Estreando as grandes apostas
escrito por Diego Felipe
É, galera, demorei tanto pra fazer a análise que estou analisando a estreia de Orient, sendo que já tem dois capítulos desse novato lançados em português. Peço desculpas por isso, mas creio que poderei “acelerar” as análises nas próximas edições. Mas enfim… Essa foi a edição em que a Shonen Magazine enfim começou a por algumas de suas principais cartas na mesa, uma vez que não pretende guardá-las na manga por mais tempo. Bem, sem mais delongas, eis o índice da edição logo abaixo.
TOC Weekly Shonen Magazine #26 (2018):
Orient (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá por Shinobu Ohtaka, 70 p.) (capítulo 01)
Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (Pré-Rank) (capítulos 14 e 15)
01. Tokyo Revengers (capítulo 63)
02. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 100)
03. Daiya no Ace – Act II (capítulo 126)
04. Nanatsu no Taizai (capítulo 269)
05. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 58)
This Man (Pré-Rank) (capítulo 05)
06. Runway de Waratte (capítulo 49)
07. DAYS (capítulo 249)
08. Gotoubun no Hanayome (capítulo 39)
09. Senryuu Shoujo (capítulo 83)
10. En En no Shouboutai (capítulo 129)
11. Hajime no Ippo (capítulo 1223)
12. Tsurezure Children (capítulo 187)
13. Ahiru no Sora (capítulo 584)
14. Kanojo、Okurishimasu (capítulo 44)
15. Kiss & Cry (capítulo 08)
16. Real Account (capítulo 163)
17. Domestic na Kanojo (capítulo 188)
18. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 40)
19. Sensei、Suki desu。 (capítulo 21)
20. Fumetsu no Anata e (capítulo 68)
Bakemonogatari (Ausente) (pausado no capítulo 10)
Seitokai Yakuindomo (Ausente) (pausado no capítulo 472)
TOC Weekly Shonen Magazine #27 (2018):
– Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura: Bakemonogatari
– Página Colorida: Orient (50 p.)
– Ausentes: Ahiru no Sora, Senryuu Shoujo
TOC Weekly Shonen Magazine #29 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Ryuunousuke Kenzaki the Editor (por Kouji Seo, autor de Fuuka, Suzuka e Kimi no Iru Machi)
– Páginas Coloridas: Senryuu Shoujo, Kanojo、Okurishimasu
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Eden’s Zero (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail e Rave Master)
TOC Weekly Shonen Magazine #31 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Yori ni Naru to Boku (por Yuu Masako e Kakeru Ninomae)
O estreante da vez, Orient, é uma bela tentativa dos editores de tentar emplacar um mangá com alto rendimento comercial, aproveitando-se da fama da autora Shinobu Ohtaka, autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic. Não será o único novato baladado pela fama do autor, ainda mais considerando os retornos de Kouji Seo e Hiro Mashima, além de Oh! Great e Nisio Isin (Bakemonogatari) já terem retornado, mais Atsushi Ohkubo (En En no Shouboutai), que veio em 2015. A questão é: a estratégia funcionará? Só o tempo dirá. O destaque para Orient se mostrou bem pomposo, tanto que, assim como Bakemonogatari, o mangá teve 70 páginas em seu primeiro capítulo. E na próxima edição o segundo capítulo terá 50 páginas e pelo menos uma página colorida. Nada mal esse destaque editorial, não é mesmo? Curiosamente, Bakemonogatari foi justamente um dos dois escolhidos para ficar ausente nessa edição, provavelmente para que Orient pudesse ter mais páginas sem aumentar a quantidade de páginas da edição em si.
O novato This Man ainda está em seu quinto capítulo e só passará a ser ranqueado a partir do lançamento oitavo capítulo, considerando que só se é lançado um capítulo dele por semana. Já Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi costuma ter pelo menos dois capítulos lançados a cada semana e, por isso, ele só será ranqueado a partir da próxima edição, quando ele entra em sua 8ª semana de publicação. Kiss & Cry, por sua vez, chegou ao seu oitavo capítulo nessa edição e passou a ser ranqueado.
Além do citado Bakemonogatari, outro mangá ficou ausente: o veterano Seitokai Yakuindomo. Seitokai também ficou de fora para dar mais páginas e espaço ao estreante Orient. Tanto Seitokai quanto Bakemonogatari devem retornar na próxima edição, dando lugar a outros dois mangás que ficarão ausentes. Bakemonogatari, inclusive, ganhará as páginas coloridas de abertura da próxima edição.
O primeiro lugar da edição ficou para Tokyo Revengers, que praticamente não tem saído do Top 10. Desde a edição #20, em que ganhou a capa digital e as páginas coloridas de abertura, o mangá ficou entre o quarto e oitavo lugar. Agora abocanhou de vez o topo dos ranqueados. Provavelmente não se manterá numa posição tão alta assim na próxima edição, mas quem sabe ele consegue se manter no Top 10, não é mesmo? A recepção do mangá segue positiva e até mesmo comercialmente falando a situação do mangá melhorou (sim, vocês já leram isso em alguma edição anterior, mas não custava falar, não é mesmo?).
Mas se por um lado Tokyo Revengers foi uma grata surpresa no primeiro lugar, mais surpreendente ainda foi a subida do mangá que ficou na segunda colocação: Hoshino、Me wo Tsubutte。, que chegou ao seu centésimo capítulo. O mangá, que está em reta final, não ganhou página colorida, como eu já desconfiava. Mas, por outro lado, ao menos ele teve um belo alento: saiu da décima quarta colocação, ou seja, subiu 12 posições entre os ranqueados. Hoshino pode até não terminar com muito destaque mas também deve se despedir sem sofrer uma queda de rendimento.
Página Colorida de Abertura: Orient
A terceira colocação foi para Daiya no Ace – Act II, que continua de boas na lagoa. O mangá de beisebol ainda subiu seis posições entre os mangás ranqueados, comparando com a edição anterior. Outro que está bem sossegado é Nanatsu no Taizai, que continua em alta e com bastante destaque e pegando o quarto lugar após ter ganho a capa digital e a página colorida de abertura da edição anterior. Em quinto está Kishuku Gakkou no Juliet, que sai do décimo oitavo lugar e dá o pulo do gato sendo ranqueado em 13 posições acima em comparação à edição anterior. O mangá continua em boa fase crítica e comercial. Fica a torcida para que o anime que estreia em outubro consiga render bons resultados para a obra, embora seja natural desconfiar dos riscos disso não acontecer, vide algumas adaptações recentes e mal-sucedidas.
Descendo só uma posição, Runway de Waratte ficou em sexto lugar, continuando com a sua fase satisfatória e livre de grandes riscos a médio prazo. As vendas não são fenomenais, mas são boas para os padrões da line-up. A recepção segue positiva também. Já as posições na ordem de leitura… Bom, essas costumam variar, mas isso não afeta nem reflete a estabilidade do mangá, por enquanto. Sem subir e nem descer, DAYS continuou na sétima posição entre os ranqueados. A fase desse mangá de futebol continua na mesma: muito boa, se mantendo tranquilamente na line-up. Detalhe: em 17 dias, o 27º volume do mangá vendeu 117.877 cópias, quantidade boa para os padrões da revista.
Após o terceiro lugar entre os ranqueados da edição anterior, Gotoubun no Hanayome caiu um pouco, ficando em oitavo, mas ainda assim se manteve no Top 10. Inclusive, o quarto volume vendeu 78.251 cópias em 17 dias, um nível muito bom para os padrões da revista. Se o quinto volume também apresentar um aumento no nível de vendas, não vai demorar muito para que a média de vendas de volumes de Gotoubun seja de 100 mil cópias. E o mangá nem completou um ano de publicação… que maravilha pra revista, não? Com todo esse sucesso, acredito que uma adaptação em anime já deveria ser considerada, ainda que pra longo prazo.
A nona colocação foi para o gag mangá Senryuu Shoujo, que estará ausente na próxima edição. Senryuu até apareceu no Top 10 (esteve em oitavo na edição anterior) mas continua não pegando posições elevadas. Ao menos o mangá está em situação estável por enquanto. Quem também não está preocupado com riscos de cancelamento é En En no Shouboutai, que pegou uma posição mediana, mas voltou ao Top 10. Na edição anterior, En En tinha aparecido no bottom, então não deixa de ser uma bela subida. En En continua em boa fase, sem grandes novidades. Não será surpresa se futuramente ele ter uma adaptação em anime anunciada, mas isso talvez ainda leve um bocado pra acontecer.
Depois de algumas posições elevadas e dentro do Top 10, dessa vez o veterano Hajime no Ippo bate na trave e fica com a décima primeira colocação. Por um lado, não deixa de ser uma posição confortável, considerando que há tempos começou a ficar cada vez mais raro ver Ippo fora do bottom e em posições altas-medíocres. Por outro lado, a verdade é que mesmo que Ippo ficasse sempre em último na ordem de leitura, isso não necessariamente afetaria sua estabilidade. Por exemplo, comercialmente falando Ippo viu seu 121º volume vender 102.112 cópias em 17 dias, nível de vendas melhor que o de muitos mangás mais recentes. E, receptivamente falando, Ippo e seu autor – George Morikawa – tem muito respeito e carinho do grupo editorial e do público leitor.
Página Colorida de Abertura: Orient
Com reta final anunciada, Tsurezure Children, décimo segundo colocado da vez, não passará do ano editorial de 2018, obviamente. Mas não duvido que o autor já estará trabalhando em uma nova obra em 2019, isso se ele não lançar algo novo ainda em 2018, já que alguns autores voltam mais rápido do que o esperado. Ahiru no Sora não escapou de ficar numa posição medíocre-baixa, mas pelo menos o veterano mangá de basquete não apareceu no bottom. Foi o décimo terceiro da vez. Ahiru teve um anime anunciado no fim de fevereiro desse mês, porém desde então não surgiram mais notícias sobre essa adaptação, embora o estúdio já tenha sido revelado (Diomedéa).
Tanto na edição anterior quanto nessa edição Kanojo、Okurishimasu ficou numa posição medíocre-baixa: foi o décimo quarto, subindo uma posição em comparação aos ranqueados da TOC #25. Okurishimasu geralmente costuma não ficar em posições altas na ordem de leitura, mas também não chega a estar ameaçado na revista. É o típico mangá que vende dentro da média, tem boa recepção… enfim, ele rende pro gasto, ao menos por ora.
O novato Kiss & Cry foi ranqueado pela primeira vez nessa edição e pegou a décima quinta posição, ficando na porta do bottom. Isso não é nada promissor, não é mesmo? Por um lado, o mangá ainda está em seu oitavo capítulo e ainda tem um pouco de tempo para se estabilizar. Por outro lado, nada garante que isso não é sinal de que o mangá, apesar da boa recepção inicial, não vai emplacar. É aguardar pelas próximas edições. Mas não boto minha mão no fogo pela estabilidade desse mangá, afinal, recepção inicial positiva não é garantia de estabilidade. Vários mangás de várias revistas tinham boa recepção inicial e acabaram cancelados precocemente.
E é praticamente apertando o Ctrl + C, Ctrl + V de algum texto anterior que digo pela enésima vez: Real Account abriu o bottom da vez, ficando na décima sexta posição. Eita mangá que não sai do bottom, sô. E sabe a live-action de Real Account anunciada em janeiro? Pois é. Continua sem grandes novidades. Nem procurando notícias em japonês encontrei alguma coisa (não que eu entenda muito de japonês, mas acho que vocês pegaram o espírito). Enquanto isso, Domestic na Kanojo cai da quarta para a décima sétima colocação. DomeKano, felizmente, segue numa situação bem tranquila e sem riscos de cancelamento. Pelo menos por ora, acredito que DomeKano só será finalizado se essa for a vontade da autora Kei Sasuga.
A décima oitava e a décima nona posição foram para Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai e Sensei、Suki desu。, respectivamente. Mako-san até chegou a ter as cópias de seus primeiros volumes reimpressas mas ainda não creio que isso não é suficiente para que o mangá se mantenha na revista por muito tempo. Já Sensei、Suki desu。já está com a corda no pescoço e dificilmente conseguirá se safar dessa situação. E se na edição anterior Fumetsu no Anata e pegou uma posição mediana (décimo lugar) mas dentro do Top 10, dessa vez Fumetsu pegou mesmo foi o fundo do bottom, ou seja, o vigésimo e último lugar da ordem de leitura inteira. Isso não é mal sinal, porém. Não é a primeira vez que o mangá fecha a revista. E também não será a última vez que ele fica em último. O importante é que o mangá segue numa fase tranquila e livre de riscos.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Ótima Fase): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Boa-Razoável): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Bakemonogatari, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Kiss & Cry, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
–Risco Sério de Cancelamento: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, Sensei、Suki desu。
Bem, galera, assim termina a análise da edição #26 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima.