Problemas para Haikyuu?
Weekly Shonen Jump #31 (02/07/2018)
Alice to Taiyou (Capa, Página Colorida de Abertura e Nova Série Totsuno Takahide)
01 – One Piece c909
02 – Dr. Stone c64
03 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c69
04 – Boku no Hero Academia c189
Gintama c688 (Página Colorida)
05 – Kimetsu no Yaiba c116
06 – Black Clover c163
Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji c02 (Página Colorida)
07 – Yakusoku no Neverland c93
08 – Momiji no Kisetsu c08 (Primeiro Rank)
Kimi wo Shinryaku Seyo! c07 (Pré-Rank)
09 – Act-Age c23
10 – Jujutsu Kaisen c17
11 – Hinomaru Zumou c199
12 – Haikyuu!! c308
13 – Shokugeki no Soma c269
14 – Yuragi-sou no Yuuna-san c117
15 – Noah’s Notes c16
Saiki Kusuo no Sainan 4-koma c15 (FIM)
Ausentes: Boruto: Naruto Next Generations c25, Hunter×Hunter c381 (Hiatus) e World Trigger c165
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos a estreia de uma série que parece ser de música: Alice to Taiyou. Na mesma edição também tivemos página colorida para a série que nunca vai terminar: Gintama. Tanaka Seiji no seu segundo capítulo também recebeu página colorida como já é de costume. Nessa semana tivemos uma edição muito “preto-branca”, por isso somente esses mangás receberam tal privilégio. Também tivemos nessa edição o fim do 4-koma de Saiki Kusuo, série que agora terminou de vez. Eu esperava que seu 4-koma durasse por anos, mas parece que era somente uma mini-série. Espero ver em breve o autor retornando para a revista.
Em primeiro lugar tivemos ONE PIECE que essa semana mudou um pouco o foco da narrativa, mas mesmo assim entregou um capítulo muito interessante, que mereceu a primeira colocação. Oda está criando um arco muito interessante que pode fazer ONE PIECE recuperar um pouco sua popularidade, que vem caindo mês após mês. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone e em terceiro lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai, os dois sobreviventes da incrível leva de seis mangás. Se antes podiamos considerar essa leva gigantesco um grandíssimo sucesso, com o cancelamento de Robot x Laserbeam, podemos considerar somente um sucesso razoável. Dois mangás sobreviventes de seis novos estreando, sendo quatro deles “veteranos”, não é um resultado negativo, muito pelo contrário, é positivo, mas sabemos que a leva tinha potencial de termos três ou quatro mangás chegando a dois anos de vida.
Em quarto lugar tivemos Boku no Hero Academia que vem recebendo ultimamente posições um pouco melhores, que por mais que não chegam aos pés das posições que a série recebia antes da mudança de editor-chefe, podemos considerar boas colocações e que demonstram que os editores tem total confiança na série. Em quinto lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que continuou entre os cinco primeiros, como é de costume. A série tem pouca possibilidade de se tornar um dos pilares da revista após o seu anime, mas é bem provável, em caso de um anime de qualidade, que se torne um semi-pilar, por isso uma série que é muito importante para a line-up da revista e que recebe grande destaque pelos editores, exemplos de grandes semi-pilares: Katekyou Hitman Reborn, D.Gray-Man, Eyeshield 21, Toriko, Bakuman, Nisekoi e muitos outros mangás. Em sexto lugar tivemos Black Clover, que como eu venho dizendo toda semana, atualmente é um mangá de “zona intermediária”, mas está bem seguro na revista.
Em sétimo lugar tivemos uma pequena surpresa, Yakusoku no Neverland. Agora que a série recebeu um anúncio de anime, existe uma possibilidade que os editores se sintam mais “seguros” em algumas semanas classificar a série em colocações mais baixas, o mesmo vale para Kimetsu no Yaiba. Por isso, veremos sim Yakusoku no Neverland na zona intermediária mais frequentemente. Em oitavo lugar tivemos Momiji no Kisetsu, que não criei um grande “hype” pela seu primeiro rank, por um simples motivo: O novo editor está classificando as novas séries em suas posições reais após o décimo capítulo (algumas séries a partir do nono capítulo), ao invés do sétimo ou oitavo como os anteriores faziam. O motivo é bem simples: estão dando mais tempo para os autores, classificando mal imediatamente somente os mangás que realmente foram muito mal recepcionados, como foi o caso de Ziga. Contudo esse primeiro “rank” de Momiji é uma boa notícia mesmo assim, significa que a série não foi odiada pelo público. Mesmo que acredito que os dois novatos serão cancelados com menos de 20 capítulos.
Em nono lugar tivemos Act-Age, que continua na zona intermediária e acredito que veremos o mangá completando um ano de vida, mas talvez não recebe uma capa antes desse momento. Em décimo lugar tivemos Jujutsu Kaisen que depois de uma ótima quinta colocação, voltou a ficar na zona intermediária. Existem duas possibilidades para a série não estar sendo classificada em colocações altas constantemente: A primeira é que a série pode até ser popular, mas os editores querem esperar as vendas do primeiro volume para começar a classificar bem o mangá. O segundo motivo pode ser que realmente a popularidade da série seja de zona intermediária, e os editores colocaram o mangá em quinto para tentar “estimular” suas vendas e sua popularidade, uma ação inteligente, pois sua quinta colocação chamou atenção de muitas pessoas. Em décimo primeiro lugar tivemos Hinomaru Zumou que estou torcendo para seu anime ser um sucesso, pois se não for, dificilmente o mangá superará o ano de 2019.
Em décimo segundo lugar tivemos uma surpresa negativa: Haikyuu!!. O mangá ficou entre os cinco últimos colocados, o que não é muito normal: Como vimos o mangá de vôlei conquistando algumas primeiras colocações esse ano e a poucas edições atrás, eu diria que é só uma loucura ocasional dos editores e não temos que se preocupar, mas devo assumir que sua colocação é muito estranha. Em décimo terceiro lugar tivemos Shokugeki no Souma, que diferente de Haikyuu!! está muito acostumado a ser classificado em colocações tão baixas. Talvez depois da surpresa que foi o cancelamento de Robot x Laserbeam, alguns podem estar preocupados por Shokugeki no Souma – O mangá de culinária tende a estar mais na zona intermediária que na entre os últimos colocados, por isso não considero sua situação preocupante ainda. Robot x Laserbeam realmente estava quase sempre entre os últimos colocados.
Quem poderia estar correndo risco é Yuragi-Sou no Yuuna-San, que não tem vendas promissoras e sempre está entre os últimos colocados, contudo como irá ganhar um anime muito em breve, acredito que não veremos o mangá sendo cancelado. Porém, a partir de 2019, caso o anime não dê certo, Yuragi-Sou no Yuuna-San pode ser cancelado a qualquer momento, por isso a situação da série não é tão confortável assim. Em último lugar tivemos Noah’s Note que deve ser cancelado na próxima leva, provavelmente juntamente com os dois novatos que não acabaram dando tão certo assim. Espero que a próxima leva tenha o retorno de um veterano de renome.