Estou muito revoltado.
Depois de séculos que minha família combate os mangás com um título maior de quatro palavras (Sim, eu odeio o título “Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai”). A Shonen Jump decidiu declarar guerra contra o Analyse It, lançando um novo mangá que tem um título quilometro, que parece mais uma sinopse. Mas vamos deixar para a próxima semana minhas críticas a essa decisão COVARDE da Weekly Shonen Jump contra a minha pessoa. Por enquanto, vou xingar muito no Twitter. Vamos ver a TOC.
Weekly Shonen Jump #29 (18/06/2018)
Black Clover c161 (Capa, Página Colorida de Abertura e Resultado da Pesquisa de Popularidade)
01 – Yakusoku no Neverland c91
02 – ONE PIECE c908
03 – Kimetsu no Yaiba c114
04 – Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai c67
Dr. Stone c62 (Página Colorida)
05 – Jujutsu Kaisen c15
06 – Yuragi-sou no Yuuna-san c115
Haikyuu!! c306 (Página Colorida)
Momiji no Kisetsu c06
07 – Boku no Hero Academia c187
Koisuru One Piece (Página Colorida, Capítulo Especial)
Koby-ni no Kobiyama〜Uri Futatsunagi no Dai Hihou〜 (Página Colorida, Capítulo Especial)
Kimi wo Shinryaku Seyo! c05
08 – Act-Age c21
09 – Shokugeki no Soma c267
10 – Hinomaru Zumou c197
11 – Noah’s Notes c14
12 – Gintama c686
14 – Robot×Laserbeam c61
15 – Ziga c13
Ausentes: Boruto, Hunter×Hunter e World Trigger
Weekly Shonen Jump #30 (25/06/2018)
Capa e Página Colorida de Abertura: Sougou Jikan Jigyougaisha Daiyou Torishimariyaku Shachou Senzoku Hisho Tanaka Seiji (Nova Série de Keiji Amatsuka, Vencedor da Golden Future Cup 2016)
Página Colorida Act-age, Jujutsu Kaisen e Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai
Começando pelos mangás não ranqueados, tivemos como capa e página colorida de abertura Black Clover, que também apresentou o resultado da sua pesquisa de popularidade. Também tivemos página colorida para dois mangás de outras revistas, Haikyuu!! (que ultimamente vem recebendo muitas páginas coloridas) e Dr.Stone. A nova leva começará na próxima edição, como a capa e página colorida para um mangá que ME NEGO A DIZER O NOME (mas vocês podem ler logo acima, na TOC) – Eu irei escrever (na análise e não na TOC) o nome desse mangá somente caso ele supere a marca de 16 capítulos ou receba uma página colorida entre o quarto e o décimo quinto capítulo. É UMA PROMESSA. O mangá que NÃO PODE SER PRONUNCIADO é criação do campeão da Golden Future Cup de 2016, e tem chances de ser um sucesso. Também estreará um outro mangá, intitulado “Alice to Taiyou”.
Em primeiro lugar tivemos Yakusoku no Neverland que podemos dizer que perdeu o “status” de novato surpreendente. A publicidade em cima da série não é mais baseada nos prêmios que o mangá está ganhando ou sobre os grandes feitos comerciais, mas está centrada mais no quanto bom poderá ser o seu anime. Ainda é cedo para sabermos a qualidade do anime de Yakusoku no Neverland, quando for lançado o seu primeiro PV, poderemos começar a criar uma ideia, contudo os editores já devem vender a animação como fosse a melhor já criada. Em segundo lugar tivemos ONE PIECE. Já foi confirmado a presença de Zoro no JUMP FORCE (Em um Gameplay no qual Zoro luta contra Sasuke, da série “Naruto”), e talvez poderemos ver outros personagens da série nesse novo video game produzido pela Bandai Namco.
Em terceiro lugar tivemos Kimetsu no Yaiba que também está esperando o seu anime estrear, o que deve acontecer somente em 2019. Em quarto lugar tivemos Boku-tachi wa Benkyou ga Dekinai que continua recebendo boas colocações. E em quinto lugar tivemos uma grandíssima surpresa, Jujutsu Kaisen. Além de dar um grande pulo do gato, conquistando a sua melhor colocações até agora, a série também receberá na próxima semana uma página colorida. O que isto significa? É bem provável que os editores tenham decidido que Jujutsu Kaisen é um investimento vantajoso, e devem começar a aumentar a publicidade sobre a série. Os primeiros volumes da série não devem vender tanto, mas existe uma possibilidade de Jujutsu Kaisen ter um crescimento parecido com Kimetsu no Yaiba, mas depende tudo da qualidade dos seus próximos capítulos.
Em sexto lugar tivemos Yuragi-Sou no Yuuna-San que conquistou uma colocação mais alta que o normal, mas é aceitável, pois a série ganhará seu anime muito em breve. Inclusive após a estreia dos dois novatos, é bem provável que a revista entregue uma capa para Yuragi-Sou no Yuuna-San. Lembrando que o anime começará a ser televisionado em 14 de Julho, por isso a capa da edição #32 combinaria perfeitamente com a estreia da primeira temporada da série. Em sétimo lugar tivemos Boku no Hero Academia que essa semana entregou no seu anime um episódio chocante que pode ajudar a aumentar as vendas da série. Sem dizer grandes spoilers, o episódio é relacionado a famosa grande batalha de All Might, que também no mangá acabou conquistando vários leitores. Nos próximos dias poderemos descobrir se este episódio, que já está sendo muito comentado na internet, irá influenciar ou não, nas vendas de Boku no Hero Academia.
Em oitavo lugar tivemos Act-Age que conquistou uma colocação boa, mesmo que não seja ótima como Jujutsu Kaisen. Parece que Act-Age também irá conseguir sobreviver a próxima leva, que pelo que tudo indica, terá somente Ziga cancelado (já que o outro mangá cancelado acabou sendo a comédia curta: Tomatoypoo no Lycopene). Act-Age vem conquistando o público japonês e deve sobreviver também a leva sucessiva desta, já que é bem provavel que os cancelados sejam: Noah Notes, Momiji no Kisetsu e Kimi wo (os dois novatos da leva passada não foram muito bem recebidos). Ainda é incerto se o mangá conseguirá alcançar um ano de vida, dependerá do seu status em Outubro e Novembro, mas por enquanto, a série está conquistando seu lugar na revista. Próxima semana a série receberá sua primeira página colorida desde sua estreia. Em nono lugar tivemos Shokugeki no Souma que voltou a conquistar uma colocação ruim.
Em décimo lugar tivemos Hinomaru Zumou que, como eu disse nas semanas anteriores, só deve voltar a receber publicidade por parte dos editores em Outubro, quando estiver preste a estrear sua primeira temporada do anime. Em décimo primeiro lugar tivemos Noah Notes que muito provavelmente irá sobreviver a esta leva (mesmo tendo leve chances de ser cancelado), mas na próxima leva, que deve estrear em Setembro ou Outubro, provavelmente acabará sendo cancelado pelos editores – Os editores criaram uma campanha publicitária, chamada Jump Aweaking, no qual tem a presença de Act-Age e Jujutsu Kaisen, mas não tem a presença de Noah Notes -. Lembrando que Noah Notes teve uma boa recepção inicial, mas nos capítulos seguintes sua popularidade diminuiu até se estabilizar em uma popularidade mediana para baixa. Como o autor é bem conhecido pelos japoneses, já tendo lançado dois quase sucessos, Noah Notes ainda tem chances de conseguir recuperar a popularidade dos seus primeiros cinco capítulos. Deste modo, a série, caso consiga ter uma melhora nas próximas semanas, ainda pode escapar do cancelamento.
Em décimo segundo lugar tivemos Gintama que pode terminar em qualquer momento. Em décimo terceiro lugar tivemos Robot x Laserbeam que se encontra em uma situação estranha: Em minha opinião não deve ser cancelado, mas é inegável que utilizando como base essas colocações, pode existir uma possibilidade que o mangá seja cancelado ainda nessa leva ou na próxima. O motivo pelo qual os editores classificam mal a série, é por causa da sua baixa popularidade interna (parece que grande parte dos seus leitores compram diretamente os volumes), mesmo assim os editores sabem do potencial comercial da série e de sua popularidade externa, deste modo não pretendem cancelar o mangá, mas podem acabar mudando de ideia. Em último lugar tivemos ZIGA, que acabou sendo cancelado com apenas 13 capítulos. A série não tinha sido muito bem recebida, e mesmo não tendo uma recepção para cancelamento precoce, os editores decidiram cancelar a série para poder estrear duas novas nessa leva que está para estrear na próxima edição. Pode ser que o autor de ZIGA tenha uma segunda possibilidade na revista.
*Correção: Ziga não foi cancelado, mesmo que provavelmente será cancelado muito em breve.
JUMP FORCE: GAMEPLAY (XONE & PS4)