Excesso de mangás ranqueados
escrito por Diego Felipe
Antes de comentar qualquer coisa sobre a edição, gostaria de pedir desculpas pelo atraso da análise. Precisei resolver uns contratempos e por isso não pude me dedicar às análises. Mas já estou de volta e tentarei acelerar o ritmo das análises da Weekly Shonen Sunday e da Weekly Shonen Magazine para não deixar a peteca cair novamente.
Bem, quanto à edição… minha gente, foram 24 ranqueados. Caramba, hein? Mas pudera, só uma obra ganhou páginas coloridas. Mas vale lembrar que ainda tem vários mangás não-ranqueados na edição, além de um one-shot. Bem, sem mais delongas, eis o índice.
TOC Weekly Shonen Sunday #28 (2018):
Satone Kubo e Yumiko Takino (Capa)
Gopun Go no Sekai (Pré-Rank, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 06)
01. Switch (capítulo 08)
02. Kimi wa 008 (capítulo 15)
03. Detective Conan (capítulo 1013)
Detective Conan: Zero no Tea Time (Pré-Rank) (capítulo 05)
04. Shinobi no (capítulo 43)
05. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 144)
06. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 104)
07. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 125)
08. Saike Mata Shite Mo (capítulo 114)
09. Maoujou de Oyasumi (capítulo 103)
Shounen A to Naisho no Nanatsu kakan (One-shot, Página Colorida)
10. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 70)
11. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 57)
12. Hatsukoi Zombie (capítulo 128)
13. Daiku no Hatou (capítulo 53)
14. Tonikaku Kawaii (capítulo 17)
15. Major 2nd (capítulo 141)
16. Sokyuu no Ariadne (capítulo 24)
17. Memesis (capítulo 14)
18. Gin no Saji (capítulo 126)
19. Marry Grave (capítulo 23)
20. Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (capítulo 08)
21. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 25)
22. Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 91)
23. K・O・I – King of Idol (capítulo 48)
24. Zettai Karen Children (capítulo 506)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 57)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 25)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
RYOKO (em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #29 (2018):
– Página Colorida de Abertura: Amano Megumi wa Suki Darake!
– Página Colorida: Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari
– Em hiato: Arata Kangatari, RYOKO
TOC Weekly Shonen Sunday #30 (2018):
– Página Colorida de Abertura: Be Blues! ~ Ao ni Nare
– Página Colorida: Shinobi no
– Ausentes: Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, Daiku no Hatou e K・O・I – King of Idol
– Em hiato: Arata Kangatari, Gin no Saji, RYOKO
TOC Weekly Shonen Sunday #31 (2018):
– Capa: Detective Conan
A capa da edição foi para as cantoras Satone Kubo e Yumiko Takino, que são idols de dois grupos diferentes (Satone é da AKB48 e Yumiko é do grupo STU48). As páginas coloridas de abertura da edição, por sua vez, foram para o novato Gopun Go no Sekai, que ainda está em seu sexto capítulo. Tivemos ainda o lançamento de um one-shot da autora de Tenshi to Akuto!!, de nome Shounen A to Naisho no Nanatsu kakan, que também ganhou página colorida (algo pouco comum para one-shots ou mesmo capítulos especiais).
Dois mangás (Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen) sempre pegam a penúltima e a última colocações na ordem de leitura de cada edição e portanto nunca são ranqueados. Aproveitei para corrigir a numeração do capítulo de Youkai Giga, que aparentemente estava equivocada. Já Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome costuma variar suas posições em frequência maior e passará a ser ranqueado na próxima edição, quando lançarem seu oitavo capítulo (houve um erro na contagem de capítulos na contagem anterior – aquele era o sexto e não o sétimo. O sétimo capítulo saiu nessa edição). O spin-off Detective Conan: Zero no Tea Time também só passará a ser ranqueado quando lançarem seu oitavo capítulo.
Mas se Chrono Ma:gia só será ranqueado na próxima edição, outro novato, o mangá de basquete Switch, é ranqueado pela primeira vez… E com estilo! Ficou numa posição elevada na ordem de leitura. A briga pela estabilidade não será um caminho fácil, mas pelo menos inicialmente os editores parecem entusiasmados em apoiar Switch. Fica a torcida para que esse apoio se justifique com um bom rendimento. Outro novato pegou uma posição elevada, ficando com a segunda colocação: Kimi wa 008, que subiu cinco posições em comparação a ordem dos ranqueados da edição anterior. O primeiro volume de Kimi wa 008 já foi lançado e embora não tenha sido um estouro de vendas, acredito que o nível de vendas apresentado seja bom o bastante para que a obra se mantenha por um bom tempo. A terceira posição foi para Detective Conan, nada mais nada menos que o grande pilar, que enfim voltou após três edições seguidas ausente.
A quarta colocação foi para Shinobi no… E não é que mesmo com um desempenho comercial abaixo do razoável (ou perto do razoável), ela conseguirá ao menos completar um ano de publicação? E mais: parece que os editores ainda mantém o apoio à obra, já que ela ganhará página colorida na edição #30. Isso é que é apoio editorial, senhoras e senhores. Numa Weekly Shonen Magazine e numa Weekly Shonen Jump, esse mangá já teria rodado, mas na Sunday ele consegue durar um ano. Impressionante como, na crise, a revista abraça mais as obras com rendimento satisfatório.
O quinto lugar foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。… E recentemente surgiram boatos de que um domínio na internet foi registrado e que um anime para Komi-san wa Komyushou Desu poderia ser anunciado nos próximos dois meses. Bem, é esperar dois meses para ver se a notícia se confirma, mas por enquanto isso deve ser tratado apenas como especulação. Mas enfim… Após ter ficado no medíocre décimo primeiro lugar da edição anterior, Komi-san volta a subir na ordem de leitura. Acredito que não será surpreendente ver o mangá pegar mais posições medianas-baixas na ordem de leitura, mas comercial e criticamente falando Komi-san ainda vive uma boa fase.
Mangá que costuma aparecer frequentemente em posições medíocres-baixas, Souboutei Kowasu Beshi mais uma vez não largou o Top 10. Já tinha sido o décimo entre os ranqueados da edição #26 e o oitavo dos ranqueados da edição #27. Aqui ele ficou em sexto. Souboutei continua em boa fase e sem riscos de cancelamento, definição essa que também serve para Amano Megumi wa Suki Darake!, que não vende tanto quanto Souboutei mas ainda é uma obra bem promissora. Aliás, Amano Megumi se recuperou após ter pego uma posição no fundo do bottom e foi ranqueado na sétima colocação, voltando ao Top 10.
Após retornar do hiato na edição anterior, Saike Mata Shite Mo pega uma posição considerada alta para seus padrões. Antes do hiato era comum vermos Saike aparecer no bottom ou em posições medíocres. Aliás, acredito que isso voltará a acontecer em breve. Mas bem, para um mangá com publicação irregular e rendimento satisfatório, nada como desfrutar tranquilamente dessa posição, não é mesmo? Apesar do desempenho regular, Saike mantém um relativo apoio editorial, o que talvez permita que o autor desenvolva a obra e tenha a oportunidade de encerrá-la da forma que achar melhor.
A nona posição foi para Maoujou de Oyasumi, que, assim como Amano Megumi, se recuperou de uma aparição no bottom e voltou ao Top 10. A diferença é que, diferente de Amano Megumi, Maoujou já apareceu no bottom em outras edições. Mas o importante é que o mangá da princesa dorminhoca continua em situação bem confortável na ordem de leitura. O mesmo vale para o mangá que fecha o Top 10, Maiko-san chi no Makanai-san, que continua com um bom rendimento e mantendo um bom público leitor. E assim como Amano e Maoujou, Maiko-san foi outro que saiu do bottom e foi direto para o Top 10, embora também já esteja acostumado a aparecer entre os cinco últimos ranqueados eventualmente (o que não afeta nem um pouco a sua permanência na revista).
Após duas edições seguidas ganhando páginas coloridas, Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ pega a medíocre décima primeira colocação. Na verdade, considerando que há algumas edições o mangá nem saía do bottom, ser o 11º está de bom tamanho. O mangá de faroeste continua em fase satisfatória, não correndo riscos de cancelamento e conseguindo ganhar um pouco mais de fôlego graças aos mangás com rendimento inferior. E quem pegou a décima segunda posição da vez foi Hatsukoi Zombie, que está voltando a pegar posições medianas. Interessante notar que a obra recentemente teve alguns capítulos mais agitados, mais significativos para o enredo. Isso pode significar que Ryou Minenami está preparando terreiro para a reta final. Mas não vejo Hatsukoi Zombie acabando tão cedo. Até porque, recentemente Minenami publicou no Twitter que estava precisando de mais um assistente para prosseguir com a obra em ritmo mais tranquilo.
A décima terceira posição foi para Daiku no Hatou, mangá com rendimento muito baixo mas que conseguiu completar um ano de publicação. Daiku não está garantido pra permanecer a prazo muito longo, mas bem, já é uma relativa surpresa ele ter conseguido completar um ano. O que vier depois é lucro. Já a décima quarta colocação foi para o novato Tonikaku Kawaii. Realmente não foi uma posição bacana para o mangá essa, mas o importante é que comercialmente falando a obra se mostrou promissora e a recepção do mangá ainda é positiva. Acredito que o mangá, que vai se firmando na line-up, pegará uma posição mais elevada na próxima edição.
No décimo quinto lugar, tivemos outra surpresa negativa: Major 2nd. Sim, o segundo mangá com melhor nível de vendas de volumes ficou no meio da ordem de leitura, numa posição medíocre. Cada vez mais está sendo comum ver mangás variarem suas posições na Weekly Shonen Sunday. Sobrou até pra esse mangá. Na décima sexta posição, quem deu as caras foi Sokyuu no Ariadne, que até conseguiu alcançar um nível razoável de vendas, suficiente para se manter mas talvez um pouco abaixo do esperado, considerando a fama do autor (Norihiro Yagi, mesmo autor de Claymore e Angel Densetsu). O mangá, mesmo apresentando um rendimento comercial melhor que Tantei Zeno, Marry Grave e Daiku no Hatou, não raramente pega posições mais baixas que os citados na ordem de leitura. Ao menos dessa vez ele teve sorte e ficou fora do bottom.
O décimo sétimo lugar foi para o novato Memesis, que teve uma bela queda na ordem de leitura após ter sido ranqueado em quarto lugar na edição anterior. E ele é mais um da série de “falha nossa” que preciso corrigir nessa edição: na análise anterior falei que o primeiro volume de Memesis estava pra ser lançado. Na verdade, ele já tinha sido lançado, como alguns leitores me relembraram nos comentários. E pelo visto não vendeu muito bem logo de cara: em 10 dias foram 2.192 cópias vendidas. Isso não é um número bom e por ora acredito que a situação de Memesis não é das mais confortáveis, embora, a julgar pela forma como a revista tem tratado alguns novatos, exista a chance do mangá durar a médio prazo. A décima oitava posição, na porta do bottom, foi para outra surpresa negativa: Gin no Saji, que, ao que parece, retornará ao hiato na edição #30. Gin no Saji pelo visto não será privilegiado na ordem de leitura, mesmo sendo uma das obras mais rentáveis da editora Shogakukan, mesmo quando está em hiato.
Abrindo o bottom, quem fica em décimo nono e em vigésimo primeiro são Marry Grave e Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, respectivamente. Ambos estavam em posições elevadas na edição anterior, mas não escaparam de ficar no bottom nessa edição. E são mangás lançados há pouco tempo na line-up e que apresentaram resultados pífios nas vendas do primeiro volume. As obras ainda estão sendo mantidas mas a expectativa é que não perdurem a longo prazo, infelizmente. Entre os dois esteve o novato Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome, que já parece estar sem muitas expectativas de durar muito na revista, provavelmente é um mangá já planejado pra ter curta duração.
A vigésima segunda colocação foi para Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, que está numa situação pouco cômoda, mas que ainda não chega a ser tão desfavorável. Aozakura, por um lado, não tem pego tantas posições elevadas na ordem de leitura. Por outro lado, o mangá ganhará página colorida na próxima edição e está cada vez mais próximo do centésimo capítulo. Não é garantido que o mangá durará na revista a médio prazo, mas as chances não chegam a ser baixas por ora. E para a surpresa de ninguém, K・O・I – King of Idol, que está com praticamente um ano de publicação, outra vez apareceu no bottom, na vigésimo segunda posição. King of Idol é aquele tipo de mangá que até se mantém, mas aos trancos e barrancos e sem apoio editorial. Infelizmente não será uma surpresa se ele não conseguir chegar a dois anos de publicação.
O veterano Zettai Karen Children, que tem mais de 500 capítulos lançados, ficou no vigésimo terceiro lugar. Não é raro ver Zettai no bottom, nem mesmo é a primeira vez que ele é o último entre os ranqueados. Isso já nem afeta mais o mangá, que mantém o apoio dos editores (sim, vocês já leram esse papo de apoio várias vezes nessa análise) e só deve ser finalizado quando o autor Takashi Shiina quiser. Lembrete: Zettai, que está em seu arco final. estava ausente na edição anterior e retornou nessa edição.
PÁGINAS COLORIDAS
Página Colorida de Abertura: Gopun Go no Sekai
Página Colorida de Abertura: Gopun Go no Sekai
Página Colorida: Shounen A to Naisho no Nanatsu kakan
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (perto de seu fim, voltará ao hiato), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite Mo
– Em Busca de Estabilização: Kimi wa 008, Memesis, Switch, Chrono Ma:Gia, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Marry Grave, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bom, galera, assim termina a análise da edição #28 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!