Faltando Emoção
escrito por Diego Felipe
Momento “sincerão”: Eu sei, caros leitores. A revista não anda animada. Eu entendo perfeitamente que tem certas edições cuja análise serve só pra tu bater o olho e ver qual obra está estável e qual não está, ou pra postar alguma novidade da editora. Ou mesmo pra postar nos comentários algo de outra revista em comentário OFF. Mas se por um lado você e eu sabemos disso, leitor, por outro a revista ainda não passará por mudanças. Uma pena, não é mesmo? Mas bem, vamos ao índice.
TOC Weekly Shonen Sunday #32 (2018):
Hello! Project (Capa)
Tonikaku Kawaii (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 21)
01. Detective Conan (capítulo 1017)
02. Gopun Go no Sekai (capítulo 10)
03. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 74)
04. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 338)
05. Kimi wa 008 (capítulo 19)
06. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 29)
07. Maoujou de Oyasumi (capítulo 107)
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Página Colorida) (capítulo 61)
08. Amano Megumi no Suki Darake! (capítulo 129)
09. Shinobi no (capítulo 47)
10. Memesis (capítulo 18)
11. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 149)
12. Sokyuu no Ariadne (capítulo 28)
13. Switch (capítulo 12)
14. Daiku no Hatou (capítulo 56)
15. Hatsukoi Zombie (capítulo 132)
16. Saike Mata Shite Mo (capítulo 118)
17. Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 95)
18. Zettai Karen Children (capítulo 509)
19. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 108)
20. K・O・I – King of Idol (capítulo 50)
21. Marry Grave (capítulo 27)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 60)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 29)
Major 2nd (Ausente) (pausado no capítulo 144)
Detective Conan: Zero no Tea Time (Ausente) (pausado no capítulo 08)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Em hiato) (pausado no capítulo 09)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
RYOKO (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #33 (2018):
– Capa, Página Colorida de Abertura: Major 2nd
– Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
– Em hiato: Detective Conan, Gin no Saji, Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, Arata Kangatari, RYOKO
TOC Weekly Shonen Sunday #34 (2018):
– Capa: Yui Oguri
– Página Colorida de Abertura: Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu
– Em hiato: Detective Conan, Gin no Saji, Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, Arata Kangatari, RYOKO
TOC Weekly Shonen Sunday #35 (2018):
– Capa, Página Colorida de Abertura: Detective Conan: Zero no Tea Time
– Em hiato: Detective Conan, Gin no Saji, Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, Arata Kangatari, RYOKO
A capa da edição foi para as cantoras do grupo Hello! Project. Já as páginas coloridas de abertura foram para o novato mais promissor lançado em 2018: Tonikaku Kawaii. O primeiro volume vendeu pelo menos 50 mil cópias físicas em período aproximado de 30 dias, um belo rendimento para um novato. Já a página colorida adicional foi para o mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que continua em fase estável e com certo apoio editorial (a curto prazo, digo eu). Vale lembrar que Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre pegam a penúltima e a última colocações na ordem de leitura de cada edição e por isso nunca são ranqueados.
Ficaram ausentes nessa edição Major 2nd e o spin-off de Detective Conan, Zero no Tea Time. Ambos tem previsão de retorno para a próxima edição, inclusive com Major 2nd ganhando a capa e a página colorida de abertura, enquanto Zero no Tea Time será ranqueado pela primeira vez (segunda a forma de análise ocidental). Seguem em hiato e sem previsão de retorno: os veteranos bem-sucedidos Gin no Saji e Arata Kangatari; e os novatos Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (entrou em hiato recentemente) e RYOKO (mangá mal-sucedido que entrou em hiato há um ano).
O grande pilar Detective Conan ficou em primeiro lugar entre os ranqueados, para a surpresa de ninguém. Enquanto isso, seu spin-off (Zero no Tea Time), como já citado anteriormente, ficou ausente. Mas entre as edições #33 e #39, Conan entrará num breve hiato, enquanto o spin-off voltará a ter capítulos lançados regularmente. A segunda colocação foi para Gopun Go no Sekai, que subiu uma posição em relação à edição anterior. O novato (do mesmo autor de Mushibugyo) ainda está em busca de estabilidade. Quem já está estável na revista é Maiko-san chi no Makanai-san, terceiro colocado da vez. Maiko-san apresenta um nível de vendas de volumes acima da média, acima do razoável, além de ainda contar com uma boa recepção. É bem verdade que as vezes Maiko-san faz aparições em posições medíocres/baixas, mas no geral a situação é bem tranquila.
Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii
Saindo do medíocre décimo quarto lugar e indo para o ótimo quarto lugar, o veterano mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare segue variando suas posições e se mantendo tranquilamente na revista. O novato Kimi wa 008, por sua vez, continua se mantendo no Top 10, com o rendimento de seu primeiro volume se mostrando um pouco acima do satisfatório, com possibilidades de crescimento nas vendas do segundo volume. Em suma, Kimi wa 008 vai mostrando que pode se estabilizar na line-up. Quem até está estável mas tem rendimento bem mais razoável é Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que ficou na sexta posição. Tantei Zeno não é o tipo de obra que dura por um prazo muito longo, até porque comercialmente falando a obra só dá pro gasto (pros padrões já muito baixos da revista). Mas por enquanto, Tantei Zeno vai se segurando sem maiores problemas.
A sétima e a oitava posições foram para Maoujou de Oyasumi e Amano Megumi no Suki Darake!, respectivamente. São duas obras com vendas de 50-60 mil cópias por volume em período de aproximadamente 30 dias (um bom nível de vendas, portanto), além de continuarem mantendo suas boas recepções. Inclusive, eu diria que não seria nenhum absurdo acreditar que esses mangás podem ganhar uma adaptação em anime futuramente, dependendo da boa vontade do grupo editorial e de algum estúdio interessado.
Já a nona e a décima colocações foram para dois mangás com rendimento razoável: Shinobi no e Memesis, respectivamente. A diferença entre ambas é que Shinobi no, mesmo que aos trancos e barrancos, conseguiu se manter por um ano. Já Memesis, que até conseguiu dar um pulo do gato após ter sido o último entre os ranqueados da edição anterior, segue em situação mais delicada e dependerá de um aumento nas vendas do segundo volume para conseguir convencer os editores de que pode ser mantido pelo menos a médio prazo.
Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii
O décimo primeiro lugar foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, em uma relativamente atípica posição medíocre. Comercial e receptivamente, a fase de Komi-san continua muito boa. Mas acredito que por mais que o mangá renda sendo uma obra sem adaptação em anime, com o passar do tempo não será difícil ver suas posições variarem cada vez mais. E para a minha surpresa, depois de tanto tempo no bottom, Sokyuu no Ariadne ao menos consegue uma décima segunda posição nessa edição. Ariadne ainda vive fase instável, mas ao menos tem a oportunidade de provar que pode permanecer, considerando a espera pelos resultados das vendas do segundo volume. O mangá do mesmo autor de Claymore e Angel Densetsu vende pouco e sofre com a falta de apoio editorial. Mas ainda existe a possibilidade (por mais remota que pareça) do mangá sair do deus-dará.
O novato mangá de basquete Switch ficou apenas no décimo terceiro lugar, subindo algumas posições em comparação a edição anterior, em que ficou relativamente perto do bottom. Essas posições pouco elevadas não inspiram muito otimismo para o sucesso do mangá. Mas, ainda assim, é preciso esperar os resultados das vendas do primeiro volume para chegar a qualquer conclusão. Já Daiku no Hatou sai do bottom e fica na décima quarta posição, continuando a não pegar posições altas com frequência (só pega de vez em quando). Daiku não é uma obra forte na revista, mas vai se mantendo aos trancos e barrancos. A questão é: até quando?
E pela segunda edição seguida, outra vez vemos Hatsukoi Zombie ficar de fora do Top 10, mas pelo menos ao contrário da edição anterior, o mangá ficou de fora do bottom, ficando dessa vez com o décimo quinto lugar. Curiosamente, o mangá vem apresentando capítulos mais relevantes para o desenvolvimento do enredo ultimamente. A situação do mangá ainda é estável, mas é melhor que Ryo Minenami não protele muito o desenvolvimento, pois apesar do apoio editorial, não é um mangá com força o suficiente para não se prejudicar com um tempo prolongado de publicação.
Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
Décimo primeiro colocado na edição anterior, Saike Mata Shite Mo ficou na décima sétima posição, na porta do bottom. Bom, pelo menos ele não voltou pro bottom, não é mesmo? Saike pode até ter um rendimento meramente satisfatório, mas vai conseguindo se manter entre pausas e retornos. E por enquanto creio que não deve ficar ameaçado. E se na edição anterior Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari ficou em colocação baixa mas fora do bottom, dessa vez o mangá não escapou de abrir o bottom, na décima sétima colocação. Aozakura ainda está em condições de se manter, mas não descarto o risco do mangá ser encerrado a médio prazo.
Depois de ficar de fora da edição anterior, o veterano Zettai Karen Children retorna e aparece no décimo oitavo lugar. Considerando que o mangá está desgastado comercial e em reta final, ser mantido para ter um final redondo é mais importante que pegar posições elevadas frequentemente. E bom, os editores estão mantendo Zettai para que o autor o finalize da forma que considerar melhor. Já é uma boa notícia, não é mesmo? E após algumas posições altas-medianas, Souboutei Kowasu Beshi infelizmente volta ao bottom, pegando a décima nona posição. Mas não há motivos para preocupação. Essas variações de posição são comuns e o mangá continua em segurança na revista. Por ora, pode-se dizer que só será encerrado quando o autor Kazuhiro Fujita quiser.
Ausente na edição anterior. K・O・I – King of Idol retorna de forma nada agradável, ficando na vigésima colocação em plena publicação do seu 50º capítulo. Se bem que, a julgar pelo rendimento relativamente razoável, já foi uma vitória essa obra completar um ano. Não será nada fácil completar dois anos de publicação, porém. E o vígésimo primeiro lugar (o último entre os ranqueados) vai para Marry Grave, que já não estava entre os mais estáveis da revista, mas pelo visto vai sofrer muito para conseguir completar um ano de publicação na revista. E o risco de ser cancelado antes disso não é pequeno. Mas como a Shonen Sunday é uma caixinha de surpresas
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Kimi wa 008, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Saike Mata Shite Mo, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen
– Em Busca de Estabilização: Switch, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Chrono Ma:Gia (em hiato), Marry Grave, Memesis
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termino a análise da edição #32 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!