Deu a louca na ordem de leitura
escrito por Diego Felipe
Você achou que eu ia demorar pra fazer outra análise da Shonen Sunday? Achou errado, caro leitor. Está começando mais uma análise e… gente do céu, essa é, junto com a edição de #25, uma das edições com a ordem de leitura mais atípica, em que vemos mangás instáveis pegando posições altas e mangás estáveis e com bom rendimento sendo ranqueados mais pra baixo. Ainda tivemos o retorno de um mangá de um hiato, além da despedida de um mangá da line-up (desta vez, com página colorida). Bem, sem mais delongas, eis o índice da edição.
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2018):
Kyoko Saito & Miho Watanabe (Capa)
Hatsukoi Zombie (Página Colorida de Abertura) (capítulo 127)
Gopun Go no Sekai (Pré-Rank) (capítulo 05)
01. Gin no Saji (capítulo 125)
Detective Conan: Zero no Tea Time (Pré-Rank) (capítulo 04)
Detective Conan: Hannin no Hanzawa-san (Capítulo Especial)
02. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 24)
03. Major 2nd (capítulo 140)
04. Memesis (capítulo 13)
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Página Colorida) (capítulo 56)
05. Shinobi no (capítulo 42)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Pré-Rank) (capítulo 07)
06. Marry Grave (capítulo 22)
Saike Mata Shite Mo (Páginas Coloridas) (capítulo 113)
Switch (Pré-Rank) (capítulo 07)
07. Kimi wa 008 (capítulo 14)
08. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 103)
09. Tonikaku Kawaii (capítulo 16)
10. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 334)
11. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 143)
Tenshi to Akuto!! (Último Capítulo, Páginas Coloridas) (capítulo 166)
12. Daiku no Hatou (capítulo 52)
13. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 90)
14. Maiko-san Chi no Makanai-san (capítulo 69)
15. Soukyuu no Ariadne (capítulo 23)
16. Maou-jou de Oyasumi (capítulo 102)
17. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 124)
18. K・O・I – King of Idol (capítulo 47)
Birdmen (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 60)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 44)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 24)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 1012)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
RYOKO (em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #28 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura: Gopun Go no Sekai
– Página Colorida: A Naisho no 7-kakan (One-shot, por Aya Hirakawa, autora de Tenshi to Akuto!!)
– Páginas Extras: switch (28 p.)
TOC Weekly Shonen Sunday #29 (2018):
– Capa: Komi-san wa、Komyushou Desu。
A capa da vez foi estampada por duas gurias do grupo de idols Hiragana Keyakizawa46: Kyoko Saito e Miho Watanabe. Quanto às páginas coloridas, bem… preciso ir por partes. Primeiro, tivemos a página colorida de abertura de Hatsukoi Zombie, que veio a calhar. Esse capítulo em questão (o 127º) foi muito importante para o desenvolvimento da obra e até pode ser um sinal de que Zombie começa a entrar em reta final, dependendo de como Ryo Minenami irá desenvolver o mangá daqui pra frente. Tivemos ainda uma página colorida para Saike Mata Shite Mo, que retornou de um breve hiato, e Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que já tinha ganho página colorida na edição anterior.
E, claro, eu não poderia me esquecer das páginas coloridas para o último capítulo de Tenshi to Akuto!!, que chega ao fim nessa edição. Tenshi pode não ter sido uma obra das mais rentáveis, mas ganhou respeito e carinho do público e, mesmo nas fases menos otimistas, tinha apoio editorial. A obra chega ao fim naturalmente, por decisão da autora, que aliás não vai ficar parada imediatamente, pois lançará um one-shot na próxima edição. Enfim… Tenshi se despede e, de quebra, ganha duas páginas coloridas para seu final, regalia que Denpa Kyoushi, Keijo!!!!!!!! e nem mesmo Dagashi Kashi receberam. Vá com Kamisama, Tenshi to Akuto!!.
Tivemos ainda a publicação de um capítulo especial de um spin-off de Detective Conan (Hannin no Hanzawa-san), publicado fora da revista, enquanto outro spin-off, Zero no Tea Time, publicado na revista, está em seu quarto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do lançamento de seu oitavo capítulo. Curiosamente, Detective Conan,diferente de seus spin-offs, esteve ausente nessa edição e só retornará na próxima edição (após 3 edições seguidas ficando de fora). A justificativa é porque provavelmente o autor esteve supervisionando o desenvolvimento do spin-off Zero no Tea Time, que tem também a mão de Takahiro Arai (autor do mal-sucedido Tenshou no Quadrable, lançado no ano passado e finalizado há pouco tempo).
Página Colorida de Abertura: Hatsukoi Zombie
Os demais novatos – Gopun Go no Sekai, Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome e Switch – também estão em fase de pré-ranqueamento e cada um deles também passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo. Chrono Ma:gia e Switch devem passar a ser ranqueados já a partir da próxima edição. Birdmen, por sua vez, é publicado mensalmente, sendo que a periodicidade da revista é semanal. Por isso, nunca é ranqueado. Já Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen são lançados semanalmente, mas sempre pegam a penúltima e a última posições na ordem de leitura, respectivamente e, por isso, nunca são ranqueados.
Além da ausência de Conan, dois mangás estão em hiato atualmente: Arata Kangatari e RYOKO. Arata, depois de muito tempo, enfim tem chances de retornar, ainda que só mais pra frente, pois a autora, que está se recuperando gradativamente da depressão, já admitiu ter planos para voltar a lançar o mangá. Fiquemos na expectativa por esse, mas não criemos esperanças para RYOKO, pois esse era um novato mal-sucedido que praticamente foi encerrado de forma abrupta, mas isso não foi “admitido”.
O primeiro lugar entre os ranqueados foi para o “sumido” Gin no Saji, que retornou de seu hiato na edição anterior. Gin no Saji ainda estará presente na edição #28, mas não confirmo que o mangá não voltará ao seu hiato na edição #29, pois, ultimamente, a sina do mangá tem sido retornar eventualmente, ter três capítulos lançados e depois voltar ao hiato. O mangá ainda é um grande sucesso da revista. Apesar da publicação irregular, o público ainda se empolga quando ao obra volta do hiato.
Página Colorida: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
A segunda posição da vez foi para… Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (HEIN?). Sim, vocês não leram errado. Ele ficou na segunda posição, por incrível que pareça. Apesar da posição elevada, a posição elevada não disfarça que o mangá teve um nível pífio nas vendas do primeiro volume e até então vinha pegando posições medíocres-baixas na maior parte do tempo (ficando em posições altas só de vez em quando). Se pararmos pra pensar, a posição de Tantei Zeno na ordem de leitura é estratégica, pois acima dele estão Gin no Saji e dois capítulos spin-offs de Detective Conan e abaixo está Major 2nd, que ficou na terceira colocação. Provavelmente os editores tentaram atrair alguns leitores para Tantei Zeno, deixando ele embolado entre mangás (originais ou spin-offs) bem populares, exceto por Detective Conan: Zero no Tea Time, que ainda está no quinto capítulo. Mas acredito que isso não será suficiente para salvar o mangá.
Bem, já falei acima que Major 2nd ficou em terceiro, não é mesmo? Pois é, mais uma posição boa para o mangá na ordem de leitura… Nenhuma novidade quanto a isso, certo? Apesar do anime em exibição, também não temos ainda maiores notícias sobre a obra e sua adaptação. Fiquemos no aguardo. Enfim… em quarto lugar está o novato Memesis, que tinha ganho uma página colorida na edição anterior. Memesis começou pegando umas posições boas-medíocres na ordem de leitura mas nessa edição pegou uma posição elevada. Ainda é muito cedo para afirmar se Memesis vingará ou não, como já falei na edição anterior: é preciso esperar as vendas do primeiro volume. Mas enquanto elas não saem, esse novato ainda tentará manter seus leitores e garantir um espaço no plantel.
Tantei Zeno não foi o único mangá ameaçado que conseguiu pegar uma posição alta na ordem de leitura: Shinobi no e Marry Grave ficaram no quinto e sexto lugares, respectivamente. A diferença é que Shinobi no só subiu duas posições (foi ranqueado na oitava posição na edição anterior). Já Marry Grave saiu do bottom (décimo quinto lugar) e subiu 9 posições ranqueáveis. Apesar das boas posições na ordem de leitura, os dois mangás ainda estão em situação delicada devido ao baixo nível de vendas de volumes. E, diferente de Tantei Zeno, esses dois mangás não estão cercados de obras consolidadas e com muitos leitores garantidos, mas sim entre outros novatos, tais como Memesis e Kimi wa 008, que pegou a sétima posição. Kimi wa 008 apresentou um desempenho satisfatório nas vendas do primeiro volume, que, caso aumente com o tempo, se mostrará suficiente para manter o mangá por tempo indeterminado. A recepção inicial da obra foi positiva e os editores continuarão destacando a obra o máximo possível.
Página Colorida: Saike Mata Shite Mo
Subindo duas posições na ordem dos ranqueados (estava em décimo), Souboutei Kowasu Beshi continua no Top 10 (foi pra oitavo), ainda que numa posição não tão elevada. A obra, que vende pouco mais de 100 mil cópias em período superior a um mês, continua em situação confortável e assim deve permanecer até que o autor finalize o mangá. A nona posição foi para Tonikaku Kawaii, novato do mesmo autor de Hayate no Gotoku. Tonikaku conseguiu apresentar resultados positivos nas vendas do primeiro volume. Fica a expectativa para que esse desempenho não decaia com o lançamento do segundo volume, como aconteceu com Shinobi no e K・O・I – King of Idol. Quem fecha o Top 10 é o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que, assim como Souboutei, sobe duas posições na ordem dos ranqueados e também continua em boa fase. A diferença (além da temática de cada obra, obviamente) é que Be Blues! é publicado há muito mais tempo.
Depois de ter aparecido no bottom na edição retrasada e ter pego o segundo lugar da edição passada, Komi-san wa、Komyushou Desu。acabou pegando uma posição medíocre e ficando com o décimo primeiro lugar. Ao menos não foi uma posição tão baixa assim. E, apesar de não estar mais garantido no Top 10, a obra ainda segue em ótima fase e, na edição #29, vai ganhar uma capa em comemoração a 100º semana de seu lançamento (em algumas semanas dois ou mais capítulos foram lançados numa mesma edição). Só não está garantido (ao menos por ora) que ganhará páginas coloridas ou que receberá anúncios importantes. Voltando a falar sobre as posições na ordem de leitura… acredito que na próxima edição o mangá volta a ser ranqueado numa posição elevada.
Página Colorida: Saike Mata Shite Mo
Aparecendo com frequência no bottom, dessa vez Daiku no Hatou consegue dar uma respirada e fica com a medíocre décima segunda colocação. Daiku já tem mais de 50 capítulos lançados mas não diria que a perspectiva de sua permanência é das melhores. Os editores por um lado não estão animados com o rendimento, mas por outro lado vão mantendo o mangá até não poder mais. Existe uma possibilidade não muito elevada, mas real, do mangá passar do ano editorial de 2018. Mas mesmo que isso aconteçã, será muito difícil sobreviver a 2019.
Em décimo terceiro lugar, na porta do bottom, quem dá as caras é Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, que sofre uma pequena queda na ordem de leitura e sai do Top 10. Aozakura, que está perto de chegar ao centésimo capítulo, aos poucos vai perdendo um pouco de seu espaço, recebendo menos destaque por parte dos editores. Felizmente isso não significa que o mangá está em risco de cancelamento, pelo menos não a curto prazo. A médio prazo, ainda daria para Aozakura se manter, mas não creio que o mangá se manteria por um prazo muito longo. O mangá não é tão rentável comercialmente (apesar das vendas satisfatórias dos volumes).
Página Colorida: Tenshi to Akuto!!
Quem abre o bottom no décimo quarto lugar, Maiko-san Chi no Makanai-san, que pega uma posição baixa, marcando uma queda após ter ficado em quarto entre os ranqueados da edição anterior. Felizmente, essas aparições no bottom não representam ameaça ao mangá, que apresenta um bom nível de vendas de volumes (50-60 mil em aproximadamente 30 dias) e boa recepção interna. E, considerando que Maiko-san varia suas posições na ordem de leitura, acredito que, na pior das hipóteses, na próxima edição a posição de Maiko-san será medíocre mas fora do bottom.
Quem terá que rebolar pra sair do bottom é Soukyuu no Ariadne, que mais uma vez foi ranqueado entre os cinco últimos. O mangá não apresentou um desempenho comercial tão ruim, ao menos em comparação com Tantei Zeno e Marry Grave. Mesmo assim, isso não inspira os editores a colocarem o mangá em posições mais elevadas. O mangá tem chances de se manter ao menos a médio prazo, mas parece que está difícil ver o mangá de Norihiro Yagi (autor de Claymore) sair do bottom.
Página Colorida: Tenshi to Akuto!!
Os mangás que pegaram a décima sexta e décima sétima posição, respectivamente, foram… Maou-jou de Oyasumi e Amano Megumi wa Suki Darake!. Sem dúvidas fomos surpreendidos negativamente. São duas obras estáveis, com bons níveis de vendas, boa recepção interna… e estão no bottom. Isto é, Maou-jou até aparece no bottom de vez em quando, então isso não chega a surpreender tanto assim. Mas Amano Megumi é um mangá que raramente sai do Top 10 e dessa vez não apenas ficou no bottom: ficou no fundão, acima apenas de três obras na ordem de leitura (e duas delas nunca são ranqueadas). Mas não há motivos para preocupações: apesar dessas variações “estranhas” que vêm ocorrendo recentemente na ordem de leitura, Amano Megumi continua estável e provavelmente pegará uma posição elevada ou, na pior das hipóteses, dentro do Top 10 na próxima edição.
E, como não é de surpreender, K・O・I – King of Idol outra vez ficou no fundão, ficando com o décimo oitavo lugar, o último entre os ranqueados. King of Idol não consegue subir na ordem de leitura nem numa edição como essa… A coisa tá ficando feia e não descarto que o mangá não consiga se manter até o fim do ano editorial de 2018. O que talvez amenize sua permanência é que existem mangás em situação mais delicada ainda, tais como Tantei Zeno, Shinobi no e Marry Grave.
Página Colorida: Tenshi to Akuto!!
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Tonikaku Kawwaii, Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite Mo
– Em Busca de Estabilização: Kimi wa 008, Memesis, Switch, Chrono Ma:Gia, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Marry Grave, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #27 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera!