Pausa para o fôlego
escrito por Diego Felipe
Não diria que essa foi uma das edições mais agitadas da Weekly Shonen Sunday no ano. Depois do agito das edições anteriores, em que tivemos a volta de Detective Conan após meses em hiato, a estreia de três novatos, fim de Dagashi Kashi… Não significa que o dinamismo da revista vai parar, porém. Gin no Saji e Saike Mata Shite mo retornarão do hiato em pouco tempo, Detective Conan estará ausente, alguns novatos serão postos a prova com as vendas dos primeiros volumes… Digamos que essa edição está mais para uma “pausa para o fôlego” do que veremos mais pra frente. Bom, sem mais delongas, eis o índice da edição.
TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2018):
Mizuki Yamashita (Capa)
Detective Conan – Zero no Tea Time (de Takahiro Arai e Gosho Aoyama) (Novo Mangá, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 01)
01. Detective Conan (capítulo 1012)
Gopun Go no Sekai (Pré-Rank) (capítulo 02)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 140)
Chrono Ma:Gia (Pré-Rank) (capítulo 03)
03. Maoujou de Oyasumi (capítulo 99)
Souboutei Kowasu Beshi (Página Colorida) (capítulo 100)
04. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 121)
05. Major 2nd (capítulo 137)
06. Tonikaku Kawaii (capítulo 13)
07. Kimi wa 008 (capítulo 11)
08. Memesis (capítulo 10)
Tenshi to Akuto!! (Página Colorida) (capítulo 163)
Switch (Pré-Rank) (capítulo 04)
09. Hatsukoi Zombie (capítulo 124)
10. Daiku no Hatou (capítulo 49)
11. Be Blues! ~ Ao ni Nare (capítulo 331)
12. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari (capítulo 88)
13. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 66)
14. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 21)
15. K・O・I – King of Idol (capítulo 44)
16. Marry Grave (capítulo 19)
17. Sokyuu no Ariadne (capítulo 20)
18. Zettai Karen Children (capítulo 503)
19. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 53)
20. Shinobi no (capítulo 39)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 40)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 20)
Saike Mata Shite mo (Em hiato) (pausado no capítulo 112)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2018):
– Capa, Páginas Coloridas de Abertura: Tonikaku Kawaii
– Páginas Coloridas: Switch, Maoujou de Oyasumi, Be Blues! – Ao ni Nare
– Capítulo Especial: Danshi no Hinkaku (mangá da Sunday Webry)
– Ausente: Detective Conan
TOC Weekly Shonen Sunday #26 (2018):
– Retorno do Hiato: Gin no Saji
– Páginas Coloridas: Kimi wa 008, Memesis, Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~
– Ausente: Detective Conan
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2018):
– Retorno do Hiato: Saike Mata Shite mo
– Ausente: Detective Conan
Página Colorida de Abertura: Detective Conan – Zero no Tea Time
As páginas coloridas de abertura foram para um spin-off de Detective Conan lançado nessa edição: Detective Conan – Zero no Tea Time, que é desenvolvido não só pelo criador Gosho Aoyama, mas também pelo experiente Takahiro Arai, autor de Tenshou no Quadrable (novato cancelado há poucos meses). As outras páginas coloridas foram para Souboutei Kowasu Beshi – mangá de Kazuhiro Fujita (autor de Ushio to Tora e Karakuri Circus) que chegou ao centésimo capítulo lançado – e para Tenshi to Akuto!! – que está a pouquíssimos capítulos de seu fim.
Os novatos Gopun Go no Sekai, Chrono Ma:Gia e Switch estão em seus segundo, terceiro e quarto capítulos, respectivamente. Cada um deles só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo. Já os mangás Youkai Giga e Tokaichi Hitoribocchi Nouen sempre ficam na penúltima e na última colocações na ordem de leitura e, por isso, nunca são ranqueados. Quatro mangás estão em hiato, mas dois deles retornarão em breve. Gin no Saji estará de volta na edição #26 e Saike Mata Shite mo volta na edição #27. Já Arata Kangatari e Ryoko seguem em hiato, sem previsão de retorno. As duas obras estão paradas há um bom tempo.
Página Colorida de Abertura: Detective Conan – Zero no Tea Time
O primeiro lugar da edição, para a surpresa de ninguém, foi para Detective Conan, que continua com força e firmeza, sendo o grande pilar da Weekly Shonen Sunday. Na verdade, a única má notícia é a ausência da obra nas próximas três edições (provavelmente o autor focará no spin-off que foi lançado nessa edição). Já a segunda posição foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, mais uma vez sendo ranqueado bem alto na ordem de leitura. Me pergunto por quanto tempo o mangá será mantido lá em cima, pois trata-se de uma das obras que, ao menos por enquanto, menos oscilam ou variam de posições na revista. Para todos os efeitos o mangá segue com um alto nível de rendimento.
O terceiro lugar ficou para o mangá da princesa dorminhoca: Maoujou de Oyasumi. Maoujou continua fazendo um sucesso acima da média pros padrões da revista e, na próxima edição, ganhará página colorida em comemoração ao lançamento de seu 100º capítulo. A quarta colocação da vez foi para Amano Megumi wa Suki Darake!, outro mangá que segue em boa fase e que tem bastante potencial. Não bastasse o bom rendimento do mangá, ficou cada vez mais raro ver Amano Megumi ser ranqueado fora do Top 10 ultimamente. A quinta posição ficou para o mangá de beisebol Major 2nd, que segue como uma das obras comercialmente mais rentáveis da revista e também como um dos principais mangás da line-up.
Página Colorida de Abertura: Detective Conan – Zero no Tea Time
O novato Tonikaku Kawaii pegou outra posição elevada na ordem de leitura, sendo ranqueado em sexto. E a divulgação do primeiro volume de Tonikaku não poderia ser mais interessante: a obra ganhará a capa e as páginas coloridas de abertura da próxima edição. É, os editores estão mesmo empolgados com as chances de ver esse mangá fazendo sucesso. Fica a torcida para que não apenas Tonikaku Kawaii, mas também outros novatos consigam se estabilizar e apresentar um bom rendimento na Weekly Shonen Sunday.
A sétima colocação foi para outro novato Kimi wa 008, que por enquanto continua pegando bons ranqueamentos na ordem de leitura. Mesmo assim, só poderemos definir como é a situação do mangá após a obtenção dos resultados das vendas do primeiro volume, que será lançado em breve. E, após alguns ranqueamentos medianos, Memesis, que ainda está apenas em seu décimo capítulo, se deu bem e conseguiu ficar no oitavo lugar. Não será fácil brigar por espaço na revista, mas Memesis por enquanto tem chance.
Página Colorida: Souboutei Kowasu Beshi
Como tem sido comum nas edições recentes, Hatsukoi Zombie ficou numa posição medíocre na ordem de leitura mas continuou sendo ranqueado no Top 10. Dessa vez pegou a nona posição. A obra segue na mesma, vendendo razoavelmente, ganhando páginas coloridas de vez em quando e sendo ranqueado na maioria das vezes em posições no meio da ordem de leitura. Quem não costuma ficar no meio da ordem de leitura com frequência é Daiku no Hatou, que pegou a décima colocação. Daiku é uma obra em situação delicada e, embora tenha completado um ano de publicação, dificilmente completará dois anos, considerando que é uma das obras com rendimento mais baixo da revista, tanto comercial quanto criticamente falando.
Tal como na edição anterior, Be Blues! ~ Ao ni Nare foi ranqueado no décimo primeiro lugar. A situação desse veterano mangá de futebol continua sendo favorável. Inclusive, a obra ganhará uma página colorida na próxima edição. Aozakura: Bouei Daigakukou Monogatari, por sua vez, está aparecendo cada vez mais em posições medianas, tal como a décima segunda colocação que pegou nessa edição. Aozakura ainda não está em situação de risco, mas dá pra notar que a obra perdeu um pouco da atenção dos editores e começou a ganhar menos páginas coloridas ou destaque.
Página Colorida: Souboutei Kowasu Beshi
A décima terceira colocação foi para Maiko-san chi no Makanai-san, que decaiu bastante após o terceiro lugar entre os ranqueados da edição anterior. Mas não há motivos para preocupação: essa obra continua em situação bem confortável e segura, sem correr riscos de cancelamento. No máximo, ela vai aparecer uma vez ou outra no bottom, mas essa variação de posições não é inédita para Maiko-san. Já Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, décimo quarto colocado, não está numa situação das mais seguras e, considerando os resultados fracos das vendas do primeiro volume, corre o risco de não permanecer na revista por muito tempo, mesmo considerando que o autor não planejou a obra como algo de longa duração.
Frequentador do bottom de carteirinha, K・O・I – King of Idol continuou com mais uma posição baixa mas dessa vez na porta do bottom e não no bottom em si: foi o décimo quinto colocado. Esse mangá tem um rendimento comercial razoável, mas que começou a decair precocemente após o lançamento do segundo volume. Não é uma obra que está segura a médio prazo, vale frisar. E quem abre o bottom da vez é Marry Grave, na décima sexta posição. A situação do mangá está se mostrando delicada: as vendas do primeiro volume foram baixas e os editores aos poucos vão começando a perceber que talvez não seja um mangá no qual valha a pena o investimento. Não será uma surpresa se eventualmente Marry Grave começar a ficar pra escanteio, embora os editores estejam dando um empurrãozinho em algumas obras para ver se ainda há esperança.
Página Colorida: Tenshi to Akuto!!
O décimo sétimo lugar foi para Sokyuu no Ariadne, que outra vez deu as caras no bottom. Esse novato, do mesmo autor de Claymore, continua pegando ranqueamentos baixos, mesmo com o primeiro volume tendo apresentado um rendimento comercial bom o bastante para que a obra seja mantida por mais tempo. Já a décima oitava posição foi para o veterano Zettai Karen Children, que já tem mais de quinhentos capítulos publicados e também já está acostumado a aparecer no bottom. Em reta final, Zettai não deve se despedir na melhor fase possível, porém ainda conseguirá terminar apresentando um rendimento superior ao de muitos mangás mais recentes da line-up que acharam seu espaço, vide Hatsukoi Zombie e Maoujou de Oyasumi.
Quem fica na décima nona colocação é Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~, que tem pego muitas colocações medianas-baixas e poucas posições elevadas. O mangá de faroeste ainda deve ser mantido na revista, mas é possível notar que não é uma das obras com maior prioridade de manutenção e destaque, embora seu rendimento comercial ainda seja satisfatório. Mas se Hoankan Evans ainda consegue se manter, Shinobi no (que ficou no vigésimo lugar) provavelmente passará a encontrar dificuldades em se manter na line-up nos próximos meses. O mangá vende mal e suas vendas de volumes ainda estão decaindo. A recepção interna é boa, mas não é suficiente para reverter a situação. Nas TOCs, o mangá varia suas posições, embora os editores nem sempre o coloquem no bottom. Em suma: Shinobi no não terá vida fácil nos próximos meses e, se as vendas do quarto volume seguirem apresentando uma queda, as chances do mangá permanecer vão ser muito pequenas.
Página Colorida: Tenshi to Akuto!!
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (saindo do hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!! (termina em breve), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo (em hiato)
– Em Busca de Estabilização: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008, Memesis, Switch, Chrono Ma:Gia, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Marry Grave, Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análisa da edição #24.
Até a próxima, pessoal.