O novo estouro de Bakemonogatari
escrito por Diego Felipe
Alguém não esperava por isso, galera? Estamos falando de uma franquia já fez sucesso pela light novel e pelo anime… agora o mangá está estourando como mangá. Isso é que é sucesso. Falarei mais sobre isso no parágrafo do mangá, mas por enquanto fiquem com o índice da edição.
TOC Weekly Shonen Magazine #28 (2018):
Kishuku Gakkou no Juliet (Capa Digital, Página Colorida de Abertura, 24 p.) (capítulo 60)
Orient (Pré-Rank, 36 p.) (capítulo 03)
01. Senryuu Shoujo (capítulo 84)
02. Daiya no Ace – Act II (capítulo 128)
03. Kanojo、Okurishimasu (capítulo 46)
This Man (Pré-Rank) (capítulo 07)
04. Nanatsu no Taizai (capítulo 271)
05. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 102)
06. Hajime no Ippo (capítulo 1225)
07. Tsurezure Children (capítulo 189)
08. En En no Shouboutai (capítulo 131)
09. Runway de Waratte (capítulo 51)
10. Bakemonogatari (capítulo 12)
11. DAYS (capítulo 251)
12. Seitokai Yakuindomo (capítulo 474)
13. Domestic na Kanojo (capítulo 190)
14. Tokyo Revengers (capítulo 65)
15. Gotoubun no Hanayome (capítulo 41)
16. Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 18 e 19)
17. Sensei、Suki desu。 (Transferido para a Magazine Pocket) (capítulo 23)
18. Real Account (capítulo 165)
19. Kiss & Cry (capítulo 10)
20. Ahiru no Sora (capítulo 585)
Fumetsu no Anata e (Ausente) (pausado no capítulo 69)
Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (Ausente) (pausado no capítulo 41)
TOC Weekly Shonen Magazine #29 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Hitman (por Kouji Seo, autor de Fuuka, Suzuka e Kimi no Iru Machi)
– Páginas Coloridas: Senryuu Shoujo, Kanojo、Okurishimasu
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Eden’s Zero (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail e Rave Master)
TOC Weekly Shonen Magazine #31 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Yori ni Naru to Boku (por Yuu Masako e Kakeru Ninomae)
A capa digital e a página colorida de abertura foi para o 60º capítulo de Kishuku Gakkou no Juliet, que ainda contou com 24 páginas. A divulgação do anime de Juliet começa a ficar maior, com mais imagens de divulgação e pôsteres sendo lançados, além das já conhecidas informações sobre staff e dubladores. Fica a expectativa para que a adaptação fique em boa qualidade e não decepcione o público.
Tirando Kishuku, quase todos os mangás presentes na edição foram ranqueados. As exceções foram os novatos Orient (que teve o terceiro capítulo lançado) e This Man (sétimo capítulo). Cada um deles só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo, ou do nono caso o oitavo ganhe páginas coloridas. Orient, de quebra, teve mais uma quantidade grande de capítulos lançados. Não deve demorar muito para o primeiro volume ser lançado, já que o manga já teve páginas demais pra apenas três capítulos. This Man, por sua vez, passará a ser ranqueado a partir da próxima edição, uma vez que chegará ao oitavo capítulo e não ganhará páginas coloridas. E para que Kishuku Gakkou no Juliet e Orient tivessem páginas extras, dois mangás tiveram que se ausentar dessa edição. Os escolhidos da vez foram Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai e Fumetsu no Anata e. A previsão é que eles retornem na próxima edição.
Ausente na edição anterior, Senryuu Shoujo, que está cada vez mais perto da marca de cem capítulos lançados, voltou para a revista em grande estilo, pegando o primeiro lugar entre os ranqueados. O feito é ainda mais interessante por se tratar de um mangá que na maior parte do tempo pega posições medíocres-baixas, mesmo estando numa situação estável na line-up. E se Senryuu está numa fase estável, mais estável ainda está Daiya no Ace – Act II, que ficou na segunda colocação. Seu 12º volume foi lançado na semana retrasada e conseguiu vender 96.883 cópias em menos de 7 dias. Daiya continua sendo uma das obras mais fortes da revista, tanto nas vendas de volumes quanto na recepção. Só não dá pra deixar de notar que ultimamente o mangá de beisebol não tem ganho tantas páginas coloridas. Mas bem, o mangá já atrai muitos leitores mesmo sem receber páginas coloridas, não é mesmo?
Assim como na edição anterior, Kanojo、Okurishimasu, que está perto de completar um ano de publicação, foi ranqueado na terceira posição. O quinto volume do mangá foi lançado na semana retrasada e vendeu 24.159 cópias em menos de sete dias, ficando no 28º lugar do Ranking Oricon. Aos poucos a média de vendas vai tendo aumentos bem pequenos, saltando da média de 50 mil para 60-65 mil cópias vendidas por volume em 30 dias. A recepção da obra também continua muito boa. Em quarto, está Nanatsu no Taizai, atualmente o mangá mais rentável da revista (não necessariamente da editora Kodansha). O 32º volume de Nanatsu saiu na semana retrasada (como vários dos citados nessa análise) e vendeu 157.508, uma baita quantidade. Bem, nem é novidade dizer que a fase do mangá segue muito boa.
O quinto e o sexto lugares foram para Hoshino、Me wo Tsubutte。 e o veterano Hajime no Ippo, respectivamente. Hoshino está em reta final e tem pego posições medíocres na maior parte das vezes. Mas dessa vez apareceu em quinto. Hajime no Ippo, por sua vez, até pegou uma posição medíocre na edição anterior, mas ultimamente vem aparecendo com mais frequência no Top 10. Ippo continua bem confortável na revista, sem riscos de cancelamento.
Faltando pouquíssimas edições pra chegar ao fim, Tsurezure Children deu o pulo do bottom, saiu do bottom na edição anterior e ficou o sétimo lugar. Tsurezure pode até não chegar ao fim em sua melhor fase, mas ao menos o autor terá tempo de encerrar o mangá da forma que considerar melhor. Sendo ranqueado apenas duas posições abaixo em comparação à edição anterior, En En no Shouboutai, que segue em alta e se destacando, pegou a oitava colocação da vez, se mantendo no Top 10. E a pergunta que fica é: será que vai rolar um anúncio de adaptação em anime mais pra frente? Para os fãs, fica a torcida. Décimo lugar da edição anterior, Runway de Waratte foi ranqueado uma posição acima nessa edição, ficando em nono. Se pouca coisa mudou para o mangá da edição anterior pra cá, nenhuma mudança ocorreu com relação à situação do mangá: ele segue estável, de boas, sem riscos de cancelamento, mas sem ser um baita estouro também.
E quem fecha o Top 10 dos ranqueados com chave de ouro é Bakemonogatari, que teve seu primeiro volume lançado na semana retrasada… E teve um belíssimo desempenho. Em menos de sete dias, o primeiro volume vendeu 63.013 cópias. E a edição especial desse mesmo volume vendeu 22.863 cópias, pouco mais do que o sétimo volume de Fumetsu no Anata e na mesma quantidade de dias. E a tendência é que o mangá consiga vender pelo menos 120 mil cópias do primeiro volume em até 30 dias. A aposta na adaptação em mangá surtiu um efeito muito positivo. O nível de vendas será considerado “muito bom” mesmo se as vendas dos próximos volumes não sofrerem aumento.
Após quase ter aparecido no bottom na edição anterior, dessa vez DAYS subiu algumas posições e quase foi ranqueado no Top 10 (ficou no décimo primeiro lugar). O mangá de futebol segue em fase positiva, sem grandes novidades. O mesmo vale para Seitokai Yakuindomo, gag mangá que ficou na décima segunda posição. O veterano Seitokai ainda mantém um bom rendimento comercial, porém não recebe mais tanto destaque dos editores, embora não tenha perdido o apoio. E após ter pego a quinta colocação, Domestic na Kanojo sofre uma quedinha na ordem de leitura e fica com a décima terceira colocação dessa vez. DomeKano continua na mesma: estável, com vendas de volume em nível acima do satisfatório, com boa recepção… acho que a única coisa notória é que o mangá aos poucos foi pegando menos páginas coloridas. Mas fora isso a situação do mangá continua tranquila.
Depois de se manter no Top 10 por muitas edições, Tokyo Revengers acaba pegando uma posição mais baixa, ficando em décimo quarto (estava em oitavo na edição anterior). Mas o que importa é que Revengers continua em situação tranquila, livre de ameaças. E é possível que o mangá volte a pintar no Top 10 dos ranqueados já na próxima edição. Quem também não preocupa por pegar uma posição relativamente baixa é Gotoubun no Hanayome, décimo quinto colocado da vez (que também saiu do Top 10 – estava em nono na edição anterior). Gotoubun está numa fase comercial bem promissora, vendendo cada vez mais a cada novo volume lançado. A recepção interna e o destaque editorial também são muito bons. E olha que o mangá ainda não completou um ano de publicação… Pois é, galera, dizer que Gotoubun no Hanayome está em ótima fase é praticamente dizer que a água é molhada.
Quem abre o bottom na décima sexta colocação é o novato gag mangá Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi. Como é um mangá com poucas semanas de publicação e costuma variar um pouco suas posições na ordem de leitura, ainda é cedo para dizer se essa posição é um mal sinal. O melhor a fazer é esperar as próximas edições. Quem não vingou na Weekly Shonen Magazine foi Sensei、Suki desu。, novato que não deu certo na line-up e não permanecerá. Porém a sorte não abandonou por completo e o mangá será transferido para a Magazine Pocket, onde passará a ser publicado. Não se sabe ao certo se o mangá será encerrado em breve ou terá continuidade por lá. Mas com a transferência fica o desejo de boa sorte ao autor na continuidade do projeto.
A décima oitava posição foi para Real Account. E sabe aquela expressão “do pé viestes, ao pó voltarás”? Ou “o bom filho à casa torna”? Pois é… Real Account surgiu como um mangá promissor na mensal Bessatsu Shonen Magazine e foi transferido para a semanal Weekly Shonen Magazine, onde até começou bem mais aos poucos foi perdendo espaço. Com menos valorização, mas mantendo um bom desempenho comercial e com um filme live-action a caminho (e sem maiores informações por ora), a solução foi colocar Real Account de volta na Bessatsu. O retorno acontecerá nas próximas edições. E se na edição anterior Kiss & Cry tinha pego uma posição relativamente baixa mas ao menos estava fora do bottom, dessa vez o novato não escapou e ficou entre os cinco últimos da ordem de leitura, na décima nona colocação. Ainda é cedo para dizer se Kiss & Cry será cancelado ou não, pois será preciso esperar as próximas edições e conferir as posições que o mangá pegará. Mas pode não ser tão cedo para torcer que as posições e o destaque na ordem de leitura aumentem.
Ausente na edição anterior, Ahiru no Sora volta ao bottom e, após algumas edições em posições melhores, pega outra vez a última posição da ordem de leitura, ficando em vigésimo entre os ranqueados. A situação de Ahiru, felizmente, continua positiva. O mangá, apesar da redução nas vendas de volumes, ainda é um dos mais rentáveis da line-up. Curiosamente, sua adaptação em anime, anunciada em fevereiro, segue sem maiores novidades. Não descarto que estejam esperando o lançamento do 600º capítulo para divulgarem maiores informações.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Ótima Fase): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Boa-Razoável): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Bakemonogatari, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Kiss & Cry, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
–Risco Sério de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Sensei、Suki desu。
Bem, assim termina a análise da edição #28 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera.