Se preparando pra chapa quente?
escrito por Diego Felipe
Essa edição até que foi relativamente normal, sendo franco. Porém, nas próximas edições teremos as estreias de novatos de autores bem conhecidos, tais como Hiro Mashima, Shinobu Ohtaka e Kouji Seo. São estreias que prometem, na hipótese menos otimista possível, chamar bastante a atenção do público leitor. Essa é a Weekly Shonen Magazine, brigando pra aumentar seu poder no mercado de mangás, caros leitores… Bem, sem mais delongas, eis o índice.
TOC Weekly Shonen Magazine #25 (2018):
Nanatsu no Taizai (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulos 267 e 268)
01. Hajime no Ippo (capítulo 1222)
02. Seitokai Yakuindomo (capítulo 472)
This Man (Pré-Rank) (capítulo 04)
03. Gotoubun no Hanayome (capítulo 38)
04. Domestic na Kanojo (capítulo 187)
05. Runway de Waratte (capítulo 48)
06. Tokyo Revengers (capítulo 62)
Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (Pré-Rank) (capítulos 11, 12 e 13)
07. DAYS (capítulo 248)
Kiss & Cry (Pré-Rank) (capítulo 07)
08. Senryuu Shoujo (capítulo 82)
09. Daiya no Ace – Act II (capítulo 125)
10. Fumetsu no Anata e (capítulo 67)
11. Ahiru no Sora (capítulo 583)
12. Bakemonogatari (capítulo 10)
13. Tsurezure Children (capítulo 186)
14. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 99)
15. Kanojo、Okurishimasu (capítulo 43)
16. Real Account (capítulo 162)
17. En En no Shouboutai (capítulo 128)
18. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 57)
19. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 40)
20. Sensei、Suki desu。 (capítulo 20)
TOC Weekly Shonen Magazine #26 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Orient (por Shinobu Ohtaka, autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic) (70 p.)
TOC Weekly Shonen Magazine #29 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Ryuunousuke Kenzaki the Editor (por Kouji Seo, autor de Fuuka, Suzuka e Kimi no Iru Machi)
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Eden’s Zero (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail e Rave Master)
TOC Weekly Shonen Magazine #31 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Yori ni Naru to Boku (por Yuu Masako e Kakeru Ninomae)
A capa digital e a página colorida de abertura da vez foram para o grande pilar da revista atualmente – Nanatsu no Taizai, que ainda teve dois capítulos publicados nessa edição. A fase de Nanatsu continua muito boa, não é mesmo, senhoras e senhores? Bom, é a única obra a ganhar páginas coloridas nessa edição. Agora vamos para os não-ranqueados: os novatos This Man e Kiss & Cry ainda estão em seus quarto e sétimo capítulos respectivamente e cada um só passará a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo. O novato Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi já teve seu oitavo capítulo lançado, mas, por ter mais de um capítulo lançado toda semana (nas semanas anteriores, foram 2 por edição e nessa edição foram 3) o mangá será ranqueado a partir da oitava semana. Detalhe: outra vez nenhum mangá esteve ausente nessa edição.
No primeiro lugar entre os ranqueados, uma grata surpresa: o veterano Hajime no Ippo. O 121º volume de Ippo vendeu 87.836 cópias em 10 dias. Ippo já teve um nível melhor de vendas, é verdade, mas considerando que a obra passou pelo desgaste comercial de quase três décadas de lançamento e também de que muitos mangás bem mais recentes não conseguem vender mais nesse mesmo período, dá pra dizer que Ippo continua firme e forte com sua fase “vovô garoto”. A segunda posição foi para outro veterano, embora com décadas a menos de publicação do que Hajime no Ippo: Seitokai Yakuindomo, que está na revista desde 2007 e está se aproximando aos poucos da marca de 500 capítulos lançados. O mangá ainda é rentável comercialmente, embora os editores já não deem ao mangá páginas coloridas ou capas. Mas, apesar de não ter essas regalias, o que não falta a Seitokai é apoio editorial, já que o mangá ainda será lançado pelo tempo que o autor pretender.
Depois de algumas posições “medíocres” mas dentro do Top 10, Gotoubun no Hanayome dá o pulo do gato e é ranqueado na terceira colocação. E a fase de Gotoubun continua maravilhosa: o mangá vendeu 67.070 cópias em 10 dias. Em até 30 dias a obra provavelmente venderá, no mínimo, entre 80-85 mil cópias. E, se as vendas continuarem aumentando, não demorará muito para que a média de vendas chegue à casa das 100 mil cópias vendidas por volume, uma quantia muito boa para um novato que não tem anime anunciado ou não recebeu ainda uma adaptação animada… Melhor ainda para uma obra que ainda está pra completar um ano de publicação na revista.
Se na edição anterior Domestic na Kanojo ficou na segunda posição, nessa edição o mangá não caiu muito e continuou bem alto no Top 10, sendo o quarto colocado. DomeKano está cada vez mais perto da marca de 200 capítulos lançados, feito impressionante para um mangá com nível de vendas positivo, porém longe do extraordinário. DomeKano segue em situação confortável. O quinto lugar é de Runway de Waratte, que sai de uma posição medíocre e salta pra ficar no grupo dos cinco primeiros ranqueados da vez. Waratte costuma variar suas posições, sem necessariamente ter uma “preferência” entre ficar no Top 10, no meio de tabela ou no bottom. Comercialmente falando, o desempenho é satisfatório. Criticamente falando, o mangá continua em boa fase.
Em sexto, quem dá as caras é Tokyo Revengers, mangá que subiu duas posições (era o oitavo da edição anterior) com mais de um ano de publicação que foi aos poucos de firmando nas vendas de volumes até conseguir um nível considerado satisfatório-bom. Ou seja, o mangá está seguro, sem riscos de cancelamento por enquanto. Após ter pego a medíocre décima segunda posição na edição anterior, DAYS deu uma subidinha e pegou a sétima posição. A obra continua em boa fase comercial, vendendo 104.469 cópias de seu 27º volume em apenas 10 dias. A recepção interna também continua positiva e os editores continuam apoiando DAYS.
Apesar de ainda sofrer com a falta de um marketing mais claro e também de pegar muitas posições medíocres-baixas, ao menos nessa edição Senryuu Shoujo conseguiu dar as caras no Top 10, ficando em oitavo. Senryuu, de quebra, ainda mantém um nível satisfatório de vendas de volumes pros padrões de um gag mangá. Isso não garante que a obra está garantida na line-up a longo prazo, mas a médio prazo o mangá pode permanecer sem muito drama. Daiya no Ace – Act II ficou na nona posição, caindo um pouco na ordem de leitura (estava em quinto na edição passada) mas se mantendo no Top 10. Esse mangá de beisebol – que raramente é ranqueado fora do Top 10 (apesar de já ter pego o último lugar nesse ano editorial de 2018) – segue como um dos mais rentáveis da revista, tendo um nível de vendas de volumes superado apenas por Nanatsu no Taizai.
Após ter ficado em último lugar na edição anterior, Fumetsu no Anata e dá uma subida e pega uma posição medíocre mas dentro do Top 10 (o décimo lugar). Fumetsu, vale lembrar, está cada vez mais perto da marca de 100 capítulos lançados. O mangá costuma variar suas posições e aparecer mais vezes em posições medíocres-baixas, porém, comercial e criticamente falando, Fumetsu ainda está em boa fase, sem riscos de cancelamento. Décimo primeiro colocado da vez, Ahiru no Sora ultimamente deu uma relativa distanciada do bottom. Nas edições mais recentes, a obra passou a ficar menos vezes entre os cinco últimos (quando ficava, era comum vermos esse mangá de basquete ficar em último). Ahiru, apesar de ter quase uma década e meia de publicação, .
O décimo segundo lugar ficou para Bakemonogatari. Parece que o mangá baseado na light novel vai variar suas posições na ordem de leitura, já tendo pego o último lugar, o sexto lugar entre os ranqueados na edição anterior e a posição medíocre dessa edição. Enfim, Bakemonogatari segue tranquilamente a espera das vendas do primeiro volume. Já Tsurezure Children, décimo terceiro colocado, está ficando cada vez mais próximo de sua despedida da revista. O mangá, que nas últimas edições tem ficado mais no meio de tabela do que mais pra cima ou mais pra baixo, continua no limbo do esquecimento, onde ficam mangás que não correm grandes riscos de cancelamento ou correm pouco risco de cancelamento mas não ganham destaque nem muitas páginas coloridas na revista em que são lançados. Tsurezure provavelmente só voltará a ganhar um destaque expressivo no lançamento de seu último capítulo.
Para a surpresa de ninguém, mais uma vez Hoshino、Me wo Tsubutte。 pegou uma posição medíocre, no caso a décima quarta posição. Como já expliquei, depois que o arco final foi anunciado, Hoshino tem pego posições medíocres-baixas na maioria das vezes. A exceção foi na edição #23, em que ficou ranqueado na terceira posição. Mas foi apenas uma situação atípica entre os ranqueamentos do mangá recentemente. Hoshino terá a oportunidade de ser finalizado com um final ao gosto do autor e do desenhista, mas até a obra acabar de vez, dá pra notar que ela não receberá tanto destaque assim. Por exemplo, na próxima edição, o 100º capítulo será lançado, mas Hoshino pode não ganhar páginas coloridas. Após ter ficado ranqueado no primeiro lugar na edição anterior, Kanojo、Okurishimasu sofre uma queda monstra e fica na porta do bottom, na décima quinta posição. Ficar em posições elevadas não é raro, mas também não é tão comum para Okurishimasu, que, dentre os mangás lançados em 2017, é provavelmente o que menos recebe destaque. Vale lembrar que seu nível de vendas de volumes seja pouco mais que satisfatório, suficiente para que o mangá se mantenha na revista por um bom tempo.
Assim como na edição anterior, Real Account abriu o bottom da vez, dessa vez ficando no décimo sexto lugar. É, Real Account parece estar mais acostumado ao bottom nos últimos tempos. E também parece estar bem acostumado com a falta de destaque dos editores, já que a obra está praticamente no limbo do esquecimento. E se na edição anterior En En no Shouboutai ganhou a capa digital e a página colorida de abertura (a única daquela edição), nessa edição En En foi parar no bottom, na décima sétima posição. Não é raro ver o mangá variar de posições, mas felizmente o público continua dando apoio à obra, que não corre risco algum de cancelamento.
Quem ficou na décima oitava colocação foi Kishuku Gakkou no Juliet, caindo bastante na ordem de leitura após ter pego a sétima colocação na edição anterior. Mas relaxem, fãs do mangá: essas variações intensas na ordem de leitura são comuns e não são reflexo de instabilidade, até porque as vendas seguem estáveis (100 mil cópias por volume) e tem um anime chegando. Nos últimos tempos, mais novidades divulgadas sobre a adaptação, que será televisionada a partir de outubro. A expectativa é de que o anime seja, pelo menos, uma adaptação decente e interessante do mangá.
A décima nona posição foi para o novato Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que despencou da terceira posição que pegou na edição anterior. As vendas do primeiro volume não foram muito elevadas mas foram suficientes para que as cópias precisassem de reimpressão. Mako-san ainda vai buscando seu espaço na line-up. O vigésimo lugar foi para outro novato: Sensei、Suki desu。, que parece estar cada vez mais ameaçado e com riscos de cancelamento. Já não bastasse as vendas pouco expressivas do primeiro volume, aos poucos vemos os editores deixarem o mangá de lado, o que é péssimo para um mangá lançado recentemente. O mangá está na corda bamba e o risco de cair é enorme…
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (Em Ótima Fase): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (Em Fase Boa-Razoável): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Bakemonogatari, Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Kiss & Cry, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi
– Risco Sério de Cancelamento: Sensei、Suki desu。
Bem, caros leitores, assim termina a análise da edição #25 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, pessoal!