Its Coming Home!
Jump SQ is coming home! Olha quem está de volta ao Analyse It! A nossa querida Jump SQ, revista mensal que lança vários mangás importantes. Como temos muitos novos leitores no Analyse It e tantos não conhecem quase nenhum mangá da revista, eu tentarei apresentar a maioria das obras, principalmente aquelas que temos certeza que estarão na revista nas próximas edições. Eu espero que vocês gostem de ver novamente no Analyse It a revista mensal Jump SQ (lançada pela Shueisha, sendo assim a segunda mais importante revista Shounen da empresa). Agora, sem mais delongas, vamos ver essa TOC maravilhosa:
TOC Monthly Jump SQ #08
Yuukoku no Moriarty c24 (Página Colorida de Abertura)
01 – Gag Manga Biyori GB c52
Untrace c04 (Página Colorida)
02 – Sousei no Onmyouji c61
Kemono Jihen c20 (Página Colorida)
03 – Kojirase Hyakki Do Minor c05 e c06*
Dokyuu Hentai H×Eros c20 (Página Colorida)
04 – Ao no Exorcist c101
Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu c66
05 – Owari no Seraph c69
Platinum End c32 (Capa)
06 – Yuugai Shitei Doukyuusei c26
Iku-chan wa Shiiku-chuu! (One-Shot)
07 – Shin Tennis no Oujisama c244 e c245*
Houkago no Oujisama c111
08 – Rurouni Kenshin: Pedophile Arc c05
09 – Majo no Kaiga-shuu c09
10 – Chinosoko no Mahoutsukai c05
11 – Demon Tune c07
Ausente: Kono Oto Tomare
(*) = Mangas que podem ter mais de 1 capitulo dentro de uma mesma edição
Previa da Jump SQ #09
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Kono Oto Tomare
Pagina Colorida: Kemono Jihen, Kojirase Hyakki Do Minor
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como Capa nosso querido Platinum End, que mesmo sendo considerado o pior mangá da dupla criadora de Death Note e Bakuman, ainda sim consegue vender muito bem e agradar alguns leitores. Deste modo, podemos considerar Platinum End um dos principais mangás da revista (a Jump SQ não tem pilares, ou no máximo um pilar somente, que atualmente é Ao no Exorcist). Platinum End na SQ deve sobreviver quanto tempo os autores quiserem. Também tivemos página colorida par as séries: Yuukoku no Moriarty, Kemono Jihen e Dokyuu Hentai HxEros, três séries muito promissoras que estão sendo as próximas apostas da revista. Comentarei mais sobre esses três mangás quando foram ranqueados. Por fim, também tivemos página colorida para o novato Untrace.
Em primeiro lugar tivemos Gag Manga Biyori GB (continuação direta do Gag Manga Biyori), série de comédia que está na revista desde 2000, quando a revista ainda era conhecida somente como Monthly Shonen Jump. Gag Manga Biyori é uma comédia curta com um traço muito simples, como é comum em séries desse gênero. O mangá ainda é a comédia que mais vende na revista, superando a marca de 50 mil cópias por volume (que para uma obra do gênero, seria o equivalente à 500 mil cópias), deste modo é mais do que justo os editores colocarem a série na primeira colocação em alguns momentos.
Em segundo lugar tivemos Sousei no Onmyouji, série sobre exorcistas que ganhou um anime de mais de 50 episódios produzido pela Pierrot. O mangá continua muito seguro na revista e recebe muita publicidade pelos editores (inclusive foram capa da edição #07). Existem quatro mangás na revista que tem um grande potencial de atrair um grande público jovem: Owari no Seraph, Sousei no Onmyouji. Ao no Exorcist e Platinum End. E mesmo o anime de Sousei no Onmyouji não sendo um grandíssimo sucesso, a série continua vendendo acima das 100 mil cópias por volume, que para uma revista de médio porte é um ótimo resultado. Em terceiro lugar tivemos Kojirase Hyakki Dominor, série de “harem” ecchi muito controlada (podemos dizer que é mais sexual que Nisekoi, mas passa longe de um To LOVE-Ru Darkness). Ainda é cedo para dizer se a série é um sucesso ou não, devemos esperar o lançamento do seu primeiro volume, que deve acontecer no mês de Setembro ou Outubro.
Em quarto lugar tivemos o único verdadeiro pilar da revista: Ao no Exorcist que continua vendendo muitas cópias, e seria considerado um grandíssimo sucesso até mesmo na Weekly Shonen Jump. Os editores da SQ tendem a não dar muitas posições a série, pois o mangá não precisa ter tanto destaque além das capas e páginas coloridas ocasionais. A maioria das pessoas que compram a SQ vão ler Ao no Exorcist independente da posição que o mangá se encontra. Em quinto lugar tivemos a série pós-apocaliptica sobre vampiros, Owari no Seraph, o segundo mangá da revista que mais vende (logo após temos Platinum End). Outro mangá que também se encontra muito seguro na revista e só deve terminar quando o autor quiser. Eu não acredito que Owari no Seraph ainda durará muito tempo, mas com certeza desse ano de 2018 passa. Até o seu encerramento natural, já vamos ter o anime de Platinum End e o anime de: Yuukoku no Moriarty ou Kemono Jihen encaminhados.
Em sexto lugar tivemos Yuugai Shitei Doukyuusei que é uma série ecchi com traços bem simples e narrativa realista (por isso nada de vermos fantasmas ou monstros). O mangá segue muito o estilo slice of life (porém se mantendo em temática superficiais, já que o elemento principal da série é justamente o ecchi), e tem muitos capítulos com menos de 10 páginas. Em sétimo lugar tivemos Shin Tennis no Oujisama que continua sendo o único mangá de esporte da revista (eu sempre digo que a Jump SQ precisa de ao menos mais um mangá desse gênero). Para quem não conhece, Shin Tennis no Oujisama é uma série lendária que foi inicialmente lançada na Weekly Shonen Jump no final dos anos 90 (se quiserem saber mais sobre sua estádia, só ler as retrospectivas dos anos 90 escrita por mim) e quando a sua primeira parte terminou, o autor decidiu lançar sua segunda parte em uma revista mensal, escolhendo a Jump SQ. O mangá tem um público muito fiel, e mesmo não atraindo novos leitores a Jump SQ, é muito importante para as vendas: Além de ser o único mangá de esporte, Shin Tennis no Oujisama ainda vende acima de 120 mil cópias por volume.
Em oitavo lugar tivemos Rorouni Kenshin, que prefiro não comentar nada. Em nono lugar tivemos Majo no Kaiga-shuu que mesmo não sendo mal recepcionado pelo público, acabou não atraindo muitos leitores e corre um risco de ser cancelado a qualquer momento. O seu segundo volume, lançado em Junho, vendeu entre 8 a 11 mil cópias em 7 dias, mostrando assim que suas vendas são baixas, mas não chegam a ser horríveis como alguns outros mangás da revista, como por exemplo: Chinosoko no Mahoutsukai, que vendeu menos de 4000 mil cópias no seu primeiro volume, um resultado terrível que praticamente garante o seu cancelamento. Outro mangá que deve ser cancelado nas próximas edições é Demon Tune, que está na última colocação. O primeiro volume do mangá vendeu menos de 2500 mil cópias e acabou sendo um fracasso enorme. É muito provável que esses dois mangás acabem sendo cancelados já na próxima edição.
*Se vocês repararam, os mangás logo depois de Ao no Exorcist e Shin Tennis no Oujisama não foram classificadas e teoricamente quase nunca serão, pois eles são sempre classificados após esses dois mangás. O motivo? Bem, Salaryman Exorcist Okumura Yukio no Aishuu é um “Spin-Off” de Ao no Exorcist, e o outro mangá é de Shin Tennis no Oujisama. As suas posições só serão válidas quando, por algum motivo as séries principais estiverem ausente na revista e esses dois mangás mesmo assim lançarem novos capítulos, como já aconteceu em edições passadas.