Está tudo tão calmo por aqui
escrito por Diego Felipe
Com poucos mangás apresentando um rendimento surpreendente e chamativo, com poucos acontecimentos impactantes, com nenhuma nova estreia já anunciada e ainda com os novatos da última leva começando a ser ranqueados… digamos que a revista não anda muito agitada. Nem mesmo o anime de Major 2nd está provocando grandes movimentações. Au contraire. Mas bem, sem mais delongas, vamos ao índice da vez.
TOC Weekly Shonen Sunday #31 (2018):
Detective Conan – Zero no Tea Time (Páginas Coloridas de Abertura)(capítulo 08)
01. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu(capítulo 28)
02. Kimi wa 008(capítulo 18)
03. Gopun Go no Sekai(capítulo 09)
04. Komi-san wa、Komyushou Desu。(capítulo 147)
05. Shinobi no (capítulo 46)
06. Maoujou de Oyasumi (capítulo 106)
07. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 107)
08. Tonikaku Kawaii (capítulo 20)
09. Detective Conan (Capa) (capítulo 1016)
10. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 73)
11. Saike Mata Shite Mo (capítulo 117)
12. Major 2nd (capítulo 144)
13. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 128)
14. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 337)
15. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 60)
16. Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 94)
17. Switch (capítulo 11)
18. Hatsukoi Zombie (capítulo 131)
19. Daiku no Hatou (capítulo 55)
20. Marry Grave (capítulo 26)
21. Sokyuu no Ariadne (capítulo 27)
22. Memesis (capítulo 17)
Birdmen (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 60)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 59)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 28)
K・O・I – King of Idol (Ausente) (pausado no capítulo 49)
Zettai Karen Children (Ausente) (pausado no capítulo 508)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Em hiato) (pausado no capítulo 09)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
RYOKO (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #32 (2018):
– Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii
– Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
A capa da edição foi para o grande pilar Detective Conan. Mas como ele só ganhou a capa, ele ainda está sendo ranqueado, em uma posição atipicamente “baixa” para seus padrões, inclusive. Já seu spin-off, Detective Conan – Zero no Tea Time, recebeu as páginas coloridas de abertura da edição (as únicas páginas coloridas da edição, aliás) e por isso não está sendo ranqueado. Na verdade, como já falei na análise anterior, se não fossem pelas páginas coloridas, Zero no Tea Time estaria sendo ranqueado pela primeira vez nessa edição. Mas com as páginas coloridas, isso fica pra próxima edição.
Vale lembrar que Birdmen é um mangá publicado mensalmente e por isso ele nunca é ranqueado. Já Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen são publicados semanalmente, mas sempre pegam a última e a penúltima posições da ordem de leitura de cada edição e por isso nunca são ranqueados. Dos mangás que estiverem ausentes nessa edição mas devem retornar em breve, estão K・O・I – King of Idol (que, aos trancos e barrancos, conseguiu completar um ano de publicação) e Zettai Karen Children (veterano com mais de quinhentos capítulos lançados).
Quanto a turma do hiato, essa não ficará tão vazia por um bom tempo. Além do retorno do rentável Gin no Saji à ausência pro várias edições, ainda tivemos o acréscimo de Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, que ficará sem ser lançado por algumas edições. Apesar das intenções da autora em retomar a obra, por enquanto não temos maiores novidades de Arata Kangatari, que se voltar (ênfase no “se”) apostaria que seria entre o fim de 2018 e a primeira metade de 2019 (isso é só um palpite e não uma suposição com base em dados concretos, vale lembrar). Já RYOKO… Sejam francos, não seria melhor se eu nem citasse mais esse mangá? Ele consta como “em hiato” mas a verdade é que na prática ele deve ter sido cancelado abruptamente. Acho que nem os editores deram tanto ibope pra esse mangá quanto esse pequeno trecho das análises onde falo dos mangás em hiato.
No primeiro lugar entre os ranqueados da edição, tivemos a surpreendente aparição de Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, mangá com nível de vendas de volumes razoável mas que pega posições elevadas frequentemente. A obra ainda segue com sua fase de desenvolvimento, por ora se mantendo em situação estável. Porém, eu não diria, por exemplo, que Tantei Zeno está tão seguro quanto Kimi wa 008, segundo colocado da vez e cujas vendas do primeiro volume se mostraram um pouco acima do razoável. Fica a torcida para que os próximos volumes apresentem um aumento de nível de vendas para que Kimi wa 008 não se torne mais uma obra sem grande projeção. E a terceira posição foi para o novato Gopun Go no Sekai, que ainda está apenas em seu nono capítulo lançado, buscando estabilização no plantel. A propósito, Gopun Go deu uma subidinha em relação à edição anterior, onde foi o décimo colocado entre os ranqueados.
Página Colorida de Abertura: Detective Conan – Zero no Tea Time
O quarto lugar da vez foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que, para a surpresa de ninguém, continua numa fase bem estável e tranquila, mais do que muitas obras da line-up. O nono volume de Komi-san vendeu 121.772 cópias em 14 dias, uma quantidade muito boa para os padrões da revista. Já a quinta colocação foi para Shinobi no, que tinha ganho página colorida na edição anterior e que mesmo com um rendimento meramente razoável em termos comerciais, vai sendo mantido e deve conseguir completar um ano de publicação na revista. Não se sabe por quanto tempo a obra deve permanecer, mas depois do segundo e do terceiro volumes venderem menos que o primeiro, o quarto volume apresentou um nível de vendas um pouco maior que os dois anteriores, o que lhe garantiu uma certa sobrevida. Como os editores estão mantendo por um bom tempo obras de rendimento razoável, acredito que Shinobi no, por enquanto, deve estar seguro até médio prazo.
Após o terceiro lugar da edição anterior, Maoujou de Oyasumi só cai um pouquinho na ordem dos ranqueados, pegando o sexto lugar. Maoujou continua confortável, com média de vendas de pelo menos 50 mil cópias por volume em cerca de um mês. Mais estável ainda está Souboutei Kowasu Beshi, que no mesmo período vê um volume vender pouco mais de 100 mil cópias por volume. Souboutei costuma variar suas posições e as vezes até aparece no bottom. Mas se mantém em situação estável e assim deve permanecer até o seu fim natural, já planejado pelo autor. E o oitavo lugar vai para um novato que vai se estabilizar sem problemas por ora: Tonikaku Kawaii, cujo primeiro volume vendeu pelo menos 50 mil cópias físicas em pelo menos um mês (e teve desempenho parecido nas vendas digitais).
Como vocês já sabem, Detective Conan ganhou a capa da vez. E está sendo ranqueado… mas em nono lugar. Conan éum mangá que raramente fica ranqueado abaixo do quinto lugar, então vê-lo em nono, perto do meio de tabela, é um tiquinho surpreendente. Mas Conan continua com a mesma força de sempre, sendo a obra mais rentável do plantel todo. Em tempo: em breve Conan entrará em hiato e retornará só por volta da edição #40. Ainda devo atualizar a matéria com maiores informações. Já a décima posição foi para Maiko-san chi no Makanai-san, que desce só um pouco na ordem dos ranqueados após ter ficado em oitavo por duas edições seguidas (ainda se mantém no Top 10). Maiko-san tem um rendimento um pouco acima da média da maioria dos mangás da revista e de quebra ainda consegue aparecer no Ranking Oricon, façanha que muitos mangás do plantel não conseguem. E após aparecer no bottom na edição anterior, Saike Mata Shite Mo sobe um pouquinho e é ranqueado na décima primeira colocação. Saike continua em fase estável, sem render muito mas também sem estar ameaçado.
O décimo segundo lugar foi para Major 2nd, que apesar de manter um bom rendimento comercial, continua vendo seu anime não gerar nenhuma melhora de desempenho nas vendas de volume. O 14º volume, por exemplo, vendeu 143,7 mil cópias em duas semanas. É um bom nível, com certeza, mas esse desempenho já era alcançando antes mesmo da época do anime. Fora que não está muito acima do desempenho do nono volume de Komi-san ou dos volumes recentes de Souboutei Kowasu Beshi, por exemplo. E de quebra, se antes Major 2nd quase nunca era ranqueado fora do Top 10, agora parece que está virando rotina ver o mangá ser ranqueado em posições medíocres.
Página Colorida de Abertura: Detective Conan – Zero no Tea Time
O décimo terceiro lugar, por sua vez, foi para Amano Megumi wa Suki Darake!, que sofre uma quedinha considerável na ordem de leitura após ter sido ranqueado na quinta colocação na edição anterior. Mas não há nenhum motivo para preocupação com relação a Amano Megumi. O mangá mantém uma boa recepção, ganha páginas coloridas com frequência, tem vendas de volumes acima do razoável e aposto e ganho que na próxima edição estará, na pior das hipóteses, sendo ranqueado novamente no Top 10.
Depois de ter ganho as páginas coloridas de abertura da edição anterior, o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare pegou a medíocre décima quarta posição. Be Blues! ainda está em fase estável e, ao menos por ora, sem riscos de um cancelamento por decisão editorial. Porém, nada impede que o autor decida finalizar a obra por vontade própria, não é mesmo? E se na edição retrasada Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ foi o último entre os ranqueados e na edição anterior pegou o primeiro lugar, aqui, nessa TOC #31, ele pega o décimo quinto lugar, uma posição baixa mas distante do bottom. O mangá de faroeste continua em fase estável por enquanto. Não garanto que a obra permanecerá na revista por muito tempo, até porque seu rendimento é apenas razoável. Porém há mais mangás com rendimento menor que correm mais risco de não permanecer a longo prazo, o que dá um pouco mais de sossego para o autor continuar dando continuidade ao mangá por enquanto.
A décima sexta colocação vai para Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, que mais uma vez pega uma posição medíocre (já tinha sido o 11º colocado da edição anterior). Apesar de não ser um dos principais destaques da revista, acredito que Aozakura ainda dura por pelo menos um ano, estando seguro até lá apesar do apoio moderado dos editores. Inclusive, me pergunto se com o lançamento do vindouro 100º capítulo Aozakura receberá uma página colorida. Na porta do bottom (décima sétima posição), quem dá as caras é o novato mangá de basquete Switch, que sequer teve seu primeiro volume lançado ainda. Eu diria que é cedo para dizer se essa posição baixa é um mal sinal, pois já vi mangás como Hatsukoi Zombie e Maoujou de Oyasumi variarem suas posições em seus primeiros capítulos e conseguirem se estabilizar (embora Maoujou não aparecesse tão perto do bottom). Só o tempo dirá o que será de Switch.
Página Colorida de Abertura: Detective Conan – Zero no Tea Time
Quem abre o bottom dessa vez é Hatsukoi Zombie, décimo oitavo colocado. Se há algumas edições era muito raro ver Zombie sair do bottom e não era tão comum assim vê-lo pegar uma posição medíocre, nessa edição o mangá aparece no bottom pela segunda vez seguida,o que é curioso considerando que a sequência de capítulos está sendo um pouco mais agitada. Ainda é cedo para dizer se o mangá está começando a perder sua estabilidade ou não. Mas é bom considerar que Zombie já não tem um rendimento comercial fantástico, então é o tipo de obra que, se mantida, é melhor que não dure por um prazo muito longo. O ponto é que o desenvolvimento do mangá por vezes se mostra bem devagar, devagarinho… é torcer pra que, caso a obra comece a perder espaço, isso não afete consideravelmente seu encerramento (ou seja, as chances de ter um fim redondo e com poucas pontas abertas).
Ausente na edição anterior, Daiku no Hatou, pra variar, aparece outra vez no bottom. Mesmo com um rendimento teoricamente baixo, o mangá conseguiu completar um ano na revista e chegará à marca de 60 capítulos, se não tivermos nenhuma surpresa. É uma obra que por enquanto vai conseguindo se manter, mas cuja permanência não está garantida a médio prazo. A vigésima posição foi para Marry Grave, um dos mangás menos estáveis da line-up. É meio difícil definir em específico por quanto tempo ele pode durar. Isso vai depender da boa vontade do grupo editorial para com o mangá. Ultimamente ele vem variando um pouco suas posições (foi ranqueado na sexta colocação na edição anterior), mas seu rendimento ainda é aquém do esperado.
Outra vez sem sair do bottom, Sokyuu no Ariadne afunda na vigésima primeira colocação. Parece que os editores vão mesmo deixar Ariadne pra escanteio, pois o mangá nunca mais pegou boas posições, não tem destaque editorial ou marketing de divulgação (nem falo apenas das páginas coloridas)… resumindo: ele está ao deus-dará e terá que contar com a sorte para ser mantido. E depois de ter despencado feio da ordem de leitura na edição anterior, nessa edição Memesis não demonstrou nenhum sinal de recuperação e acabou sendo o vigésimo primeiro (último) colocado entre os ranqueados da vez. Apesar de eu jocosamente ter dito que estava mais fácil o mangá completar um ano do que ser cancelado antes, devo lembrar que isso na verdade é uma ironia à postura pouco enérgica da Shonen Sunday com mangás que não apresentar grande rendimento comercial. Não significa que Memesis realmente vai durar pelo menos um ano. Se até lá o desempenho comercial da obra não demonstrar melhoras, é capaz de vermos Memesis rodar em pouco tempo. Fica o desejo de boa sorte ao autor para reverter a situação.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Kimi wa 008, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Saike Mata Shite Mo, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen
– Em Busca de Estabilização: Switch, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Chrono Ma:Gia, Marry Grave, Memesis
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, assim termino a análise da edição #31 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!