Variando
escrito por Diego Felipe
E parece que, para certos mangás, a posição na ordem de leitura importa cada vez menos para indicar se o mangá está estável ou não. Não que ela seja totalmente relevante (até na Weekly Shonen Jump é comum vermos mangás estáveis no bottom ou em posições medíocres). Mas isso até então era mais comum na Weekly Shonen Magazine do que na Shonen Sunday. Por enquanto, até que as variações não foram tão intensas. Mas o que podemos esperar na próxima edição? Só o tempo dirá. Enfim… eis a ordem de leitura.
TOC Weekly Shonen Sunday #26 (2018):
Kimi wa 008 (Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 13)
01. Gin no Saji (Capa) (capítulo 124)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 142)
Detective Conan: Zero no Tea Time (Pré-Rank) (capítulo 03)
03. Major 2nd (capítulo 139)
04. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 68)
Gopun Go no Sekai (Página Colorida, Pré-Rank) (capítulo 04)
05. Maoujou de Oyasumi (capítulo 101)
Memesis (Página Colorida) (capítulo 12)
06. Tonikaku Kawaii (capítulo 15)
Switch (Pré-Rank) (capítulo 06)
07. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 123)
08. Shinobi no (capítulo 41)
09. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 89)
Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (Pré-Rank) (capítulo 05)
Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (Página Colorida) (capítulo 55)
10. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 102)
11. Hatsukoi Zombie (capítulo 126)
12. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 333)
13. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 23)
14. Zettai Karen Children (capítulo 505)
15. Marry Grave (capítulo 21)
16. Sokyuu no Ariadne (capítulo 22)
17. Daiku no Hatou (capítulo 51)
Yuugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 70)
18. Tenshi to Akuto!! (capítulo 165)
19. K・O・I – King of Idol (capítulo 46)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 43)
Hitoribocchi no Tokaichi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 23)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 1012)
Saike Mata Shite Mo (Em hiato) (pausado no capítulo 112)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura: Hatsukoi Zombie
– Páginas Coloridas: Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, Saike Mata Shite Mo, Tenshi to Akuto!! (último capítulo)
– Capítulo Especial: Detective Conan: Hannin no Hanzawa-san
TOC Weekly Shonen Sunday #28 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura: Gopun Go no Sekai
E vejam só quem está de volta… Gin no Saji, que ganhou a capa dessa edição. Como a obra não ganhou páginas coloridas, ele está sendo ranqueado. As páginas coloridas foram para o novato Kimi wa 008, que teve seu primeiro volume lançado recentemente e ainda busca se estabilizar na line-up. As outras páginas coloridas foram para outros novatos Gopun Go no Sekai e Memesis, além de Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, mangá de faroeste que já tem pouco mais de um ano de publicação.
O spin-off Detective Conan: Zero no Tea Time e os novatos Switch e Chrono Ma:gia Toki no Shoukanshi to Shiraha no Hanayome (eita nome longo, sô) só serão ranqueados a partir do lançamento do oitavo capítulo de cada mangá. Gopun Go no Sekai também só será ranqueado a partir do oitavo capítulo. Já Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai é lançado mensalmente. E como esse tipo de publicação é irregular para uma revista semanal, a obra nunca será ranqueada. Já Youkai Giga e Hitoribocchi no Tokaichi Nouen até saem semanalmente e regularmente, mas sempre pegam as duas últimas posições na ordem de leitura e por isso nunca são ranqueados.
O grande pilar Detective Conan segue em pausa e é possível que retorne na edição #28. Já Saike Mata Shite Mo sairá do hiato na próxima edição. Já Arata Kangatari e Ryoko seguem em hiato. Há expectativas para que Arata enfim retorne eventualmente, graças a comentários recentes da autora Yuu Watase. Já Ryoko… esse aí dá até pra dizer que foi cancelado e esqueceram de avisar.
E, como expliquei, Gin no Saji, apesar da capa, está sendo ranqueado por não ganhar páginas coloridas. Com isso o mangá pegou justamente o primeiro lugar. O retorno de Gin no Saji só não é tão entusiasmante devido a grande possibilidade do mangá voltar ao seu hiato na edição #29. Ultimamente tem sido assim: Gin no Saji volta do hiato, tem três capítulos lançados e depois fica mais um tempo sem ser lançado. Desde 2016 isso aconteceu pelo menos três vezes. E talvez esse retorno não seja diferente. Mas bem, vamos apreciar enquanto ele está aqui, não é mesmo?
Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008
E, depois de ter amargado o bottom na edição anterior, Komi-san wa、Komyushou Desu。consegue dar o pulo do puma (pulo do gato é para os fracos) e voltar a ser ranqueado na segunda posição, estando num lugar alto da ordem de leitura. Confesso que fiquei surpreso em ver a obra no bottom na edição anterior, mas não vejo o mangá ameaçado de cancelamento, muito pelo contrário. A situação da obra continua estável. O mangá de beisebol Major 2nd pegou a terceira posição e continua em sua situação normal. Isto é, o anime que o adapta já está em exibição, mas por enquanto ainda não pude observar se os resultados que ele está trazendo são positivos ou não (e talvez ainda seja cedo para avaliar os resultados).
Em quarto lugar está Maiko-san chi no Makanai-san, que segue numa fase tranquila. O que é bom, considerando que seu autor, durante muito tempo, vinha apresentando dificuldades para emplacar uma nova obra. Maiko-san surpreendeu e achou seu espaço na line-up, enfim garantindo ao autor mais uma obra estável no currículo. O mangá não tem vendas extraordinárias, mas vende acima do padrão aceitável pela Weekly Shonen Sunday. E, sobre o quarto lugar… Nada mais relaxante pra um mangá que, mesmo sem estar na corda bamba (na pior das hipóteses, seu caminho na revista é coberto por uma ponte de madeira feita sob medida, sem cupins), costuma variar suas posições e até aparecer no bottom.
Diferente de sua protagonista, que a cada capítulo sofre (e faz outros sofrerem) para conseguir tirar uma soneca relaxante, Maoujou de Oyasumi dessa vez repousou muito bem e sem sofrimentos ou pesadelos: ficou na quinta colocação. As vezes o mangá tem uns sonhos sinistros com posições medíocres ou baixas, mas comercialmente falando, esse não é um dos mangás que faz o grupo editorial perder o sono. Pelo contrário: é uma das obras com estabilidade assegurada na revista.
E se Maou-jou não é uma das obras que tira o sono dos editores na busca por obras mais rentáveis, Tonikaku Kawaii também vai ajudá-los a relaxar um pouquinho mais (mas não muito). Tonikaku apresentou resultados promissores em poucos dias de venda do primeiro volume: em apenas dez dias foram 41.795 cópias vendidas, só um pouco a menos que o 31º volume de Be Blues! ~ Ao ni Nare. Com isso, o mangá foi 20º colocado nas vendas da semana passada, segundo o Ranking Oricon. E a recepção interna é positiva. E quanto às posições na ordem de leitura… Bom, não descarto que eventualmente Tonikaku pegue posições medíocres ou mesmo baixas, mas acredito eu que, por enquanto, o mangá ficará na metade de cima da ordem de leitura na maioria das oportunidades (espero não estar enganado).
Página Colorida de Abertura: Kimi wa 008
Em sétimo, quem dá as caras é Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua em boa fase e também se manteve numa posição confortável na ordem de leitura, embora bem abaixo da segunda colocação entre os ranqueados da edição anterior. Amano Megumi não só se sai bem nas vendas de volumes como também pega frequentemente posições altas na ordem de leitura. Isso não significa que a obra nunca pega posições medíocres ou baixas, mas sim que é surpreendente quando isso acontece, pois é algo raro. Enfim, o mangá está “sussa” na montanha russa.
A oitava posição foi para Shinobi no, que pelo menos conseguiu se manter no Top 10 e sofreu apenas uma pequena queda na ordem de leitura em comparação com a edição anterior (em que ficou em sexto). Porém, a queda nas vendas de volumes infelizmente não foi tão pequena, não é mesmo? E se ela não for revertida Shinobi no pode ser cancelado a médio prazo. É, o tempo de Shinobi no está bem fechado. É tenso…
Quem pega a nona posição é Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari. Noto que Aozakura, que já não recebia destaque com frequência, aos poucos vai perdendo um pouco de espaço e ficando cada vez mais pra escanteio. Aozakura não chega a correr riscos de cancelamento a curto prazo mas não dá pra garantir que a obra estará em situação estável a médio prazo. O mangá não vende muito e não recebe tanto destaque dos editores por um lado, mas por outro também não apresentou um desempenho que mereça ser considerado “decepcionante”.
A décima colocação, pela segunda vez seguida, foi para Souboutei Kowasu Beshi, que continua pegando algumas posições medíocres-baixas mesmo sendo comercialmente acima da média. Vale lembrar que o autor Kazuhiro Fujita não vai prolongar a obra por um tempo muito grande. Isso não significa que o mangá não pode durar pelo menos um ou dois anos aproximadamente, mas significa que não demorará tanto assim para que o arco final se inicie.
Página Colorida: Gopun Go no Sekai
E, bem como eu havia falado na análise da edição anterior, Hatsukoi Zombie de vez em quando pega posições medíocres. Nessa edição, foi justamente o que aconteceu: foi o décimo primeiro colocado. Na verdade, o desempenho da obra em si comercialmente falando é meramente “dentro da média da revista” (e vocês já leram isso repetidamente). Mas mesmo assim, os editores estão satisfeitos demais com o que a obra está proporcionando e na próxima edição a obra ganhará páginas coloridas.
O décimo segundo lugar foi para o mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare, que segue em situação confortável, vivendo e respirando de boas. Umas posições altas ali, outras posições medianas aqui (como nessa edição), umas páginas coloridas, nada de anime ou aumento da exploração comercial, vendas acima do padrão… Assim é Be Blues! ~ Ao ni Nare nos bastidores. E acho que vai demorar pra que algo diferente aconteça com esse mangá. Bem, quanto ao seu 31º volume, esse vendeu 43.747 cópias em 10 dias, sendo o 19º colocado no Ranking Oricon de vendas semanais entre os dias 21 e 27 de maio.
Na porta do bottom, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu deu o ar de sua graça e pegou a décima terceira posição. É, Tantei Zeno está vivo por aparelhos praticamente, pois comercialmente o mangá demonstrou desempenho pífio do primeiro volume e a situação não parece otimista para as vendas do segundo volume (o risco de não haver aumento ou expansão é grande). Diferente da edição anterior, onde ficou em oitavo, dessa vez nem posição satisfatória na ordem de leitura Tantei Zeno pegou.
Quem abre o bottom nessa edição é Zettai Karen Children. Outra vez entre os cinco últimos ranqueados? Isso não é surpreendente. O mangá sofreu um desgaste nos últimos anos e provavelmente para o grupo editorial não vale a pena manter a obra em posições elevadas. Mas ainda assim Zettai continua tendo o apoio editorial, tanto que a obra segue com o desenvolvimento de seu arco final. Enfim, por ora, não temos maiores novidades sobre Zettai.
Página Colorida: Memesis
Dois novatos outra vez não escaparam do bottom: Marry Grave (décimo quinto colocado) e Sokyuu no Ariadne (décimo sexto colocado). Marry Grave está em situação muito delicada e pode ser cancelado em breve, considerando o baixo nível das vendas do primeiro volume e o risco de não haver aumento de desempenho comercial nas vendas do segundo volume. Apesar de ter ganho algumas páginas coloridas, deu pra ver que não houve muito destaque para o lançamento do primeiro volume de alguns novatos da linha editorial.
No caso de Sokyuu no Ariadne, nem mesmo a fama do autor (é o mesmo de Claymore) inspirou uma divulgação mais ampla. O primeiro volume até que teve um desempenho dentro do aceitável pela revista, mas isso ainda não indica que o mangá se estabilizará. E pelo menos na ordem de leitura o que vemos é Ariadne permanecer no bottom, sem perspectivas de sair de lá. Se bobear, mesmo que role uma variação gigantesca das posições de mangás na ordem de leitura, Ariadne permanecerá no bottom. Bem, fica a torcida para que o segundo volume apresente um aumento nas vendas, mas a situação da obra não é favorável.
Quem fica na décima sétima colocação é Daiku no Hatou, mangá que conseguiu completar um ano de lançamento mas segue apresentando um rendimento pouco significativo nas vendas de volumes – e isso se reflete nas posições da obra na ordem de leitura, visto que essa obra rende pouco e provavelmente os editores acham que não vale a pena destacar (embora isso não signifique que outras obras com baixo rendimento comercial não ganhem destaque editorial).
A uma edição de acabar, Tenshi to Akuto!! infelizmente acaba sendo ranqueado numa posição baixa, sendo o décimo oitavo colocado. É a última vez que o mangá será ranqueado, pois na próxima edição, seu último capítulo será lançado e, se as prévias estiverem corretas, ganhará página colorida. Ver Tenshi ganhar uma página colorida em seu fim é uma notícia muito boa para a obra, haja visto que até mesmo obras bem mais populares (Dagashi Kashi) ou que tinham rendimento um pouco maior e ganharam anime (Denpa Kyoushi e Keijo!!!!!!!!) chegaram ao fim sem ter uma página colorida no último capítulo.
E no décimo nono lugar, o último entre os ranqueados, tivemos K・O・I – King of Idol. A vida desse mangá não está fácil, pois raramente a obra ganha destaque ou atenção do grupo editorial. Porém, isso é até justificável, haja visto que as vendas do volume estão instáveis e a recepção inicial, que foi positiva, também não se manteve por muito tempo. Não acho impossível que King of Idol pegue ranqueamentos melhores em breve, mas também acho que a obra pode estar correndo riscos, no mínimo, sérios de cancelamento, ainda que a médio prazo.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (saindo do hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!! (termina em breve), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo (em hiato)
– Em Busca de Estabilização: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008, Memesis, Switch, Chrono Ma:Gia, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Marry Grave, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #26 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima!