Recorrendo à análise dupla
escrito por Diego Felipe
Pessoal, é o seguinte… A minha ideia era publicar uma análise da Weekly Shonen Magazine no meio da semana e outra no fim de semana pra tentar por as análises de edições em dia. Mas há tempos venho tentando e não consegui ir adiante. Então decidi arriscar uma análise para duas edições, pelo menos pra deixar as análises de TOCs em dia.
Bem, sem maiores delongas, eis os índices das edições #33 e #34.
TOC Weekly Shonen Magazine #33 (2018):
Domestic na Kanojo (Capas Física e Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Anúncio de Adaptação em Anime) (capítulo 195)
01. Tokyo Revengers (capítulo 71)
02. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 51)
Edens Zero (Pré-Rank) (capítulo 04)
03. DAYS (capítulo 256)
Yoru ni Naru to Boku wa (Pré-Rank) (capítulo 03)
04. Fumetsu no Anata e (capítulo 72)
Orient (Página Colorida) (capítulo 08)
Hitman (Pré-Rank) (capítulo 05)
05. Runway de Waratte (capítulo 56)
06. Hajime no Ippo (capítulo 1229)
07. Daiya no Ace – Act II (capítulo 131)
08. Bakemonogatari (capítulo 17)
09. Senryuu Shoujo (capítulo 89)
10. This Man (capítulo 11)
11. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 29 e 30)
12. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 65)
13. Gotoubun no Hanayome (capítulo 46)
14. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 47)
15. En En no Shouboutai (capítulo 136)
16. Seitokai Yakuindomo (capítulo 479)
17. Nanatsu no Taizai (capítulo 275)
18. Kiss & Cry (Cancelado) (capítulo 14)
19. Ahiru no Sora (capítulo 589)
TOC Weekly Shonen Magazine #34 (2018):
Keyakizaka (Capa Física)
Edens Zero (Pré-Rank, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 05)
Hitman (Pré-Rank) (capítulo 06)
01. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 52)
02. Ahiru no Sora (capítulo 590)
03. Daiya no Ace – Act II (capítulo 132)
04. Nanatsu no Taizai (capítulo 276)
Nanatsu no Taizai – Prisoners of the Sky: Prologue (Capítulo Especial)
05. Seitokai Yakuindomo (capítulo 480)
Fairy Tail – 100 Years Quest (Novo spin-off de Fairy Tail para a revista online MangaOne, por Atsuo Ueda, Página Colorida)
06. Tokyo Revengers (capítulo 72)
Yoru ni Naru to Boku wa (Pré-Rank) (capítulo 04)
DAYS (Página Colorida) (capítulo 258)
07. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 48)
08. Fumetsu no Anata e (capítulo 73)
09. Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 31, 32 e 33)
10. En En no Shouboutai (capítulo 137)
11. Domestic na Kanojo (capítulo 196)
12. Gotoubun no Hanayome (capítulo 47)
13. Runway de Waratte (capítulo 57)
14. Hajime no Ippo (capítulo 1230)
15. Senryuu Shoujo (capítulo 90)
16. Orient (capítulo 09)
17. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 66)
18. This Man (capítulo 12)
Bakemonogatari (Ausente) (pausado no capítulo 18)
TOC Weekly Shonen Magazine #35 (2018):
– Capa Física: Keyakizaka46
– Páginas Coloridas de Abertura: Blue Rock (Novo Mangá de Yuusuke Nomura e Muneyuki Kaneshiro, 82 p.)
– Páginas Coloridas: Hajime no Ippo e Bakemonogatari
– Ausentes: En En no Shouboutai e Domestic na Kanojo
TOC Weekly Shonen Magazine #36-37 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura: Nanatsu no Taizai
– Páginas Coloridas: Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, Gotoubun no Hanayome e This Man
Página Colorida de Abertura (edição #33): Domestic na Kanojo
E vocês percebem que eu estava atrasado pacas com as análises de edições quando só depois de duas semanas falo da edição em que Domestic na Kanojo ganhou o anúncio de anime (precisei falar de informações relacionadas ao anime em análises anteriores). O mangá pegou até a capa física, além da capa digital e das páginas coloridas de abertura. Enfim, tudo isso na edição #33. Na edição #34 o mangá voltou a ser ranqueado, pegando o medíocre décimo primeiro lugar. Nessa mesma edição a capa física foi para o grupo de idols Keyakizaka (e não encontrei ainda qual mangá ganhou a capa digital). Aliás, o grupo Keyakizaka também receberá a capa física da edição #35. Voltando a falar de DomeKano… a obra estará ausente na edição #35, mas retornará na edição #36-37. Comercialmente falando, as coisas continuam favoráveis. Seu 19º volume vendeu 25.933 cópias na semana retrasada. Isso sem falar na edição especial desse mesmo volume, que no mesmo período vendeu 16.262 cópias.
O outro mangá a receber página colorida foi Orient. Teoricamente Orient seria ranqueado a partir da edição #33, pois teve seu oitavo capítulo lançado nessa edição (capítulo aliás que marca o início de um novo arco). Mas graças à página colorida, ficou para o nono capítulo, lançado na edição #34. E esse primeiro ranqueamento de Orient ocorreu justamente no meio do bottom, pegando a décima sexta posição entre os ranqueados. Apesar de ser uma posição baixíssima na ordem de leitura, trata-se de um projeto com grande potencial e com grandes chances de sucesso. Inclusive, acredito que na próxima edição, Orient estará em uma posição altíssima na ordem de leitura. Vale lembrar que, para todos os efeitos, o desempenho de Orient também dependerá das vendas do primeiro volume.
O promissor Edens Zero ainda não passou a ser ranqueado nas edições analisadas, mas já está ficando no topo da ordem de leitura frequentemente. Vale lembrar que Edens ganhou as páginas coloridas de abertura da edição #34. E o Hiro Mashima continua com muita moral na revista, hein? Não bastasse os privilégios de Edens Zero na revista, como ser lançado internacionalmente capítulo por capítulo, um spin-off de sua obra que sai pela revista online MangaOne teve o primeiro capítulo lançado na edição #34. Mas vale lembrar que esse spin-off é de autoria de Atsuo Ueda.
Página Colorida de Abertura (edição #33): Domestic na Kanojo
Outros dois mangás que ainda não estão sendo ranqueados tinham pego posições baixas na ordem de leitura da edição #32, mas ficaram em melhor situação nas edições #33 e #34. Yoru ni Naru to Boku wa saiu da penúltima posição da ordem de leitura e ficou abaixo do terceiro ranqueado da edição #33 e do sexto ranqueado da edição #34. Hitman, porém, conseguiu ter melhor sorte: na edição #33 ficou abaixo de Orient (que tinha ganho página colorida) e acima do quinto lugar ranqueável, enquanto na edição #34 ele ficou abaixo de Edens Zero (que foi o primeiro da ordem de leitura, com páginas de coloridas de abertura) e acima do primeiro ranqueado da vez: Kanojo、Okarishimasu. Vale lembrar, porém, que não estão descartadas novas variações de posição para esses mangás, mesmo antes de serem ranqueados.
Pegando mais posições no Top 10 do que fora dele, Tokyo Revengers sai da medíocre décima primeira colocação da edição #32 e pega o primeiro lugar entre os ranqueados da edição #33 e o sexto lugar na edição #36. O mangá tem um ano e meio de publicação e continua com um rendimento favorável. Enfim, não há muitas novidades a serem ditas sobre Revengers, não é mesmo?
Dos mangás que foram ranqueados nas edições analisadas, o que menos variou de posições foi Kanojo、Okarishimasu, que ficou em segundo na edição #33 e em primeiro na edição #34. O curioso é que Okarishimasu, embora varie de posições, costumava pegar posições mais distantes de posições altíssimas. Porém, entre as edições #32 e #34, o mangá ficou ou em primeiro ou em segundo entre os ranqueados. Trata-se de um mangá com rendimento satisfatório, que não deve durar por um prazo longuíssimo mas tem boas chances de futuramente terminar com um bom desenvolvimento.
Página Colorida (edição #33): Orient
O terceiro lugar entre os ranqueados da edição #33 foi para o veterano mangá de futebol DAYS, que deu uma bela subida após ter sido o décimo colocado na edição anterior. Continuando em uma boa fase, seu 28º volume vendeu 80.039 cópias na semana retrasada, podendo chegar a 170 mil no fim do mês, volume esse cujo lançamento foi divulgado com uma página colorida na edição #34 (em que DAYS ficou no meio da ordem de leitura). A situação de DAYS é bem tranquila, sem riscos de cancelamento por ora.
Ausente na edição #32, Fumetsu no Anata e, que costuma pegar posições medianas-baixas com certa frequência, ficou em quarto na edição #33 e em oitavo na edição #34. Ou seja, não saiu do Top 10. Mantendo a sua estabilidade costumeira, pode-se dizer que, nessas duas edições, o mais interessante a se dizer de Fumetsu é que não é tão comum assim vê-lo ficar duas vezes seguidas no Top 10 (embora não tenha sido a primeira vez).
E parece que Runway de Waratte continua variando suas posições. Depois de ter sido o último colocado da ordem de leitura da edição #32, Waratte deu o pulo do gato e ficou em quinta na edição #33, mas depois, na edição #34, sofreu uma outra queda. Mas teve um pouco mais de sorte que na edição #32, ficando bem acima do bottom. Comercialmente falando, Waratte apresenta desempenho satisfatório e tem apoio dos editores. Porém não é um mangá que deve se manter na revista por um prazo muito longo, caso contrário corre risco de sofrer um baita desgaste.
Página Colorida de Abertura (edição #34): Edens Zero
O veterano mangá Hajime no Ippo deu as caras no bottom na edição #32, mas voltou a aparecer no Top 10 na edição #33, sendo ranqueado no sexto lugar. Porém, parece que Ippo, que antes pegava posições altas com relativa frequência, passou a variar mais na ordem de leitura: na edição #34, estava no bottom de novo, pegando a décima quarta colocação e abrindo a zona dos cinco últimos ranqueados. Felizmente, as variações de posições não são nada pra Ippo, que continua em situação em situação bem tranquila. Inclusive, o mangá ganhará página colorida na edição #35. Mantendo-se no Top 10 (estava em oitava na edição #32), Daiya no Ace – Act II pegou posições melhores, sendo ranqueado em sétimo na edição #33 e em terceiro na edição #34. O mangá de beisebol segue em boa fase, estando em situação bem confortável na line-up.
E após ter aparecido no bottom na edição #32 (em que ficou em décimo quarto lugar) Bakemonogatari deu uma boa subida e, nessa edição #33 ficou em oitavo, ou seja, dentro do Top 10. Ausente na edição #34, a obra retornará na edição #35, com direito a página colorida. O primeiro volume da adaptação da light novel já chegou a 175 mil cópias vendidas em quase cinco semanas, um feito muito bom.
A nona posição da edição #33 foi para Senryuu Shoujo, que conseguiu até então se manter no Top 10 após o sétimo lugar da edição #32. Mas na edição #34 Senryuu ficou em décimo quinto, aparecendo no bottom. Senryuu, que já estava no bottom na edição #31, até chega a alternar posições altas e baixas mas dá pra notar que não é raro ver a obra indo parar no bottom. Não duvido que fique por lá na edição #35 ou na edição #36-37. É uma obra com rendimento comercial satisfatório, mas não suficiente para permanecer por um prazo muito longo.
Página Colorida de Abertura (edição #34): Edens Zero
Quem fecha o Top 10 da edição #33 é This Man, que outra vez não tinha pegado uma posição muito alta. E na edição #34, a coisa só piorou: ficou em último (décimo oitavo) lugar, ou seja, no fundão do bottom. Apesar das expectativas de permanência não serem tão elevadas em comparação a outros novatos lançados recentemente, a estabilidade de This Man dependerá das vendas do primeiro volume. Na edição #36-37, This Man receberá uma página colorida.
Após o nono lugar da edição #32, Danshi Koukokousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi sofre uma pequena queda e fica ranqueado em décimo primeiro lugar da edição #33, queda suficiente para tirá-lo do Top 10. Mas na edição #34, o mangá voltou ao Top 10, outra vez na nona posição. E entre as edições #32 e #34, sete capítulos do mangá foram lançados. Lembrete: com a aproximação do lançamento do primeiro volume, Danshi Koukousei receberá página colorida na edição #36-37.
Se na edição #32 Kishuku Gakkou no Juliet pegou uma posição elevadíssima (terceira posição), na edição #33 acabou ranqueado no décimo segundo lugar, ou seja, numa posição medíocre… mas que se mostraria ainda melhor que a posição da edição #34, em que Juliet ficou na décima sétima colocação, dentro do bottom e acima apenas de This Man na ordem de leitura. Juliet costuma variar suas posições, mas não deixa de ser nítido que o mangá aparece no bottom com bastante frequência. Comercialmente falando, o mangá tem um bom rendimento, que pode até sofrer um aumento com o anime que sai em outubro, embora, como falei na análise anterior, eu não ponha minha mão no fogo acreditando nisso.
Página Colorida (edição #34): DAYS
Depois de ter ficado em quinto lugar na edição anterior, Gotoubun no Hanayome teve que se contentar com posições medíocres entre os ranqueados das edições #33 e #34, ficando na décima terceira e décima segunda colocações, respectivamente. O mangá teve seu quinto volume lançado na semana retrasada, mas só ganhará página colorida na edição #36-37. Felizmente, essa divulgação um pouco tardia não vai causar problemas ao mangá, já que na semana retrasada esse quinto volume vendeu 60.825 cópias, sendo inclusive o 9º colocado no Ranking Oricon. Se ano passado cheguei a desconfiar que o ano terminaria sem mangás de sucesso é porque ainda não desconfiava de que esse sucessão chegaria à revista. Inclusive, se não me engano, Gotoubun completará um ano de publicação na edição #36-37.
Na porta do bottom da edição #33, isto é, na décima quarta colocação, quem deu as caras foi Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, gag mangá que ainda luta pra se estabilizar. Na edição #34, teve melhor sorte e foi ranqueado em sétimo. E quem abriu o bottom da edição #33 foi En En no Shouboutai, que pegou a décima quinta posição e despencou da ordem de leitura após ter sido ranqueado no primeiro lugar da edição anterior. Na edição #34, En En conseguiu dar uma subidinha e voltou a ser ranqueado no Top 10, justamente no décimo lugar. Assim como DomeKano, En En estará ausente na edição #35 e retornará na edição #36-37.
Após um sexto lugar entre os ranqueados da edição #32, Seitokai Yakuindomo enfim sai do Top 10 e dá de cara com o décimo sexto lugar da edição #33, ficando no bottom. Bom, Seitokai é um gag mangá com anos de estrada e que mantém bom rendimento, então essa posição baixa não ia afetá-lo com tanta força. Mesmo assim, não deixa de ser interessante vê-lo alcançar o quinto lugar entre os ranqueados da edição #34, sendo melhor ranqueado que nas duas edições anteriores (e melhor posicionado na ordem de leitura também). E é isso aí: se não tivermos nenhuma surpresa negativa, Seitokai está indo rumo ao 500º capítulo em breve.
Página Colorida (edição #34): Fairy Tail – 100 Years Quest
Se Nanatsu no Taizai já tinha aberto o bottom da edição anterior, na edição #33 o pilar foi ainda mais pra baixo, sendo o décimo sétimo colocado. Se durante muito tempo foi raro ver Nanatsu ser ranqueado fora do Top 10, agora o mangá ficou no bottom em duas edições seguidas, sendo a terceira vez no ano editorial que a obra fica entre os cinco últimos. Felizmente, depois da tempestade vem a bonança e na edição #34, o mangá subiu bastante, sendo ranqueado em quarto lugar, coladinho com um capítulo especial – um prólogo, pra ser mais específico – do filme Nanatsu no Taizai – Prisoners of the Sky, que será lançado nos cinemas no dia 18 de agosto. Perto desse mesmo período, Nanatsu ainda receberá as páginas coloridas de abertura da edição #36-37, que devem ajudar na divulgação do filme.
Infelizmente, um mangá não retornou à edição #34 pra contar história. O novato mal-sucedido Kiss & Cry foi cancelado e teve seu décimo quarto e último capítulo lançado na edição #33. De quebra, a obra ainda voltou ao bottom e ficou na décima oitava posição – na edição anterior, mesmo com o cancelamento já decretado, Kiss & Cry ao menos foi ranqueado em quarto lugar. Bem, fica o desejo de boa sorte à autora Nozomi Higasa em suas próximas empreitadas. Aliás, ela tem uma arte muito bonita.
Depois ter ganho a capa digital e a página colorida de abertura da edição #32 (e nenhuma nova informação significativa sobre o anime anunciado em fevereiro), Ahiru no Sora voltou a ser o último da ordem de leitura inteira na edição #33. Mas nem bem passou pela última posição, o mangá já deu uma subida gigantesca e foi ranqueado em segundo lugar na edição #34. Pode-se dizer que, entre as edições #32 e #34, o mangá deu primeiro um pulo do gato pra baixo, depois outro pulo do gato pra cima.
Página Colorida (edição #34): Fairy Tail – 100 Years Quest
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Ótima Fase): Ahiru no Sora, Bakemonogatari, DAYS, En En no Shouboutai, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Razoável-Boa): Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– Finalizados Nessa Edição: Tsurezure Children, Hoshino、Me wo Tsubutte。
– Em Busca de Estabilização: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, This Man, Orient, Edens Zero, Yoru ni Naru to Boku Wa
–Risco Moderado de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Cancelado: Kiss & Cry
Bem, pessoal, assim encerro a análise das edições #33 e #34 da Weekly Shonen Magazine.
Não pretendo fazer análises dupla de edições com frequência, mas terei que abrir exceções por enquanto para deixar as TOCs em dia.
Até a próxima, galera!