OQ Está Acontecendo???
Os editores surpreenderam muitas pessoas com essa TOC, principalmente pelo cancelamento de Robot x Laserbeam, por isso, sem mais delongas, vamos ver o que está acontecendo!
Weekly Shonen Jump #30 (25/06/2018)
Sougou Jikan Jigyou Gaisha Daihyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji (Capa, Página Colorida de Abertura, Nova Série de de Keiji Amatsuka )
01 – Kimetsu no Yaiba c115
02 – Dr. Stone c63
Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c68 (Página Colorida)
03 – Yakusoku no Neverland c92
04 – Shokugeki no Soma c268
Jujutsu Kaisen c16 (Página Colorida)
05 – Haikyuu!!
06 – Black Clover c162
07 – Boku no Hero Academia c188
Boku no Hero Academia x Saguri-chan Tankentai (One-Shot, Capítulo Especial)
Momiji no Kisetsu c07 (Pré-Rank)
Act-Age c22 (Página Colorida)
Kimi wo Shinryaku Seyo! c06
08 – Hinomaru Zumou c198
09 – Noah’s Notes c15
10 – Gintama c687
11 – Yuragi-sou no Yuuna-san c116
12 – Robot×Laserbeam c62 (FIM)
13 – Ziga c14 (FIM)
Saiki Kusuo no Sainan 4-koma c14
Ausentes: One Pice c909, Boruto: Naruto Next Generations c25, Hunter×Hunter c381 (Hiato) e World Trigger c165
Prévia da Weekly Shonen Jump #31:
Capa, Pagina Colorida de Abertura: Alice to Taiyou (Nova Serie)
Pagina Colorida: Gintama, Tanaka Seiji
Capitulo Especial: Black Clover SD Asta-kun Mahoutei e no Michi
Essa semana irei realizar uma análise diferente, invés de comentar sobre as posições em detalhes, que não trouxeram tantas surpresas, irei comentar em detalhe sobre os dois mangás cancelados: Robot x Laserbeam e Ziga, e trarei rápidos comentários sobre as demais séries, começando pelos mangás não ranqueados que tivemos Tanaka Seiji que sim, tem um nome maior que KochiKame que é: Kochira Katsushika-ku Kameari Kōen-mae Hashutsujo (5 Palavras vs 11 Palavras). Obviamente o nome da série em si é uma piada, não é que o autor achou realmente viável ter um nome grande. Também tivemos nessa mesma edição páginas coloridas para os novatos Boku-tachi wa Benkyou, Act-Age e Jujutsu Kaisen.
Em primeiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que voltou a primeira colocação e demostrou ao público que continua tendo um grande apoio editorial, que tenderá a aumentar nos próximos meses, quando seu anime, produzido pela Ufotable, for estrear. Lembrando que a Ufotable é um dos estúdios mais respeitados do Japão. Em segundo lugar tivemos Dr.Stone que deve receber um anúncio de anime entre o mês de Novembro de 2018 e Abril de 2019. Em terceiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland que voltou a suas colocações baixas, após uma semana em colocações relativamente baixas. A série já recebe muita publicidade, por isso existe a possibilidade que quando for estrear seu anime, a publicidade nem aumente, continue igual como é hoje. Em quarto lugar tivemos Shokugeki no Souma que essa semana pegou uma colocação alta, mas a qualquer momento pode retornar as suas colocações medianas ou baixas.
Em quinto lugar tivemos Haikyuu!! que entre as série veteranas (não contando ONE PIECE como veterana, mas sim já como lendária), é a única que consegue peitar o reinado dos novatos na revista. Em sexto lugar tivemos Black Clover que como eu tinha dito nas semanas anteriores está se estabilizando na zona intermediária. Os editores agora darão destaque somente as séries novas que não tem anime: Kimetsu no Yaiba, Yakusoku no Neverland (essas duas ainda não tem um anime lançado, somente anunciado), Dr.Stone, Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai e Jujutsu Kaisen (ainda é cedo para dizer se Act-Age vai receber uma publicidade grande ou irá restar na zona intermediária). Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia que é uma outra série que se estabilizou na zona intermediária, para tristeza dos fãs.
Em oitavo lugar, depois de um grupo enorme de séries não classificadas, tivemos Hinomaru Zumou que continua entre a zona intermediaria e as últimas colocações. Em nono lugar tivemos Noah’s Notes que por mais que não tenha sido cancelado, tem grandes chances de ser cancelado já na próxima leva. Talvez com o cancelamento das duas novas séries (que é bem provável, vendo a recepção ruim que as duas tiveram nas rede sociais japonesas) as chances de Noah’s Notes se salvar aumentem. As próximas semanas e as vendas do primeiro volume irão trazer as respostas. Em décimo tivemos Gintama que continua na revista. Em décimo primeiro lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que se encontra em posições ruins, está tendo um pequeno problemas em vendas, mas receberá seu anime daqui a um pouco mais de 15 dias.
Em penúltimo lugar tivemos o primeiro cancelado que era Robot x Laserbeam – Eu tinha comentado na semana passada que a série poderia ser cancelada ainda nessa leva, mas serei sincero, por causa das suas vendas ainda estarem altas, eu não esperava que isto fosse acontecer. O motivo pelo qual os editores decidiram cancelar Robot x Laserbeam foi muito inteligente e pensando em longo prazo mesmo: O mangá não tinha uma boa popularidade interna, e as 60 mil cópias que a série vendia, eram em grande parte compradas pelo público que seguia Kuroko no Basket e era um grande fã do autor. Porém, parte desse público não estava realmente amanda a série, assim suas vendas, a partir do terceiro volume, começaram já cair. A prospectiva para os próximos volumes era que suas vendas caíssem ainda mais.
O autor tentou dar algumas reviravoltas na série, como saltos-temporais, para ver a se a popularidade aumentava, mas não funcionava. Sim, Robot x Laserbeam vendia bem e para mim os editores iam esperar o lançamento do seu anime para decidir o seu futuro, mas acabaram sendo mais inteligentes e cancelaram a série agora. Muitos comentaram sobre o autor ir para a Jump Plus. Os editores podiam enviar o autor para a plataforma online, que é praticamente o centro de “autores rejeitados pela revista” ou dos “veteranos que querem trabalhar menos”, contudo primeiramente o autor deve querer aceitar esse rebaixamento. E segundo, vale a pena mesmo continuar uma série não popular? O autor talvez gastaria mais um ano da sua vida (que não é muito tempo, mas mesmo assim um ano produzindo um mangá que tu sabe que a maioria não gosta, é decepcionante) para encerrar Robot x Laserbeam, ao invés de trabalhar juntamente ao seu editor em um mangá mais promissor. Em sí, a decisão da Weekly Shonen Jump em cancelar definitivamente Robot foi corretíssima.
Em último lugar tivemos Ziga que também acabou sendo cancelado. A série não foi nem um pouco bem recepcionada pelo público e acabou sendo cancelada precocemente. Muitos comentam sobre enviar esses autores para a Jump Plus, então digo uma coisa: Ziga é uma série considerada ruim, um produto que não foi bem recepcionado pelo público, por isso é um produto que pode trazer uma imagem negativa para a Shueisha (mesmo de maneira bem leve). Qual é o sentido de continuar gastando com um mangá de ruim qualidade (na visão do público)? Vão continuar pagando assistentes, o autor, o editor do mangá, todo o pessoal da revista vai ter que “perder” seu tempo em digitalizar a obra (ao invés de digitalizar um mangá que foi bem recepcionado). A Weekly Shonen Jump não é uma organização de caridade, ela está gastando milhares de reais para cada mangá presente na revista. Se o mangá é considerado ruim pelo público, é muito melhor cancelar imediatamente (desvincula uma obra ruim ao nome da revista), não precisa mais pagar os assistentes, não precisar fazer nenhum funcionário trabalhar pela obra, e ainda por cima tu vai poder diminuir o salário do autor e do editor, pois não vão mais trabalhar como Full-Time.