Festival de Música.
Essa capa alegre e muito estranha, demonstra como os três principais mangás da revista realmente são: Boku no Hero Academia, ONE PIECE e Haikyuu!! – Com Black Clover sendo quase um semi-pilar quando o discorso é apoio editorial, em vendas não podemos dizer o mesmo -. Esses três mangás sempre estão recebendo um grandíssimo destaque em páginas de grupo e devem continuar sendo os principais até quando Kimetsu no Yaiba e Yakusoku no Neverland.
Weekly Shounen Jump #36-37 (06/08/2018)
Kimetsu no Yaiba c121 (Página Colorida de Abertura)
01 – One Piece c913
02 – Dr. Stone c69
Yakusoku no Neverland c98 (Página Colorida)
03 – Jujutsu Kaisen c22
04 – Haikyuu!! c313
HOT (Página Colorida, One-shot de Akira Amano – Autora de Katekyou Hitman Reborn -)
05 – Boku no Hero Academia c194
06 – Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai c74
Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c07
Alice to Taiyou c06
Jigokuraku (Página Colorida, Capítulo Especial)
07 – Black Clover c168
08 – Gintama c693
09 – Act-Age c28
10 – Yuragi-sou no Yuuna-san c121
11 – Hinomaru Zumou c204
12 – Kimi wo Shinrayku Seyo! c12
13 – Noah’s Notes c21
14 – Shokugeki no Souma c274
15 – Momiji no Kisetsu c13
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generarions c27 (Mensal), Hunter x Hunter c381 (Hiatus) e World Trigger c165 (Hiatus)
Prévia Weekly Shonen Jump #38
Capa e Página Colorida de Abertura: Gintama (Anúncio Importante)
Página Colorida: BORUTO, Yuragi-Sou no Yuuna-San e Jujutsu Kaisen
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como página colorida de abertura Kimetsu no Yaiba, que ainda não tem uma data para estrear o seu anime, mas muito provavelmente será em Abril de 2019. Digo isso, pois, nessa semana Yakusoku no Neverland, que inclusive ganhou uma página colorida, anunciou que seu anime irá estrear em Janeiro de 2019 e adaptará até o capítulo 37, no qual é encerrado o arco da fuga. Por isso teremos muito provavelmente uma primeira temporada bem redonda que tem grandes chances de agradar o público (se bem adaptada). Também foi revelado o design dos personagens e Emma (a protagonista) está parecendo o Melodias de Nanatsu no Taizai, mas em grande parte, o design é bem feito. Também tivemos página colorida para “HOT” mangá de Hockey da criadora de Katekyou Hitman Reborn (Seria legal que ela voltasse, assim teriamos mais autoras femininas na revista).
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE. O último arco da série, mesmo agrandando um grupo de pessoa, acabou não sendo nem um pouco bom para as vendas dos mangás, que continuam a despencar em uma velocidade incrível – e não podemos dizer que nesse caso as vendas estão se transferindo para o digital – Deste modo a decisão do autor em terminar a série nos próximos 5 à 7 anos pode ser acertada. Pois além dos dois últimos arcos poderem dar um grande “UP” de popularidade no mangá, ONE PIECE é um daqueles mangás que deve ser encerrado enquanto está em alta. O seu fim deve ser um grandíssimo evento no Japão, um acontecimento memorável. Olhemos para KochiKame, mesmo tendo encerrado de modo memorável, se isto tivesse acontecido quando a série completou 100 volumes, com certeza veríamos a série superando a marca de 2 ou 3 milhões de cópias vendidas. O último volume de ONE PIECE, se terminar enquanto a série for muito relavante, como é agora, pode conseguir superar a marca de 4 milhões de cópias. Lembrando que a série atualmente vende 2 milhões de cópias, mas no seu auge vendeu 3.5 milhões.
Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que continua recebendo boas colocações por parte dos editores. Em terceiro lugar tivemos Jujutsu Kaisen que na próxima semana receberá página colorida: Provavelmente a série só receberá uma segunda capa quando estiver para lançar o seu segundo ou terceiro volume (dependendo de qual dos dois os editores consideram mais valioso e com potencial de dar um grande salto de vendas). nesse período vermeos Jujutsu Kaisen recebendo páginas coloridas mais constantemente, além de estar nas primeiras colocações semana após semana. Pelo menos já temos certeza que o ano de 2018 também reservou para a revista ao menos um novo sucesso – e talvez dois com Act-Age -. Ano passado tivemos três séries com potencial de virar novos grandes sucessos: Robot x Laserbeam, Dr.Stone e Boku-tachi wa Benkyou. Esse ano já temos dois novos mangás, mas bem provável que esse ano tenhamos outras duas levas para aumentar esse número
Em quarto lugar tivemos Haikyuu!! e em quinto lugar tivemos Boku no Hero Academia. Esses dois mangás estão com as vendas cada vez mais próximas uma das outras, por um simples motivos: Boku no Hero Academia cada volume está aumentando suas vendas. Já Haikyuu!! está tendo uma queda de vendas cada volume – uma queda natural para um mangá da sua idade, mas mesmo assim importante -. A tendência é que nos próximos volumes Boku no Hero Academia consiga superar Haikyuu!! em vendas, principalmente se Hero ganhar uma outra anime e Haikyuu!! não. Podemos já começar a considerar Boku no Hero Academia o segundo lugar da revista? Ou ainda é melhor esperar mais alguns meses antes de dar esse título para a série de super-heróis? Bem, vocês decidem. Para mim, nesse exato momentos, as duas séries estão em condições iguais, por isso ambas são segundo e terceiro pilar da revista.
Em sexto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que se encontra estável na revista. Em comparação a semana passada, teve uma leve queda de posições (caiu de três colocações), mas mesmo assim continua muito bem classificado na revista. Em sétimo lugar tivemos Black Clover, que novamente conquistou uma colocação intermediária, porém, logo após o “grupo de séries não classificadas”, por isso sua colocação em ordem de leitura (por isso contando os mangás não classificados) seria bem mais baixa. De qualquer modo, as vendas de Black Clover estão estáveis, e mesmo a série não tendo mais nenhuma chance de se tornar um pilar, pode continuar sobrevivendo na revista como um mangá de meio de tabela, recebendo assim, ocasionalmente páginas coloridas e capas. Nem todos os mangás precisam se tornar pilares para serem considerados importantes para a revista.
Gintama ficou na oitava colocação. A série na próxima semana terá um anúncio importante: Importante dizer que muito dificilmente a série irá terminar já na próxima edição, porém, pode acontecer desse anúncio ser um aviso que o mangá irá terminar em cinco capítulos, como aconteceu com Naruto (e cada edição ter uma contagem regressiva). Lembrando que estamos perto do lançamento de uma nova leva, por isso não é uma surpresa a série terminar nas próximas semanas. O anúncio também pode ser algo relacionado ao Live-Action que vai ser lançado em 17 de Agosto. Em oitavo lugar tivvemos Act-Age que como previ semana retrasada, voltou a zona intermediária depois de duas semanas entre os primeiros. As vendas da série estão boas, mas ainda não são fantásticas o suficiente ao ponto do editores decidirem dar o mesmo destaque que estão dando a Jujutsu Kaisen. É bem provável que veremos Act-Age tendo alguns picos nas posições altas, mas normalmente estará na zona intermediária. Talvez com o seu terceiro volume conseguindo ter um bom aumento em vendas, essa situação mude.
Em décimo lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que já podemos confirmar que o seu anime não está tendo o resultado esperado e não está aumentando as vendas dos volumes antigos. Eu não estou vendo os episódios, mas percebo que realmente tem muitas poucas pessoas comentando sobre o seu anime. É uma situação preocupante, pois a série está correndo risco de ser cancelada, inclusive já na próxima leva (mesmo que seja pequena a possibilidade). Pode ser que mesmo assim o anime faça que o público que abandonou a série volte a compra-la, assim suas vendas aumentando mesmo assim, por isso Yuragi-Sou no Yuuna-San ainda tem uma pequena chance de se salvar. Lembrando que é muito raro séries do gênero de Yuragi-Sou no Yuuna-San conseguiu superar a marca de 20 volumes. Por exemplo, Ichigo 100% alcançou 19 volumes e To Love Ru alcançou 18 volumes. Yuragi-Sou no Yuuna-San atualmente tem 11 volumes, e com as vendas caindo, muito dificilmente alcançará a marca de 20 volumes também. Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que ainda não ganhou nem um PV, e o seu anime estreará em Outubro. Estou prevendo um outro fracasso, infelizmente.
Em décimo segundo lugar tivemos Kimi wo Shinrayku Seyo! que continua sendo classificado acima de Noah’s Note e Momiji. O que isso significa? A classificação é decidida pelos editores e não pelo público (A TOC não é o resultado direto do cartão de votação, isso é um mito que ainda muitos acreditam), mas mesmo assim os editores levam em consideração a opinião do público em relação a uma série antes de decidir a posição no qual o mangá ficará na revista. Estar sempre acima de Noah’s Note e Momiji – E normalmente acima de uma série “veterana” que pode ser Yuragi-Sou no Yuuna-San, Hinomaru Zumou, Shokugeki no Souma ou Haikyuu – significa que mesmo o mangá sendo mal recepcionado, não é um desastre total, e tem um grupo, mesmo pequeno, de leitores que estão gostando do mangá. Deste modo, por respeito a esse grupo, dão uma colocação um pouco mais alta para a série, que deve ser cancelada mesmo assim na próxima leva (será salva somente se a próxima leva tiver somente dois mangás estreando). Em décimo terceiro lugar tivemos Noah’s Note que com certeza será cancelado nas próximas seis edições.
Em décimo quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma que voltou para as últimas colocações, mas nas próximas edições já deve retornar a zona intermediária. Episodicamente os editores decidem classificar Shokugeki no Souma em colocações terríveis, levando assim seus fãs a loucura, mas depois de algumas semanas voltam a classificar na zona intermediária a série. O motivo nunca será muito claro, é uma ação que vem sendo adotada desde o editor anterior, por isso nem podemos (dessa vez) culpar o novo editor. Provavelmente os editores podem estar utilizando a popularidade que resta da série para promover a zona inferior, estimulando os leitores a lerem esses mangás em risco de cancelamento ou simplesmente querem mandar uma mensagem ao autor, que sua série não está sendo bem recepcionada e mudanças devem ser feitas. Porém, independente do motivo, mesmo a situação da série na revista sendo decepcionante e não tão boa, Shokugeki no Souma não está correndo risco de cancelamento. Em último lugar tivemos Momiji no Kisetsu, que será cancelado na próxima leva.
O leitor “Pirate” me avisou que o problema no qual, para um grupo de pessoas, abria uma outra página quando clicava em uma notícia do Analyse It foi resolvido. Se você ainda tem esse problema, por favor avisar.