One Piece Week
ONE PIECE está comemorando 21 anos e os editores decidiram entregar uma TOC com uma surpresa que vai deixar muitos leitores da Weekly Shonen Jump animadíssimo: um mangá que nunca recebeu o primeiro lugar, finalmente conseguiu alcançar tal posição. Além disso nessa “ONE PIECE WEEK” tivemos outras posições muito interessantes, que confirmam que algumas séries estão seguras, mas outras estão correndo risco de cancelamento. Por isso, sem mais delongas, vamos ver a TOC:
TOC Weekly Shonen Jump #34 (23/07/2018)
ONE PIECE c912 (Capa, Página Colorida de Abertura e Comemoração do 21° Aniversario)
Fischer’s×One Piece 7 Tsunagi no Dai Hihou (One-Shot de Semimaro Aburakouji)
01 – Jujutsu Kaisen c20
02 – Dr. Stone c67
Yakusoku no Neverland c96 (Página Colorida)
03 – Kimetsu no Yaiba c119
04 – Act-Age c26
05 – Black Clover c166
06 – Boku no Hero Academia c191
Shokugeki no Sanji (Página Colorida, One-Shot de Yuuto Tsukdua e Shun Saeki, Cross-Over Souma e ONE PIECE)
07 – Shokugeki no Souma c272
Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c05
Alice to Taiyou c04
08 – Haikyuu!! c311
09 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c72
10 – Gintama c691
11 – Hinomaru Zumou c202
12 – Kimi wo Shinryaku Seyo! c10
13 – Yuragi-sou no Yuuna-san c120
14 – Noah’s Notes c19
15 – Momiji no Kisetsu c11
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c27, Hunter×Hunter c381 (Hiato) e World Trigger c165 (Hiato)
Weekly Shonen Jump #35
Capa e Página Colorida de Abertura: Boku no Hero Academia
Página Colorida: Haikyuu!!, Shokugeki no Souma e Danny’s Radio (One-Shot)
Começando pelos mangás não ranqueados tivemos uma edição totalmente voltada para ONE PIECE, com a série recebendo dois One Shots especiais. O motivo pelo qual ONE PIECE recebeu uma edição “especial” é que a série está comemorando 21 anos. Oda já declarou que o mangá chegou ao seu 80%, por isso é bem possível que o mangá tenha mais entre 5 à 7 anos de vida (sabemos como Oda é ruim em calcular a duração de algo), deste modo teremos mais três ou quatro arcos (contando Wano), a série está realmente chegando ao seu fim, e mesmo eu achando que o anime vai continuar eternamente, para mim o encerramento de ONE PIECE pode trazer grandes danos a revista.
Em primeiro lugar tivemos uma grandíssima surpresa: Jujutsu Kaisen – Animados pela ótima venda do seu primeiro volume, os editores já começaram dar um grande foco na série, melhorando suas colocações. Jujutsu Kaisen tem um grande potencial na revista, podendo se tornar um novo Kimetsu no Yaiba, por isso um mangá com temática mais seria com pitadas de violência, que ao mesmo tempo, tem um fundo de humor que deixar o conteúdo bem mais leve. Os editores estão cada vez mais apostandos em obras menos sombrias, Jujutsu Kaisen não é uma exceção, mas sim uma regra que os editores estão começando a seguir: Act-Age, Yakusoku no Neverland, Kimetsu no Yaiba, e de certo modo Dr.Stone, são exemplos de mangás que não tem como foco primário o público adolescente mais jovem (por isso entre 11 e 14 anos), mas sim aqueles adolescentes que já superaram a marca dos 16. Pouco a pouco, a revista está mudando de cara e se tornando um pouco mais madura (não deixando de ser uma revista voltada para o público adolescente e jovem).
Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que pode sofrer um pouco com a chegada de Jujutsu Kaisen, pois o novo mangá tem tudo para conseguir superar a série desenhada por BOICHI já no seu terceiro volume, um resultado preocupante para um mangá que recebeu e ainda recebe tanto apoio editorial, mas não consegue aumentar suas vendas. Como eu disse nas semanas anteriores, é muito improvável que os editores decidam cancelar Dr.Stone por causa de suas vendas, devem esperar ao menos o anime, mas existe a possibilidade da série receber menos destaques nos próximos meses. Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que estamos esperando mais informações sobre o seu anime. A série deve continuar lutando pelas primeiras colocações e deve terminar o ano de 2018 como o terceiro mangá com mais primeiras colocações na revista, perdendo somente para Yakusoku no Neverland (a verdadeira nova galinha de ovos de ouro da revista) e ONE PIECE que o verdadeiro pilar da WSJ.
Em quarto lugar tivemos Act-Age que recebeu sua melhor colocações até então, mas em máximo duas semanas, deve retornar para a zona intermediária. Com as vendas medianas do volume 2, os editores muito provavelmente devem tentar estimular as vendas do volume três, dando assim em algumas semanas posições mais altas para o mangá e até mesmo algumas páginas coloridas, mas é muito improvável que a série este constantemente entre os cinco primeiros e receba antes do seu quarto volume, o direito de ser a capa da revista, diferente de Jujutsu Kaisen que deve ter esses dois privilégios. Veremos Act-Age sempre entre os primeiros, somente se os editores estiveram MUITO dispostos em transformar o mangá em um grande sucesso, como estavam com Hinomaru Zumou nos seus primeiros capítulos. Em quinto lugar tivemos Black Clover que continua na sua zona, que é entre a quinta e a sétima colocação. Os editores praticamente todas as semanas classifica o mangá nessa mesma zona. A situação não deve mudar nas próximas semanas.
Em sexto lugar tivemos Boku no Hero Academia que continua sendo um dos principais mangás da revista, mesmo sendo classificado normalmente na zona intermediária. Próxima semana a série irá receber uma capa como propaganda do seu primeiro filme, que esperamos que seja um sucesso. Em sétimo lugar tivemos Shokugeki no Souma que essa semana também entregou um capítulo especial no qual desenharam um One-Shot relacionado a ONE PIECE. Nesse One Shot, Sanji em seu restaurante, antes de conhecer Luffy, deve cozinhar uma incrível comida para uma cliente muito antipática e exigente. O One-Shot contém muitos elementos de Souma, principalmente o seu tipico “ecchi”. Essa história pode ser útil para dar uma revitalizada em Shokugeki no Souma, que mesmo tendo se estabilizado em vendas, nos últimos anos perdeu muitos leitores. Quem sabe, alguns leitores de ONE PIECE não se sintam estimulados a voltar a ler Shokugeki no Souma. aumentando ao menos a popularidade interna da série.
Em oitavo lugar tivemos Haikyuu!! que novamente está na zona intermediária, após na semana passada por motivos estratégicos estar entre os cinco primeiros colocados. Antes mesmo do novo editor entrar, Haikyuu!! já estava sendo classificado na zona intermediária ás vezes, mas ficando principalmente no TOP 5 – Inclusive eu tinha argumentado que esse é tratamento normal que dão para séries de esporte, e realmente é, se vocês lembram bem, acontecia algo muito parecido com Kuroko no Basket – Contudo dessa vez eu acredito que os editores vão mudar um pouco a situação da série na revista: Ao invés de estar mais no TOP 5 e ás vezes ir para a zona intermediária, veremos Haikyuu!! restante mais na zona intermediária e dando seus pulos nas primeiras colocações. Em algumas semanas podemos ver a série de vôlei inclusive entre os últimos colocados, juntamente com Boku no Hero Academia e Shokugeki no Souma – Inclusive são os três mangás que receberão página colorida na próxima semana -. Em nono lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que essa semana recebeu uma colocação ruim, mas já já deve se recuperar.
Em décimo lugar tivemos Gintama que continua na revista e acho que vamos ver a série chegando ano de 2019. A próxima leva deve contar com três cancelados (e espero que tenhamos a estreia do novo mangá de Kishimoto), e um desses cancelamentos ou encerramentos não será Gintama. Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que deve receber um destaque um pouco maior somente em Setembro, por isso veremos o mangá ainda nas últimas colocações ou na zona intermediária. Pode acontecer da série não recebe destaque nem quando o anime estrear, caso os editores não acreditem de nenhum modo no sucesso do anime. E em décimo segundo lugar tivemos Kimi wo Shinryaku Seyo!, mangá novato que deve ser cancelado já na próxima leva, que provavelmente vai estrear entre a edição #40 e #43 desse ano, sendo possivelmente a última de 2018. O mangá acabou não sendo muito bem recepcionado.
Em décimo terceiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San, que pode acabar sendo cancelado muito em breve: O mercado japonês pede obras do gênero ecchi, que acabam sendo importantes para as vendas dos mangás, porém na WSJ, essas obras tendem a não conseguir se manter vivas por muito tempo, somente aquelas que o ecchi é secundário, como é no caso de Shokugeki no Souma. Yuragi-Sou no Yuuna-San está tendo uma queda de vendas, o seu anime parece que não agradou o suficiente para vermos a série sendo salva, e acredito que na primeira leva após o encerramento do seu anime, a série tem altas chances de acabar sendo cancelada. Existe a possibilidade disso acontecer já na próxima leva, mas para mim são bem baixas. Em penúltimo lugar tivemos Noah’s Note que será cancelado na próxima leva, juntamente com Kimi wo Shinryaku Seyo! e o último colocado dessa edição que foi Momiji no Kisetsu!