A véspera da despedida do condenado
escrito por Diego Felipe
Não será nessa edição mas na próxima: um mangá instável não sobreviverá e chegará ao fim. Enquanto isso, a adaptação em mangá de Bakemonogatari foi ranqueada pela primeira vez nessa edição. E, de quebra, ainda vimos uma obra que há tempos ficava em posições medíocres enfim ser alçada a uma posição elevada. Não é uma TOC memorável, mas certas observações não deixam de ser pontuais para resumir essa edição. Sem mais delongas, eis o índice da vez.
TOC Weekly Shonen Magazine #23 (2018):
Real Account (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 160)
This Man (Pré-Rank) (capítulo 02)
01. Domestic na Kanojo (capítulo 185)
Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (Pré-Rank) (capítulos 07 e 08)
Kiss & Cry (Pré-Rank) (capítulo 05)
02. Nanatsu no Taizai (capítulo 265)
03. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 97)
04. Daiya no Ace – Act II (capítulo 123)
05. Seitokai Yakuindomo (capítulo 470)
06. Kanojo、Okurishimasu (capítulo 41)
07. DAYS (capítulo 246)
08. Gotoubun no Hanayome (capítulo 36)
09. Runway de Waratte (capítulo 46)
10. Tokyo Revengers (capítulo 60)
11. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 38)
12. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 55)
13. Ahiru no Sora (capítulo 581)
14. Fumetsu no Anata e (capítulo 65)
15. Senryuu Shoujo (capítulo 80)
16. 8-jou Carnival (capítulo 22)
17. En En no Shouboutai (capítulo 126)
18. Tsurezure Children (capítulo 184)
19. Sensei、Suki desu。 (capítulo 18)
20. Bakemonogatari (capítulo 08)
Hajime no Ippo (Ausente) (pausado no capítulo 1221)
TOC Weekly Shonen Magazine #24 (2018):
– Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura: En En no Shouboutai
– Fim: 8-jou Carnival
TOC Weekly Shonen Magazine #26 (2018):
– Novo Mangá: Orient (por Shinobu Ohtaka, autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic, Sumomomo Momomo)
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Novo Mangá: Título não-revelado (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail, Rave Master)
A capa digital e as páginas coloridas de abertura dessa edição foram para Real Account, que embora não seja uma das obras de destaque da line-up e apesar de seu desempenho comercial não ser tão empolgado (embora seja pouco mais que satisfatório), é um mangá que consegue se manter sem riscos grandes de cancelamento. Vale lembrar que um filme live-action foi anunciado, embora ainda não tenham saído maiores informações sobre a adaptação.
Os novatos This Man e Kiss & Cry estão em seus segundo e quinto capítulos respectivamente e, por terem um capítulo publicado por edição, só passarão a ser ranqueados a partir do oitavo capítulo. Já o gag mangá Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, que tem dois capítulos publicados por edição, será ranqueado a partir de sua oitava semana, ou seja, a partir do lançamento dos capítulos 15 e 16. O grande veterano Hajime no Ippo esteve ausente nessa edição, mas é provável que já esteja de volta na próxima edição.
O primeiro lugar da vez foi para Domestic na Kanojo, que deu um tremendo “pulo do puma” (pulo do gato é para os fracos). Saltou da penúltima posição para ficar no primeiro lugar entre os ranqueados da vez. DomeKano continua com um bom desempenho em vendas de volumes e os editores continuam contando com a obra em sua line-up, o que não significa que a obra vá durar por muito tempo, mas ao menos indica que são boas as chances da obra chegar ao fim natural, sem ter um encerramento forçado. E depois de ter pego uma posição medíocre na ordem de leitura na edição anterior, dessa vez o pilar Nanatsu no Taizai se deu muito bem e foi ranqueado na segunda posição. Nanatsu continua em sua grande fase como mangá mais rentável da revista. Não há maiores novidades por ora, digamos assim.
Após várias posições medíocres, Hoshino、Me wo Tsubutte。surpreende e fica na terceira posição. Foi só eu falar que tava cada vez mais difícil ver o mangá lá em cima na ordem de leitura que foi justamente lá em cima que ele ficou. Mas, bem, o mangá já está em reta final, então já não diria que é algo tão importante assim ver em quais colocações ele foi ranqueado. Apesar de não ser um mangá com nível elevado de vendas, até agora concluo que o encerramento da obra será por fim natural. E Daiya no Ace – Act II se reergue da surpreendente última posição da edição anterior e dá as caras no quarto lugar entre os ranqueados. Daiya segue em ótima fase, sendo um dos mangás mais importantes da revista atualmente.
Como é comum vermos vários mangás variarem constantemente de posições, é curioso ver Seitokai Yakuindomo pegar duas vezes seguidas a quinta colocação. A fase de Seitokai não é a melhor possível, mas também está longe de ser péssima. Digamos que a obra está num relativo limbo do esquecimento, sem riscos de cancelamento mas sem ser um dos destaques atuais. Em sexto, está Kanojo、Okurishimasu, que pega uma posição elevada. Apesar de ser mais comum vermos a obra em posições medíocres-baixas e de ser um novato que recebe menos destaque que outras obras recentes (tais como Gotoubun no Hanayome e Runway de Waratte), Okarishimasu continua numa fase positiva e tem um rendimento bom o bastante para se manter na line-up por um tempo considerável.
Depois de ter ganho página colorida na edição anterior, DAYS pega o sétimo lugar entre os ranqueados. O mangá de futebol continua com a vida confortável, livre de ameaças por ora. E, de quebra, ainda apresenta um rendimento melhor que o de muitos mangás da line-up. Em oitavo, está Gotoubun no Hanayome, obra vista pelos editores como promissora. O nível de vendas de volumes está aumentando aos poucos, mas seu rendimento já demonstra que o mangá tem potencial para se manter por um bom tempo.
Duas obras que estavam no meio da ordem de leitura da edição anterior continuaram no meio da ordem de leitura dessa edição, embora em posições diferentes: Runway de Waratte foi de sétimo a nono e Tokyo Revengers foi de oitavo a décimo. Ambos os mangás estão em situação estável e sem riscos de cancelamento. Inclusive, Revengers conseguiu até aparecer no Ranking Oricon de vendas de mangás, ao passo que Waratte apresenta rendimento parecido com Revengers.
A décima primeira posição da vez foi para Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, que teve seus primeiros volumes reimpressos. A obra ainda não está totalmente segura na line-up, mas pelo menos dá a entender que tem chances de garantir a estabilidade. Quem já não tem com o que se preocupar com isso é Kishuku Gakkou no Juliet, mangá que, embora pegue posições medíocres-baixas com frequência (nessa edição, foi o décimo segundo colocado), continua apresentando uma boa recepção interna e um bom nível de vendas de volumes, além da já anunciada adaptação em anime (da qual não saíram ainda maiores informações).
Após o ótimo terceiro lugar da edição anterior, Ahiru no Sora pegou o décimo terceiro lugar da vez. Não é uma posição elevada, mas levando em conta que o mangá ficou muitas vezes em último lugar na ordem de leitura inteira nos últimos tempos, ficar fora do bottom já é algo positivo. Além disso, o mangá, apesar de não estar mais em seu auge, tem uma adaptação em anime pra ser lançada (quem diria?) e ainda apresenta um bom desempenho comercial. Outro que pegou uma posição elevada na edição anterior mas decaiu nessa TOC foi Fumetsu no Anata e, que foi da quarta para a décima quarta colocação. Fumetsu continua em situação tranquila na revista, sem riscos de cancelamento. Na porta do bottom, na décima quinta colocação, quem dá as caras é Senryuu Shoujo, que outra vez pegou um ranqueamento baixo. Senryuu continua apresentando bons resultados nas vendas de volumes, porém, a obra não recebe destaque do grupo editorial com tanta frequência. Mesmo assim, ao menos a médio prazo, a obra está a salvo. E a longo prazo, ela tem boas chances de não estar ameaçada ou muito ameaçada.
Quem abre o bottom na décima sexta posição é 8-jou Carnival, que não conseguiu escapar do bottom, mas conseguiu ao menos não ficar em último lugar. Mas tanto faz qual posição ele pegou nessa edição, pois na próxima edição ele será cancelado e chegará ao fim. Isso mesmo, minha gente. 8-jou chegou ao fim da linha. O mangá não vingou e será cancelado na TOC #24. Fica o desejo de boa sorte ao realizador da obra em sua próxima tentativa. E outra vez En En no Shouboutai apareceu no bottom, repetindo o décimo setimo lugar que tinha pego na edição anterior. Mas a situação da obra de Atsushi Ohkubo continua confortável. Inclusive, na próxima edição, o mangá ganhará a capa digital e as páginas coloridas de abertura da edição (aliás, as únicas páginas coloridas na edição, surpreendentemente).
Cada vez mais perto do fim, Tsurezure Children, que vinha pegando posições boas-medianas, deu as caras no bottom e ficou na décima oitava colocação. Tsurezure pode até não se despedir no melhor momento, mas ao menos o autor parece ter um bom trânsito na editora Kodansha e creio que não vai demorar muito para vê-lo lançar uma nova obra. E com o cancelamento de 8-jou Carnival, um dos favoritos ao cancelamento passa a ser Sensei、Suki desu。, décimo nono colocado da vez. Sensei apresentou resultados modestos nas vendas do primeiro volume. Não foram baixos a ponto do mangá estar totalmente ameaçado, mas caso sobreviva por mais um tempinho, é melhor que as vendas do segundo volume sinalizem uma melhora no rendimento.
E, pra fechar com chave de ouro (mesmo?), tivemos um mangá sendo ranqueado pela primeira vez nessa edição, que foi… Bakemonogatari, pegando o vigésimo (e último) lugar na ordem de leitura inteira. É bem verdade que a revista costuma variar muito a posição dos mangás, mas admitamos: isso foi surpreendente. Mas como trata-se de uma adaptação em mangá de uma franquia de sucesso, dificilmente essa posição baixa significará algo ruim para o mangá. E se o mangá for bem comercialmente, Nisio Isin e Oh! Great devem continuar com o mangá até quando eles quiserem.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (a Longo Prazo): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (a Médio Prazo): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Kiss & Cry, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, Bakemonogatari
– Risco Leve de Cancelamento: Sensei、Suki desu。
– Cancelado na Próxima Edição: 8-jou Carnival
Bem, galera, assim termina a análise da edição #23 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima!