Isso não fica mais parado
escrito por Diego Felipe
Confesso que o título acima funciona perfeitamente pelo tempo que não fiz publicações de análises. Foram mais de sete dias sem fazer um novo post, espero que compreendam a demora. Mas esse título também pode cair como uma luva à situação da Weekly Shonen Magazine nas próximas edições, considerando que as duas estreias mais aguardadas estão se aproximando. Enquanto isso, outros novatos promissores vão estreando e esperando o ranqueamento. Bem, sem mais delongas, vamos ao índice.
TOC Weekly Shonen Magazine #21-22 (2018):
This Man (Novo Mangá por Sora Karin e Kouji Megumi) (Capa Digital, Páginas Coloridas de Abertura) (capítulo 01)
Bakemonogatari (Pré-Rank) (capítulo 07)
01. Tsurezure Children (capítulo 183)
02. Hajime no Ippo (capítulo 1221)
03. Ahiru no Sora (capítulo 580)
04. Fumetsu no Anata e (capítulo 64)
05. Seitokai Yakuindomo (capítulo 469)
DAYS (Página Colorida, 24 p.) (capítulo 245)
06. Kishuku Gakkou no Juliet (capítulo 54)
Kiss & Cry (Pré-Rank) (capítulo 04)
07. Runway de Waratte (capítulo 45)
Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi (Pré-Rank) (capítulo 05 e 06)
08. Tokyo Revengers (capítulo 59)
09. Kanojo、Okurishimasu (22 p.) (capítulo 40)
10. Sensei、Suki desu。 (capítulo 17)
11. Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai (capítulo 37)
12. Nanatsu no Taizai (capítulo 264)
13. Hoshino、Me wo Tsubutte。 (capítulo 96)
14. 8-jou Carnival (capítulo 21)
15. Senryuu Shoujo (capítulo 79)
16. Gotoubun no Hanayome (capítulo 35)
17. En En no Shouboutai (capítulo 125)
18. Real Account (capítulo 159)
19. Domestic na Kanojo (capítulo 184)
20. Daiya no Ace – Act II (capítulo 122)
TOC Weekly Shonen Magazine #23 (2018):
– Páginas Coloridas de Abertura: Real Account
TOC Weekly Shonen Magazine #26 (2018):
– Novo Mangá: Orient (por Shinobu Ohtaka, autora de Magi ~ The Labyrinth of Magic, Sumomomo Momomo)
TOC Weekly Shonen Magazine #30 (2018):
– Novo Mangá: Título não-revelado (por Hiro Mashima, autor de Fairy Tail, Rave Master)
A capa digital e as páginas coloridas de abertura dessa edição foram para o estreante This Man, obra do mesmo desenhista de ACMA: Game. Fica a torcida para que essa dupla consiga emplacar o mangá e que ele ache seu lugar ao sol na line-up. A outra página colorida foi para DAYS, mangá de futebol que continua em alta na revista e com uma boa popularidade.
A adaptação da light novel Bakemonogatari chegou ao seu sétimo capítulo e passará a ser ranqueada na próxima edição. Já o mangá novato de patinação Kiss & Cry, que teve uma boa recepção inicial e terá a missão de mantê-la para se estabilizar, está em seu quarto capítulo e será ranqueado a partir de seu oitavo capítulo. Quanto a Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi… Vou ter que reconsiderar o ranqueamento dessa obra, pois a cada semana saem dois capítulos. Nesse caso, vou considerar que o ranqueamento só será válido a partir da oitava semana de lançamento e não a partir do oitavo capítulo.
O primeiro lugar dos ranqueados dessa edição foi para Tsurezure Children, que conseguiu pegar uma posição ainda mais alta em comparação à edição anterior. Tsurezure já está em sua reta final e, mesmo com o fracasso do anime e com o nível satisfatório de vendas, a obra não está pegando posições medíocres-baixas com frequência, como vemos Hoshino pegar após o anúncio de sua reta final. E a segunda e terceira posição foram para Hajime no Ippo e Ahiru no Sora, respectivamente. Esses veteranos tiveram uma edição de glória, pegando posições muito elevadas para seus padrões. Isso é, Ippo, que antes ficava em posições medíocres-baixas, já estava começando a pegar posições bem melhores, mas Ahiru ainda surpreende quando pega posições mais elevadas, considerando que o bottom virou sua principal casa. Ambos os mangás estão bem seguros, sem risco algum de cancelamento. Inclusive, ainda ficamos no aguardo para mais informações sobre o anime de Ahiru.
Depois do segundo lugar entre os ranqueados da edição retrasada e o medíocre décimo terceiro lugar da edição anterior, nessa edição Fumetsu no Anata e deu o pulo do gato e pegou o quarto lugar. Fumetsu segue em situação tranquila, variando suas posições e mantendo um bom nível de vendas de volumes. O quinto lugar foi para Seitokai Yakuindomo, que, assim como na edição anterior, pegou uma posição altíssima. Apesar de ter perdido destaque nos últimos tempos, Seitokai ainda apresenta um bom rendimento e os editores ainda estão satisfeitos com o desempenho da obra.
Página Colorida de Abertura: This Man
Assim como Fumetsu, quem também varia bastante suas posições mas tem boa recepção crítica e comercial é Kishuku Gakkou no Juliet, que segue em alta na revista e pegou a sexta posição. Ainda ficamos no aguardo para maiores informações sobre a adaptação em anime que foi anunciada para Kishuku. Vale lembrar que a média de vendas de volumes de Kishuki é de mais ou menos 100 mil cópias por volume em até um mês. Já a sétima posição foi para Runway de Waratte, que continua apresentando um rendimento satisfatório-bom e deve se manter na line-up por um bom tempo ainda. Não chega a ser uma das obras mais rentáveis da Weekly Shonen Magazine e nem uma das favoritas a receber uma adaptação em anime, por exemplo, mas os editores consideram que o mangá agrada os leitores e que sua manutenção vale a pena (o que concordo plenamente).
O oitavo lugar da vez foi para Tokyo Revengers, que tinha ganho a capa digital e as páginas coloridas de abertura da edição anterior. Revengers começa a mostrar sinais de melhora relativa em seu rendimento. Recentemente o mangá chegou a aparecer no Ranking Oricon pela primeira vez. É bem verdade que o nível de vendas de volumes do mangá não é elevado, mas é suficiente para o mangá se manter por um bom tempo. O mesmo vale para Kanojo、Okurishimasu (nono colocado), que é outra obra que não vende horrores, mas vende bem para os padrões da revista e, de quebra, ainda mantém uma boa recepção interna. Suas posições na ordem de leitura, assim como a maioria dos demais mangás, costuma variar.
A décima e a décima primeira colocações foram para Sensei、Suki desu。e Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai, respectivamente. Ambos tiveram seus primeiros volumes lançados recentemente e parece que conseguiram um desempenho satisfatório, ainda que não a ponto de aparecer no Ranking Oricon (Mako-san, porém, ficou em 33º no Ranking Shoseki). A diferença é que, segundo informações que conferi no MangaHelpers, parece que Mako-san terá seus primeiros volumes reimpressos, o que ainda não está acontecendo com Sensei.
A décima quarta colocação da vez foi para Nanatsu no Taizai, que pela segunda vez no ano é ranqueado fora do Top 10. Parece que os ranqueamentos do mangá vão começar a variar um pouco mais. Mas isso não é nada preocupante, levando em conta que Nanatsu ainda é o carro-chefe da revista, superando os outros mangás do plantel em vendas de volumes e rendimento comercial (contando animes, spin-offs, produtos oficiais, etc.). Em pouco menos de duas semanas, o 31º volume de Nanatsu vendeu 338.787 cópias.
Página Colorida de Abertura: This Man
O décimo terceiro lugar foi para Hoshino、Me wo Tsubutte。, que mais uma vez pegou uma posição medíocre, algo rotineiro após o anúncio de sua reta final. Parece que está cada vez mais difícil ver Hoshino ser ranqueado em posições mais elevadas. Talvez os editores acreditem que, como o mangá já está acabando e talvez não tenha uma forma de trazer um retorno financeiro maior (pelo menos na visão deles), não vale a pena destacar tanto o mangá antes que ele realmente chegue ao fim.
E na décima quarta colocação tivemos um milagre… Sim, um daqueles milagres quase inacreditáveis: a colocação foi para 8-jou Carnival, que ficou FORA DO BOTTOM. Isso mesmo, o saco de pancadas que só ficava em penúltimo ou último na ordem de leitura enfim pegou uma posição mais elevada, ainda que medíocre. Aliás, não só ficou fora do bottom como pegou uma posição melhor que seis obras em situação bem mais favorável. Isso é de cair o queixo, né? Mas, por mais surpreendente que tenha sido essa posição, a verdade é que dificilmente 8-jou Carnival vai conseguir se manter na revista e ainda é o principal candidato ao cancelamento.
No bottom na edição anterior, Senryuu Shoujo viu sua sorte melhorar apenas um pouco e ficou na porta do bottom da vez, na décima quinta posição. Felizmente, a situação de Senryuu continua confortável e o mangá não corre riscos de cancelamento, ao menos por ora. E se Senryuu não corre riscos, que me dirá o mangá que abriu o bottom nessa edição no décimo sexto lugar: Gotoubun no Hanayome. É bem verdade que o mangá sofreu uma queda e tanto, saindo do alto da ordem de leitura… Mas essas variações de posição são bens comuns na Weekly Shonen Magazine.
Página Colorida: DAYS
Se analisarmos com frieza, nenhum dos mangás que está no bottom corre risco grave de cancelamento. Aliás, apenas uma obra corre risco moderado. Bom, na décima sexta posição quem apareceu foi En En no Shouboutai, que, assim como Gotoubun, sofreu uma queda enorme por causa da variação das posições na ordem de leitura. Mas En En segue em situação bem tranquila (preciso repetir que é um dos mangás mais promissores da revista atualmente?).
Quem já não vive um mar de rosas é Real Account, décimo sexto colocado. O mangá não vende mal e até satisfaz os editores, mas também não é visto como uma obra com grande potencial, o que faz com que a obra raramente ganhe páginas coloridas ou posições altas. Mas na próxima edição, um alento: o mangá ganhará as páginas coloridas de abertura, que provavelmente virão a calhar para divulgar a live-action do filme, que foi anunciada mas segue sem maiores informações. A décima nona posição foi para Domestic na Kanojo, obra cada vez mais perto da marca de 200 capítulos lançados e que continua com um desempenho satisfatório na visão dos editores. O volume mais recente de DomeKano, inclusive, conseguiu vender pouco mais de 30 mil cópias em seis dias.
No vigésimo lugar tivemos a surpresa negativa da edição, o “escorregão supremo”: Daiya no Ace – Act II apareceu não apenas no bottom, mas no fundo da ordem de leitura. Considerando que os editores queriam deixar pelo menos um mangá esportivo tanto na parte de cima quanto na parte de baixo da ordem de leitura, sobrou para Daiya a posição menos favorável. Mas não se preocupem, foi só uma posição atípica que em nada ameaça a estabilidade do mangá. Atualmente, Daiya é o mangá com o segundo melhor nível de vendas da Weekly Shonen Magazine, perdendo apenas para Nanatsu no Taizai. Além disso, é bem provável que, na próxima edição, Daiya volte a pegar uma posição alta.
SITUAÇÕES DOS MANGÁS
– Pilares: Daiya no Ace – Act II, Nanatsu no Taizai
– Seguros (a Longo Prazo): Ahiru no Sora, DAYS, Domestic na Kanojo, En En no Shouboutai, Fumetsu no Anata e, Gotoubun no Hanayome, Hajime no Ippo, Hoshino、Me o Tsubutte, Kishuku Gakkou no Juliet
– Seguros (a Médio Prazo): Kanojo、Okarishimasu, Real Account, Runway de Waratte, Seitokai Yakuindomo, Senryuu Shoujo, Tokyo Revengers
– A Ser Finalizado em 2018: Tsurezure Children
– Estabilização Provisória: Mako-san wa Shindemo Jiritsu Shinai
– Em Busca de Estabilização: Kiss & Cry, Danshi Koukousei wo Yashinaitai Onee-san no Hanashi, Bakemonogatari
– Risco Leve de Cancelamento: Sensei、Suki desu。
– Risco Grave de Cancelamento: 8-jou Carnival
Bem, pessoal, assim termina a análise da edição #21-22 da Weekly Shonen Magazine.
Até a próxima, galera!