Mal completou um ano e já ganha anime
escrito por Diego Felipe
Tem mangás que levam mais de dez anos para ter um anime anunciado (Ahiru no Sora)… outros levam quase 200 capítulos (Domestic na Kanojo)… Mas desta vez, vemos um mangá mal completar um ano de lançamento e já ter uma adaptação em anime anunciada. É verdade, cada mangá tem seu ritmo e estilo para que ganhem adaptação, fora as questões comerciais de cada um. Mas não deixa de ser surpreendente um anúncio de adaptação tão rápido. Bem, sem mais delongas, eis os índices de mais uma análise dupla, dessa vez das edições #35 e #36/37.
TOC Weekly Shonen Magazine #35 (2018):
Keyakizaka46 (Capa Física)
Blue Lock (Capa Digital, Pré-Rank, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá de Yuusuke Nomura e Muneyuki Kaneshiro, 82 p.) (capítulo 01)
01. Gotoubun no Hanayome (capítulo 48)
Eden’s Zero (Pré-Rank) (capítulo 06)
02. Orient (capítulo 10)
03. DAYS (capítulo 258)
Bakemonogatari (Página Colorida) (capítulo 18)
04. This Man (capítulo 13)
05. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 53)
Hajime no Ippo (Página Colorida) (capítulo 1231)
06. Nanatsu no Taizai (capítulo 276)
07. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 49)
08. Daiya no Ace – Act II (capítulo 133)
09. Runway de Waratte (capítulo 58)
Yoru ni Naru to Boku Wa (Pré-Rank) (capítulo 05)
10. Tokyo Revengers (capítulo 73)
11. Seitokai Yakuindomo (capítulo 481)
Hitman (Pré-Rank) (capítulo 07)
12. Senryuu Shoujo (capítulo 91)
13. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 67)
14. Fumetsu no Anata e (capítulo 74)
15. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 34 e 35)
16. Ahiru no Sora (capítulo 591)
En En no Shouboutai (Ausente) (pausado no capítulo 137)
Domestic na Kanojo (Ausente) (pausado no capítulo 196)
TOC Weekly Shonen Magazine #36/37 (2018):
Asuka Saitou (Capa Física)
Nanatsu no Taizai (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 277)
01. Bakemonogatari (capítulo 19)
02. Daiya no Ace – Act II (capítulo 134)
Gotoubun no Hanayome (Página Colorida, Anúncio de Adaptação em Anime) (capítulo 49)
Eden’s Zero (Pré-Rank) (capítulo 07)
03. Seitokai Yakuindomo (capítulo 482)
04. Hitman (capítulo 08)
Blue Lock (Pré-Rank, 77 p.) (capítulo 02)
05. Domestic na Kanojo (capítulo 197)
This Man (Página Colorida) (capítulo 14)
06. Ahiru no Sora (capítulo 592)
07. Senryuu Shoujo (capítulo 92)
Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (Página Colorida) (capítulos 36 e 37)
08. DAYS (capítulo 259)
09. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 54)
10. En En no Shoboutai (capítulo 138)
11. Tokyo Revengers (capítulo 74)
Yoru ni Naru to Boku Wa (Pré-Rank) (capítulo 06)
12. Orient (capítulo 11)
13. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 68)
14. Runway de Waratte (capítulo 59)
Youko-san, Sugariyoru (Capítulo Especial de um Mangá da Mangazine Pocket)
15. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 50)
16. Fumetsu no Anata e (capítulo 75)
Hajime no Ippo (Ausente) (pausado no capítulo 1231)
TOC Weekly Shonen Magazine #38 (2018):
– Capa Física: Mizuki Yamashita
– Páginas Colorida de Abertura: Orient
– Página Colorida: Yoru ni naru to Boku wa
Página Colorida de Abertura (edição #35): Blue Lock
A capa física da edição #35 foi estampada pelas meninas do grupo de idols Keyakizaka46, enquanto a capa física da edição #36/37 foi estampada por uma idol só: Asuka Saitou, do grupo Nogizaka46. Quanto às capas digitais… a capa digital da edição #35 foi para um estreante: o mangá de futebol Blue Lock, cujo primeiro capítulo contou com as páginas coloridas de abertura e somou 82 páginas no total (caramba!). Fica a torcida para que esse novo mangá de futebol faça sucesso. O segundo capítulo foi pré-ranqueado numa posição boa na ordem de leitura, o que por ora não implica em muita coisa, pois a obra mal estreou e ainda é preciso esperar mais para saber como será a recepção do público. Já a capa digital da edição #36/37 foi para Nanatsu no Taizai – e falarei mais sobre isso mais abaixo.
Ausente na edição #34, Bakemonogatari foi só alegria nas duas edições seguintes: ganhou página colorida na edição #35 e ficou em primeiro entre os ranqueados da edição #36/37. A adaptação em mangá se mostrou um grande êxito comercial logo no primeiro volume. E após passar pelo bottom na edição #34, Hajime no Ippo recebeu uma página colorida na edição #35, mas ficou ausente na edição #36/37, devendo retornar na edição #38. O mangá de boxe continua em fase segura e tranquila.
Página Colorida de Abertura (edição #35): Blue Lock
Dois novatos ainda permaneceram em fase de pré-ranqueamento nas edições #35 e #36/37: Eden’s Zero e Yoru ni Naru to Boku Wa. Se não tivermos nenhuma ausência ou páginas coloridas, Eden’s e Yoru passarão a ser ranqueados a partir das edições #38 e #39, respectivamente. Porém, já dá pra notar a diferença de tratamento que ambas recebem. Enquanto Eden’s Zero fica sempre em posições elevadas na ordem de leitura, Yoru ni Naru alterna entre posições medíocres-baixas antes mesmo de ser ranqueado. De fato, faz sentido, pois Eden’s Zero é um projeto com potencial comercial bem maior. Mesmo assim fica a torcida para que Yoru ni Naru também alcance seu lugar ao sol. Pelo menos os editores vão compensar Yoru ni Naru com uma página colorida na edição #38.
O novo mangá de Kouji Seo (autor de Suzuka, Fuuka e Kimi no Iru Machi), Hitman, também estava em fase de pré-ranqueamento na edição #35. Mas foi ranqueado pela primeira vez na edição #36/37, pegando a altíssima quarta posição. A meu ver, não diria que Hitman tem grandes chances de ser um sucesso gigantesco, mas, se fizer sucesso, pode se mostrar um mangá com um rendimento acima do satisfatório, na pior das hipóteses. Vale lembrar que na edição #36/37 tivemos ainda um capítulo especial de Youko-san, Sugariyoru, que é lançado na Magazine Pocket.
Página Colorida (edição #35): Bakemonogatari
Dois mangás estiveram ausentes na edição #35: En En no Shouboutai e Domestic na Kanojo. Ambos voltaram na edição #36/37. En En, que andou pegando posições medíocres-baixas a partir da edição #33, pegou o décimo lugar na edição #36/37, voltando ao Top 10. DomeKano, que teve anime anunciado na edição #33, desfrutou de melhor sorte e voltou a ser ranqueado já na quinta colocação.
Se na edição #34 vimos Gotoubun no Hanayome pegar a medíocre décima segunda colocação, na edição #35 o mangá foi o primeiro entre os ranqueados. Mas as boas notícias do mangá não ficaram apenas em posições na ordem de leitura. O mangá completou um ano de publicação recentemente, ganhando página colorida na edição #36/37… e aí veio a grata surpresa: foi anunciada uma adaptação em anime do mangá.
Mesmo com pouco tempo de publicação, os editores acreditaram que valia a pena investir numa adaptação, já visando uma expansão comercial a um prazo mais curto, mesmo tendo outras obras não menos promissoras e com mais material a ser adaptado (En En no Shouboutai que o diga). Ainda não saíram maiores informações sobre a adaptação (tais como staff, estúdio e elenco), mas pela informação que vi, parece que os produtos de Gotoubun estão vendendo bem. Fica a torcida para que essa adaptação em anime seja um sucesso e ajude bastante o mangá.
Página Colorida (edição #35): Hajime no Ippo
E pelo visto o novato Orient vai continuar variando constantemente suas posições. Ele pegou o segundo lugar entre os ranqueados da edição #35 mas depois foi para o bottom, ficando na décima segunda colocação na edição #36/37. Essa variação de posições, porém, não faz de Orient uma obra com menos potencial comercial (ao menos, não por ora). Inclusive, o mangá ganhará página colorida na edição #38.
Depois de ter ganho página colorida na edição #34, DAYS pegou a terceira colocação na edição #35 e a oitava posição na edição #36/37. O mangá de futebol continua apresentando um bom rendimento/boa fase comercial. Porém, não está garantido que essa boa fase se mantenha por muito tempo, pois a estreia de novatos promissores pode não dar vida fácil aos veteranos… não é que isso vá colocá-los em risco de cancelamento, mas se muitas obras rentáveis apresentarem altos níveis de vendas, DAYS, que já foi mais explorado no passado, pode ficar mais pra escanteio.
Depois de ter sido o último ranqueado da edição #34, This Man deu um pulo enorme e foi para o quarto entre os ranqueados na edição #35 e ganhou página colorida na edição #36/37, para divulgar o primeiro volume, cujos resultados de vendas ajudarão a evidenciar se a obra conseguirá ou não se manter na line-up. Por enquanto, sua recepção foi boa o suficiente pra que não fosse alvo de um cancelamento precoce, como houve com Kiss & Cry.
Página Colorida de Abertura (edição #36/37): Nanatsu no Taizai
Depois de três edições seguidas ficando em posições altíssimas entre os ranqueados, Kanojo、Okarishimasu até se manteve no Top 10 nas edições #35 e #36/37, mas sendo ranqueado em quinto e em nono, respectivamente (ou seja, foi sofrendo leves quedas a cada edição). Na verdade, geralmente Okarishimasu acaba pegando posições mais medíocres, mas devido a sua rentabilidade e boa recepção a obra garantiu sua permanência por um bom tempo.
O pilar Nanatsu no Taizai pegou o sexto lugar na edição #35, além das páginas coloridas de abertura da edição #36/37. O filme Nanatsu no Taizai: Prisoners of the Sky chega aos cinemas japoneses nessa semana. Fica a torcida para que ele alcance bons resultados comerciais, dada a alta popularidade da obra. A propósito, recentemente, em entrevista para a Da Vinci Magazine, o autor Nakaba Suzuki comentou que a obra provavelmente deve acabar em breve, provavelmente no ano que vem. Porém, ele também deu a entender que a ideia de uma continuação não está descartada, principalmente se o grupo editorial da Kodansha der o aval.
Enquanto isso, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que é uma das obras que mais está sofrendo para encontrar a estabilização, pegou a sétima colocação na edição #35, mas afundou muito na edição #36/37 (décima quinta colocação, penúltimo do bottom). O nível de vendas de volumes até agora se mostrou razoável e se não tiver crescimento, não são pequenas as chances de Mako-san ser cancelado ou transferido (pelo menos pelas informações que tenho até agora).
Página Colorida (edição #36/37): Gotoubun no Hanayome
Um dos mangás com melhor nível de vendas de volumes atualmente, Daiya no Ace – Act II já estava no Top 10 na edição #34 e não saiu dele nas edições #35 e #36/37, tendo pego o moderado oitavo lugar e o altíssimo segundo lugar, respectivamente. E Runway de Waratte, mantendo a sua variação de posições a cada nova edição, saiu da décima terceira colocação da edição #34 e foi para a nona posição da edição #35, figurando no Top 10. Mas depois caiu e apareceu no bottom na edição #36/37, pegando o décimo quarto lugar e sendo ranqueado apenas acima de Fumetsu no Anata e. O mangá continua mantendo um desempenho favorável, ainda que dentro da média.
Com o passar do tempo, Tokyo Revengers passa a pegar posições no Top 10 com mais frequência do que posições fora dele. Na edição #35 foi o décimo colocado, mas na edição #36/37 ficou na décima primeira colocação, na porta do bottom. Revengers continua mantendo um desempenho comercial dentro com média de vendas de pouco mais de 50 mil cópias por volume em até 30 dias, um bom desempenho para os padrões da revista.
E o veterano Seitokai Yakuindomo deu as caras na porta do bottom da edição #35, ficando na décima primeira posição. Mas na edição #36/37 deu o pulo do gato e apareceu na elevadíssima terceira posição. É um ranqueamento até melhor que a da edição #34 (em que ficou em quinto lugar). Seitokai não chega a ter o mesmo nível de destaque no passado, mas ao menos comercialmente falando a obra continua mostrando um bom desempenho.
Página Colorida (edição #36/37): This Man
Sobrou para Senryuu Shoujo abrir o bottom da edição #35 na décima segunda posição. Na verdade, até é comum vermos Senryuu pegando posições baixas eventualmente. Mas pelo menos na edição #36/37 Senryuu deu uma boa subida e pegou a sétima colocação. Não chega a ser um mangá muito rentável, mas por enquanto ele vai conseguindo se manter sem grandes problemas. Lembrete: faltam pelo menos nove edições para Senryuu ter seu 100º capítulo lançado.
E se Kishuku Gakkou no Juliet já tinha dado as caras no bottom na edição #34, de lá não saiu nas edições #35 e #36, pegando o décimo terceiro lugar em ambas. Falta um mês e meio para a estreia do anime de Kishuku, então acredito que não deve demorar muito para a obra voltar a ganhar páginas coloridas ou mesmo capa digital. É uma obra com um bom nível de vendas de volumes (média de 100 mil cópias por volume), mas não estou na expectativa de que o anime irá gerar um grande aumento em seu rendimento comercial.
Se nas edições #33 e #34 vimos Fumetsu no Anata e aparecer duas vezes seguidas em posições muito elevadas no Top 10, nas edições #35 e #36/37, a obra voltou a ficar em posições baixíssimas, no meio do bottom (décimo sexto/antepenúltimo) e no fundo do bottom (décimo sexto/último), respectivamente. Fumetsu continua com um rendimento estável, mas é como eu já disse: com o surgimento de obras mais promissoras, é bem provável que a obra sofra maior perda de destaque, já que seu potencial comercial é bom, mas não é tão grande assim.
Página Colorida (edição #36/37): Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
A décima quinta colocação da edição #35 foi para Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, gag mangá que sempre tem pelo menos dois capítulos publicadas a cada nova edição. A obra ainda busca seu espaço e tem variado suas posições na ordem de leitura. Na edição #36/37, em que teve publicados os capítulos de número 36 e 37 (que coincidência!), a obra pegou a oitava posição, dando as caras no Top 10.
Quem fecha a revista sendo o décimo sexto/último entre os ranqueados da edição #35 é o veterano mangá de basquete Ahiru no Sora. Já é rotineiro ver Ahiru pegar o último lugar de toda a ordem de leitura em algumas edições, mas a situação da obra continua tranquila, ainda mais com anime anunciado (e sem novidades maiores). Inclusive, na edição #36/37, Ahiru deu um bom pulo do gato e foi ranqueado no sexto lugar. Em tempo: o 600º capítulo está cada vez mais próximo.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Ótima Fase): Ahiru no Sora, Bakemonogatari, DAYS, En En no Shouboutai, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Razoável-Boa): Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– Em Busca de Estabilização: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, This Man, Orient, Edens Zero, Yoru ni Naru to Boku Wa
–Risco Moderado de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
Bem, pessoal, assim termina as análises das edições #35 e #36/37 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!