Uma ordem de leitura não muito convencional
escrito por Diego Felipe
Essa não é uma edição das mais tradicionais, senhoras e senhores. Tivemos mangá promissor no bottom, obras com desempenho irregular ou que precisam melhorar em posições mais elevadas, muitas páginas coloridas (uma delas pra comemorar o lançamento do centésimo capítulo de um dos mangás), novato pegando posição baixíssima na ordem de leitura sem estar ranqueado, mangás voltando do hiato em breve… Bem, sem mais delongas, eis o índice.
TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2018):
Tonikaku Kawaii (Capa, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 14)
01. Kimi wa 008 (capítulo 12)
02. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 122)
Detective Conan: Zero no Tea Time (Pré-Rank) (capítulo 02)
03. Major 2nd (capítulo 138)
04. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 54)
Be Blues! ~ Ao ni Nare (Página Colorida) (capítulo 332)
Gopun Go no Sekai (Pré-Rank) (capítulo 03)
05. Memesis (capítulo 11)
Maoujou de Oyasumi (Página Colorida) (capítulo 100)
06. Shinobi no (capítulo 40)
07. Hatsukoi Zombie (capítulo 125)
08. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 22)
Switch (Página Colorida) (capítulo 05)
09. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 67)
10. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 101)
11. K・O・I – King of Idol (capítulo 45)
12. Daiku no Hatou (capítulo 50)
13. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 141)
14. Sokyuu no Ariadne (capítulo 21)
15. Zettai Karen Children (capítulo 504)
16. Tenshi to Akuto!! (capítulo 164)
Danshi no Hinkaku (Capítulo Especial da Sunday Webry)
17. Marry Grave (capítulo 20)
Chrono Ma:Gia (Pré-Rank) (capítulo 04)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 42)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 22)
Detective Conan (Ausente) (pausado no capítulo 1012)
Saike Mata Shite Mo (Em hiato) (pausado no capítulo 112)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #26 (2018):
– Retorno do Hiato, Páginas Coloridas de Abertura: Gin no Saji
– Páginas Coloridas: Kimi wa 008, Memesis, Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
– Ausente: Detective Conan
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2018):
– Retorno do Hiato: Saike Mata Shite mo
– Ausente: Detective Conan
A capa e as páginas coloridas de abertura da edição foram para o novato Tonikaku Kawaii, uma das grandes apostas dos editores nos últimos tempos. O primeiro volume foi lançado no dia 18 de maio e conseguiu pegar a 13º posição entre os mangás vendidos naquele dia, um nível bom para um mangá em seu primeiro volume. Ainda é bem cedo para dizer se o mangá permanecerá estável, mas pelo menos em seu primeiro dia começou com o pé direito.
As outras páginas coloridas foram para Maoujou de Oyasumi, em comemoração à marca do 100º capítulo publicado, e de dois mangás de esporte: o veterano mangá de futebol Be Blues! ~ Ao ni Nare (que segue firme na revista e com bons resultados) e o novato mangá de basquete Switch (que ainda busca sua firmação na line-up, estando apenas em seu quinto capítulo). Vale lembrar que teve ainda um capítulo especial de um mangá da Sunday Webry: Danshi no Hinkaku. Parece que acabaram os capítulos especiais de Shinigami Bocchan to Kuro Maid.
O grande pilar Detective Conan esteve ausente nessa edição e também não estará presente nas próximas edições. Em contrapartida, seu spin-off, Detective Conan: Zero no Tea Time, teve seu segundo capítulo lançado nessa edição. Esse spin-off só será ranqueado a partir de seu oitavo capítulo, assim como switch (quinto capítulo), Gopun Go no Sekai (terceiro capítulo) e Chrono Ma:Gia (quarto capítulo). Aliás, observem que o pré-ranqueamento de Ma:Gia foi muito baixo, acima apenas de duas obras que nunca são ranqueadas na revista: Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen, que sempre pregam a penúltima e a última posições de toda a ordem de leitura.
Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii
E parece que vamos ter mudanças breves na turma do hiato. Na próxima edição (#26), Gin no Saji estará de volta e ganhará página colorida de abertura. Na edição #27, quem está previsto pra voltar é Saike Mata Shite Mo, que provavelmente também ganhará páginas coloridas. E quanto a Arata Kangatari… depois de muito tempo, parece que esse mangá enfim pode voltar a ser lançado. A autora Yuu Watase recentemente declarou que pretendia voltar a lançar a obra ainda esse ano. Ela esteve afastada na maior parte dos últimos cinco anos para se recuperar da depressão. Apesar da possível volta de Arata ser uma boa notícia, ao menos pra mim a torcida acaba sendo justamente ver a autora recuperada e se sentindo melhor. Enfim, dos quatro mangás em hiato, dois já voltarão nas próximas edições (mas um deles talvez volte após três capítulos) e um pode voltar ainda esse ano.
O primeiro lugar entre os ranqueados da edição foi para o novato Kimi wa 008. Segundo informações do fórum do MangaHelpers, parece que no primeiro dia do lançamento do seu primeiro volume, ele ocupou o 25º lugar do Ranking de Vendas. Se esses números forem confirmados, é um sinal positivo para a permanência da obra e indica que, na pior das hipóteses, o mangá tem boas chances de apresentar um desempenho satisfatório nas vendas de volumes. A segunda posição foi para Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua de boas na lagoa, mantendo seu bom rendimento e pegando posições boas na ordem de leitura. Trata-se de um mangá com potencial e que deve durar na revista por um bom tempo ainda.
A terceira posição está para Major 2nd, que, independente dos resultados do anime, já é o mangá com segundo melhor nível de vendas da Weekly Shonen Sunday, considerando os mangás que são publicados com relativa regularidade (por isso, não estou contando Gin no Saji. que vende na casa das 700 mil cópias). Embora nem sempre Major 2nd pegue posições muito altas, raramente a obra deixa de ser ranqueada fora do Top 10. Trata-se de um mangá do qual os editores vão tentar extrair bastante sucesso comercial, através do anime já exibição e de produtos relacionados à obra.
Página Colorida de Abertura: Tonikaku Kawaii
Quem fica em quarto é o mangá de faroeste Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~. A obra costuma pegar posições medíocres-baixas na maior parte do tempo, mas no geral é um mangá que até recebe certo destaque eventualmente. Eu diria que Hoankan Evans tem chances de se manter na revista pelo menos em médio prazo e que, dependendo do andar da carruagem, pode até se manter a longo prazo. Em sexto, está Memesis, novato que começou a pegar ranqueamentos mais elevados após algumas posições mais modestas. Seu primeiro volume foi lançado no dia 18 de maio e nesse dia a obra foi apenas a 178º em vendas. Não é um resultado muito animador para um primeiro dia, mas vale ressaltar que tudo ainda pode acontecer. É preciso ver como será o desempenho desse primeiro volume no geral. Mas é melhor que os resultados não piorem, senão isso fará com que Memesis se torne mais um sobrevivente que fica se arrastando até onde dá.
A sexta posição foi para Shinobi no, que, apesar do bom ranqueamento, não está em situação confortável. Até é normal ver a obra pegar posições boas-satisfatórias (mesmo tendo sido o último ranqueado da edição anterior), mas comercialmente falando as coisas não vão muito bem. Além da queda de rendimento do primeiro volume pro segundo e do segundo terceiro, recentemente o autor Ogaki Rokurou apontou, no Twitter, que a obra não está recebendo tanto destaque. Ele apontou que, na capa da edição #17, enquanto Komi-san recebeu um grande pedaço da capa, outros mangás como Amano Megumi wa Suki Darake! e os novatos Kimi wa 008, Tonikaku Kawaii e Memesis receberam espaços de relativo destaque, Shinobino – que recebeu página colorida naquela edição – pegou só um pequeno espaço retangular no canto direito da imagem. De fato o mangá tem ficado pra escanteio pelos editores.
O mangá de comédia romântica ecchi Hatsukoi Zombie ficou na sétima colocação, outra vez sendo ranqueado no Top 10. A situação de Zombie é bem tranquila. Ainda que a obra as vezes pegue posições medíocres, já não é mais tão comum ver o mangá em posições baixas. E olha que, apesar da recepção do mangá ser relativamnte boa (o que garante a Ryou Minenami tempo o bastante pra seguir desenvolvendo o enredo), comercialmente falando, as vendas de volumes de Zombie são satisfatórias, “dando pro gasto”.
Página Colorida: Be Blues! ~ Ao ni Nare
Quem não está com a mesma sorte é Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, que saiu de uma posição medíocre da edição anterior para ir para o oitavo lugar. Tantei Zeno, porém, é só mais um dos mangás que variam suas posições na ordem de leitura, mas não estão bem nas vendas de volumes. Se as coisas não melhorarem na venda do segundo volume (o que é difícil de acontecer), o risco de cancelamento se tornará cada vez maior.
Em nono, quem aparece é Maiko-san chi no Makanai-san, que sofre uma queda na ordem de leitura, mas se mantém ranqueado no Top 10. Sem grandes novidades, Maiko-san se mantém firme e forte na line-up, sem estar ameaçado. E após ter ganho uma página colorida na edição anterior, pelos cem capítulos lançados, Souboutei Kowasu Beshi volta a ser ranqueado e pega a décima posição, dando as caras no Top 10. É normal ver Souboutei pega posições medíocres, mas também é bem comum vermos o mangá apresentar um bom nível de vendas de volumes, sendo um dos poucos do plantel a passar das 100 mil cópias vendidas por volume.
O décimo primeiro e o décimo segundo lugares foram para K・O・I – King of Idol e Daiku no Hatou, respectivamente. King of Idol continua pegando posições medíocres-baixas, mas ao menos ficou outra vez fora do bottom. Já Daiku no Hatou costuma variar mais suas posições, mas o que acaba pesando mais é o desempenho comercial relativamente baixo que o mangá apresentou nesse pouco mais de um ano de publicação. King of Idol consegue um nível um pouco melhor, mas houve uma queda de vendas de volumes físicos depois do lançamento do primeiro volume, o que deixou o mangá numa situação menos confortável. Resumindo: os dois mangás não estão seguros a médio-longo prazo e podem sair da revista se seus desempenhos se mostrarem insustentáveis, algo que King of Idol ainda tem chance de reverter mas Daiku no Hatou já não pode mais impedir.
Página Colorida: Maoujou de Oyasumi
Surpreendentemente, quem abre o bottom nessa edição é Komi-san wa、Komyushou Desu。 , no décimo terceiro lugar. O mangá antes raramente pegava posições baixas, mas agora o mangá não só não escapou do bottom, como ainda ficou ranqueado abaixo de duas obras em situação não muito confortável. Porém talvez não seja difícil explicar o ocorrido, considerando que o capítulo em questão foi um dos menos relevantes lançados até agora. Provavelmente Komi-san já estárá com um ranqueamento mais elevado na próxima edição.
A décima quarta posição foi para Sokyuu no Ariadne. As vendas de seu primeiro volume não foram das mais elevadas, mas podem ser satisfatórias o bastante para o mangá se manter, se não sofrerem um decréscimo. Ainda assim, Ariadne continua pegando posições baixas na ordem de leitura. Isso pode sinalizar que a recepção da obra não está sendo tão empolgante quanto o esperado. Já a décima quinta colocação foi para Zettai Karen Children. Esse veterano aparece direto no bottom, mas não está em situação desfavorável. Isto é, a obra está em seu arco final, mas o autor pode levar o tempo que for necessário para desenvolver esse arco. Além disso, eventualmente, é comum vermos Zettai ganhar umas páginas coloridas, ainda que não muitas.
Página Colorida: Switch
A décima sexta/penúltima posição entre os ranqueados foi para Tenshi to Akuto!!, que está muito perto do fim. E outra vez o mangá apareceu no bottom nessa reta final. Tenshi, que sempre apresentou um desempenho razoável, não vai se despedir de uma forma grandiosa (existe até mesmo o risco do mangá nem ganhar página colorida no último capítulo). Mas pelo menos ainda tem a oportunidade de ser encerrado com um final redondo, mais ao gosto do que o autor pretende.
O décimo sétimo e último lugar entre os ranqueados foi para Marry Grave, que é um dos mangás mais ameaçados na line-up atualmente. O mangá, que apareceu pela segunda vez seguida no bottom, apresentou um desempenho muito pífio nas vendas do primeiro volume, como eu já disse na análise anterior. Mas pelo visto, os resultados comerciais estão afetando até as posições da obra na ordem de leitura, que as vezes podem variar para mangás em situação instável na line-up. É, o calvário de Marry Grave segue… e parece que o rumo do mangá é um caixão, junto com outros cancelados.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (saindo do hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!! (termina em breve), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo (em hiato)
– Em Busca de Estabilização: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008, Memesis, Switch, Chrono Ma:Gia, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Marry Grave, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim encerro a análise da edição #25 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera!