Mais variação de posições
escrito por Diego Felipe
Em mais uma edição sem grandes surpresas, exceto pela entrada de Detective Conan em hiato (não é bem uma surpresa, mas é uma coisa significativa), temos aqui mais uma edição sem grandes significados à line-up por enquanto. Mas bem, sem mais delongas, vamos à análise.
TOC Weekly Shonen Sunday #33 (2018):
Major 2nd (Capa, Página Colorida de Abertura) (capítulo 145)
01. Marry Grave (capítulo 28)
02. Daiku no Hatou (capítulo 57)
03. Hatsukoi Zombie (capítulo 133)
04. Detective Conan: Zero no Tea Time (capítulo 09)
05. Amano Megumi Suki Darake! (capítulo 130)
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Página Colorida) (capítulo 62)
06. Gopun Go no Sekai (capítulo 11)
07. Tonikaku Kawaii (capítulo 22)
08. Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 96)
09. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 75)
10. Switch (capítulo 13)
11. Memesis (capítulo 19)
12. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulos 150 e 151)
13. Maoujou de Oyasumi (capítulo 108)
14. Shinobi no (capítulo 48)
15. Kimi wa 008 (capítulo 20)
16. Sokyuu no Ariadne (capítulo 29)
17. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 109)
18. Tantei Zeno to Nanatsu Satsujin Misshitsu (capítulo 30)
19. Saike Mata Shite Mo (capítulo 119)
20. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 339)
21. K・O・I – King of Idol (capítulo 51)
22. Zettai Karen Children (capítulo 510)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 61)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 30)
Detective Conan (Em hiato) (pausado no capítulo 1017)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Em hiato) (pausado no capítulo 09)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
RYOKO (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #34 (2018):
– Capa: Yui Oguri
– Página Colorida de Abertura: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
– Em hiato: Detective Conan, Gin no Saji, Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, Arata Kangatari, RYOKO
TOC Weekly Shonen Sunday #35 (2018):
– Capa, Página Colorida de Abertura: Detective Conan: Zero no Tea Time
– Em hiato: Detective Conan, Gin no Saji, Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, Arata Kangatari, RYOKO
A capa e a página colorida de abertura da edição foram para Major 2nd, que está com um anime em exibição desde abril. Apesar da adaptação em anime não estar gerando, ao menos por ora, um aumento muito grande no rendimento comercial do mangá, Major 2nd ainda é uma das obras do plantel com melhor nível de vendas de volumes físicos. A outra página colorida foi para Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~. É a segunda edição seguida em que o mangá de faroeste ganha página colorida. Mesmo não sendo uma das obras mais rentáveis da line-up, os editores parecem estar bem satisfeitos com seu desempenho e ultimamente passaram a dar mais destaque ao mangá.
E como Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre pegam as duas últimas posições da ordem de leitura, eles nunca são ranqueados. O grande pilar Detective Conan entrou em um breve hiato nessa edição e deve retornar apenas na edição #40. Outros mangás que estão em hiato são Gin no Saji, Arata Kangatari, RYOKO e Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome. Diferente de Conan, nenhum deles tem previsão de retorno, apesar da autora de Arata ter sinalizado que pretende retomar o mangá, além dos eventuais retornos de Gin no Saji. RYOKO provavelmente não volta nunca mais.
O primeiro lugar entre os ranqueados foi para Marry Grave. O surpreendente é que a obra estava em último lugar entre os ranqueados da edição anterior. Que pulo do gato magistral! Isso não significa que a obra se manterá em situação estável na revista, mas talvez seja um breve sinal de que ao menos os editores não estejam desistindo de tentar ao menos extrair o melhor rendimento possível da obra. O mesmo vale para Daiku no Hatou, que ficou na segunda posição e é outra obra com rendimento razoável mas que vai sendo mantida há um bom tempo, o suficiente para ter completado mais de um ano de publicação, feito que, aos trancos e barrancos, Marry Grave tentará alcançar. A diferença é que Daiku tem a vantagem de ter um autor famoso por trás (é o mesmo de Fantasista e Fantasista Stella), diferente de Marry Grave, cujo autor (Hidenori Yamaji) até tem um pouco de experiência mas não chega a ser famoso.
Página Colorida de Abertura: Major 2nd
Depois de algumas posições medíocres-baixas, Hatsukoi Zombie volta a pegar uma posição alta, ficando na terceira colocação. Não é uma obra com rendimento fantástico, mas vira e mexe ela ganha páginas coloridas e um apoio editorial no mínimo sólido. Mesmo assim não diria que Zombie é o tipo de mangá que permanecerá na revista por um prazo muito longo, até porque seu desenvolvimento não exige um prazo demasiado longo. E se Detective Conan ficará ausente por algumas edições seguidas, o spin-off Zero no Tea Time estará presente. Inclusive, essa é a edição em que Zero no Tea Time está sendo ranqueado pela primeira vez. Fica a torcida para que esse seja mais um spin-off com bom rendimento comercial.
Se mantendo no Top 10, Amano Megumi wa Suki Darake! sobe algumas posições e é ranqueado na quinta colocação, continuando em uma situação bem tranquila na revista. O novato Gopun Go no Sekai ficou em sexto, caindo um pouco na ordem de leitura mas ainda se mantendo numa posição elevada. Gopun Go ainda briga por sua estabilização. Já a sétima posição foi para o já estável Tonikaku Kawaii, que pode até variar suas posições eventualmente, mas já conseguiu um bom espaço pelo ótimo desempenho de seu primeiro volume nas vendas de volumes físicos e digitais (isso é, levando em conta os padrões da revista).
Perto de chegar ao centésimo capítulo lançado, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari sai do bottom e dá as caras no Top 10, sendo ranqueado no oitavo lugar. Aozakura tem um rendimento satisfatório na line-up e pode até não se manter por um praz médio-longo. Mas por enquanto o mangá vai se mantendo sem grandes sustos. Em situação mais favorável que Aozakura, Maiko-san chi no Makanai-san pega a nona posição, oscilando outra vez na ordem de leitura mas se mantendo no Top 10. Maiko-san apresenta um bom desempenho nas vendas de volumes físicos e não corre risco algum de cancelamento. E o novato mangá de basquete Switch, que ainda busca arranjar um lugar ao sol no plantel da Shonen Sunday, fecha o Top 10.
Página Colorida de Abertura: Major 2nd
O décimo primeiro lugar foi para Memesis, que ainda tenta se firmar na revista, mas precisa apresentar melhor desempenho comercial nas vendas do segundo volume para alcançar essa façanha. Mas como a revista não tem sido nada rígida com seus novatos, acredito que um leve aumento já dará um pouco de segurança a mais para Memesis. A décima segunda colocação foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que pela segunda edição seguida pega uma posição medíocre. Mas isso não preocupa, pois Komi-san ainda é um dos mangás mais chamativos da line-up.
Quem cochila na décima terceira posição é Maoujou de Oyasumi, que continua variando suas posições mas segue em fase estável e com bom rendimento comercial. É meio difícil usar palavras muito novas para descrever a situação desse mangá, então é difícil não soar repetitivo (risos). Shinobi no, assim como Maoujou, caiu um pouco na ordem de leitura e ficou na décima quarta colocação. Shinobi no mantém um rendimento satisfatório e o quarto volume conseguiu conter a queda de rendimento apresentada pelos dois volumes anteriores. A estabilidade não está assegurada mas ao menos o mangá respira com mais tranquilidade.
Após o quinto lugar da edição anterior, Kimi wa 008 sofreu uma baita queda e ficou apenas do décimo quinto lugar dessa vez. Mesmo assim, ainda é cedo demais para presumir que o mangá pode não estar em situação favorável, haja visto que, como falei na análise anterior, o mangá mostrou que seu potencial comercial é, no mínimo, acima do satisfatório. Isso não garante a sua estabilidade, mas indica que ela é bem provável. E Sokyuu no Ariadne pega a décima sexta colocação, ficando fora do bottom pela segunda edição seguida. O mangá já não é muito apoiado pelos editores, apesar do autor famoso. Mas as chances de pelo menos completar um ano de publicação não são pequenas.
Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
Na porta do bottom, quem dá as caras é Souboutei Kowasu Beshi, décimo sétimo colocado. Souboutei costuma variar suas posições e não é raro vê-lo pegar posições medíocres-baixas. Mesmo assim a obra tem um rendimento muito acima da média da maioria dos mangás da line-up atual e não está nem um pouco ameaçado. Quem abre o bottom no décimo oitavo lugar é Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que tinha ficado em sexto na edição anterior. Tantei Zeno não chega a ser uma obra que faz muito barulho, mas os editores por enquanto acreditam que vale a pena seguir mantendo o mangá.
Após ficar algumas edições fora do bottom, Saike Mata Shite Mo fica no décimo nono lugar e não escapa de ser ranqueado entre os cinco últimos. Saike não chega a ser um dos mangás mais relevantes no plantel, mas o autor Tsubasa Fukuchi continua mantendo sua boa relação com os editores e desenvolvendo o mangá tranquilamente, entre pausas e retornos. A vigésima posição vai para Be Blues! ~ Ao ni Nare. O mangá veterano de futebol pode até variar suas posições e aparecer em posições medíocres-baixas eventualmente, mas continua numa fase bem tranquila e estável e o mais provável é que só seja finalizado quando essa for a vontade do autor.
A vigésima primeira colocação foi para K・O・I – King of Idol, que continua pegando posições baixas na ordem de leitura. Dificilmente a obra conseguirá completar dois anos de publicação se não tivermos nenhuma surpresa. Quem também não deve durar por muito tempo é Zettai Karen Children, que ficou no último/vigésimo segundo lugar entre os ranqueados. A diferença é que Zettai tem mais de uma década de publicação e terá um fim natural.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan (em hiato)
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Kimi wa 008, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Saike Mata Shite Mo, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen
– Em Busca de Estabilização: Switch, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Chrono Ma:Gia (em hiato), Marry Grave, Memesis
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, assim termina a análise da edição #33 da Weekly Shonen Sunday.
Até mais, galera!