Situação Normal
escrito por Diego Felipe
É, galera, parece que mesmo com novatos estreando há pouco tempo e com algumas apostas interessantes, nada de muito surpreendente ou novo acontece nas edições recentes da Weekly Shonen Sunday. Dá até pra sentir uma certa monotonia. Falta alguma coisa pra agitar. Mas bem, sem prolongações mais entendiantes ainda, eis o índice da edição.
TOC Weekly Shonen Sunday #30 (2018):
Yuga Ogura (Capa)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 336)
01. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 59)
02. Detective Conan (capítulo 1015)
Detective Conan: Zero no Tea Time (Pré-Rank) (capítulo 07)
03. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 106)
04. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 27)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 127)
06. Marry Grave (capítulo 25)
Shinobi no (Página Colorida) (capítulo 45)
07. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 146)
08. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 72)
09. Switch (capítulo 10)
10. Gopun Go no Sekai (capítulo 08)
11. Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 93)
12. Tonikaku Kawaii (capítulo 19)
13. Maoujou de Oyasumi (capítulo 105)
14. Major 2nd (capítulo 143)
15. Kimi wa 008 (capítulo 17)
16. Sokyuu no Ariadne (capítulo 26)
17. Saike Mata Shite Mo (capítulo 116)
18. Hatsukoi Zombie (capítulo 130)
19. Memesis (capítulo 16)
20. Zettai Karen Children (capítulo 508)
Yuugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 71)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado)(capítulo 59)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 27)
Daiku no Hatou (Ausente) (pausado no capítulo 54)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Ausente) (pausado no capítulo 09)
K・O・I – King of Idol (Ausente) (pausado no capítulo 49)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 127)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
RYOKO (em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #31 (2018):
– Capa: Detective Conan
– Página Colorida: Detective Conan: Zero no Tea Time
TOC Weekly Shonen Sunday #32 (2018):
– Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii
– Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
A capa da edição foi para a jovem modelo e atriz Yuka Ogura, de apenas 19 anos. Já a página colorida de abertura vai para o mangá de futebol veterano Be Blues! ~ Ao ni Nare, que continua em boa fase (e merecendo um anime). O novato Shinobi no, perto de chegar a um ano de publicação, também ganhou páginas coloridas. O spin-off de Detective Conan (Zero no Tea Time) ainda está em seu sétimo capítulo e o mais provável é que seja ranqueado a partir da edição #32. Na verdade, ele seria ranqueado na próxima edição (#31), quando sai o seu oitavo capítulo. Mas como ele ganhará páginas coloridas nessa mesma edição, fica para o nono capítulo mesmo.
O mangá Yuugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai é publicado mensalmente (a revista é semanal) e, portanto, nunca é ranqueado. Já Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre pegam a penúltima e a última posições na ordem de leitura e por isso nunca são ranqueados. Estiveram ausentes os mangás Daiku no Hatou, Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome e K・O・I – King of Idol. O mais provável é que eles retornem na próxima edição. Gin no Saji voltou a entrar em hiato nessa edição, ao passo que Arata Kangatari e RYOKO continuam sem ter capítulos publicados após muito tempo.
No primeiro lugar, tivemos uma surpresa enorme: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~. Não que seja impossível pensar nesse mangá de faroeste ficando em primeiro, mas na edição anterior Hoankan Evans tinha pego o último lugar entre os ranqueados e o antepenúltimo lugar na ordem de leitura em geral. E aí, surpreendentemente, ele aparece em primeiro entre os ranqueados e em segundo na ordem de leitura. Que loucura, né? Mas bem, Hoankan Evans segue na mesma, de boas na lagoa. E é isso que importa.
A segunda posição foi para o grande pilar Detective Conan, que voltou recentemente de uma breve pausa. Mesmo com o longo tempo de publicação, parece que Conan carrega e ainda carregará a Weekly Shonen Sunday nas costas por um tempão. Outra vez se mantendo no Top 10, Souboutei Kowasu Beshi saiu da sétima colocação da edição anterior e foi para a terceira. Souboutei continua numa fase muito boa, porém o autor já deu a entender que não deve demorar muito tempo para finalizar o mangá. Mas até lá, Souboutei desfruta de sua estadia tranquila, mesmo que as vezes pegue posições medíocres-baixas (o que não afeta sua estabilidade).
O quarto lugar foi para o novato Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, mangá com baixo rendimento comercial, mas que por enquanto vai sendo mantido na revista, chegando até a pegar posições elevadas eventualmente. Considerando que a revista não está dificultando a permanência de obras com rendimento comercial modesto, não duvido que Tantei Zeno consiga permanecer a médio prazo (embora eu também não descarte um fim a curto prazo). A quinta colocação foi para Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua em uma boa fase: vendeu 21.597 cópias na semana retrasada, quantidade superior à de muitos mangás da line-up. E de quebra, apesar de algumas posições medíocres-baixas eventuais, na maior parte do tempo Amano Megumi fica em posições altas na ordem de leitura. E essa boa fase deve persistir por um bom tempo.
A sexta posição foi para Marry Grave, que ao menos pôde aparecer no Top 10 dessa vez. Apesar dos níveis de vendas não serem dos mais empolgantes, ao menos o mangá tem chances relativas de se manter ao menos a médio prazo. Mas isso não é necessariamente um mérito de Marry Grave. É mais correto associar isso ao fato de que está sendo comum ver mangás da Sunday sendo mantidos mesmo com níveis de vendas bem pequenos (Tantei Zeno, Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, dentre outros).
O sétimo lugar da vez foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que se manteve no Top 10, ou seja, parou de pegar as surpreendentes posições medíocres-baixas de algumas edições atrás. E a fase do manga continua muito boa: o 9º volume vendeu 92.081 cópias em 7 dias. Não chegou a acontecer um aumento em comparação com o oitavo volume, mas o nível de vendas que Komi-san alcança em uma semana, muitos mangás da line-up não conseguem alcançar nem em dois meses. De quebra, a recepção continua positiva e o apoio editorial continua, embora a obra raramente ganhe páginas coloridas.
Repetindo a edição anterior, Maiko-san chi no Makanai-san ficou novamente na oitava colocação. O mangá continua em uma fase estável e tranquila, com vendas razoáveis e sem risco nenhum de cancelamento. Na nona e na décima posições ficaram Switch e Gopun Go no Sekai (sendo ranqueado pela primeira vez), respectivamente. Essas duas obras ainda estão em busca de seu espaço na revista para se manter por um bom tempo. E, sejamos francos, isso não parece tão difícil assim, já que vários mangás com nível baixo de vendas vem sendo mantidos.
Depois da página colorida na edição anterior, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari pega o medíocre décimo primeiro lugar. O mangá, que está perto dos 100 capítulos publicados, não vem se destacando muito, mas ainda está em situação estável. A décima segunda e a décima terceira colocações foram para Tonikaku Kawaii e Maoujou de Oyasumi, respectivamente. Tonikaku é um novato que já apresentou um bom rendimento comercial logo no primeiro volume e que, embora pegue posições medíocres-baixas eventualmente, deve receber muito apoio editorial por enquanto. Já Maoujou, que já vem sendo publicado desde 2016, continua em situação estável e tranquila, variando suas posições mas sempre sem riscos de cancelamento.
O décimo quarto lugar ficou para Major 2nd, que está começando a ficar em posições cada vez mais medíocres-baixas. E pensar que o mangá há poucos meses raramente ficava fora dos dez primeiros ranqueados de cada edição. Quanto à possibilidade de aumento nas vendas de volumes… vejamos: o 13º volume vendeu 67.578 cópias em apenas 3 dias. O 14º volume, por sua vez, vendeu 107.408 cópias em pelo menos 7 dias. Pode-se dizer que não houve praticamente nenhum aumento nas vendas de volumes. O mangá ainda é bem rentável, mas pode-se dizer que a expansão comercial que a obra tem será bem menor que o esperado, ao menos na parte das vendas de volumes.
Na porta do bottom, na décima quinta colocação, quem dá as caras Kimi wa 008, novato que apresentou um rendimento satisfatório nas vendas do primeiro volume e que busca ainda se estabilizar. Mas mesmo que se estabilize, isso não deve impedir que Kimi wa 008 pegue posições medíocres-baixas com relativa frequência. O mesmo vale para Sokyuu no Ariadne, mangá que abre o bottom nessa edição pegando o décimo sexto lugar. O rendimento de Sokyuu pode não ser fantástico, mas é um pouco maior que o de mangás como Daiku no Hatou, King of Idol e Tantei Zeno. Mesmo assim, parece que Sokyuu segue sem sair do bottom e sem ganhar muitas páginas coloridas.
A décima sétima posição foi para Saike Mata Shite Mo… Bom, se por um lado na edição anterior, ele foi o 18º entre os ranqueados e não apareceu no bottom, dessa vez apareceu entre os cinco últimos ranqueados subindo uma posição. Mas bem, não é nenhuma surpresa ver Saike pegar posições medíocres-baixas. O mangá não deve ter prazo muito longo, mas também não deve acabar tão cedo. A surpresa negativa da edição foi Hatsukoi Zombie, no décimo oitavo lugar. Fazia um tempão que o mangá de comédia romântica ecchi não aparecia no bottom. Nesse meio tempo Zombie ate passou a ficar diversas vezes no Top 10 dos ranqueados. A posição pode não ser boa, mas felizmente o mangá ainda deve se manter em situação estável.
A décima nona colocação foi para Memesis, que despencou feio: estava em quinto na edição anterior e agora está no fundo do bottom. Memesis é um dos mangás que terão dificuldades em encontrar a permanência. Não duvido de um cancelamento a curto prazo, mas como falei, do jeito que a revista tem coração mole, asvezes acho que é mais fácil ver o mangá completar um ano do que ser cancelado a curto prazo, mesmo que em outras revistas como a Shonen Jump e Shonen Magazine um rendimento comercial como o de Memesis renderia um cancelamento precoce. E para a surpresa de ninguém, Zettai Karen Children outra vez apareceu no bottom, dessa vez ficando em vigésimo/último lugar entre os ranqueados, sendo também o antepenúltimo na ordem de leitura. Zettai continua sossegadamente, com sua reta final em desenvolvimento, apenas aguardando seu fim natural. Alguma surpresa quanto a isso? Não.
PÁGINAS COLORIDAS
Página Colorida de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare
Página Colorida de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare
Página Colorida: Shinobi no
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Kimi wa 008, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Saike Mata Shite Mo, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no, Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen
– Em Busca de Estabilização: Switch, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Chrono Ma:Gia, Marry Grave, Memesis
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termino a análise da edição #30 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!