14. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 151)
15. Tonikaku Kawaii (capítulo 23)
Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 72)
16. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 63)
17. Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 97)
18. Marry Grave (capítulo 29)
19. K·O·I – King of Idol (capítulo 52)
20. Hatsukoi Zombie (capítulo 134)
21. Zettai Karen Children (capítulo 511)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 62)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 31)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1017)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Em hiato) (pausado no capítulo 09)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
RYOKO (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
Weekly Shonen Sunday #35 (2018):
Detective Conan: Zero no Tea Time (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 11)
01. Gopun Go no Sekai (capítulo 13)
02. Kimi wa 008 (capítulo 22)
03. Major 2nd (capítulo 147)
04. Tonikaku Kawaii (capítulo 24)
05. Marry Grave (capítulo 30)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida) (capítulo 135)
06. Switch (capítulo 15)
07. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 152)
08. Sokyuu no Ariadne (capítulo 31)
Maiko-san chi no Makanai-san (Página Colorida) (capítulo 77)
09. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 341)
10. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 132)
11. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 111)
12. K·O·I – King of Idol (capítulo 53)
13. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 32)
14. Maoujou de Oyasumi (capítulo 110)
15. Shinobi no (capítulo 50)
16. Saike Mata Shite Mo (capítulo 121)
Birdmen (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 62)
17. Memesis (capítulo 21)
18. Daiku no Hatou (capítulo 59)
19. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 64)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 63)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 32)
Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari (Ausente) (pausado no capítulo 97)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 511)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1017)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Em hiato) (pausado no capítulo 09)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
RYOKO (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #36 (2018):
– Capa: Minami Hamabe
– Páginas Coloridas de Abertura: Switch
– Páginas Coloridas: Amano Megumi wa Suki Darake!, Saike Mata Shite Mo
– Ausente: Daiku no Hatou
– Em hiato: Detective Conan, Gin no Saji, Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, Arata Kangatari, RYOKO
Capa (edição #35): Detective Conan: Zero no Tea Time
A capa da edição #34 foi para a idol Yui Oguri. Não foi a primeira vez que ela estampou a capa de uma edição da Shonen Sunday – ela já tinha aparecido na capa da edição #08 de 2018. Já a capa e as páginas coloridas da edição #35 foi para Detective Conan: Zero no Tea Time. As páginas coloridas de abertura da edição #34 foram para Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que embora não seja uma obra das mais rentáveis (seu desempenho comercial mal passa do razoável), vai conseguindo se manter na revista por ora. Na edição #35, Tantei Zeno foi ranqueado na medíocre décima terceira colocação. O mangá tem variado cada vez mais suas posições mas vai conseguindo se manter, ainda que a curto prazo.
Um dos mangás a ganhar página colorida na edição #34 foi Soukyuu no Ariadne. Depois de ser ranqueado em várias posições medíocres-baixas enfim os editores voltam a dar um pouco mais de destaque ao mangá, aproveitando o lançamento do segundo volume. Na edição #35, Soukyuu conseguiu beliscar a oitava colocação, enfim pegando outra vez uma posição no Top 10 dos ranqueados. Ariadne não apresentou um nível de vendas muito elevado no lançamento de seu primeiro volume, mas fica a torcida para que o segundo volume apresente melhor desempenho para garantir ao menos uma permanência a médio prazo.
Quem também ganhou página colorida na edição #34 foi Daiku no Hatou, que vai conseguindo se manter na revista mesmo com um desempenho bem razoável nas vendas de volumes. Mesmo que aos trancos e barrancos, Daiku vai sobrevivendo, ainda que sem a garantia de se manter por mais tempo. Se na edição anterior (#32) Daiku foi ranqueado na segunda posição, na edição #35 amargou o décimo oitavo lugar, aparecendo no bottom (ainda foi o penúltimo ranqueado da vez). Lembrete: Daiku estará ausente na edição #36.
Página Colorida de Abertura (edição #34): Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
Na edição #34 tivemos a publicação do capítulo 72 de Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai, que é publicado mensalmente na Weekly Shonen Sunday. Já na edição #35 tivemos o lançamento do capítulo 62 de Birdmen, que é outro manga lançado mensalmente. E, como é de praxe, Youkai Giga e Tokachi Hitoribocchi Nouen pegaram a penúltima e a última posições na ordem de leitura, algo que acontece sempre nas edições recentes da Weekly Shonen Sunday. Por sempre fecharem a revista, esses dois nunca são ranqueados. Além de Detective Conan, também estão em hiato os veteranos bem-sucedidos Arata Kangatari e Gin no Saji, o novato Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, que nem passou do décimo capítulo; além do “novato” mal-sucedido RYOKO, em hiato desde 2017. E nenhum deles tem previsão de retorno.
O primeiro lugar entre os ranqueados da edição #34 foi para Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua fazendo sucesso e outra vez pegou uma posição elevadíssima. Já na edição #35, Amano teve que se contentar com o “mediano” décimo lugar, conseguindo porém se manter no Top 10. Tanto na edição #34 quanto na edição #35, Souboutei Kowasu Beshi foi ranqueado logo abaixo de Amano Megumi. A diferença é que na edição #34 ele pegou uma ótima segunda colocação, enquanto na edição #35 pegou a medíocre décima primeira posição. Souboutei, porém, continua em boa fase comercial e sem risco algum de cancelamento.
Terceiro lugar na edição #34, Detective Conan: Zero no Tea Time viveu um caso curioso na edição #35, pois, ao contrário do mangá matriz, ele ganhou capa e TAMBÉM páginas coloridas. Conan costuma ganhar capas mas de vez em nunca ganha páginas coloridas. E depois de pegar algumas posições medíocres recentemente e de ter sido capa da edição #33, parece que Major 2nd voltou a pegar ranqueamentos elevados, ficando em quarto na edição #34 e em terceiro na edição #35. Embora o anime não tenha gerado um aumento nas vendas de volumes, a obra ainda vende muito bem, sem correr nenhum risco com relação á briga pela permanência.
Página Colorida de Abertura (edição #34): Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
Obra com rendimento abaixo do satisfatório, Shinobi no praticamente brincou de gangorra na ordem de leitura. Na edição anterior (#33) tinha ficado na décima quarta posição, longe do bottom. Na edição #34, pegou um ótimo quinto lugar. Mas na edição #35 já caiu de novo e pegou a décima quinta colocação, dessa vez aparecendo no bottom. Por se tratar de uma das obras com rendimento mais razoável da line-up, eu diria que Shinobi no até vai permanecer por um tempo mas dificilmente irá perdurar por um prazo muito longo.
Depois de pegar uma posição medíocre na edição anterior (décima quinta posição), Kimi wa 008 deu o pulo do gato e deu as caras na sexta posição da edição #34. E na edição #35, diferente de Shinobi no, Kimi foi mais pra cima e pegou a ótima segunda colocação. O primeiro volume apresentou um bom rendimento comercial, inclusive nas vendas digitais, onde parece que vendeu mais de 30 mil cópias. A obra deve permanecer por um bom tempo na line-up.
Outro a brincar de gangorra nas edições recentes é Maoujou de Oyasumi. O mangá de comédia da princesa dorminhoca e sem juízo tinha sido o décimo terceiro colocado na edição #33. Na edição #34 deu uma boa subida e ficou em sétimo. Mas na edição #35 a obra ficou na porta do bottom, na décima quarta colocação. Apesar dessas variações de posições, Maoujou mantém um bom desempenho comercial na visão dos editores, que continuam apoiando a obra. Ou seja, ela não corre riscos de cancelamento. A média de vendas de volumes é de pouco mais de 50 mil cópias em pouco mais de 30 dias.
Página Colorida (edição #34): Soukyuu no Ariadne
Mangá que não apresentou um bom nível de vendas após o lançamento do primeiro volume, Memesis chegou a aparecer em oitavo na edição #34, mas já foi parar de novo no meio do bottom na edição #35, pegando o décimo sétimo lugar. Memesis ainda não conseguiu se firmar na revista e, caso seu rendimento comercial não aumente logo, pode enfrentar séries dificuldades para se manter na revista. E após ter ficado no meio do bottom na edição #33, Be Blues! ~ Ao ni Nare subiu na ordem de leitura, tendo sido ranqueado na nona posição tanto na edição #34 quanto na edição #35. Esse mangá de futebol continua em boa fase, sem correr nenhum risco de cancelamento, mesmo já tendo um tempo relativamente longo de publicação.
Quem pegou o décimo lugar, fechando o Top 10 da edição #34, foi Maiko-san chi no Makanai-san, que continua em boa fase na revista e com média de 50 mil cópias de volumes vendidas em período levemente superior a um mês. Apesar de pegar posições medianas-baixas do que posições altas, Maiko-san não deve correr riscos de cancelamento tão cedo. O mangá, que ganhou página colorida na edição #35, ainda permanecerá por um bom tempo, se não tivermos nenhuma surpresa.
Página Colorida (edição #34): Daiku no Hatou
Se afastando do bottom, Saike Mata Shite Mo, que é lançado irregularmente e tem desempenho apenas razoável na revista, foi o décimo primeiro colocado da edição #34… mas essa passagem fora do bottom não durou muito, já que Saike voltou pra lá sendo o décimo sexto colocado da edição #35. O décimo segundo lugar da edição #34 foi para o novato Switch, que ainda alterna entre posições altas e medíocres. Depois, na edição #35, a obra pegou um bom sexto lugar. O primeiro volume está perto de ser lançado e, por isso, Switch ganhará página colorida na edição #36.
O novato Gopun Go no Sekai, que ainda espera o lançamento de seu primeiro volume, foi apenas o décimo terceiro colocado dos ranqueados da edição #34, mas deu o pulo do gato na edição #35, em que foi o primeirão. Fica a torcida para que Gopun Go faça sucesso. E vimos Komi-san wa、Komyushou Desu。pegar o décimo quarto lugar da edição #34, ficando pela terceira vez seguida em posições medíocres. A “sofrência” pra voltar ao Top 10 acabou na edição #35, quando o mangá foi ranqueado na sétima colocação. Komi-san é uma obra que, assim como Amano Megumi e Souboutei, pode render mais com uma adaptação em anime. Porém, só o tempo dirá se uma adaptação animada será realizada.
Página Colorida de Abertura (edição #35): Detective Conan: Zero no Tea Time
Um dos mangás mais promissores lançados recentemente, Tonikaku Kawaii amargou a baixa décima quinta colocação na edição #34, tendo como lado positivo não ter aparecido no bottom ou na porta do bottom. Mas na edição #35, a coisa mudou de figura: Tonikaku deu o pulo do gato e ficou em quarto lugar. O mangá, que é do mesmo autor de Hayate no Gotoku!, está sendo bem recepcionado pelos leitores. Fica a expectativa para que as vendas do segundo volume superem as do primeiro, que já se saiu muito bem comercialmente para os padrões da revista.
Depois de ter ganho páginas coloridas por duas edições seguidas (#32 e #33), Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ voltou a sofrer um pouquinho, ficando na porta do bottom na edição #34 (pegou o 16º lugar) e aparecendo em último lugar na edição #35. Não chega a ser raro ver Hoankan Evans aparecer em posições medíocres-baixas, embora não seja algo bacana de ver. Mas felizmente os editores ainda parecem estar satisfeitos com o rendimento da obra, pelo menos por enquanto.
Página Colorida de Abertura (edição #35): Detective Conan: Zero no Tea Time
Quem abriu o bottom na edição #34 foi Aozakura – Bouei Daigakukou Monogatari, que despencou na ordem de leitura após ter pego o oitavo lugar da edição anterior. Apesar de não ser um dos destaques da revista, os editores ainda vão tentar apoiar a obra até onde for possível. Aozakura, que apresenta um rendimento comercial satisfatório, não deve se manter por um prazo muito longo, mas ainda tem chance de ser finalizado conforme a vontade do autor. Vale lembrar que a obra esteve ausente na edição #35, mas deve retornar na edição #36.
Obra com rendimento instável, Marry Grave foi ranqueado na baixíssima décima oitava posição, mais uma vez amargando o bottom, no caso na edição #34. E pensar que ele foi o primeirão da edição #33… Mas a verdade é que Marry Grave, assim como Shinobi no e Maoujou, andou brincando de gangorra na ordem de leitura das últimas edições. A diferença é que os dois citados “desceram-subiram-desceram”. Marry “subiu-desceu-subiu”… e subindo, pegou o quinto lugar da edição #35. A obra não terá facilidade na busca pela estabilização, mas ainda há uma leve esperança.
Página Colorida (edição #35): Hatsukoi Zombie
A décima nona posição da edição #34 foi para K·O·I – King of Idol, que outra vez apareceu no bottom. King of Idol é mais uma obra com rendimento entre irregular e o razoável que vai sendo mantida por mais de um ano. Há tempos não ganha páginas coloridas e/ou maior destaque editorial. Também raramente consegue pegar posições no Top 10. É tão verdade que, mesmo quando consegue ficar acima de suas posições habituais, fica apenas no décimo segundo lugar. Não será fácil ver King of Idol completar dois anos de publicação na line-up, senhoras e senhores.
A surpresa negativa da edição foi ver Hatsukoi Zombie ranqueado na vigésima posição na edição #34. Zombie, que esteve ranqueado na terceira posição da edição #33, raramente têm aparecido no bottom. Essa foi, de longe, a pior colocação de Zombie em seus tempos de publicação. A obra, porém, ainda deve se manter por um bom tempo, levando em conta o desenvolvimento de seu enredo. De quebra, o mangá de Ryo Minenami ainda ganhou página colorida na edição #35. O vigésimo e último lugar entre os ranqueados da edição #34 foi Zettai Karen Children, veterano que está no desenvolvimento de seu arco final e que será finalizado naturalmente na revista. Vale lembrar que vira e mexe Zettai, que tem um autor de 51 anos por trás, fica ausente, como no caso da edição #35. Mas Zettai já deve retornar na edição #36.
Página Colorida (edição #35): Maiko-san chi no Makanai-san
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Kimi wa 008, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Saike Mata Shite Mo, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen
– Em Busca de Estabilização: Switch, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Chrono Ma:Gia (em hiato), Marry Grave, Memesis
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análise das edições #34 e #35 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!