Um mangá muito perto do fim
escrito por Diego Felipe
É isso mesmo, senhoras e senhores. Um mangá está muito perto de ser encerrado, tendo apenas mais cinco edições de vida. Apesar do fim da obra ter sido anunciado anteriormente, não deixa de ser uma pequena surpresa ver o mangá sendo finalizado em tão pouco tempo. Enquanto isso mais um novato da nova leva estreia enquanto todos os novatos da leva anterior já estão sendo ranqueados, alguns deles com o primeiro volume prestes a ser lançado. Bom, sem mais delongas, eis o índice da edição.
TOC Weekly Shonen Sunday #22-23 (2018):
Momoko Osono e Azuka Saito (Capa)
Gopun Go No Sekai (por Hiroshi Fukuda, Novo Mangá, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 01)
01. Detective Conan (capítulo 1011)
02. Komi-san wa、Komyushou Desu。 (capítulo 140)
03. Maiko-san chi no Makanai-san (capítulo 65)
04. Major 2nd (capítulo 136)
05. Amano Megumi wa Suki Darake! (capítulo 120)
Tonikaku Kawaii (Página Colorida) (capítulo 12)
Switch (Pré-Rank) (capítulo 03)
06. Kimi wa 008 (capítulo 10)
07. Marry Grave (capítulo 18)
Chrono Ma:Gia (Pré-Rank) (capítulo 02)
Sokyuu no Ariadne (Página Colorida) (capítulo 19)
Shinigami Bocchan to Kuro Maid (Capítulo Especial)
08. Maoujou de Oyasumi (capítulo 98)
09. Shinobi no (capítulo 38)
10. Hatsukoi Zombie (capítulo 123)
11. Be Blues! – Ao ni Nare (capítulo 330)
12. Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ (capítulo 52)
Birdmen (Página Colorida, Mangá Mensal, Nunca é Ranqueado) (capítulo 59)
13. Memesis (capítulo 09)
14. Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari (capítulo 87)
15. Souboutei Kowasu Beshi (capítulo 99)
16. Tenshi to Akuto!! (capítulo 162)
17. Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu (capítulo 20)
18. K・O・I – King of Idol (capítulo 43)
19. Daiku no Hatou (capítulo 47)
20. Zettai Karen Children (capítulo 502)
Youkai Giga (Nunca é Ranqueado) (capítulo 40)
Tokaichi Hitoribocchi Nouen (Nunca é Ranqueado) (capítulo 20)
Saike Mata Shite mo (Em hiato) (pausado no capítulo 112)
Arata Kangatari (Em hiato) (pausado no capítulo 232)
Gin no Saji (Em hiato) (pausado no capítulo 123)
Ryoko (Em hiato) (pausado no capítulo 22)
TOC Weekly Shonen Sunday #24 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura, Novo Mangá: Detective Conan: Zero’s Tea Time (spin-off de Detective Conan, por Takahiro Arai, autor de Tenshi no Quadrable)
– Páginas Coloridas: Souboutei Kowasu Beshi e Tenshi to Akuto!!
TOC Weekly Shonen Sunday #25 (2018):
– Páginas Coloridas: Switch, Maoujou de Oyasumi, Be Blues! – Ao ni Nare, Tonikaku Kawaii
– Capítulo Especial: Danshi no Hinkaku (mangá da Sunday Webry)
– Ausente: Detective Conan
TOC Weekly Shonen Sunday #26 (2018):
– Ausente: Detective Conan
TOC Weekly Shonen Sunday #27 (2018):
– Retorno do Hiato: Saike Mata Shite mo
– Ausente: Detective Conan
TOC Weekly Shonen Sunday #29 (2018):
– Fim: Tenshi to Akuto!!
A capa da edição foi estampada por Momoko Osono e Azuka Saito, integrantes do grupo musical de idols Nogizaka46. E o estreante da edição é Gopun Go no Sekai, que, após ter parte de seu nome censurada em prévias de edições anteriores, enfim teve seu nome revelado. Fica o desejo de boa sorte ao experiente Hiroshi Fukuda para conduzir o mangá, que recebeu as páginas coloridas de abertura da edição. As outras páginas coloridas foram para o novato Tonikaku Kawaii – que já está sendo ranqueado e está na época do lançamento de seu primeiro volume , para o mangá mensal Birdmen – que nunca é ranqueado devido à sua publicação irregular – e para Soukyuu no Ariadne, que viu seu primeiro volume alcançar um nível de vendas satisfatório na sua primeira semana de vendas.
Outros dois novatos, Switch e Chrono Ma:Gia, estão em seus terceiro e segundo capítulos, respectivamente, e cada um deles só passará a ser ranqueado a partir do oitavo capítulo. Inclusive, daqui a duas edições, Switch receberá uma página colorida no lançamento de seu quinto capítulo. E tivemos MAIS UM capítulo especial de Shinigami Bocchan to Kuro Maid… Mas parece que dessa vez é o último a ser recebido (isso depois de ter recebido vários em edições anteriores).
Página Colorida de Abertura: Gopun Go no Sekai
O primeiro lugar, para a surpresa de ninguém, foi para o grande pilar Detective Conan. E que fase ótima vive Conan. Seu novo filme animado está em fase tão boa que não perdeu o primeiro lugar nas bilheterias nem para Vingadores – Guerra Infinita (sim, um filme bilionário mundialmente não passou Conan, ao menos por ora). E na próxima edição teremos a estreia de um spin-off do mangá na revista mesmo… Porém, infelizmente, parece que o mangá estará ausente entre as edições #25 e #27.
A segunda posição foi para Komi-san wa、Komyushou Desu。, que continua em uma baita fase, pegando posições muito altas na ordem de leitura na maior parte do tempo e nunca sendo ranqueado fora do Top 10. Chega a ser impressionante como um one-shot lançado em 2015 numa competição conseguiu ser o protótipo de uma obra cujo rendimento é muito promissor. A terceira colocação foi para Maiko-san chi no Makanai-san, que segue em boa fase. O mangá consegue vender pelo menos 20 mil cópias em 3 dias, uma quantidade boa para os padrões do plantel. Apesar da variação constante de posições (Maiko-san às vezes aparece até no bottom), a recepção da obra continua positiva e não há risco algum de cancelamento.
Página Colorida de Abertura: Gopun Go no Sekai
Ausente na edição anterior, Major 2nd retorna nessa edição, pegando o quarto lugar. A continuação de Major enfim tem seu anime em exibição. Não é garantido que o anime realmente vá produzir grandes resultados no que diz respeito às vendas de volumes, mas de qualquer forma não deixa de ser uma boa tentativa de expansão comercial, visto a possibilidade de vender produtos oficiais ou do programa alcançar uma boa audiência.
Quem está em quinto é Amano Megumi wa Suki Darake!, que continua em boa fase e ainda está apresentando um desempenho acima de boa parte das obras da line-up. Sua transferência da Shonen Sunday Super para a Weekly Shonen Sunday ao fim de 2015 valeu muita a pena. O mangá apresenta a ótima média de 60 mil cópias em média vendidas em período superior a um mês.
O sexto lugar foi para o novato Kimi wa 008, que chegou ao seu décimo capítulo. Por enquanto o mangá foi ranqueado em posições elevadas, sinal de que sua recepção inicial foi positiva. Mas é preciso ser cauteloso e esperar os resultados das vendas do primeiro volume para evidenciar como será a situação do mangá na revista. Vale lembrar que outra obra do mesmo autor, Tokiwa Kitareri!!, também começou chamando bastante a atenção mas depois viu seu desempenho cair rapidamente. É torcer para que Kimi wa 008 tenha melhor sorte.
Página Colorida: Tonikaku Kawaii
A sétima colocação da vez foi para Marry Grave. O ranqueamento elevado, porém, não esconde a fase delicada desse novato, que teve um desempenho abaixo do esperado nas vendas do primeiro volume, inferior até mesmo ao de Tantei Zeno, que também está na mira do cancelamento. Se as vendas do segundo volume não melhorarem, a permanência de Marry Grave na line-up pode se tornar insustentável.
Em comparação com a colocação que havia pego na edição anterior, Maoujou de Oyasumi desceu só um pouquinho, sendo ranqueado de sétimo para oitavo. A fase de Maoujou é tranquila, visto que o mangá agrada comercialmente. Costuma variar um pouco suas posições na ordem de leitura, mas segue ganhando destaque editorial sempre que possível. Inclusive, Maoujou receberá página colorida na edição #25 em comemoração ao lançamento de seu centésimo capítulo.
A nona posição e de Shinobi no, que segue em situação delicada, brigando pela estabilização mas sofrendo com a dificuldade para achar seu espaço na line-up por um prazo mais amplo, considerando que o mangá ainda tem chances de completar um ano de publicação. O primeiro volume já não vendeu muito, mas as coisas pioraram no lançamento do segundo e do terceiro volumes. Os editores ainda tentam salvar a obra, mas se não tivermos nenhuma surpresa, a tendência é que os riscos de cancelamento se tornem cada vez maiores.
Página Colorida: Tonikaku Kawaii
Após ter ganho uma bela página colorida na edição anterior, Hatsukoi Zombie dá as caras na décima colocação. Segundo informações trazidas no MangaHelpers, o 11º volume de Zombie vendeu 5.830 cópias em três dias, somando os resultados do Ranking Oricon e do Ranking Shoseki. Apesar de serem resultados quase inexpressivos, os editores estão satisfeitos por ora com o desempenho da obra. Porém, não satisfeitos o bastante para continuarem mantendo o mangá sempre em posições elevadas, como vinha acontecendo recentemente. Acredito que, considerando a protelação que o mangá vem apresentando e com a ascensão de obras mais populares e/ou rentáveis, aos poucos Zombie pode começar a ser alçado mais vezes a posições intermediárias.
O décimo primeiro lugar foi para o mangá de futebol Be Blues! – Ao ni Nare, que sofre uma queda na ordem de leitura após o terceiro lugar da edição anterior. Be Blues!, apesar do tempo relativamente grande de publicação, ainda mantém sua popularidade em bom nível. E se na edição anterior Hoankan Evans no Uso ~Dead or Love~ não escapou do bottom, nessa TOC o mangá de faroeste teve melhor sorte e ficou na medíocre décima segunda posição. Hoankan Evans apresenta um nível de vendas razoável para os padrões da revista e é possível notar que os editores tentam manter a obra até onde é possível. Porém a desconfiança do baixo retorno financeiro prevalece, o que explica porque não vemos o mangá pegando posições elevadas ou ganhando destaque com frequência. Por ora, a obra não corre riscos de cancelamento e deve ser mantida.
O novato Memesis outra vez pegou uma posição mediana, sendo ranqueado no décimo terceiro lugar. Mas ainda é relativamente cedo para preocupações, considerando que a permanência da obra será definida através dos resultados das vendas dos primeiros volumes, isso levando em conta que a recepção inicial do mangá não é negativa. Já a décima quarta posição foi para Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, que aos poucos começa a demonstrar não estar em uma fase tão boa quanto outrora. A recepção positiva deve ter esfriado. Mas a situação da obra não chega a ser tão desfavorável, pois há outros mangás correndo risco sério de cancelamento, o que dá um pouco de paz a Aozakura, que ainda deve ser mantido pelos editores, pelo menos a médio prazo.
Página Colorida: Sokyuu no Ariadne
Na porta do bottom, quem dá as caras na décima quinta colocação é Souboutei Kowasu Beshi, que ganhará página colorida na próxima edição para comemorar o lançamento de seu 100º capítulo. Souboutei continua apresentando um bom desempenho comercial: seu oitavo volume vendeu 72.064 cópias em 10 dias. Vale lembrar, porém, que a obra deve entrar em reta final em breve.
Quem abre o bottom da vez no décimo sexto lugar é Tenshi to Akuto!!. Mas essa não é a coisa mais relevante a ser falada nessa análise. Na próxima edição, o mangá ganhará página colorida… para anunciar que estará a apenas quatro edições do último capítulo (contando essa edição, são cinco capítulos pro fim). Por um lado, ver Tenshi sendo finalizado em 2017 era algo previsível, mas ainda havia a possibilidade do mangá ser finalizado em um período mais próximo do fim do ano editorial. Tenshi pode não ser um mangá com um baita desempenho comercial, mas os editores apoiaram a obra por um bom tempo. Apesar do risco de Tenshi chegar ao fim sem ganhar página colorida no último capítulo (até mesmo Dagashi Kashi não escapou desse destino), ao menos a obra se despedirá antes que entrasse num nível de alto desgaste.
A décima sétima e a décima oitava posições foram para Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu e K・O・I – King of Idol, respectivamente. Ambos continuam sofrendo pelo desempenho aquém do esperado tanto comercialmente quanto criticamente falando. Acredito que os leitores não estão tão empolgados com essas obras, mesmo em avaliações internas. Com isso, a permanência de ambas fica cada vez mais ameaçada.
Página Colorida: Birdmen
E se na edição anterior Daiku no Hatou ficou na porta do bottom, dessa vez ele não escapou de ser tragado pela zona dos cinco últimos ranqueados e pegou a décima nona colocação. Daiku até deve conseguir completar um ano de publicação, mas ainda acredito que a obra dificilmente passará do ano editorial de 2018. Vale lembrar que o mangá apresenta um nível muito pífio de vendas de volumes e de quebra começou a perder destaque e a pegar posições menos elevadas na ordem de leitura.
O vigésimo e último lugar entre os ranqueados foi para o veterano Zettai Karen Children. Considerando que o mangá tem mais de uma década de publicação e atravessou por várias situações ao longo de sua publicação, até que o mangá vem aguentando firme. Inclusive seu 51º volume vendeu 21.932 cópias em pouco menos de uma semana. Zettai pode até não estar naquele pique dos seus tempos de glória, mas tem muito mangá mais recente por aí que nem por milagre chega ao nível de vendas de Zettai, que já não é dos mais altos, mas agrada muito o grupo editorial.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Grande Pilar: Detective Conan
– Pilar: Major 2nd
– Muito Seguros: Gin no Saji (em hiato, perto de seu fim), Komi-san wa、Komyushou Desu。, Souboutei Kowasu Beshi
– Seguros e Estáveis: Amano Megumi wa Suki Darake!, Aozakura – Bouei Daigakkou Monogatari, Be Blues! – Ao ni Nare, Birdmen (mensal), Hatsukoi Zombie, Hoankan Evans no Uso 〜Dead or Love〜, Maiko-san chi no Makanai-san, Maoujou de Oyasumi, Tenshi to Akuto!! (termina em cinco capítulos), Yugami-kun ni wa Tomodachi ga Inai (mensal), Zettai Karen Children (em seu arco final)
– Estabilização Provisória: Sokyuu no Ariadne, Youkai Giga, Tokachi Hitoribocchi Nouen, Saike Mata Shite mo (em hiato)
– Em Busca de Estabilização: Tonikaku Kawaii, Kimi wa 008, Memesis, Switch, Chrono Ma:Gia, Gopun Go no Sekai
– Risco Médio-Alto de Cancelamento: Daiku no Hatou, K・O・I – King of Idol, Marry Grave Tantei Zeno to Nanatsu no Satsujin Misshitsu, Shinobi no
– Não São Mais Lançados: Arata Kangatari (em hiato), Ryoko (em hiato)
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #22-23 da Weekly Shonen Sunday.
Até a próxima, galera.