O destaque a Orient e os pulos do puma
escrito por Diego Felipe
A Weekly Shonen Magazine inteligentemente está tentando atrair mais leitores com estreias de peso de autores famosos. Isso aí muitos leitores das análises já sabem. Porém, é interessante notar como ela não só conseguiu reunir uma quantidade muito grande de autores conhecidos para lançar mangás atrativos, como também está demonstrando toda a paciência para divulgar essas obras promissoras. É o que acontece com Orient, que teve um destaque muito elevado em seus dois primeiros capítulos. Bom, sem mais delongas, vamos ao índice da vez.
TOC Weekly Shonen Magazine #27 (2018):
Bakemonogatari (Capa Digital, Página Colorida de Abertura) (capítulo 11)
01. Daiya no Ace – Act II (capítulo 127)
02. Fumetsu no Anata e (capítulo 69)
Orient (Pré-Rank, Página Colorida, 50 p.) (capítulo 02)
03. Kanojo、Okurishimasu (capítulo 45)
04. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 41)
This Man (Pré-Rank) (capítulo 06)
05. Domestic na Kanojo (capítulo 189)
06. Enen no Shouboutai (capítulo 130)
07. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 59)
08. Tokyo Revengers (capítulo 64)
09. Gotoubun no Hanayome (capítulo 40)
10. Runway de Waratte (capítulo 50)
11. Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (capítulos 16 e 17)
12. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 101)
13. Hajime no Ippo (capítulo 1224)
14. Nanatsu no Taizai (capítulo 270)
15. DAYS (capítulo 250)
16. Tsurezure Children (capítulo 188)
17. Real Account (capítulo 164)
18. Sensei、Suki desu。 (capítulo 22)
19. Kiss & Cry (capítulo 09)
20. Seitokai Yakuindomo (capítulo 473)
Ahiru no Sora (Ausente) (pausado no capítulo 584)
Senryuu Shoujo (Ausente) (pausado no capítulo 83)
TOC Weekly Shonen Magazine #28 (2018):
– Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura: Kishuku Gakkou no Juliet
– Páginas Extras: Orient (36 p.)
– Ausentes: Fumetsu no Anata e, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
TOC Weekly Shonen Magazine #29 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Henshusha Ryuunousuke Kenzaki (por Kouji Seo, autor de Fuuka, Suzuka e Kimi no Iru Machi)
– Páginas Coloridas: Senryuu Shoujo, Kanojo、Okurishimasu
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Eden’s Zero (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail e Rave Master)
TOC Weekly Shonen Magazine #31 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Yori ni Naru to Boku (por Yuu Masako e Kakeru Ninomae)
Ausente na edição anterior, Bakemonogatari recebeu a capa digital e a página colorida de abertura da edição. A adaptação do mangá em light novel tem boas chances de apresentar um bom rendimento comercial no lançamento de seu primeiro volume. A outra página colorida foi para Orient, que está em seu segundo capítulo, capítulo esse que teve um número considerável de páginas (50 p.). A fé que os editores estão colocando em Orient é impressionante, a ponto de fazer um rodízio de tirar espaço de mangás estáveis para que Orient tenha mais páginas. Também é notória a expectativa para que Orient se torne uma obra com um desempenho comercial elevado ou pelo menos acima da média da maioria dos mangás da line-up. E o próximo capítulo (o terceiro) ainda terá 36 páginas. Essa elevada quantidade de páginas pra esses capítulos não é em vão, pois isso também acelera a publicação do primeiro volume do mangá, recheando-o com poucos capítulos cheios de páginas. Fica a torcida para que a aposta se mostre certeira (e o mesmo vale para outros mangás promissores que estrearam/vão estrear na revista).
O novato This Man ainda está em seu sexto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir de seu oitavo capítulo. E dois mangás ficaram ausentes nessa edição: o veterano Ahiru no Sora (cada vez mais perto da marca de 600 capítulos lançados) e o gag mangá Senryuu Shoujo (cada vez mais perto da marca de 100 capítulos lançados). A ausência desses mangás pode ter acontecido para que Orient tivesse mais páginas e espaço para seu capítulo de 50 páginas. Para todos os efeitos, Ahiru e Senryuu devem voltar na próxima edição, dando lugar a Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai e Fumetsu no Anata e, que estarão ausentes na próxima edição.
O primeiro lugar dos ranqueados da edição foi para Daiya no Ace – Act II, que outra vez se manteve numa posição bem alta na ordem de leitura (tinha pego o 3º lugar na edição anterior). Daiya segue em boa fase, sem surpresas por ora e sem nenhum risco batendo à porta. Último mangá da ordem de leitura da edição anterior, Fumetsu no Anata e deu o pulo do puma (que é mais alto que o pulo do gato) e ficou na segunda colocação da vez. A obra continua em situação bem confortável, mas devo lembrar que ela estará ausente na próxima edição (já falei acima, ela será “sacrificada” para Orient).
A terceira colocação foi para Kanojo、Okurishimasu, que está muito perto de completar um ano de publicação. Outro a dar o pulo do puma, saiu da décima quarta colocação da edição anterior. Okurishimasu geralmente acaba pegando posições medíocres com frequência, mas ainda é um mangá em situação estável e sem riscos de cancelamento. Em quarto está o novato Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que “plagiou” (força de expressão, OK?) os dois mangás acima e também deu um pulo do puma, pois saiu do antepenúltimo lugar do bottom pra pegar essa posição. Ainda desconfio que Mako-san não terá vida fácil na revista e pode ter problemas para buscar sua manutenção. Por outro lado, já fui surpreendido por Senryuu Shoujo antes. Se Mako-san conseguir se firmar comercialmente, não seria a primeira obra a ver seu rendimento comercial expandir aos poucos até se firmar na line-up.
O quinto lugar foi para Domestic na Kanojo, que também saiu do bottom na edição anterior (parece que um monte de mangá tirou mais uma edição pra dar seus “pulos do puma”). DomeKano inclusive está bem perto de chegar à marca de 200 capítulos lançados, feito impressionante para a autora Kei Sasuga. Após a décima posição alcançada na edição anterior, En En no Shouboutai sobe algumas posições e fica em sexto. En En, sem nenhuma surpresa, continua numa boa fase e sob a expectativa de seus fãs para que ganhe uma adaptação em breve mais pra frente. Acredito que En En até tenha desempenho digno de uma adaptação em anime, mas a questão é: quanto tempo levará para que ela venha a ser anunciada? Certos mangás da Weekly Shonen Magazine demoram pra ser adaptados em anime.
Depois do quinto lugar na edição anterior, Kishuku Gakkou no Juliet, que costuma variar bastante suas posições, decide não largar o Top 10 e cai apenas duas posições, ficando no sétimo lugar. O anime estreia em outubro e fica a expectativa para que ele ajude o mangá a expandir seu rendimento (enfim, aquele papo de praxe que sempre falo sobre uma adaptação em anime…). E após a primeira colocação entre os ranqueados da edição anterior, Tokyo Revengers acaba caindo para a oitava colocação, se mantendo no Top 10. Revengers pode não ser um sucesso estrondoso, mas tem permanência garantida a longo prazo no plantel da Weekly Shonen Magazine.
O promissor Gotoubun no Hanayome praticamente não se mexeu em comparação com a sua posição na edição anterior: estava ranqueado na oitava posição e agora está na nona posição. Quanto à rentabilidade do mangá… ela está muito boa para uma obra que ainda está pra completar um ano de publicação. E ainda existe a probabilidade desse rendimento comercial continuar se expandindo. Tem fã que até está sonhando com adaptação em anime, se bobear. Mas já aviso que ainda é bem cedo pra sonhar com isso. Após o sexto lugar na edição anterior, Runway de Waratte, que completou um ano de publicação recentemente e chegou à marca de 50 capítulos lançados nessa edição, tem uma pequena quedinha e fica em décimo lugar, ainda se mantendo no Top 10. Runway continua em situação confortável, sem riscos de cancelamento.
E enfim Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, que costuma ter pelo menos dois capítulos publicados por semana, chega à sua oitava semana de publicação e passa a ser ranqueado. Danshi Koukousai pegou a décima primeira posição, batendo na trave pra entrar no Top 10 mas ao menos conseguindo se manter distante do bottom. Ainda será preciso esperar que o primeiro volume desse mangá seja lançado para sabermos como será a situação, embora, por se tratar de uma adaptação de um web mangá, acredito que, caso as vendas dos primeiros volumes não agradem, é possível que a obra seja transferida para a Magazine Pocket, aquela revista-aplicativo para onde foram parar alguns novatos pouco rentáveis que agradaram o público, além de Infection, que acabou ganhando pernas por lá e ainda é publicado.
Após surpreender na edição anterior pegando o segundo lugar, nessa edição Hoshino、Me wo Tsubutte。 tem que se contentar com o décimo segundo lugar mesmo. O mangá já voltou a pegar uma posição medíocre. Desde que sua reta final foi anunciada, o mangá tem pego posições medíocres-baixas com grande frequência (o segundo lugar na edição anterior, pelo visto, foi exceção). Mas pelo menos há um ponto positivo: Hoshino ao menos poderá se despedir com um fim natural, decidido pelo autor e pelo desenhista. Pior seria terminar em desgaste e com um fim abrupto, não é mesmo?
E quem fica na décima terceira posição é o veterano Hajime no Ippo, que voltou a pegar uma posição medíocre na revista (já tinha pego a 11ª posição entre os ranqueados da edição anterior). Ippo continua em situação confortável e isso deve perdurar por um bom tempo. Enfim, não há nada de novo a ser dito sobre ele, não é mesmo? E o décimo quarto lugar foi pra ninguém mais ninguém menos que Nanatsu no Taizai, mangá mais rentável da revista atualmente. Se nas primeiras edições do ano dificilmente Nanatsu saia do Top 10 dos ranqueados, aos poucos ver o mangá pegar posições medíocres ou baixas volta a ser algo comum. Mas Nanatsu continua tendo um rendimento muito bom, então não importa que posição pegue, ele ainda vai se manter na revista pelo tempo que o autor quiser.
Na porta do bottom, quem dá as caras é DAYS, que pegou a décima quinta colocação, tendo uma queda considerável na ordem de leitura após ter sido ranqueado em sétimo na edição anterior. Esse mangá de futebol chegou à marca de duzentos e cinquenta capítulos publicados. Esse mangá continua sendo um sucesso comercial, com um nível de vendas de volumes de 150 mil cópias por volume. DAYS continua em boa fase, sem correr riscos relacionados à sua permanência. E quem abre o bottom no décimo sexto lugar é o gag mangá Tsurezure Children, que, acredita-se, chegará ao fim em breve. Com o fracasso do anime no ano passado e a perda de espaço na line-up, o possível encerramento da obra pode se mostrar uma opção melhor do que sua manutenção até o desgaste ficar maior. Em comparação com a sua posição na edição anterior (12º entre os ranqueados) podemos dizer que o mangá saiu de uma posição medíocre para uma posição baixa. Mas acredito que na próxima edição ele até consegue beliscar uma posição mais alta.
A décima sétima posição foi para Real Account, que já tem um tempinho considerável de publicação, mas está praticamente “jogado pra escanteio”. Por um lado tem um rendimento comercial suficiente pra não ser cancelado (ao menos, está longe de ser um alvo prioritário de cancelamento). Por outro lado, o mangá vive aparecendo no bottom, nem sempre ganha destaque dos editores, teve live-action anunciada em janeiro mas nunca mais saíram notícias… É, a fase de Real Account não está perigosa, mas também não é das melhores. Outro mangá que também não surpreende por aparecer no bottom, Sensei、Suki desu。 fica na décima nona colocação e que terá seu último capítulo lançado na próxima edição. Mas Sensei não será cancelado, ao menos não agora, e sim transferido para a Magazine Pocket (sim, a mesma que citei acima).
A décima nona colocação foi para o novato Kiss & Cry, que, se já tinha pego uma posição relativamente baixa na TOC passada (15º lugar, pouco acima do bottom), aqui ele afunda mais. Ainda é cedo para dizer se Kiss & Cry está em risco, mas essas posições para um novato com enredo inédito não parecem um bom sinal. Muitos novatos cancelados começaram a pegar posições baixas pouco depois do lançamento do oitavo capítulo. Mas vamos ver se isso vai durar por muito tempo ou se a obra começará a variar mais suas posições.
Ausente na edição anterior, o veterano gag mangá Seitokai Yakuindomo foi parar diretamente no último lugar da edição inteira, sendo ranqueado em vigésimo. Mas os fãs do mangá não precisam se preocupar, pois essa posição baixa não pesa na manutenção ou não do mangá. É bem verdade que a obra está sofrendo com o desgaste, mas acredito que Seitokai não chegará ao fim tão cedo (o que não me impede de ser surpreendido eventualmente). Se a publicação seguir como o esperado, Seitokai pode até chegar à impressionante marca de 500 capítulos publicados.
PÁGINAS COLORIDAS
Página Colorida de Abertura: Bakemonogatari
Página Colorida: Orient
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Ótima Fase): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Boa-Razoável): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Bakemonogatari, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Kiss & Cry, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
–Risco Sério de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Sensei、Suki desu。
Bem, pessoal, assim termino a análise da edição #27 da Weekly Shonen Magazine de 2018.
Até a próxima!