Em busca de mais hits
escrito por Diego Felipe
A Weekly Shonen Magazine vem apostando alto em busca de novos hits. No caso, não é apenas um mangá em situação estável com rendimento razoável ou mesmo de um mangá com rendimento bem acima da média. É claro, mangás com esse rendimento dificilmente não serão mantidos.
TOC Weekly Shonen Magazine #29 (2018):
Hitman (Capa Digital, Página Colorida de Abertura, Novo Mangá, por Kouji Seo) (capítulo 01)
01. Tsurezure Children (capítulo 190)
02. Bakemonogatari (capítulo 13)
03. Ahiru no Sora (capítulo 586)
04. Nanatsu no Taizai (capítulo 272)
05. Kanojo、Okurishimasu (capítulo 47)
06. Senryuu Shoujo (capítulo 85)
Senryuu Shoujo x Kanojo、Okurishimasu (Capítulo Crossover)
07. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 42)
08. Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 20 e 21)
09. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 61)
Orient (Pré-Rank) (capítulo 04)
10. Tokyo Revengers (capítulo 66)
11. Gotoubun no Hanayome (capítulo 42)
12. This Man (capítulo 08)
13. Runway de Waratte (capítulo 52)
14. DAYS (capítulo 252)
15. Domestic na Kanojo (capítulo 191)
16. En En no Shouboutai (capítulo 132)
17. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 103)
18. Daiya no Ace – Act II (capítulo 129)
19. Seitokai Yakuindomo (capítulo 475)
20. Real Account (capítulo 166)
21. Fumetsu no Anata e (capítulo 70)
Kiss & Cry (Ausente) (pausado no capítulo 10)
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Eden’s Zero (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail e Rave Master)
– Páginas Extras: Hitman
TOC Weekly Shonen Magazine #31 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Yori ni Naru to Boku (por Yuu Masako e Kakeru Ninomae)
A capa digital da edição e as páginas coloridas de abertura foram para a estreia do novo mangá de Kouji Seo: Hitman. O contexto do título significa “um cara que está envolvido com hits – mangás de sucesso”. Tivemos ainda um crossover dos mangás Senryuu Shoujo e Kanojo、Okurishimasu. O novato Orient, uma das maiores apostas da revista nos últimos anos, ainda está em seu quarto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo. Já o também novato Kiss & Cry, que já está sendo ranqueado (instavelmente) na revista, esteve ausente nessa edição e é provável que retorne na próxima TOC.
O primeiro lugar entre os ranqueados foi para Tsurezure Children, gag mangá pertinho do fim e que andou variando suas posições ultimamente. Em segundo lugar está Bakemonogatari, cujo adaptação em mangá se mostrou um verdadeiro hit, conseguindo vender mais de 140 mil cópias em seu primeiro volume. E depois da última colocação na edição anterior, Ahiru no Sora, que está perto dos 600 capítulos lançados, deu um baita pulo do gato e pegou a terceira colocação entre os ranqueados. E infelizmente continuamos sem maiores notícias da adaptação em anime. Em quarto, está o grande pilar Nanatsu no Taizai, que continua em boa fase na revista, vendendo bastante seus volumes (ainda que já tenha vendido um pouco seus volumes físicos) e com bastante destaque editorial.
O quinto e o sexto lugares foram para Kanojo、Okurishimasu e Senryuu Shoujo, respectivamente. Os dois apresentam um rendimento comercial satisfatório, estão seguros a longo prazo e, de quebra, ainda fizeram um crossover nessa edição. Em sétimo, está Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, mangá que ainda vai se manter na revista pelo menos a curto prazo, mas que provavelmente não se tornará um grande hit da revista, mesmo que as vendas comecem a aumentar. Após ficar no bottom da edição anterior, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi dá uma boa subida na ordem de leitura e pega a oitava posição. Danshi Koukousei continua em busca de espaço na revista, tentando se tornar um sucesso. Não acho que a obra se tornará um grande hit (a maioria dos gag mangás tem rendimento mais próximo do razoável), mas as chances de se firmar não é pequenas por ora.
Página Colorida de Abertura: Hitman
Após a capa digital e a página colorida da edição anterior, Kishuku Gakkou no Juliet volta a ser ranqueado e pega a nona colocação. A adaptação em anime está cada vez mais próxima. Por ora, não estou tão otimista com relação a uma expansão comercial (aumento nas vendas de voume) com esse anime. Mas fico na torcida. E depois de ter ficado fora do Top 10 na edição anterior, Tokyo Revengers voltou para a décima colocação. Revengers segue em situação segura, sem grandes surpresas.
O promissor Gotoubun no Hanayome outra vez ficou de fora do Top 10, dessa vez sendo ranqueado em décimo primeiro lugar. Gotoubun continua em alta na revista, se destacando e com boas chances de ganhar anime futuramente. O décimo segundo lugar da vez foi para o novato This Man, que está sendo ranqueado pela primeira vez e acabou pegando uma posição medíocre. Ainda é cedo para dizer se o mangá conseguirá se manter ou não, então aguardemos os resultados do mangá nas próximas edições.
Se na edição anterior Runway de Waratte ficou em nono, se mantendo no Top 10, dessa vez ficou em décimo terceiro. Runway continua com seu rendimento satisfatório, sem riscos de cancelamento e ganhando destaque eventualmente. Após o medíocre décimo primeiro lugar da edição anterior, DAYS fica no medíocre décimo quarto lugar. O mangá de futebol parou de variar suas posições, aparecendo mais no meio de tabela. DAYS continua em fase tranquila, vendendo bem e sem riscos de cancelamento. Mas essa permanência no meio da ordem de leitura é curiosa.
Página Colorida de Abertura: Hitman
Quem também pegou outra posição medíocre foi Domestic na Kanojo, que ficou na décima quinta colocação (já tinho pego a décima terceira colocação na edição anterior). DomeKano segue rumo ao 200º capítulo, já sendo a obra com mais capítulos lançada pela autora Kei Sasuga. Na porta do bottom, na décima sexta posição, quem deu as caras foi En En no Shouboutai, depois de ter sido o oitavo entre os ranqueados na edição anterior. En En continua em fase tranquila, sem maiores novidades por enquanto. Quem abre o bottom, sem surpreender, é Hoshino、Me wo Tsubutte。, décimo sétimo colocado. Hoshino passou a pegar posições mais medíocres-baixas desde que sua reta final foi anunciada. Os editores não estão esperando maior rendimento comercial da obra, já que ela está perto de acabar. A questão que fica é: quanto tempo o mangá vai demorar pra acabar? Talvez leve um tempo ainda e não descarto que o fim da obra chegue no ano editorial de 2019.
A surpresa negativa da edição foi Daiya no Ace – Act II, um dos mangás mais rentáveis da revista, aparecer no bottom, no décimo oitavo lugar. Ao menos não apareceu em último, como aconteceu há algumas edições atrás. O mais provável é que essa posição de Daiya tenha sido apenas para equilibrar a ordem de leitura com um mangá esportivo, um battle shounen e um gag mangá tanto na parte de cima quanto de baixo da ordem de leitura. A fase do mangá de beisebol ainda é muito boa. Após uma posição medíocre na edição anterior, Seitokai Yakuindomo caiu ainda mais na ordem de leitura e foi o décimo nono colocado. O gag mangá veterano (que está indo rumo ao hexa 500º capítulo) continua em fase tranquila e sem surpresas.
A vigésima colocação foi para Real Account, que, como falei na análise da edição anterior, será transferido de volta para a Bessatsu Shonen Magazine em poucas edições. Fica a torcida para que ganhe mais destaque por lá. Já Fumetsu no Anata e, ausente na edição anterior, não volta em grande estilo e pega o último lugar da edição inteira (vigésimo primeiro entre os ranqueados). Ver Fumetsu no bottom ou mesmo pegando posições baixas não só não é raro, como é quase rotineiro. E as vendas do mangá estão estagnadas. Felizmente, o fato de estarem estagnadas não significam que não sejam positivas, mas sim que por ora o mangá não demonstrou um potencial de expansão comercial maior. A obra ainda mantém boa recepção e deve se manter estável na revista por um bom tempo.
Página Colorida de Abertura: Hitman
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Ótima Fase): Ahiru no Sora, Bakemonogatari, DAYS, En En no Shouboutai, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Razoável-Boa): Domestic na Kanojo, Fumetsu no Anata e, Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children, Hoshino、Me wo Tsubutte。
– Estabilização Provisória: Bakemonogatari, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
–Risco Moderado de Cancelamento: Kiss & Cry
Bem, galera, assim termina a análise da edição #29 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima.