Novidades sobre um vindouro anime
escrito por Diego Felipe
Mal foi anunciado o anime de Domestic na Kanojo e já saíram detalhes sobre o estúdio, a staff e as dubladoras das duas personagens principais do mangá, além do site do anime. Não sabemos ainda se mais detalhes surgiram em pouco espaço de tempo ou se vai acontecer que nem o anime de Ahiru no Sora, que foi anunciado em fevereiro e não saiu mais nenhuma novidade. Mas por enquanto vamos saborear o momento…
Na verdade, estou até me antecipando, pois eu deveria falar sobre isso mais especificamente numa análise da edição #33, ainda mais porque nessa edição tivemos mais um mangá estreando. Bem, sem mais delongas, eis o índice.
TOC Weekly Shonen Magazine #31 (2018):
Yori ni Naru to Boku wa (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Pré-Rank, Novo Mangá por Yuu Masako e Kakeru Ninomae) (capítulo 01)
01. Nanatsu no Taizai (capítulo 273)
02. Daiya no Ace – Act II (capítulo 129)
03. Hajime no Ippo (capítulo 1227)
Edens Zero (Pré-Rank, Página Colorida) (capítulo 02)
04. Bakemonogatari (capítulo 15)
Hitman (Pré-Rank) (capítulo 03)
05. Seitokai Yakuindomo (capítulo 478)
Orient (Pré-Rank) (capítulo 06)
06. Domestic na Kanojo (capítulo 193)
07. Tokyo Revengers (capítulo 68)
08. DAYS (capítulo 254)
09. Runway de Waratte (capítulo 54)
10. Gotoubun no Hanayome (capítulo 44)
11. En En no Shouboutai (capítulo 134)
12. Kanojo、Okarishimasu (capítulo 49)
13. This Man (capítulo 10)
14. Tsurezure Children (capítulo 211)
15. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 63)
16. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 44)
17. Kiss & Cry (capítulo 12)
18. Senryuu Shoujo (capítulo 87)
19. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 105)
20. Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 24 e 25)
Ahiru no Sora (Ausente) (pausado no capítulo 587)
Fumetsu no Anata e (Ausente) (pausado no capítulo 72)
TOC Weekly Shonen Magazine #32 (2018):
– Capa Digital, Página Colorida de Abertura: Ahiru no Sora
– Páginas Coloridas: Tsurezure Children (último capítulo), Hoshino、Me wo Tsubutte。 (último capítulo)
– Ausentes: This Man, Fumetsu no Anata e
TOC Weekly Shonen Magazine #33 (2018):
– Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Anúncio de Anime: Domestic na Kanojo
– Página Colorida: Orient
– Cancelamento: Kiss & Cry
TOC Weekly Shonen Magazine #34 (2018):
– Capa Física: Keyakizaka46
– Páginas Coloridas de Abertura: Edens Zero
– Páginas Coloridas: DAYS, Fairy Tail: 100 Years Quest (Novo spin-off de Fairy Tail, por Atsuo Ueda)
– Ausente: Bakemonogatari
O estreante da edição é o mangá Yori ni Naru to Boku wa, cujo roteiro é de Yuu Masuko e a arte é de Kakeru Ninomae. Considerando a falta de informações sobre artista e desenhista, presume-se até prova em contrário que são mangakás estreantes. Yori ni Naru ganhou a capa digital e as páginas coloridas de abertura, como é de se esperar. Apesar de promissora, a obra não terá vida fácil, considerando as muitas estreias de autores veteranos. Mesmo assim, ela só depende de si para alcançar o êxito. A outra página colorida foi para o segundo capítulos de Edens Zero, que já chegou movimentando a revista. Isso não significa necessariamente que a obra será um sucesso (nada mais precipitado que definir se uma obra vingará ou não no segundo capítulo), porém pelo menos o destaque que a obra vai ganhar deve ser imenso e a fé dos editores segue muito alta. O primeiro volume de Edens Zero será lançado no dia 14 de setembro. Até lá o mangá tem chão pela frente para garantir de vez a atenção dos leitores e converter tal atenção em um bom nível de vendas de volumes.
Os novatos Hitman e Orient, que estão em seus terceiro e sexto capítulos, respectivamente, não receberam páginas coloridas. Hitman, se não tivermos nenhuma surpresa, será ranqueado a partir do oitavo capítulo. Já Orient receberá uma página colorida no oitavo capítulo. Por isso só vou passar a ranquear o mangá a partir do capítulo 09. Ahiru no Sora e Fumetsu no Anata e ficaram ausentes nessa edição mas estará de volta na TOC #32. Inclusive, Ahiru ganhará a capa digital e a página colorida de abertura… Mas, pelo que pesquisei, não receberá nenhuma grande novidade sobre a adaptação em anime. É osso! Será que fica pro lançamento do 600º capítulo?
O primeiro lugar vai para o pilar Nanatsu no Taizai, que segue como a obra mais popular da revista no momento. Seu 32º volume vendeu 392.455 cópias em pouco menos de um mês, com perspectiva para vender pelo menos 35 mil cópias nas próximas semanas. A segunda posição vai para Daiya no Ace – Act II, que continua rendendo bem comercial. O 12º volume de Daiya vendeu 239.835 cópias e deve vender pelo menos mais 20 mil cópias nas próximas semanas. A terceira colocação vai para Hajime no Ippo, que deu uma boa subida na ordem de leitura após ter sido o 11º ranqueado da edição anterior. Ippo segue firme e forte e assim continuará se essa for a vontade do autor.
Página Colorida de Abertura: Yori ni Naru to Boku wa
A quarta colocação foi para a adaptação em mangá da light novel Bakemonogatari. Em quase quatro semanas, o primeiro volume do mangá vendeu 159.314 cópias. Ainda deve chegar a uns 180 mil em até 15 dias. Na edição #34 teremos pôsteres de Bakemonogatari e do anime de Shingeki no Kyojin. Curiosamente, Bakemonogatari estará ausente nessa mesma edição. O quinto lugar da vez foi para o veterano gag mangá Seitokai Yakuindomo, que continua se mantendo na line-up sem grandes problemas. A obra, lançada há 11 anos, tem sofrido até que pouco com o desgaste do tempo de publicação. Isso não significa que os efeitos não possam afetá-la em breve mas sim que pelo menos o mangá se mostrou muito resistente em um grande espaço de tempo, um feito que é raro para qualquer autor.
A sexta colocação foi para Domestic na Kanojo, que mal teve anime anunciado e já saíram informações bem relevantes sobre a adaptação. O estúdio escolhido foi a Diomedéa, que também é responsável por Fuuka e do vindouro anime de Ahiru no Sora. A direção fica a cargo de Shouta Ihata (Girlish Number), o roteiro será escrito por Tatsuya Takahashi (Eromanga-sensei) e o design dos personagens será feito por Naomi Ide (Action Heroine Cheer Fruits). Quanto à posição do mangá na ordem de leitura… ele subiu duas posições na ordem dos ranqueados. Bem, apesar de valer a tentativa, por enquanto não estou tão otimista em pensar que a adaptação em anime pode melhorar o rendimento comercial do mangá. Fica a torcida para que não aconteça com DomeKano o mesmo que aconteceu com Fuuka, que ganhou um anime mal-sucedido e viu seu espaço na ordem de leitura diminuir.
Em sétimo lugar, Tokyo Revengers continua passando a maior parte do tempo no Top 10. O mangá continua com um rendimento estável (grande novidade…) e sem risco de cancelamento por ora. E a oitava colocação foi para o mangá de futebol DAYS. Vai demorar, mas se não tivermos nenhuma surpresa DAYS estará indo rumo ao hexa 300º capítulo. O rendimento da obra continua muito bom por enquanto, sendo uma das obras mais apoiadas na revista por ora.
Página Colorida de Abertura: Yori ni Naru to Boku wa
A nona posição foi para Runway de Waratte, que continua com rendimento estável, embora longe do fantástico. O mangá, que estava em quarto na edição anterior, conseguiu se manter no Top 10. Geralmente Waratte varia um pouco suas posições, mas continua com um bom apoio editorial. E quem fecha o Top 10 é Gotoubun no Hanayome, que continuou no Top 10 e segue em fase bem sossegada na line-up. E a tiragem do mangá é muito boa: 700 mil cópias de volumes circulando, após apenas 5 volumes lançados. Não deve demorar muito para alcançar a marca de 1 milhão de cópias circulando.
Continuando numa posição medíocre, mas subindo um degrau na ordem dos ranqueados em comparação à edição anterior, En En no Shouboutai continua em fase estável, sem estar ameaçado. A dúvida que fica é: quanto tempo levará para que esse mangá receba uma adaptação em anime? DomeKano levou quase 200 capítulos, Ahiru levou mais de 500… E En En (que passou a ser publicado no Brasil pela Panini) tem um rendimento digno de receber uma adaptação animada. Espero que ela não demore muito.
Quem também foi ranqueado uma posição acima em comparação à edição anterior foi Kanojo、Okarishimasu, décimo segundo colocado, continua na mesma, com um rendimento razoável-bom e sem grandes riscos de cancelamento a médio prazo. E o novato This Man pegou o décimo terceiro lugar, pegando outra posição medíocre. Na próxima edição, This Man, que ainda briga por sua estabilização em uma revista cada vez mais concorrida, estará ausente, mas retorna na edição #33.
Página Colorida: Edens Zero
Em seu penúltimo capítulo Tsurezure Children foi ranqueado na décima quarta colocação. É uma posição medíocre, mas pelo menos ele não ficou no bottom, como outra obra que será finalizada na próxima edição. E na décima quinta posição está Kishuku Gakkou no Juliet, que continuou fora do Top 10. Pegou na porta do bottom, mas ao menos não ficando entre os cinco últimos como na edição #30. Recentemente saíram várias novidades sobre o anime que sai em outubro. Creio que o mangá só receberá maior divulgação quando a época de estreia da adaptação estiver bem próxima. .
Se na edição retrasada Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai estava no Top 10 e na anterior estava em uma colocação medíocre, agora ele abre o bottom na décima sexta posição. Bom, geralmente não dou spoilers das próximas TOCs a serem analisadas, mas vou abrir uma exceção para retificar o que eu disse na análise anterior, em que eu disse que Mako-san tinha conseguido uma estabilidade provisória mas que poderia não permanecer com o tempo. Pois bem, parece que essa estabilidade vai se esvair rapidamente, pois nas próximas edições Mako-san só pegou posições baixas.
A rentabilidade de Mako-san já não é das mais impressionantes e não dá pra ficar tão otimista com sua permanência se levarmos em conta que, diferente de Senryuu Shoujo, que tem boas vendas de volumes, e de Danshi Koukousei, que ainda precisará ter o primeiro volume lançado, os editores já sabem que Mako-san não é tão rentável e que talvez não seja uma boa ideia mantê-lo a médio-longo prazo. Se não tivermos nenhuma surpresa, já não duvido mais que o mangá será cancelado ou transferido mais pra frente.
Página Colorida: Edens Zero
O novato Kiss & Cry, já condenado ao cancelamento, fica na décima sétima colocação. O último capítulo da obra será lançado na edição #33. Bem, espero que a autora dê a volta por cima e emplaque uma obra mais pra frente. Depois de ter sido o segundo entre os ranqueados da edição anterior, Senryuu Shoujo despenca bastante na ordem de leitura e fica em décimo oitavo. Mas por enquanto o mangá não deve ter problemas para se manter, considerando que o fim de Tsurezure Children lhe dará um pouco mais de espaço.
A um capítulo do fim, Hoshino、Me wo Tsubutte。 foi ranqueado pela última vez nessa edição, repetindo o décimo nono lugar (entre os ranqueados) da edição anterior. E, assim como Tsurezure, esse mangá ganhará páginas coloridas no último capítulo. E acho bom ficarmos atentos para o autor e o desenhista desse mangá, pois não duvido que eles voltem em pouco tempo. Em tempo: a tiragem de Hoshino Me wo Tsubette chegou a 850 mil cópias circulando, após 12 volumes lançados.
O vigésimo lugar foi para Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi. Considerando que a Shonen Magazine não escolheu ou lançou mais nenhum mangá para fechar a revista a cada edição, pode-se dizer que Danshi Koukousei não deve repetir o último lugar da ordem de leitura na próxima edição. Quanto à briga pela estabilidade… bem, isso dependerá das vendas do primeiro volume. Mas pelo menos com o fim de Tsurezure Children, ele tem um concorrente a menos pra arranjar seu espaço na line-up (o outro seria Senryuu Shoujo).
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Ótima Fase): Ahiru no Sora, Bakemonogatari, DAYS, En En no Shouboutai, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Razoável-Boa): Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children, Hoshino、Me wo Tsubutte。
– Em Busca de Estabilização: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, This Man, Orient, Edens Zero
–Risco Moderado de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Cancelado: Kiss & Cry
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #31 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!